Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá bom dia.
    Gostava de saber a vossa opinião sobre um dilema em que nos encontramos enquanto família.

    Comprar terreno e construir, ou comprar uma casa com poucos anos pronta a habitar? O que compensa mais economicamente?
    Nós somos de Setúbal e a viver actualmente num apartamento, embora há vários anos a ponderar a mudança de casa e, aí, surgiu o nosso dilema.
    Para terem um termo de comparação neste momento uma moradia num lote de +- 500m com piscina está entre os 245 000€ e os 280 000€ com uma área rondar os 220m2, enquanto um terreno na mesma zona custa mais ou menos 75 000€.

    Outra questão que gostaria saber é referente aos "mini-muros" pois já vi muros de 1m e eu penso para mim "estas pessoas sentem-se seguras?", no acto da construção não poderei eu fazer um muro com 2m de altura?

    Sendo eu criador de aves as construções de viveiros cobertos para papagaios (em que consiste numa zona de tijolo coberta com gradeamento na parte da frente) contabilizam para a área de construção da casa, tal como o canil? E para efeitos de pagamento de IMI?

    Desde já agradeço a vossa ajuda.
  2.  # 2

    Tudo depende daquilo que pretende fazer caso pense em construir, os extras encarecrem e em muito a obra mas é claro faz a casa e fica a seu gosto, a solução de comprar já feito não se chateia com nada e tem entrada imediata em casa mas limita-se ao que está feito enquanto se fizer casa pode contar com pelo menos dois anos e poderá ficar-lhe mais caro do que comprar já feito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andre Silva
  3.  # 3

    Quanto à opção de comprar usado ou fazer novo, economicamente poderá compensar comprar usado e é um processo mais rápido. No entanto, é boa ideia analisar bem a construção antes, para não ter surpresas desagradáveis no futuro. Pode no entanto ser difícil encontrar algo que vá de encontro ás suas necessidades/expectativas, se tiver requerimentos muito específicos. A oferta é muito dispar, há situações a bom preço mas construtivamente condenadas a longo prazo.
    Quanto a construção nova, pode fazer as coisas conforme as suas necessidades reais, mas são no mínimo uns dois anos de projectos e obras...

    Relativamente aos muros, grande parte dos regulamentos de loteamentos não permite muito mais do que essa altura de muro opacos. E no final até acho que é uma boa opção.
    Temos também que ter a noção que se toda a gente construir muros de 2m de altura, as ruas ficam a parecer campos de concentração.

    Curiosamente, falando recentemente com a proprietária de uma moradia com muros baixos, dizia ela que os seus estavam bem assim e não ia subí-los, porque ao que parece os ladrões na zona preferiam assaltar moradias com muros altos, porque o facto se serem altos não impede que os saltem à mesma, e uma vez dentro da propriedade "sentem-se mais à vontade para trabalhar" porque é impossível serem vistos da rua...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andre Silva
  4.  # 4

    Também me encontro na mesma situação, de morar num apartamento e ponderar mudar.

    A conclusão a que cheguei, pelo menos na minha zona, é que acaba por ficar mais barato construir, tendo a vantagem de poder fazer uma casa adaptada aos nossos gostos. Tendo tempo e um projeto bem feito, acompanhando os custos de forma criteriosa, penso que sairá mais em conta construir de novo.


    A oferta que tenho visto em 2ª mão é muito cara, e acaba por se pedir demasiado por algo que não sabemos como foi construído. A única vantagem desta opção, a meu ver, é o facto de ser uma solução de mudança mais rápida.
  5.  # 5

    Se encontrar um terreno a preco acessivel é melhor construir , fica mais barato e ao seu gosto
    Concordam com este comentário: C.Silva
  6.  # 6

    Colocado por: enf.magalhaesSe encontrar um terreno a preco acessivel é melhor construir , fica mais barato e ao seu gosto
    Concordam com este comentário:C.Silva

    e as dores de cabeça para construir e ter um construtor serio que nao te fuja com o dinheiro?
  7.  # 7

    Dá dores de cabeça mas da muita motivação e satisfação. Agora como tudo tens de ter cuidado com quem te metes
  8.  # 8

    E comprar? Nao da dores de cabeça? O meu vizinho vendeu um terreno a dois gajos , ficou com o dinheiro e desapareceu da vista. Os outros dois ainda andaram em tribunal para saber quem era o dono
  9.  # 9

    Colocado por: tiagotRelativamente aos muros, grande parte dos regulamentos de loteamentos não permite muito mais do que essa altura de muro opacos. E no final até acho que é uma boa opção.
    Temos também que ter a noção que se toda a gente construir muros de 2m de altura, as ruas ficam a parecer campos de concentração.

