Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

CAVEAT: Este não é um tópico de a favor ou contra, pretende recolher opiniões de quem já comprou uma arma. (não estou minimamente interessado em opiniões de quem não adquiriu, mas, como o fórum é livre, fica a promessa de tais comentários merecerem só e apenas o meu mais simples e direto desprezo)

Como a casa que vou construir, não sendo isolada, estará longe de ter muitas casas por perto, já me passou pela cabeça que poderia ser interessante adquirir uma arma de fogo (legal) para a eventualidade de me entrar um intruso em casa com a minha família lá dentro. Até porque isto do isolamento acústico é muito lindo mas funciona para os dois lados...
    Sei que este é um assunto muito sensível. Estou plenamente consciente de que os riscos são superiores às vantagens e por isso não é opção para a qual me sinta muito inclinado. Também sei que não é fácil adquirir a licença de uso e porte.
    Apesar de tudo isso, gostaria de abrir este tópico para recolher opiniões de quem optou por adquirir uma arma de fogo.

Perguntas concretas para quem tem arma:
    - Há quanto tempo a tem e quantas vezes a usou para auto-defesa?
    - Já testou o tempo que demora a retirar a arma do cofre? Se sim, esse tempo, principalmente se estiver a dormir, como será provável numa situação dessas, não será mais que suficiente para os intrusos lhe chegarem ao quarto? Tomou algumas providências para contornar isso?
    - Como gere as situações em que se ausentam de casa? Leva a arma consigo? Sempre?

Para quem teve mas acabou por ver-se livre dela, a única pergunta é: porquê?
  2.  # 2

O meu melhor alerta é a minha cadela. Sei quando passa uma formiga a porta.

Quanto a armas de fogo acho complicado.
    Por ter crianças em casa mas em ultimo caso para salvaguardar a sua vida como a conhece. Se tiver um assalto saca a arma e depois? Esta disponível para disparar? O que acontece se evitar o assalto... E limpar o cebo ao gatuno?... Ou sequer se lhe acertar?...
    Concordam com este comentário: vmontalvao, carlosj39
    • emad
    • 31 março 2016 editado

# 3

Eu tenho uma glock automática e durmo com ela debaixo da almofada e com o dedo no gatilho. No outro dia tive um pesadelo e matei o candeeiro e o despertador.
    Ando sempre com ela. Nunca a deixo em casa.
    Agora com os atentados ate pode dar jeito, nao va aparecer um terrorista e posso utiliza-la.
    So matei uma vez. Tinha lá uma ratazana na garagem e como o veneno nao resultou, apliquei-lhe o chumbo. A parede de pladur ate ficou grafitada de ratazana.
    Homem tenha juizo. E mande apagar este tópico.
    Compre um taco de basebol e ponha um alarme como deve de ser. Que toca ate se ouvir na aldeia vizinha.
    Concordam com este comentário: rui morgado, carlosj39, RCF, tozepalma
  3.  # 4

Tópico desnecessário.
  4.  # 5

Antes de mais é importante saber se tem condições para requerer uso e porte de arma de defesa. As possibilidades de o obter com sucesso são muito restritas e advêm de fortes e fundamentadas justificações...
    Concordam com este comentário: tiyxu
  5.  # 6

Se matar o assaltante e este não tiver na posse duma arma nem duvide que vai preso.
    Concordam com este comentário: rui morgado
  6.  # 7

Armas em casa, não obrigado.
    O meu sogro tem algumas 10, entre caçadeiras (caçador), carabina e revolver.
    Quando ele morrer vendo tudo.
    Se lhe assaltarem a casa certamente será certamente para lhe roubarem coisas de valor, ouro, dinheiro, jóias, arte.
    Um dos problemas pode ser a ostentação.
    Se tiver o azar de mandar um tiro a um ladrão, pode ter muitos problemas, casos do GNR Hugo Hernano e de um dono de um café em Lousada.
    Em Portugal a lei existe para proteger os criminosos.
  7.  # 8

Daquilo que tenho visto, neste momento é praticamente impossível para um cidadão comum obter uma licença de tipo B1. Mesmo para as categorias C e D, os requisitos são exigentes, é caro e obriga a uma série de exigências, como por exemplo autorizar inspecções da sua casa por parte das autoridades policiais a qualquer momento.

