Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Realmente, uma pessoa leva com cada banhada! O primeiro terreno em que estive interessada também era AUGI e havia compensações, mas foram todas pagas pelos proprietários há que tempos.. Aliás a arquitecta até lá foi ver se havia alguma dívida para aquele lote em específico.. O terreno que comprei não é AUGI mas sabe se lá quanto vou pagar também... Enfim! São as surpresas que vão aparecendo!
  2.  # 22

Colocado por: FlavitaRealmente, uma pessoa leva com cada banhada! O primeiro terreno em que estive interessada também era AUGI e havia compensações, mas foram todas pagas pelos proprietários há que tempos.. Aliás a arquitecta até lá foi ver se havia alguma dívida para aquele lote em específico.. O terreno que comprei não é AUGI mas sabe se lá quanto vou pagar também... Enfim! São as surpresas que vão aparecendo!

É verdade :) ainda nem os projectos comecei e a obra já está a derrapar, lol
  3.  # 23

Lolol mais cedo ou mais tarde tinha de acontecer! Não se diz por aí para somarmos logo mais 10 mil? Ainda fica com mais 4 para chegar a esse valor! Haja humor...
  4.  # 24

Já tivemos clientes que pagaram em taxas camarárias mais de 17000 euros, mas eram casas fora de loteamentos com áreas a rondar os 350 a 400 m2.
    Isto antes de uma pessoa comprar um terreno convém informar-se bem de tudo, se preferência junto da câmara e saber todas as condicionantes, taxas e taxinhas, como dizia o outro, previstas para aquele terreno. Isto e se não há nenhuma penhora sobre o terreno.

www.gabineteop.com
  5.  # 25

Colocado por: Gabinete OPJá tivemos clientes que pagaram em taxas camarárias mais de 17000 euros, mas eram casas fora de loteamentos com áreas a rondar os 350 a 400 m2.
    Isto antes de uma pessoa comprar um terreno convém informar-se bem de tudo, se preferência junto da câmara e saber todas as condicionantes, taxas e taxinhas, como dizia o outro, previstas para aquele terreno. Isto e se não há nenhuma penhora sobre o terreno.

www.gabineteop.com

Penhora não há segundo a caderneta predial, ao menos isso (espero eu, lol)
  6.  # 26

Isso perguntei logo na câmara, a arquitecta disse que não sabia quais as taxas, mas que eram mais elevadas que zonas AUGI, então fui ver a NET e fiz logo as minhas contas todas.. Quanto às infraestruturas, confesso que não me desloquei para saber valores..
  7.  # 27

Colocado por: FlavitaIsso perguntei logo na câmara, a arquitecta disse que não sabia quais as taxas, mas que eram mais elevadas que zonas AUGI, então fui ver a NET e fiz logo as minhas contas todas.. Quanto às infraestruturas, confesso que não me desloquei para saber valores..

Olá flavita à quanto tempo, comprou o tal terreno?
  8.  # 28

Colocado por: migjac

Olá flavita à quanto tempo, comprou o tal terreno?

Olá migjac! Não comprei não.. :) Depois de muitas voltas, chegámos à conclusão que o terreno era demasiado pequeno.. Encontrámos pouco depois um maior, de quase 400m2 por um pouco mais de dinheiro.. A ver se não nos arrependemos! Para já está a ser um processo difícil, estamos há mês e meio à espera de um documento da câmara de Cascais para certificar umas demolições no terreno, que o dono teve de fazer..
  9.  # 29

Já agora em relação ás compensações que coloquei no post 18, surgiu-me uma dúvida. O loteamento diz que o valor da compensação é mais de 1 milhão de euros e no parágrafo a seguir aplica uma redução de 80% "quando caiba" mas fico na dúvida se afinal o valor a dividir pelos 120 lotes a pagar da compensação deve ter em conta a redução dos 80% ou não. Alguém sabe que condições são estas para ter a redução dos 80%?
  10.  # 30

Olhe, eu quando questionei sobre o valor das compensações em relação ao tal terreno AUGI, o que a arquitecta da câmara disse que que grande parte dos custo não é suportado pelos proprietários dos terrenos.. E um desconto que fazem! :D
  11.  # 31

