Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: loverscoutaquele velhote em Palmela que matou um dos assaltantes!
    um deles não assalta mais!!!
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
  2.  # 22

Colocado por: loverscoutno fim de tudo o velho é que ainda é o agressor!

No caso do café em Albergaria o ladrão baleou o dono do café e ainda tentou balear o filho, mas não conseguiu. Depois levou umas arroxadas, só se perderam aquelas que caíram no chão, e agora pôs uma acção em tribunal contra o dono do café.
    Parece que há mais casos parecidos. Num post anterior disse que era em Lousada, mas queria referir-me a este em Albergaria.
    http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/condenacao-por-agredir-assaltante.html
  3.  # 23

Aqui há uns anos, morava eu em Lisboa frente a um prédio que, naquele momento, estava em obras e com andaimes montados.
    Eis que um dia de noite, não muito tarde, ouço BANG BANG! seguido de um AI AI AI AI! Chego à janela e só tenho tempo de ver um indivíduo saltar da varanda de um primeiro andar bem altinho (coisa para 5 metros) diretamente para a rua e pôr-se em fuga, se bem me lembro meio a coxear.
    Estou capaz de apostar que este também não voltou a assaltar casas, pelo menos não sem antes confirmar duzentas vezes que a casa estava vazia!! :D

Agora, e se o dono da casa não tivesse arma, qual teria sido o desfecho?

Prometi desprezar os comentários de quem não tem arma, mas há pelo menos um aspecto ao qual não posso deixar de reagir:
    Alarmes? Vou colocar certamente! Mas quanto tempo será preciso para um dos vizinhos saltar da cama, chegar à janela, ver que se calhar é melhor chamar a GNR, chamar a GNR e esta chegar lá a casa, sendo que o posto mais próximo está a 15 mins de distância? Para gatunagem com mais sangue frio, com este tipo de percepção, deixo à vossa imaginação o que eles conseguem fazer nesse espaço de tempo.
  4.  # 24

Eu sou contra as armas de fogo. As mesmas só deveriam ser utilizadas por forças militares e da lei, além dos caçadores.
    Mas para o seu caso e imaginando que até consegue colocá-las fora do alcance das crianças e que um dia em que lhe invadem a casa, até consegue chegar ao cofre a tempo de retirar a arma. A partir daqui muitos cenários podem ocorrer:
    1 - Consegue afugentar o invasor sem matá-lo ou feri-lo. Poderá o mesmo voltar noutro dia armado, para se tentar vingar de você?
    2 - Mata ou fere gravemente o invasor. Terá que prestar contas com a justiça.
    3 - O invasor também está armado. Irão iniciar um tiroteio? Com que consequências?
    4 - O invasor não está armado, mas consegue dominar-lhe e retirar-lhe a arma. Acabou de dar uma arma ao invasor. Irá ele usá-la contra si?

Agora imagine que para cada situação, não haja um, mas sim 2 ou 3 invasores. Talvez eu esteja a ser pessimista, mas não consigo ver uma única vantagem de ter uma arma em casa.

Faça um seguro multi-riscos habitação e que lhe proteja os seus bens. Monte um sistema de vigia com cameras e um alarme com o som mais alto possível e adopte um ou mais cães.
    Concordam com este comentário: RCF
  5.  # 25

Fiz uma breve pesquisa a tentar encontrar casos em que alguém tenha sido efetivamente condenado (não confundir com alvo de processo, estou a falar de condenações finais) por matar um assaltante em legítima defesa, durante um assalto a uma moradia. Até agora não encontrei nenhum, se encontrarem avisem, mas confirmem que foi mesmo a uma moradia e que a morte se deu ainda dentro da casa e não quando o assaltante estava já em fuga.
    Mas mesmo que eu tenha de ir parar um tempo à prisão, que com as nossas leis será sempre bastante curto e muito sujeito a ser ainda mais encolhido, ou pagar uma valente indemnização, tudo isso, a meu ver, é um custo muito baixo por salvar a vida ou a integridade física da minha família.

http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/vitima-mata-assaltante.html
  6.  # 26

Prefiro viver numa Europa "civilizada" onde armas de fogo são proibidas ou bastante restritas no seu uso do que num EUA em que o uso é praticamente livre.
    Compare-se bem os crimes num e noutro lado!
    Compare-se bem as mortes de criminosos ou não criminosos por parte das forças policiais de um lado e do outro!
    Onde existem mais crimes? Onde existe mais mortes por armas de fogo?
    Concordam com este comentário: marco1, becas, vmontalvao, mfigu
  7.  # 27

Este é o ultimo caso conhecido, e para já está a aguardar julgamento em liberdade. A pena pode ir de 1 a 5 anos de prisão.
    "Idoso de 74 anos que matou a tiro ladrão que lhe invadiu a casa incorre em pena de 1 a 5 anos, porque se trata de homicídio privilegiado, cometido com "compreensível emoção violenta""
  8.  # 28

Deixo aqui a minha única experiência que envolveu uma arma!