Há alternativas dentro da lei, muito menos perigosas para si, com consequências muito menos graves caso as coisas corram mal e igualmente dissuasoras e eficazes caso tenha de defender a sua família. Por exemplo, os sprays enquadrados pela categoria E.
  8.  # 9

Segurança e fogo.. nunca combinaram..
    O melhor é prever pelo menos dois extintores portáteis... tipo ABF... e a manta.. para enrolar o meliante após ter levado com os ditos no toutiço ;)
    Concordam com este comentário: vmontalvao, JPN761
  9.  # 10

Lido com armas há mais de 20 anos diariamente. Nunca vi uma arma de fogo fazer mal a alguém. As armas não matam, quem a utiliza é que o faz.

O maior perigo numa arma é mesmo o desconhecimento na sua utilização. Não basta ter, é preciso treinar, treinar, treinar! Principalmente uma arma de defesa onde o cano é pequeno.

O melhor conselho que poderá receber (à excepção de um vendedor de armas) é a de arranjar um cão, alarme, extintores, luzes, sirenes etc...mas não uma arma de fogo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, vmontalvao, rui morgado, tiyxu, branco.valter
    • zeto
    • 31 março 2016

# 11

Sinceramente não vejo qual o problema de ter uma arma de defesa pessoal em casa...
  10.  # 12

Colocado por: zetoSinceramente não vejo qual o problema de ter uma arma de defesa pessoal em casa...

Good for you...
  11.  # 13

Colocado por: zetoSinceramente não vejo qual o problema de ter uma arma de defesa pessoal em casa...

Para o zeto não ficar sozinho eu confesso que partilho da sua opinião. Confesso-me um apaixonado por armas... Bem por aqui me fico...
  12.  # 14

Colocado por: Rui A. B.Para o zeto não ficar sozinho eu confesso que partilho da sua opinião. Confesso-me um apaixonado por armas... Bem por aqui me fico...

Eu concordo. Também não vejo mal nenhum em ter uma arma (seja de defesa ou outra qualquer classificação) em casa. Mas se não tiver um treino contínuo é o mesmo que ter um alarme em casa e não o ligar. No momento em que lhe assaltem a casa não vai servir para nada!
    Concordam com este comentário: mhpinto
  13.  # 15

eu tambem nao vejo mal nenhum em ter armas.....inclusive ando a pensar no mesmo, mas nao de fogo.... sou mais apologista das bestas!

Mas realmente como ja disseram de forma legal é quase impossivel nos tempos que correm!
  14.  # 16

E muito dificil de receber licença em portugal...como pratico e toda europa ....mas em america e como tirar a carta de cnduçao tenho la um amigo tem 15 aramas de todo tipo e tem de ser guardas e cofro e as balas tambem e as chaves ui onde ...e meso asssim se te apetece dar um tiro a ti proprio ou alguem que te chatia como tamos a ver nas nticias la na america e só pegar na arma e tam tam...
  15.  # 17

Colocado por: Pedro BarradasSegurança e fogo.. nunca combinaram..
    O melhor é prever pelo menos dois extintores portáteis... tipo ABF... e a manta.. para enrolar o meliante após ter levado com os ditos no toutiço ;)

Gosto da técnica! ;)
  16.  # 18

As pessoas não teriam o pensamento de adquirir armas se a polícia tivesse autoridade. No entanto, como estamos em Portugal antes dos policias dispararem sobre assaltantes, assassinos, etc., têm que lhes perguntar se não se importam de levar um tiro. Entretanto, já o policia levou com um e caso este dispare ainda leva um processo em cima. Enfim ... Portugal tem muita coisa boa mas depois falha em coisas tão básicas!
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, ANdiesel
  17.  # 19

Armas em casa também não considero boa opção. Se estiver facilmente acessível, é perigosa. Se estiver guardada em segurança, dificilmente será útil. (Nem falo das questões legais para poder ter uma arma).

Mas apesar do que considerei acima, menos lógica tem o facto de eventualmente balear um assaltante que invade o meu espaço, a minha casa, para me roubar e fazer mal aos meus, e no final ainda ser presa a vítima que estava a ser assaltada.
  18.  # 20

Colocado por: ANdieselMas apesar do que considerei acima, menos lógica tem o facto de eventualmente balear um assaltante que invade o meu espaço, a minha casa, para me roubar e fazer mal aos meus, e no final ainda ser presa a vítima que estava a ser assaltada.

isso aconteceu recentemente..... aquele velhote em Palmela que matou um dos assaltantes!

no fim de tudo o velho é que ainda é o agressor!

0.0250 seg. NEW