Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vou colocar uma porta interior pivotante (até ao tecto) e gostava que me ajudassem com a vossa experiência nesta área. Já andei às voltas à procura de pormenores construtivos para me apoiar mas não encontrei e já fiz alguns esquissos mas não sei se funcionam. Fiz um desenho base para ajudar a explicar melhor as minhas questões:

    1 - Como podem ver na imagem, os meus rodapés vão ser exteriores (7cm altura e 1cm espessura). Como faço o contacto da porta com o rodapé?
    - Lado a) Terei de ter um pequeno dente em baixo da porta? Terei de ter um aro desse lado da espessura da porta e da espessura do rodapé?
    - Lado b) Não quero nenhum dente na porta aqui. Tenho de colocar um aro só com a espessura da porta e do rodapé desse lado?

    2 - O construtor disse que a porta não podia ter uma maçaneta de mola nem fechadura porque vai ficar com uma pequena distância à parede. Suponho que seja porque eu disse-lhe que queria a parede toda lisa. Mas já vi portas interiores pivotantes com maçaneta e fechadura... Será que se eu colocar um dente na parede do lado ´b´ e tiver um batente desse lado, já posso colocar maçaneta com mola e fechadura?

    Estou um bocado perdida pela falta de pormenores construtivos. Aceita-se ajuda e opiniões :)
      pivotante.jpg
  2.  # 2

    Minimal

    o seu construtor pode não estar muito bem informado.

    pesquise aqui soluções por exemplo
    http://www.batista-gomes.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  3.  # 3

    Colocado por: MinimalEstou um bocado perdida pela falta de pormenores construtivos.

    É para isso que servem os arquitectos.
    Concordam com este comentário: Minimal
  4.  # 4

    Colocado por: Picareta
    É para isso que servem os arquitectos.


    Os arquitectos também têm dúvidas e quando as têm vão procurar respostas e opiniões ;)
  5.  # 5

    Minimal

    o picareta disse que para fazer os pormenores construtivos que lhe falta é para isso que servem os arquitetos
  6.  # 6

    E porque não coloca uma porta pivotante apenas de batente?
  7.  # 7

    por exemplo este
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Martim Costa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  8.  # 8

    marco1

    Eu percebi o que a Picareta disse e concordo com ela. Mas eu sou arquitecta e nunca tive de fazer nenhum pormenor de uma porta pivotante, daí estar perdida e vos ter pedido ajuda.

    No caso do seu pormenor (que agradeço muito!!), optou por não colocar rodapé no lado do pivot, como é que fez o remate da parede com o pavimento? Já tinha pensado numa solução semelhante, mas colocando o rodapé embutido apenas na zona da porta. Do lado da porta oposto ao pivot, o rodapé serve de batente? E resultou bem? Outra dúvida com que fiquei foi se a sua porta tem maçaneta com mola e fechadura?
    Concordam com este comentário: Martim Costa
  9.  # 9

    Colocado por: jfsmoreiraE porque não coloca uma porta pivotante apenas de batente?


    Podia explicar melhor jfsmoreira?
  10.  # 10

    Oh.. minimal.. tem de estudar como se constroi as coisas, ver as ferragens disponiveis no mercado, e visualizar todo o conjunto montado...
    Veja a gama de ferragens da JNF, por exemplo.

    A mola que está a falar é qual, do pavimento/ pivot?
    Os pivots tem mola incorporada.

    Dependendo do loca que meta o pivot (eixo de rotação), vai ter ou não espaço para a maçaneta... claro está quanto mais ao centro do vão estiver o pivot, menos largura de passagem útil terá.

    O rodapé como já viu tem de ser interrompido ( ou recorta a folha da porta na zona de rodapé).. A aduela do pivot (se existir) poderá servir de protecção ao encontro parede/ pavimento....

