Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ponderamos muito antes de iniciar esta discussão mas penso que neste momento estamos prontos psicologicamente para todos aqueles que nos vão"cair encima" com críticas ao projeto.
    Já estando aprovado pouco se poderá fazer,e fora um pormenor ou outro,está dentro do que queremos e aos nossos gostos e "posses".
    A construção será no norte zona de Barcelos.
    O norte fica do lado onde temos o hall de entrada.
    Tem 198m de implantação e cave com cerca de 50m.
    Gostava de opiniões e já agora o que acham sobre construir com tijolo térmico de 25 e capoto de 8cm ou com tijolo 19,caixa de ar com xps3 e tijolo 9 e capoto 6 ?
    Agradecemos opiniões positivas ou negativas!!😉
  2.  # 2

    Colocado por: betsergGostava de opiniões e já agora o que acham sobre construir com tijolo térmico de 25 e capoto de 8cm ou com tijolo 19,caixa de ar com xps3 e tijolo 9 e capoto 6 ?

    E o que é que está no projecto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: betserg
  3.  # 3

    rapidamente, eu diria o seguinte:
    a solução da parede dupla com duplo isolamento tem algum desperdício e "excesso de zelo".
    parece que o acesso/saída da garagem implica alguma manobra, se for o caso, não dava para tornar o acesso automóvel à garagem mais "direito" ?
    o acesso à escadaria a partir da garagem está fraquito, o primeiro degrau está muito próximo da porta; para uma casa deste gabarito esperava-se algo mais qualificado
    para mim, há algum excesso de open space entre a sala e a cozinha (a cozinha te´rá de estar sempre impecável e sem grandes frituras, digo eu.
    o banho adaptado está algo grande.
    a zona de estar está prevista com a janela nas costas, eu tentaria mudar isso, ou as vistas são más?
    com a abertura da porta para dentro da casa de máquinas, cabe lá tudo?
    Assim, à primeira vista é o que salta à vista.
    Votos de boa paciência aqui no fórum.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: betserg
    • box
    • 5 abril 2016

     # 4

    opinião rápida de leigo:
    - na suite trocava as posições do closet com a WC, por um lado poupava na canalização aproximado as IS, por outro ganhava privacidade (está despido no closet tem de ter a porta do quarto fechada para privacidade pois esta abre para o closet - tem visibilidade do corredor);
    - a WC comum parece que tem desperdício de espaço (parece um corredor). podia ser melhor resolvida.
    - a lavandaria por sua vez parece pequena, e sem ligação ao exterior (porta) - vai ter que andar com cestos de roupa a atravessar a cozinha? colocava porta de correr talvez
    - a cozinha tem um layout duvidoso. a sequência costuma ser: frigorífico -> pia -> fogão, isto para respeitar o princípio "marcha em frente". como está vai andar a cruzar alimentos durante a sua manipulação e confecção. onde vai colocar o microondas e o forno?
    - como já foi referido, também não gosto de estar no sofá de costas para a janela da zona de estar... aquela parede oblíqua tem mesmo de ser assim? ganha um canto fechado difícil de aproveitar.
    - trocava alguma (pouco) da área de circulação que tem em excesso (na minha opinião claro) por uma WC (sanita + lavatório pequeno) fora da área privada.

    é tudo discutível. são gostos. se está conforme desejam então está bem e os meus comentários servem apenas para refletir sobre um ou outro pormenor que mereça a vossa atenção.

    obrigado pela partilha e boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: betserg
  4.  # 5

    tentaria virar a sala a 90º, colocando a Tv na parede inclinada (tornando-a direita). Assim toda a gente na mesa de jantar pode ver tv com facilidade e não fica com o sofá de costas para o maior vão, que é uma situação péssima em termos de ambiente e conforto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: betserg
  5.  # 6

