Colocado por: loverscout
isto é que é estranho..... o mais normal no nosso país é nao estarem bem isoladas, ou correctamente bem feito o que leva sempre a perdas....mas pode ser que se inclua no restrito numero de casas isoladas de forma correcta!
Colocado por: JancidoO que é para si bem isolado térmicamente? se conseguir detalhar era melhor, porque avaliações qualitativas (bom, mais ou menos, mau) é diferente de quantitativas (5cm capoto por ex.). Pois o que para muitos pode ser bom para outros pode ser mau... e pode estar aí a diferença.
Se os pisos estão isolados e quanto de isolamento, se os tectos estão isolados e quanto de isolamento, tipo de envidraçados etc..
Colocado por: Schlüter-Portugal
Não querendo fazer conclusões precipitadas, se não será do isolamento nem da bomba de calor será???
Colocado por: jorgealvesPara tira teimas existe um metodo que nunca falha;
Instale um contador de enegia na entrada da bomba de calor, ja tive uma situação em somente depois disto é que descobriram que afinal as bombas das aguas pluviais que deveriam trabalhar de ves emquando afinsl trabalhavam 8 horas por dia, gastando o triplo do que gastava a bomba de calor.
Colocado por: rikjardÉ por isso que me parece ,que investir tanto dinheiro numa bomba de calor e depois só ligar em casos extremos é muito mau investimento.o isolamento é de uma importancia extrema, grande parte dos fundos devia ir para aí
Colocado por: Sergio Rodrigueso isolamento é de uma importancia extrema, grande parte dos fundos devia ir para aí
Colocado por: jorgealvesHuummm, PRH a arrefecer e com consumos exorbitantes, cheira a asneira da grossa,
Recordo me de um caso que apanhei este verao de uma bomba de calor que tem um deposito de inercia com serpentina solar integrada em que a bomba mandava frio para o deposito e os 4 países mandavam calor para o mesmo deposito.
Colocado por: rikjardpode indicar por mp.
Esse pormenores não faço ideia.
Mas sei qual foi a empresa que instalou o sistema.
Colocado por: crapaQual a temperatura da agua num PRH: ida e retorno?depende do sistema considerado mas pode ir até aos 45°C de impulsão com um delta t de 5°C.
Colocado por: crapaSe estivermos a aquecer com lenha essas temperaturas não são facilmente ultrapassáveis? É preciso usar misturadora?com biomassa ou qualquer sistema sem controle preciso e rigoroso de temperatura é imprescindível usar grupo de mistura.
Colocado por: jorgealvesdepende do sistema considerado mas pode ir até aos 45°C de impulsão com um delta t de 5°C.
com biomassa ou qualquer sistema sem controle preciso e rigoroso de temperatura é imprescindível usar grupo de mistura.
Colocado por: crapaComo poderiamos fazer esse controle? Por exemplo, a agua quente do biomassa numa serpentina e a do piso radiante noutra serpentina, dentro do mesmo tanque? e controlar a temperatura do PRH com a velocidade da agua (caudal)? Ou obrigatoriamente usar outro tanque para fazer mistura?a caldeira a lenha ou o que seja aquece uma deposito de agua atraves de uma serpentina e depois essa agua aquecida vai pro piso radiante atraves de uma bomba que faz circular a agua e uma valvula misturadora que limita a temperatura de ida da agua
Colocado por: Sergio Rodriguesa caldeira a lenha ou o que seja aquece uma deposito de agua atraves de uma serpentina e depois essa agua aquecida vai pro piso radiante atraves de uma bomba que faz circular a agua e uma valvula misturadora que limita a temperatura de ida da agua
Colocado por: crapade uma maneira simples a ver se entende
Sim.
O que me faz ainda uma certa confusão é:
O PRH é um circuito fechado. Ou seja, temos a agua toda dos tubos + a agua dentro do tanque, não havendo ar no sistema.
Se temos, por exemplo, 500 litros de agua neste sistema, e a serpentina ao aquecer o tanque, aquece até aos 70ºc, necessitamos da misturadora para baixar para 40ºC.
Esta misturadora vai introduzir agua fria certo? Mas se o sistema está "cheio", para onde vai esta água a mais?
Obrigado desde já e peço desculpa a "noobice" mas gostava realmente de perceber um pouco sobre esta área.
Obrigado.