    Tenha noção que normalmente este tipo de portas veda mal acusticamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  11.  # 11

    Minimal

    naquele ponto também não é preciso ser tão perfecionista, basta ter um cuidado no remate do estuque com o pavimento, não vejo necessidade de estar a embutir o rodapé ali só naquele bocadinho.
    no lado que fala não é o rodapé que servirá de batente mas sim uma pequena peça/ ferragem naquele ponto.
    o conjunto do puxador e fechadura pode ser um doa modelos que estão no site que indiquei e sim há com chave ou só trinco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  12.  # 12

    Pedro

    entretanto até acho que já vi isso por aqui no forum, existem portas pivotantes que isolam bem. vou ver se encontro onde vi isso, foi na net pelo menos tenho a certeza disso.
    Concordam com este comentário: Minimal
  13.  # 13

    Colocado por: marco1existem portas pivotantes que isolam bem

    Sim.... das de "compra" ;)
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasOh.. minimal.. tem de estudar como se constroi as coisas, ver as ferragens disponiveis no mercado, e visualizar todo o conjunto montado...
    Veja a gama de ferragens da JNF, por exemplo.

    A mola que está a falar é qual, do pavimento/ pivot?
    Os pivots tem mola incorporada.

    Dependendo do loca que meta o pivot (eixo de rotação), vai ter ou não espaço para a maçaneta... claro está quanto mais ao centro do vão estiver o pivot, menos largura de passagem útil terá.

    O rodapé como já viu tem de ser interrompido ( ou recorta a folha da porta na zona de rodapé).. A aduela do pivot (se existir) poderá servir de protecção ao encontro parede/ pavimento....

    Tenha noção que normalmente este tipo de portas veda mal acusticamente.


    Oh Pedrito, eu estou a estudar a porta pivotante, daí terem surgido algumas dúvidas e perguntado.

    A distância do pivot é conforme a imagem que anexei inicialmente. Quando falei na mola referia-me à mola do puxador. O construtor disse que o puxador tinha de ser fixo e não podia ter mola e que a porta não podia ter fechadura. No entanto achei isso estranho e tenho estado a confirmar essa situação para falar com o construtor.

    A questão do rodapé ser interrompida, a minha única preocupação é que vou ter soalho maciço, e este vai dilatar ou encolher por baixo do rodapé, e onde não tenho rodapé posso vir a ter problemas no futuro.

    Colocado por: marco1Minimal

    naquele ponto também não é preciso ser tão perfecionista, basta ter um cuidado no remate do estuque com o pavimento, não vejo necessidade de estar a embutir o rodapé ali só naquele bocadinho.
    no lado que fala não é o rodapé que servirá de batente mas sim uma pequena peça/ ferragem naquele ponto.
    o conjunto do puxador e fechadura pode ser um doa modelos que estão no site que indiquei e sim há com chave ou só trinco.


    O meu perfeccionismo no remate do estuque com o pavimento, deve-se ao meu soalho estar sempre a mexer (soalho em reguado maciço). Tenho de ter um rodapé ou uma aduela que substitua o rodapé para o soalho dilatar/encolher por baixo do mesmo.

    Quanto ao puxador e fechadura, já percebi que é possível ter, ao contrário do que o construtor estava a dizer. Vou colocar uns daTupai, para ficar igual aos das restantes portas.
  15.  # 15

    Porta até ao tecto? Atenção com o custo, a partir dos 240 aumenta brutalmente...quanto ao batente até pode fazer um dente na alvenaria protegido com cantoneira que faz o remate dos dois rodapés...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  16.  # 16

    Colocado por: MinimalVou colocar uma porta interior pivotante (até ao tecto) e gostava que me ajudassem com a vossa experiência nesta área. Já andei às voltas à procura de pormenores construtivos para me apoiar mas não encontrei e já fiz alguns esquissos mas não sei se funcionam. Fiz um desenho base para ajudar a explicar melhor as minhas questões:

    1 - Como podem ver na imagem, os meus rodapés vão ser exteriores (7cm altura e 1cm espessura). Como faço o contacto da porta com o rodapé?
    - Lado a) Terei de ter um pequeno dente em baixo da porta? Terei de ter um aro desse lado da espessura da porta e da espessura do rodapé?
    - Lado b) Não quero nenhum dente na porta aqui. Tenho de colocar um aro só com a espessura da porta e do rodapé desse lado?