    Obrigado pelas opiniões.
    Claro que haverá sempre coisas que não concordam e compreendo.
    Picareta o que está no projeto é com a caixa de ar mas como nos encarece em muito o orçamento,ponderamos não colocar.
    Como já lemos várias vezes aqui que será"excesso de zelo" estamos na dúvida e por isso a nossa questão.
    A entrada para a garagem não dá de outra maneira e já estudamos bastante o assunto e não nos parece que seja um problema.
    O layout da cozinha está ao nosso gosto,apenas mudará a localização do frigorífico e coluna de forno e microondas para a parede em frente à ilha.Na outra parede levará pia e placa.
    Para já parece nos bem,mas ainda podemos mudar.Ainda ponderei trocar o despenseiro por uma wc de serviço,mas sinceramente faz me mais falta a arrumação para o dia a dia e não vejo problema em as minhas visitas,que são sempre conhecidas entrarem no corredor.
    A questão da lavandaria não ter acesso exterior será a ter em conta.
    A disposição da sala o que fariam?
    Não consigo imaginar de outra maneira mas até terao alguma razão.
    Obrigado a todos.
    Assim que puder colocarei os projectos digitalizados.
  6.  # 7

    Eu virava a sala 90 graus. De frente para a parede lateral, abria aí uma janela panorâmica e punha a televisao em frente. Como nao é para o sul nao tinha muito sol para ofuscar a tv e plantava uma oliveira do outro lado dessa janela . Assim ficava com o vao da sala de lado para o sofa e nao de costas.
  7.  # 8

    Colocado por: enf.magalhaesEu virava a sala 90 graus. De frente para a parede lateral, abria aí uma janela panorâmica e punha a televisao em frente. Como nao é para o sul nao tinha muito sol para ofuscar a tv e plantava uma oliveira do outro lado dessa janela . Assim ficava com o vao da sala de lado para o sofa e nao de costas.


    Não acrescentaria a janela a na parede lateral, mas ficava bastante melhor com o sofá de lado para o maior vão.
    O vão da sala é o maior da casa e será relativamente caro. É simplesmente incoerente fazer um esforço para abrir um vão dessas dimensões e depois ficar de costas para o mesmo.
    Possivelmente terá também reflexos enormes na TV. Seria melhor colocá-la de lado em relação ao vão maior.

    A zona da entrada também ganharia se fosse mais bem demarcada, com tecto mais baixo ou mais delimitada de algum modo. A transição hall - sala é um pouco directa demais.
  8.  # 9

    É o primeiro projecto que vejo, em que o acesso da sala para os quartos é feito através da cozinha !!! .... não gosto.
  9.  # 10

    Tem os 3d para termos uma ideia como será por fora?
    já pediu orçamentos? quanto acha que vai gastar?
  10.  # 11

    Tam´bem acho mal resolvida o nó da cozinha/ zona de refeições formal/ sala de estar.

    Percebo a ideia, forçaram um estilo de layout de cozinha.. mas parece não funcionar bem com os restantes compartimentos e inter-relações funcionais . é um assunto a rever....

    O acesso à cave deveria ser fechado cá em cima. Não vejo qq tipo de vantagem ter essa zona completamente aberta para o piso 0. e evitaria a circulação alternativa ( naqueles moldes pelo menos..
    Os espaços abertos/ amplos precisam de outro controlo.
    A IS acessivel, está desenhada para efeito de licenciamento, dúvido que em obra vá ficar assim. Mas o formato não é muito apelativo.

    Vai haver alguma dificuldade na manobra da viatura para o interior da cave - mas parece-me pacifico... já vi pior ;)
  11.  # 12

    Encontra-se dentro do género do que tenho andado a pesquisar e pretendo fazer para mim, se me permite opinar, concordo com a maioria das opiniões...
    A master suite, para mim, teria de ser repensada, não me agrada a entrada pelo closet, no mínimo este teria de ser fechado, ou então realmente trocado com a is.
    Também não me agrada a solução da entrada, eu fechava o hall, mas principalmente fechava a cozinha, ter de passar pela cozinha para ir para os quartos, não me faz sentido... Sinceramente, acho que assim de repente pensava em trocar a cozinha com a sala (a parede torta podia ser aproveitada para dispenseiro) e assim, já não me fazia tanta confusão ter uma "sala de passagem", não sei, para mim toda a zona teria de ser repensada.
    A lavandaria não me faz confusão, mas com uma porta de correr ficava melhor.
    Por experiência própria, faz falta uma IS (apenas com sanita e lavatório) na zona social, duas casas de banho para uma casa destas é pouco...
    A sala, a continuar como está, é virar o sofá para a parede "torta", não é necessário "endireitar" a parede, basta mandar fazer um móvel "torto" para a tv ;).