O meu pai tem licença de uso e porte de arma há já vários anos e em todo este tempo, apenas a "utilizou" uma vez.

Numa noite, eram cerca de 4h da manhã, o meu irmão ouviu, alguém tentando arrombar uma porta que ficava precisamente debaixo da sua janela. Chamou-me a mim e ao meu pai. O meu pai carregou a arma, e eu peguei num cabo de uma enxada.
    Quando o meu pai abriu a porta de entrada para sair de casa, o assaltante fugiu a 7 pés, o meu pai descarregou no ar cerca de 6 ou 7 tiros. (isso é que ver o tipo a bater com os calcanhares no pescoço).
    Nunca mais lá foi ninguém até à data.

1 - O meu pai é uma pessoa com QI e calma suficiente para saber o que fazer com a arma e num caso destes... Isto porque tem treino e experiência
    2 - Sou da opinião que apenas uma percentagem muito pequena deve ter acesso a armas, e quando digo uma percentagem pequena falo em ex-militares, ex-polícias, caçadores, e pouco mais...
    3 - Um mundo sem armas é bem melhores para todos nós!
    4 - O melhor a fazer para tentar evitar essas situações é tomar medidas de dissuasão, ter um cão de guarda, alarmes, simuladores de presença.

Armas para mim não obrigado, mas não sou contra quem tenha obviamente!
    Concordam com este comentário: vmontalvao
  9.  # 29

Eu era caçador e tinha 3 caçadeiras em casa. Uma delas de canos serrados.
    Se há coisa que não suportava era pensar que alguém me viesse roubar as coisas da minha mãezinha e se ficasse a rir.

Um dia à noite, cerca das 4 da manhã ouço alguém a tentar entrar na porta das traseiras. Fui buscar a caçadeira de canos serrados e dei um disparo para o lado, para assustar. Acertei-lhe mesmo em cheio na cara.
    Era o meu vizinho, borrachão, que tornou a confundir a casa.

Fiz um buraco no jardim e enterrei o corpo.

Passado ano e meio sinto um vulto a saltar o muro de madrugada. Vou buscar uma caçadeira e vejo o vulto a mexer num saco. Apontei para o lado, para assustar. Acertei-lhe mesmo em cheio nas costas.
    Era a padeira que vinha deixar o pão dentro de casa porque estava a começar a chover.

Passados nem 3 meses, em pleno dia, vejo um homem a entrar-me pela casa dentro. Fui buscar a caçadeira e dei um disparo para o lado, para assustar.
    Acertei-lhe em cheio na barriga. Era o carteiro com um aviso de recepção.

Passado quase um ano, pouco depois da passagem de ano, vejo um grupo de assaltantes a entrarem sorrateiramente à noite. Fui buscar as caçadeiras todas e começo a disparar tiros para o ar, para assustar. Consegui acertar em cheio em 5 deles. O sexto foi de lado e ainda mexeu durante uns 10 mins.
    Era pessoal da terra que vinha cantar as janeiras.

Fiz seis buracos no jardim e enterrei os corpos.

Depois disso vendi as caçadeiras, porque já não podia das costas.

Moral da história: o pedido de licença de porte de arma é, muitas vezes, um sinal de alguém que já não joga com o baralho todo.
  10.  # 30

Colocado por: MikeMelgaEu era caçador e tinha 3 caçadeiras em casa. Uma delas de canos serrados.
    Se há coisa que não suportava era pensar que alguém me viesse roubar as coisas da minha mãezinha e se ficasse a rir.

Um dia à noite, cerca das 4 da manhã ouço alguém a tentar entrar na porta das traseiras. Fui buscar a caçadeira de canos serrados e dei um disparo para o lado, para assustar. Acertei-lhe mesmo em cheio na cara.
    Era o meu vizinho, borrachão, que tornou a confundir a casa.

Passado ano e meio sinto um vulto a saltar o muro de madrugada. Vou buscar uma caçadeira e vejo o vulto a mexer num saco. Apontei para o lado, para assustar. Acertei-lhe mesmo em cheio nas costas.
    Era a padeira que vinha deixar o pão dentro de casa porque estava a começar a chover.

Passados nem 3 meses, em pleno dia, vejo um homem a entrar-me pela casa dentro. Fui buscar a caçadeira e dei um disparo para o lado, para assustar.
    Acertei-lhe em cheio na barriga. Era o carteiro com um aviso de recepção.