    2 - O construtor disse que a porta não podia ter uma maçaneta de mola nem fechadura porque vai ficar com uma pequena distância à parede. Suponho que seja porque eu disse-lhe que queria a parede toda lisa. Mas já vi portas interiores pivotantes com maçaneta e fechadura... Será que se eu colocar um dente na parede do lado ´b´ e tiver um batente desse lado, já posso colocar maçaneta com mola e fechadura?

    Estou um bocado perdida pela falta de pormenores construtivos. Aceita-se ajuda e opiniões :)

    Provavelmente onde o construtor queria chegar é ao facto de estando de face, o batente da fechadura fica muito à face da parede, muito à pele. talvez nem 1cm. Assim aquele ponto onde o trinco empanca é um ponto de stress .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  17.  # 17

    Colocado por: MinimalVou colocar uma porta interior pivotante (até ao tecto) e gostava que me ajudassem com a vossa experiência nesta área. Já andei às voltas à procura de pormenores construtivos para me apoiar mas não encontrei e já fiz alguns esquissos mas não sei se funcionam. Fiz um desenho base para ajudar a explicar melhor as minhas questões:

    1 - Como podem ver na imagem, os meus rodapés vão ser exteriores (7cm altura e 1cm espessura). Como faço o contacto da porta com o rodapé?
    - Lado a) Terei de ter um pequeno dente em baixo da porta? Terei de ter um aro desse lado da espessura da porta e da espessura do rodapé?
    - Lado b) Não quero nenhum dente na porta aqui. Tenho de colocar um aro só com a espessura da porta e do rodapé desse lado?

    2 - O construtor disse que a porta não podia ter uma maçaneta de mola nem fechadura porque vai ficar com uma pequena distância à parede. Suponho que seja porque eu disse-lhe que queria a parede toda lisa. Mas já vi portas interiores pivotantes com maçaneta e fechadura... Será que se eu colocar um dente na parede do lado ´b´ e tiver um batente desse lado, já posso colocar maçaneta com mola e fechadura?

    Estou um bocado perdida pela falta de pormenores construtivos. Aceita-se ajuda e opiniões :)



    Boa tarde Minimal, será que me pode dizer como resolveu a questão? É que eu coloquei uma porta pivotante e não sei como fazer o remate entre o chão flutuante e a parede (já que ficou um espaço entre ambos, onde não cabe o rodapé). O construtor fez dois remendos, mas ficou muito feio, parece que a madeira está a levantar.
    Agradeço ajuda urgente!! Obrigada
  18.  # 18

    Coloque uma fotografia por favor. Estao muito na moda as portas pivotantes.
  19.  # 19

    Bom dia, a porta ainda não foi colocada. Quando estiver colocada e tudo rematado (ainda deverá demorar algum tempo porque a obra está atrasada) coloco fotos.

    bgomes87 coloque uma foto do pormenor da sua, pode ser que alguém aqui possa ajudar.
  20.  # 20

    Colocado por: Minimal...como é que fez o remate da parede com o pavimento? Já tinha pensado numa solução semelhante, mas colocando o rodapé embutido apenas na zona da porta.

    Colocado por: marco1 não vejo necessidade de estar a embutir o rodapé ali só naquele bocadinho.

    Na minha opinião - atenção que sou apenas Engenheiro, e não Arquitecto como vossas excelências - o rodapé deve existir e deve ser EMBUTIDO ao longo de toda a parede (ou, se preferirem, À FACE da parede).
    Visualmente faz o mesmo efeito que o rodapé tradicional, e não tem de andar a recortar a porta(!).
    (eu até substituiria a palavra "deve" por "tem"...)

    Em que material é a porta (pelo esquema, a espessura parece ser de aglomerado/madeira), qual a altura, largura e distância do pivot à parede?

    Colocado por: bgomes87...coloquei uma porta pivotante e não sei como fazer o remate entre o chão flutuante e a parede (já que ficou um espaço entre ambos, onde não cabe o rodapé). O construtor fez dois remendos, mas ficou muito feio, parece que a madeira está a levantar.
    Agradeço ajuda urgente!! Obrigada

    Repito a sugestão do callinas: Coloque uma fotografia por favor.
 
0.0273 seg. NEW