    Boa sorte!
  12.  # 13

    E como é obvio ter o sofa de costas para a janela!!!!, enfim. E ficaria a TV defronte para o envidraçado, com o problema de reflexo constante....

    Penso haver questões de interior para resolver.. mas não são dificeis de melhorar.
  13.  # 14

    para mim está um L seco, falta ali alma, e concordo com muitos comentários em que se chama a atenção para espaços resultantes pouco apelativos e de funcionalidade no estar e circular duvidosa.
    mais uma vez também se vê mais um projeto que parece ignorar o espaço exterior, e muito concentrado é numa forma objeto/volume. aquela diagonal na sala nem se percebe muito bem a sua pertinência.
  14.  # 15

    gostaria de colocar uma questão para os arquitectos e engenheiros do fórum:
    existe alguma regra em que nas distribuição dos espaços não se poder ter um cumprimento maior que duas vezes a largura?
  15.  # 16

    Sim. No RGEU. Art.º 69 alínea D)

    1. As dimensões dos compartimentos das habitações referidas no n.º 1 do artigo 66.º
    obedecerão às exigências seguintes:
    a) Quando a respectiva área for menor que 9,5 m2
    , a dimensão mínima será 2,10 m;
    b) Quando a respectiva área for maior ou igual a 9,5 m2
    e menor que 12 m2
    , deverá inscreverse
    nela um círculo de diâmetro não inferior a 2,40 m;
    c) Quando a respectiva área for maior ou igual a 12 m2
    e menor que 15 m2
    , deverá inscrever-se
    nela um círculo de diâmetro não inferior a 2,70 m;
    d) Quando a respectiva área for maior ou igual a 15 m2
    , o comprimento não poderá exceder o
    dobro da largura, ressalvando-se as situações em que nas duas paredes opostas mais
    afastadas se pratiquem vãos, sem prejuízo de que possa inscrever-se nessa área um círculo
    de diâmetro não inferior a 2,70 cm.
    2. Quando um compartimento se articular em dois espaços não autónomos, a dimensão
    horizontal que define o seu contacto nunca será inferior a dois terços da dimensão menor do
    espaço maior, com o mínimo de 2,10 m.
    3. Exceptua-se do preceituado no número anterior o compartimento destinado a cozinha, em
    que a dimensão mínima admitida será de 1,70 m, sem prejuízo de que a distância mínima livre
    entre bancadas situadas em paredes opostas seja de 1,10 m.
  16.  # 17

    então esta sala sendo junta com a cozinha cumpre?
  17.  # 18

    Em termos de área é possível que cumpra. Será mais difícil cumprir a necessidade de fechar a cozinha. Mas nem todas as Câmaras exigem o cumprimentos dessa regra do RGEU.
    • box
    • 5 abril 2016

     # 19

    Colocado por: betsergmudará a localização do frigorífico e coluna de forno e microondas para a parede em frente à ilha


    é isto que pensa fazer?
    cozinha

    se sim, não acho funcional. repare como tem de andar "à volta" da ilha. até é perigoso se pensar que poderá ter de se deslocar com coisas quentes na mão. junto ao forno/micrr recomenda-se que exista uma zona de "pousar" quentes... etc... leiam um pouco sobre o triângulo de trabalho da cozinha .
    repare também como tem vários percursos do dia -a- dia a cruzar em frente à zona de confecção.
    acho que merece a vossa atenção e repensar isto. é das tais coisas que só se percebem depois de lá estar a viver.
    cump.
  18.  # 20

    Como já tinha referido.. forçaram uma solução, uma ideia.. que não ficou bem concretizada...
    Concordam com este comentário: box
 
0.0254 seg. NEW