Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Tenho algumas questões para os membros deste fórum que se prendem com o seguinte. Tenho um terreno de cerca de 700 metros quadrados e um orçamento de cerca de 80000€ (tecto máximo para toda a obra) para construir uma casa para viver com a minha namorada. Somos um casal jovem e está vai ser a nossa primeira casa, não pretendemos pois nada de muito luxuoso mas existe também a preocupação de construir o melhor que este preço puder comprar, dado que também queremos valorizar o terreno para possivelmente vender no futuro. Gostaríamos de ter um T2 no mínimo. As questões são as seguintes:

    O LSF compensa em relação à alvenaria a nível de relação qualidade preço?
    É possível construir uma casa simples mas com boa construção por estes valores em LSF?
    E outros sistemas de construção como contentores marítimos? Comparam-se ao LSF a nível de qualidade? Vi que há coisas baratas neste campo mas as empresas que investiguei não me inspiraram muita confiança.
    Alguém tem experiências / recomendações a fazer a est nível de empresas de LSF a operar em Portugal?

    Desde já agradeço qualquer input
    António
  2.  # 2

    Bom Dia

    Posso dizer-lhe que andei a pesquisar bastante sobre o assunto (tendo ido inclusive a empresas que trabalham com o LSF) e a conclusão a que cheguei (com orçamentos em mão) foi que o preço num ou em outro método têm diferenças insignificantes. Uma das poucas diferenças nos métodos é o "esqueleto da casa", a partir daí os acabamentos e especialidades é tudo igual.

    Em relação aos "contentores", contrução modular sinceramente não gostei muito e tenho dúvidas que a casa valorize no futuro.

    No que diz respeito à contrução em madeira vi coisas muito bonitas mas aqui sou da opinião que depende muito do meio e que isso certamente é irá ter implicações numa valorização futura da casa.... Por exemplo que for uma casa de férias Oi integrada num meio de praia, campo seria uma opção... Agora em meio citadino já tenho algumas dúvidas na valorização da mesma e no que por norma procuram nesses meios.

    Cpts
  3.  # 3

    Peço desculpa pelo português mas isto de escrever no telemóvel não é fácil... :)
  4.  # 4

    O Lsf tem muitas vantagens sobretudo ao nível do isolamento térmico, acústico e da rapidez de construção. Em termos de preço o valor da mão-de-obra é mais elevado mas como o tempo de construção é mais reduzido o valor final fica praticamente idêntico à alvenaria. Depois do esqueleto construído o capoto por fora e os acabamentos interiores é igual ao tradicional.
    A ampliacao da minha casa foi construída em Lsf a saber 100m2 em dois pisos. 2 anos passados está tudo impecável e o conforto térmico é do outro mundo praticamente sem aquecimento já passei dois invernos e no verão o isolamento contra o calor é ainda melhor. Pensei em colocar depois de construir ac e dois anos passados não coloquei e quando o fizer vou cortar a potência térmica por metade.
  5.  # 5

    Colocado por: frapimentO Lsf tem muitas vantagens sobretudo ao nível do isolamento térmico, acústico

    Porquê?
  6.  # 6

    Tenho dúvidas que LSF seja mais eficiente do que alvenaria no que diz respeito à isolamento térmico e acústico.. Diz que nota diferença de uma parte para a outra de sua casa mas de que ano é a parte mais antiga, que isolamento tem? É que não podemos comparar materiais de hoje com materiais do século passado.

    Cpts
  7.  # 7

    Não é difícil o Lsf ser melhor em termos térmicos e acústicos porque praticamente toda a espessura da parede é constituída por materiais isolantes. No caso da alvenaria obtém-se eficiências semelhantes mas para espessuras superiores desde que considerem também a construção com capoto senão a diferença para o Lsf é significativa.
    No meu caso coloquei no interior das paredes de Lsf isolamento em fibra de celulose que tem a vantagem acrescida de não ter o problema da descontinuidades das mantas ou placas isolantes.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  8.  # 8

  9.  # 9

    António,

    Do que eu tenho visto, que já foi alguma coisa, se não tem grande orçamento esqueça o LSF. Que parece ser muito bom, parece, mas da ideia que tenho dificilmente consegue fazer a coisa por preços abaixo dos 700-800 €/m2. Por isso, a menos que lhe chegue uma casa de 90-100m2 (e isto presumindo que não precisa de nada no terreno circundante), é melhor pensar noutra coisa.

    Estude o woodframing, apostando nos mesmo revestimentos que poria em alvenaria (nada de madeira à vista). Apesar de muitas vozes contra, eu continuo a achar que é do melhor que se pode arranjar em preço/qualidade.
    Veja aqui: https://forumdacasa.com/discussion/42643/7/wood-framing-portugal/#Item_4
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  10.  # 10

    Na prática o que eu vejo lsf fica em conta se fores tu a fazer.... o que vejo na América Sul pagas o cálculo da estrutura e seu desenho depois é só montar
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  11.  # 11

    https://www.facebook.com/groups/52747951266/

    Deixo o grupo la de construção lsf da América do Sul um pouco diferente de como se faz aqui mas da para ter um ideia do led no outro lado
  12.  # 12

  13.  # 13

    https://www.facebook.com/futureng/photos/a.1148664215146420.1073741859.123938944285624/1148664251813083/?type=3&theater

    Esta foi projetada por nós Riscos&Rascunhos. Não só a cobertura mas a todo o edifício.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  14.  # 14

    Já ouviram falar nas soluções "Madremax" da Constálica, S.A. e da sua utilidade?
  15.  # 15

    sim ja fizemos armazéns com madremax, são utilizadas para corresponder a grandes vãos..
  16.  # 16

    Eu andei a ver preços em LSF, os preços para uma casa com área bruta de 155m2 pedem 140 000 a 175 000 +iva. Implicam com telhados por causa das perdas pelos mesmos. Fora vedações do terreno e passeios.

    Pela net lê-se menos 30% que as tradicionais, mas pelos orçamentos que tive é mentira.
  17.  # 17

    Veja construção em ICF
    Esta moradia t2 ficou por 80.000€http://www.conjugamedidas.com/catalog/catalog8.html
  18.  # 18

    Colocado por: zinnaPela net lê-se menos 30% que as tradicionais, mas pelos orçamentos que tive é mentira.


    Mas quem lhe disse que LSF ficava mais barato, enganou-a. Para se meter em sistemas LSF, necessita de empresa de construção que saiba realmente o que faz, e não são muitos no mercado que o fazem. para alem disso necessita caso vá pelo sistema tradicional, de um arquiteto que saiba o que projetar e como projetar para esse sistema, e porpenultimo uma equipa projetista que como o arquiteto saiba as condicionantes que o sistema implica.
  19.  # 19

    As paredes são de 15 cm de betão do sistema duoform .
    A casa tem 15 por 7metros .
    Não acho nada não sou da área estou a informar-me sobre o sistema e comparação de custos e a partilhar.
    Cps
 
0.0192 seg. NEW