Colocado por: FlavitaOlhe, eu quando questionei sobre o valor das compensações em relação ao tal terreno AUGI, o que a arquitecta da câmara disse que que grande parte dos custo não é suportado pelos proprietários dos terrenos.. E um desconto que fazem! :D

Assim espero....porque com a dedução dos 80% ficam cerca de 396000 euros a dividir pelos 120 lotes (o meu tem entre as áreas médias, há uns com mais e outros com menos), fazendo uma divisão pelos 120 dá algo a rondar os 3300 euros. Se for para ter em conta o valor de milhão e tal dá mais de 12000 euros (mais vale fugir, lol)
  12.  # 32

Entretanto vi este tópico também relativo à câmara de Cascais e fiquei mesmo preocupado: https://forumdacasa.com/discussion/14279/mapa-de-compensacao-camara-municipal-cascais/

Pelos visto os 80% de dedução só seriam validos se fosse o proprietário original a pedir a licença, acho que me lixei bem lixado
  13.  # 33

hummm mas isso está explícito no alvará? Se não está, como é que o comum dos mortais pode adivinhar?
  14.  # 34

Colocado por: Flavitahummm mas isso está explícito no alvará? Se não está, como é que o comum dos mortais pode adivinhar?

Pois não diz....diz apenas "dedução de 80% quando caiba", não diz é qual é a condição, grande marosca porque eu pelo menos assumi que tinha logo a dedução, só quando vi este post que publiquei há pouco é que vi que estou lixado. Se não tiver a dedução só esta compensação são mais de 12000 euros. Tenho de ver se passo na câmara para perceber melhor isto pois juntando que sejam mais uns 4000 da licença normal passa os 16000 euros. Por estes valores o mais certo é ficar o terreno para os meus herdeiros...
  15.  # 35

Acho isso estranho, porque a ideia com que fiquei da primeira vez que fui à câmara por causa do terreno da Rebelva, que era AUGI, é que havia compensações, mas teriam de ser pagas aquando da reconversão, independentemente se havia ou não construções.. E os valores não eram nada de por aí além... O melhor é mesmo passar pela loja do cidadão ou pelo departamento de urbanismo... Tanto que quando lá estive para nova reunião por causa do terreno que vou adquirir, perguntei logo se havia algo a pagar por causa do loteamento e a arquitecta disse logo que não, que esses custos eram pagas na altura do loteamento... Alguém sabe mais sobre isto?
  16.  # 36

Eu acho que ela se referia ás taxas urbanísticas, essas são pagas no levantamento do alvará. No meu caso até vem o nome dum proprietário que não pagou e está bem claro que ele terá de o pagar mais tarde, estando ele bem identificado
      taxas.jpg
  17.  # 37

Pois, eu na altura também reparei que havia umas 2 pessoas a dever dinheiro disso. Oh que raio, o melhor é eu me informar sobre isso também, se bem que no alvará do meu lote não fala em compensações, apenas no valor relativo às taxas urbanísticas... Que medo..
  18.  # 38

Bem então depois de não sei quantas chamadas passadas lá falei com a responsável pelas AUGI. O valor que tenho de pagar de compensação são 2551,69 euros, que representam o tal desconto de 80%. É verdade e tal como encontrei aqui num post do fórum em 2010 que antigamente (pelo menos na câmara de Cascais) se o lote já não fosse do dono original faziam pagar a totalidade, 100%, ou seja 5X o valor que no meu caso terei de pagar. Esta alteração foi feita pois várias pessoas interpuseram pareceres jurídicos da lei, e foi concluído que o desconto é aplicado ao lote e não à pessoa, pelo que o valor não pode ser alterado em função do número de anteriores donos do lote. Espero que esta info possa ser útil para outras pessoas :)
  19.  # 39

Ahhhh boa!!! Viu como uma má notícia (a existência das compensações) até foi minimizada por esta alteração do desconto? hehe Siga pra bingo!!
  20.  # 40

Colocado por: FlavitaAhhhh boa!!! Viu como uma má notícia (a existência das compensações) até foi minimizada por esta alteração do desconto? hehe Siga pra bingo!!

Eu sabia que haviam as compensações mas sempre assumi o desconto de 80%, quando li aquele post do fórum de ter pago 5X o valor (100%) e sendo a mesma câmara iam-me caindo tudo :)

0.0224 seg. NEW