Passado quase um ano, pouco depois da passagem de ano, vejo um grupo de assaltantes a entrarem sorrateiramente à noite. Fui buscar as caçadeiras todas e começo a disparar tiros para o ar, para assustar. Consegui acertar em cheio em 5 deles. O sexto foi de lado e ainda mexeu durante uns 10 mins.
    Era pessoal da terra que vinha cantar as janeiras.

Fiz seis buracos no jardim e enterrei os corpos.

Depois disso vendi as caçadeiras, porque já não podia das costas.

Moral da história: o pedido de licença de porte de arma é, muitas vezes, um sinal de alguém que já não joga com o baralho todo.

Tenho pena que tenha dado cabo do seu jardim todo!
    A sua mãezinha tinha uns lírios tão bonitos... :D
  11.  # 31

MikeMelga, as suas histórias fizeram-me lembrar uma veridica, que se passou numa vila fora de Portugal.

Um senhor que morava sozinho e era conhecido dos meus sogros, certo dia foi jantar à casa do irmão. Lá estiveram, com toda a sua família (irmão, cunhada e sobrinhos). Ao voltar à casa, viu um vulto e foi correr a pegar na espingarda. O intruso ainda saltou da janela, mas não se safou, levando com um tiro nas costas. Depois de ter chamado a polícia, o homem viu que afinal tinha matado o seu sobrinho, com quem tinha estado a jantar há bem pouco tempo atrás.
    O rapaz sabendo que o tio estava na sua casa, aproveitou para sair mais cedo e tentou roubar bens para vender, para sustentar o seu vício da droga.

Infelizmente casos destes, vão acontecendo um pouco por todo o lado. Quem tem uma arma em casa, recorre a ela com facilidade e depois do tiro dado, nada há a fazer senão acarcar com as consequências.
    Concordam com este comentário: MikeMelga, jorgferr
  12.  # 32

a imprevisibilidade de cada situação é de milhões, mas uma coisa é certa não havendo armas não há tiros
  13.  # 33

:) Um vizinho meu há uns anos, ouviu barulhos na rua/quintal, trouxe a caçadeira deu um tiro ou dois para o ar, na manhã seguinte não tinha telefone.
  14.  # 34

Colocado por: larkhe:) Um vizinho meu há uns anos, ouviu barulhos na rua/quintal, trouxe a caçadeira deu um tiro ou dois para o ar, na manhã seguinte não tinha telefone.

:D
  15.  # 35

...

Já desisti de comentar estes tópicos. Têm todos a certeza de tudo e mais alguma coisa e que a Europa é civilizada... de certeza que não conhecem a realidade da "Europa", porque eu conheço uma "Europa" onde as pessoas estão fortemente armadas e onde o crime e acidentes com armas de fogo é bastante baixa. Portugal é que está bem, só quem tem dinheiro é que consegue ter uma arma em casa legalmente, porque o Zé Povinho ou corta noutras coisas ou não consegue. Eles é licenças caríssimas, seguros, restrições de toda a ordem.

Mas aposto que se chegar ao Lidl onde costumo comprar pão e despejar o stock de acetona, água oxigenada, verniz, e outras coisas bonitas que lá vendem e têm componentes que podem ser usados (vou deixar a receita de lado), misturar uns pregos e brocas, umas pilhas e no fim juntar uns M&Ms e queijo fresco... Saio na boa se pagar. Isto acontece em qualquer lado.

Mas não se preocupem, nós estamos seguros, as armas são más, o cidadão português é estúpido e matava-se passado 5 segundos de comprar uma arma.

Restringe-se brutalmente o acesso às armas, mas quem tem má índole chega a elas, quem as quer para se proteger não.
  16.  # 36

Em portugal é facil comprar uma arma! muito facil até......(de forma ilegal claro)
  17.  # 37

Colocado por: loverscoutEm portugal é facil comprar uma arma! muito facil até......(de forma ilegal claro)

Exacto, basta ler a última frase que coloquei acima.
  18.  # 38

Colocado por: branco.valterMas não se preocupem, nós estamos seguros, as armas são más, o cidadão português é estúpido e matava-se passado 5 segundos de comprar uma arma.

Não estou preocupado, sinto-me seguro, as armas são, de facto, más, o português é estúpido sim, mas não acho que se matasse 5 segundos depois de comprar uma arma, porque ela deve vir embalada e mais que 5 segundos demora-se a tirar o celofane.
  19.  # 39

Colocado por: branco.valter

Exacto, basta ler a última frase que coloquei acima.

quem quer uma arma para se proteger pode adquirir da mesma forma de quem tem má índole.....é tudo uma questão de vontades e opções!
  20.  # 40

eu continuo a preferir este tipo..... silenciosas, os vizinhos nao ouvem, ninguem ouve......depois de uma flechada pode-se enterrar á vontade no quintal que ninguem vai dar conta!
      besta-barnett.jpg

0.0289 seg. NEW