Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    A pergunta é muito simples: o que é mais interessante em termos de segurança, tendo em conta o preço de cada uma das opções, vidros de segurança, estores de segurança, ou uma combinação de ambos?

    Dentro dos vidros, parece-me que mais que laminado para uma vivenda será exagero (principalmente vendo o preço).

    Dentro dos estores, do que vi, as opções que parecem ir ao encontro daquilo que pretendo serão:
    - grades de enrolar (marcas diversas). Parecem ser as mais resistentes, mas será provavelmente excessivo.
    - estores orientáveis (tipo Persior 60 http://sialnor.lvengine.net/Imgs/pages/PERSIOR%C2%B460.pdf ou Cruzfer SB200 http://www.cruzfer.pt/pdf/3.2.2%20-%20Estores%20Orientaveis%20Sb%20200.pdf). A versatilidade destes cativa-me em particular.
    - estores tradicionais em alumínio extrudido, com calhas embutidas na parede.
    - (também gostei deste sistema mas duvido que haja algo parecido em Portugal, se conhecerem apitem: http://www.archiproducts.com/pt/produtos/147734/persiana-de-enrolar-grade-de-seguranca-em-aco-grade-de-seguranca-sicurlim-srl.html)

    O que vos parece fará mais sentido (sendo que não quero gastar um balúrdio por uma coisa estupidamente segura quando eu até estou a pensar fazer uma casa em woodframing pelo que depois mais depressa me deitam uma parede abaixo?):
    - Vidro laminado com estores normais? Isto é, acham que a resistência desses vidros é mais que suficiente para demover/atrasar o gatuno comum?
    - Estores de segurança (qual deles?) com vidros normais? Isto é, acham que é bem mais eficaz uns bons estores que os vidros laminados, sem que isso signifique um grande rombo no orçamento?
    - Uma combinação de vidro laminado com estore de segurança? Ou seja, vidros laminados não é suficiente, mas juntando-lhes uma versão mais "soft" de estore de segurança funciona melhor e é mais barato que um estore todo XPTO?

    O que quero mesmo é uma opção eficaz qb e esteticamente decente, por um preço equilibrado.

    Queria ver se decidia isto depressa porque se optar, por exemplo, pelas grades de enrolar, aquilo leva umas caixas grandes como tudo e o arquiteto terá de arranjar maneira de as integrar na estrutura da casa para não ficarem visíveis.

    Desde já obrigado.
  2.  # 2

    Ninguém?
  3.  # 3

    Não sou profissional, apenas posso dar Minha opinião na medida em que temos brisas solares cá em casa,na maioria dos casos, em sistema manual. Em termos estéticos, são interessantes e dão um ar moderno à casa. No entanto, considero este tipo de estore frágil, com grande necessidade de manutenção (tem sistema de fios que, por tudo e por nada, se desequilibra ou deteriora, necessitando de ir para a fábrica para conserto) e de difícil limpeza. Quanto à segurança, não tenho opinião formada. Não fazem oclusão a 100%, pelo que a segurança associada a este sistema deverá ser mediana.
  4.  # 4

    Se eu pudesse nunca teria colocado este tipo de estore mas as casas são em banda e não é fácil alterar (nem em termos legais, nem financeiro...) esta característica...
    • A&J
    • 4 abril 2016

     # 5

    Apenas posso falar dos orçamentos que solicitei e recebi. Estores Supergradhermetic 45V, cerca de 340€/m2 +IVA. Estores C33P, cerca de 180€/m2 +IVA. isto com motorização incluída.

    N entanto e na minha opinião é demasiado caro para o beneficio que apresentam... :) Resultado: Não quero nenhum destes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  5.  # 6

    Obrigado SMMTM.

    A&J, então qual será a sua opção?
    • A&J
    • 4 abril 2016

     # 7

    Colocado por: mhpintoObrigado SMMTM.

    A&J, então qual será a sua opção?


    Vou colocar estores normais de alumínio 55mm com enchimento, cerca de 85€/m2, já com motorização.
  6.  # 8

    Colocado por: A&J
    Vou colocar estores normais de alumínio 55mm com enchimento, cerca de 85€/m2, já com motorização.

    Ou seja, abdicou do contributo para a segurança, certo? Vendo essa diferença de valores eu próprio me questiono se valerá a pena, quando o que eu quero essencialmente é algo que atrase a gatunagem se eu estiver em casa, para me dar tempo de reagir.
    Vai então apostar em vidros de segurança ou preferiu simplesmente abdicar por completo do reforço de segurança nas janelas?

    Já agora, esses estores com enchimento são mesmo uma mais-valia significativa se já tiver janelas duplas com corte térmico?
  7.  # 9

    Só digo
    Faz sentido em dias de sol, de Maio a Setembro tem as persianas baixas só por causa do sol?
    Eu acho que não, e só por isso acho a brisa solar uma mais valia.
    Concordam com este comentário: C.CASTRO
  8.  # 10

    Colocado por: callinas só por isso acho a brisa solar uma mais valia.

    Pois mas esses não cumprem o requisito de reforço de segurança,certo? E os estores orientáveis não têm o mesmo efeito?
  9.  # 11

    Outra pergunta: porque é que toda a gente agora instala estores elétricos? Não será este (mais) um verdadeiro luxo desnecessário? Ou tem mais-valias que me escapam? Ou o investimento é irrisório?
    E em termos de manutenção, não será coisa para tender a variar com alguma frequência, com a agravante de, contrariamente aos manuais, serem muito mais difíceis de reparar pelo próprio?
    • A&J
    • 5 abril 2016

     # 12

    Colocado por: mhpinto
    Ou seja, abdicou do contributo para a segurança, certo? Vendo essa diferença de valores eu próprio me questiono se valerá a pena, quando o que eu quero essencialmente é algo que atrase a gatunagem se eu estiver em casa, para me dar tempo de reagir.
    Vai então apostar em vidros de segurança ou preferiu simplesmente abdicar por completo do reforço de segurança nas janelas?