    Esta imagem é do Luxemburgo, arredores da cidade capital. Conseguem ver algum muro? Eu não vejo e não vi nada de muros por aquela zona residencial. Mas, isto é no Luxemburgo! Por cá seria tudo vandalizado, destruído e, até assaltado.
    Concordam com este comentário: tiago_eco
      Luxemburgo (112).JPG
  10.  # 10

    E a opção de comprar novo com acabamentos à escolha? É uma opção hibrida entre as duas que propoe, foi exatamente o que fiz há 2 meses. Assim, evito dores de cabeça e erros de construção, tempo de construção etc e também acabo por ter a casa personalizada a meu gosto.

    Nota: o construtor é conhecido familiar (o que facilitou o negócio e a confiança em fechar o mesmo).
  11.  # 11

    Colocado por: A. Madeira
    Esta imagem é do Luxemburgo, arredores da cidade capital. Conseguem ver algum muro? Eu não vejo e não vi nada de muros por aquela zona residencial. Mas, isto é no Luxemburgo! Por cá seria tudo vandalizado, destruído e, até assaltado.
    Concordam com este comentário:tiago_eco


    na suiça é igual. nao se usam os muros que eu proprio tive de fazer em minha casa. mas uma pessoa tem de adaptar a construlao ao país e não ao contrario. em portugal é preciso muros de 3m e arame farpado :D
  12.  # 12

    Que exagero... depende das zonas. Na aldeia do meu pai a 30 km do porto durante o dia esta tudo aberto
  13.  # 13

    Colocado por: A. MadeiraPor cá seria tudo vandalizado, destruído e, até assaltado.


    Acha que é um muro com um metro de altura que impede o que quer que seja?

    Realmente o que diz é um exagero...Tudo destruído, vandalizado e assaltado?? Tem uma ideia muito retrógrada e negativa de Portugal, a qual não tem qualquer sustentação.
  14.  # 14

    Colocado por: tiago_ecoem portugal é preciso muros de 3m e arame farpado :D


    Quando não se sabe o que se diz é melhor estar calado. Indique-me uma só casa neste país rodeada de um muro com 3 metros de altura e arame farpado no topo?!
  15.  # 15

    Colocado por: sousa tavares

    Quando não se sabe o que se diz é melhor estar calado. Indique-me uma só casa neste país rodeada de um muro com 3 metros de altura e arame farpado no topo?!


    Estabelecimento Prisional de Aveiro.
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes
  16.  # 16

    Colocado por: A. MadeiraEsta imagem é do Luxemburgo, arredores da cidade capital. Conseguem ver algum muro? Eu não vejo e não vi nada de muros por aquela zona residencial. Mas, isto é no Luxemburgo! Por cá seria tudo vandalizado, destruído e, até assaltado.
    Na China comem cão, cá também devemos comer ? Já agora, na China falam chinês, também devemos mudar a nossa lingua ? Cada macaco no seu galho, se culturalmente cá gostamos de construir muros é assim que deve continuar, vejo muitos estrangeiros a comprar casas em Portugal e não se importam nada que estejam cercadas por muros, se calhar entre eles comparam a habitação portuguesa com a deles e dizem "Em Portugal as casas estão cercadas por muros, cá devíamos fazer o mesmo, dava mais privacidade".
  17.  # 17

    Colocado por: enf.magalhaesQue exagero... depende das zonas. Na aldeia do meu pai a 30 km do porto durante o dia esta tudo aberto

    Na minha também , portas abertas e chave na porta. Ainda assim a casa é murada. Nos tempos em que vivia muita gente por cá, a preocupação por deixar portões abertos, era por causa da entrada.de cães , agora ja há medo de ladrões.
  18.  # 18

    Também tive esse dilema. O que fiz foi visitar muitas casas dentro daquilo que pretendia e em paralelo pesquisei terrenos na zona que pretendia, contactei empreiteiros para aferir quanto me poderia custar a construção e rapidamente cheguei à conclusão que se encontrasse feita uma moradia que fosse ao encontro do que procurava, era a melhor solução: livrava-me das chatisses de construir e não ficava mais caro. Foi o que aconteceu! Encontrei a casa que queria em Azeitao, no bairro que queria, com perto de 4 anos, excelente construção, já cá moro à perto de 2 anos e cada vez estou mais convencido que fiz a melhor escolha.
  19.  # 19

    Colocado por: sousa tavaresAcha que é um muro com um metro de altura que impede o que quer que seja?

    Realmente o que diz é um exagero...Tudo destruído, vandalizado e assaltado??Tem uma ideia muito retrógrada e negativa de Portugal, a qual não tem qualquer sustentação.
    É a sua opinião. Opinião que não partilho.Mesmo pequenos em altura os muros ou grades podem evitar males maiores.
    Quanto à ideia retrógada e negativa de Portugal devolvo-lhe o epíteto.
    Nascido numa aldeia do interior, sou de um tempo em que nem sequer havia fechaduras na grande maioria das "casas" dos mais humildes. Tente fazer isso hoje, os assaltos e pequenos furtos são, nas aldeias, uma realidade que não pode ser ignorada.
  20.  # 20

    Por aqui se encontrar algo que goste é o melhor. Normalmente , o custo do terreno acaba sendo desprezavel.
 
0.0192 seg. NEW