Iniciar sessão ou registar-se
    • pilav
    • 1 maio 2009 editado

# 1

Boa noite a todos, gostaria de saber, se é obrigatório o uso de aluminio com corte térmico em uma moradia familiar para uso proprio.Carlos Alberto
  1.  # 2

Colocado por: pilavBoa noite a todos, gostaria de saber, se é obrigatório o uso de aluminio com corte térmico em uma moradia familiar para uso proprio.Carlos Alberto

... Carlos não me diga que está a equacionar em não colocar corte térmico nas caixilharias?????

Um abraço

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
  2.  # 3

O problema não é ,não colocar; mas saber se é OBRIGATÓRIO , até gosto de um Iglo ,ou não viava eu no tão apregoado estado de direito?
  3.  # 4

Colocado por: pilavO problema não é ,não colocar; mas saber se é OBRIGATÓRIO , até gosto de um Iglo ,ou não viava eu no tão apregoado estado de direito?

Obrigatório não sei se será, mas com toda a panóplia de regulamentos, duvido que depois com esse tipo de caixilharias consiga obter todas as conformidades a nivel térmico... mas há aqui no fórum maltinha bem habilitada para responder a essa questão.

um abraço

Filipe

http://montedochafariz.blogspot.com/
  4.  # 5

Pois a questão é mesmo essa.
    Não sei como se conseguirá cumprir com o RCCTE, fugindo ao corte térmico.

De qualquer das formas, já ouvi rumores que em nome dos compromissos energéticos vai ser obrigatório o uso do corte térmico dentro de muito pouco tempo.
  5.  # 6

E o meu iglo? vou ter de sair do país?
  6.  # 7

como os restaurantes facturam pouco se pedir uma sopa , vou ser obrigado a comer supremos de faisão com batata duquesa,espargos ao alhinho , trufas negras laminada e para beber, em vez de água, vai se um cova da ursa bem fresco etc. etc.
  7.  # 8

Olhe, eu "peguei-me" com a GaiUrb porque nunca quis nem quero gás na minha casa.

E sabe que mais?
    Sou obrigado a pagar uma instalação que não quero e que me fica algo dispendiosa só porque segundo a lei, sou obrigado e segundo a GaiUrb porque um dia se vender a minha moradia, esta terá de estar preparada para fornecer as condições mínimas de habitabilidade aos novos proprietários.

É uma treta, mas é assim.
    Acredite que nós pagamos e fazemos tudo (ou quase tudo) como eles pretendem.

Legalmente em Portugal não poderá ter um Iglo...
  8.  # 9

Caro 2970713, já me parecia, é assim que funcina o" estado de direito" a dita Demo cracia,o tão falado poder do povo, enfim ,qualquer dia vem um iluminado obrigar, a que para ir de santarem para lisboa, por motivos eclogicos vai ser de barco a remos. ou á vela. Não suporto a obrigatoriedade , volto a repetir no tão badalado estado de direito.
  9.  # 10

pilav o estado de direito é apenas para alguns, para outros é o estado de dever e deveres, ou não estivéssemos nós na Républica Social das Bananas mais conhecida como Portugal, onde tudo se faz e tudo é permitido (principalmente a alguns).

Cumps
  10.  # 11

Mas é, ou não obrigatório?
  11.  # 12

Se a sua casa está em construção, você só tem de cumprir como que está projectado para satisfazer os requisitos do RCCTE.
    Se não o quiser fazer, não o faça, mas depois poderá ter alguma dificuldade em obter o certificado energético.
  12.  # 13

Não está em construção só quero saber se é obrigatório, dec/lei e qual. Muito obrigado.Carlos Alberto
  13.  # 14

Penso que não seja obrigatório.
  14.  # 15

Amigo pilav, não deve ser difícil de entender que as normas que regulam obrigatoriedades não podem ser retroactivas.
    Como tal, se não esta a construir, qual é o seu problema?

As novas construções é que são obrigadas a cumprir com requisitos mínimos de certificação energética que "devem" ser levadas a cabo na edificação.