    Já agora, esses estores com enchimento são mesmo uma mais-valia significativa se já tiver janelas duplas com corte térmico?


    Neste momento todos os estores, se quiser, têm instaladas umas peças que não deixam levantar os estores á força. Se é a isso que se refere, nos meus irá ser instalado.

    Quanto á diferença de preços, no nosso caso faz diferença, os euros são poucos... :(
  10.  # 13

    brisa solar ...estores orientáveis.... atão não é a mesma coisa, que confusão
    Concordam com este comentário: callinas
  11.  # 14

    Colocado por: mhpinto
    Pois mas esses não cumprem o requisito de reforço de segurança,certo? E os estores orientáveis não têm o mesmo efeito?

    A minha casa vai ter vãos sem estores, por isso vou colocar vidro duplo laminado. Persianas ou estores, querendo tudo se arromba, a não ser que opte pelos de segurança que curtam uma fortuna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xanno
  12.  # 15

    Colocado por: marco1brisa solar ...estores orientáveis.... atão não é a mesma coisa, que confusão
    Concordam com este comentário:callinas

    Se é a mesma coisa não sei. Certo é que há empresas que fazem distinção: http://www.cruzfer.pt/docs/3.2.2%20-%20Estores%20Orientaveis%20Sb%20200.html; http://www.cruzfer.pt/docs/3.2.8.1%20-%20Lamelas%20Brise-Soleil%20Linea%20S%20MERLO.html
    (já agora "brisa solar" é uma péssima tradução de "brise-soleil", que tal "quebra-sol"?)

    Colocado por: callinasPersianas ou estores, querendo tudo se arromba, a não ser que opte pelos de segurança

    Tenho perfeita noção disso. Mas estou decidido quanto aos estores, pela segurança (talvez) e pela melhor gestão de luz e sol. As minhas dúvidas são no sentido de perceber qual a opção que poderá levar a gatunagem mais comum a entrar em stress e desistir depois de ter passado uns minutos a tentar entrar ou, se forem muito insistentes, que os atrase tempo suficiente para eu tomar outro tipo de providência. Mais concretamente:
    - Quanto tempo demora um vidro laminado a partir, se os gatunos usarem um machado ou um martelão?
    - Juntar vidro laminado e estores de segurança é redundante? Ou seja, os estores de segurança já deverão demover/atrasar a gatunagem mais comum, não sendo assim preciso investir também em vidro laminado?
    - Ou mais vale investir num bom vidro laminado e usar um estore corrente (que com trancas já atrasará os tipos pelo menos um par de minutos)?
  13.  # 16

    As minhas desculpas mas reformulei o tópico inicial para ir mais ao encontro daquilo que preciso saber.
  14.  # 17

    Pelas preocupações que apresenta , em vez de pensar em brisas, estores ou o que seja, se calha é melhor optar por muros altos e com arame farpado. arranje alarme.
    Pelo controlo solar os estores de lamelas serão melhores , em pleno verão é possível ter o envidraçado sombreado pelas lamelas e o espaço interior todo iluminado. Se optar por estor tipo persiana, para fazer controlo solar tem de fechar a persiana. Faz sentido ter janelas com persianas fechadas em pleno dia?
    Em relação à segurança, os gatunos percebem do assunto mas não são peritos.
  15.  # 18

    Colocado por: callinasPelas preocupações que apresenta , em vez de pensar em brisas, estores ou o que seja, se calha é melhor optar por muros altos e com arame farpado. arranje alarme.

    Também pretendo arranjar isso tudo (princípio da segurança em camadas), menos o arame farpado que é algo inestético mas há alternativas interessantes que fazem o mesmo efeito.
    Obrigado pela opinião.
  16.  # 19

    https://www.youtube.com/watch?v=x_CiLZY-HGw&nohtml5=False

    Já não estou tão seguro que os vidros laminados sejam boa opção :(
    Quero algo que aguente a gatunagem mais que uns segundos, senão nem tempo terei para acordar antes de eles estarem dentro de casa.
    • RCF
    • 7 abril 2016

     # 20

    Colocado por: mhpintohttps://www.youtube.com/watch?v=x_CiLZY-HGw&nohtml5=False

    Já não estou tão seguro que os vidros laminados sejam boa opção :(
    Quero algo que aguente a gatunagem mais que uns segundos, senão nem tempo terei para acordar antes de eles estarem dentro de casa.


    Viu o filme até ao fim? Os últimos são bem resistentes. Aliás, o último parece-me mais resistente que uma parede normal - parece-me mais fácil arrombar uma parede de tijolo 25 + capoto do que aquele vidro.
    Em segurança não tenho dúvidas de que o melhor será vidro laminado. No entanto, há laminados e laminados...
    Para além disso, é necessário ter em conta de que de nada serve ter um estore resistente, se depois o deixamos aberto - porque, na prática, é isso que acontece muitas vezes. Pelo contrário, as janelas mais raramente estarão abertas.
    Se, efetivamente, procura segurança (sem comprometer em demasia a estética) aconselho a investir em vidro laminado (bom), sem esquecer, claro, uma boa caixilharia, que suporte esses bons vidros.
    Pesquise no google por "PSS Laminate".
 
0.0201 seg. NEW