Você ao pedir um regulamento ou decreto, parece mesmo que gosta desse estado de direito que tão apregoa...
  15.  # 16

caro 2970713 não estou a construir mas vou , de qualquer modo, gostode estar a par da lei e como estive 30 anos fora do continente português, e acho tudo bem diferente da região onde vivi ,Ilha das Flores e Corvo -Açores. Faz-se construção, mas nada funciona como vejo por estas bandas,O free..... ainda não chegou lá, é diferente, um bem haja pelo vosso exclarecimento. Ah!.. é mesmo a parte mais Ocidental Europeia. Cheguei lá com barba negra ...e regrecei com ela branca, com muitas diferenças entre cá e lá, razão pelo facto das minhas prováveis perguntas estupidas.Carlos Alberto
  16.  # 17

Oh pilav, eheheheh, não ma lembro de lhe ter dado uma boleia nalguma das minhas chalupas, mas como você diz já foi á muito e a memória já vai falhando.

Foi só uma brincadeira companheiro e não interprete de outra forma.

Cumps
  17.  # 18

De forma alguma , mas 30 anos fora e nestas belas ilha ,onde tudo é diferente sou obrigado a fazer perguntas estupidas. cumprimentos.carlos Alberto
    • VMC
    • 3 maio 2009

# 19

Se for uma construção nova, com projecto com entrada posterior a 1/7/2008, salvo erro, terá que respeitar o novo regulamento térmico de edifícios, o RCCTE, DL 80/2006.

Já o lí à algum tempo, e já não me recordo, só me lembro que é fastidioso, no entanto parece-me que não obriga ao uso de alumínio com corte térmico, no entanto, obriga a determinados índices de isolamento, isto falando de uma forma simples, entre os quais se incluem as janelas. Penso que uma janela normal de alumínio sem ruptura térmica nunca cumprirá o mínimo, pelo que indirectamente é obrigado a usar. Se não quiser? muito provavelmente o projecto não cumpre o regulamento e não é aprovado. Se não cumprir o projecto? Pode ser que passe, mas se não passar não queria estar nos seus sapatos...
  18.  # 20

A questão aqui não passa bem por aquilo que você quer saber, pelo que entendo.

A questão aqui é que não sendo obrigatório, você pouparia algum nas caixilharias, e como nós sabemos como este país funciona, não é preciso ser obrigatório algo, para logo a seguir o penalizarem de alguma forma, ou seja aquilo que pouparia nas caixilharias, iria depois ser penalizado no certificado energético.
    Não que fizesse mossa no seu dia a dia, mas se de alguma forma ou por qualquer outro motivo amanhã resolvesse vender, perderia muito mais do que o valor das janelas se estas fossem em corte térmico.

É apenas isto que julgo que lhe estarão a transmitir, primeiro pelo seu conforto e porque é você que lá vai viver, e depois pelo amanhã se quiser vender.
    No entanto se entender colocar qualquer outra coisa julgo que pode colocar, basta que esteja definido no projecto.

Você sabe que Portugal é farto nestas coisas, no não é obrigatório mas se não meter como eles querem não tarda muito ainda teremos aí alguma coisa a penalizar quem não tem janelas com cortes térmicos, quem não isolou devidamente a casa (isto sejam novas ou a cair de maduras), etc etc, basta alguém que esteja no poleiro ir ao WC e lembrar-se de uma destas (como tamos em crise á que fazer o pessoal gastar dinheiro para ver se a economia mexe e o dinheiro troca de mãos, com a consequente colecta de impostos sobre isto).

Até aqui deixou-se construir de qualquer maneira, agora há que fazer quem comprou alargar os cordões á bolsa e fazer este tipo de obras.
    No entanto, não se lembram de alterar as leis do condomínio, por forma a que prédios que necessitam justificadamente de obras, estas serem feitas obrigatóriamente, e não ir lá passar umas multazecas conforme acontece e tudo permanece na mesma, porque uns não pagam condomínio, outros não têm dinheiro, e como se sabe 99.9% dos prédios não têm dinheiro para avançar com essas obras sem quotizações extra.
    Neste país só se lembram é de como lixar (com um F grande) o contribuinte para financiar lobbys, e mais não digo...

Cumps

0.0160 seg. NEW