Colocado por: SkinkxPara 5/6 metros? Na maior parte das vezes a vigota simples até resolve, tudo depende das cargas e controlo da flecha, mas aí não é ser vigota simples ou dupla que resolve.
Colocado por: riscos
Ai sim para lajes de pisos.hum não me parece, até porque para lajes com vãos de 5 ou 6m está no limite do vão para lajes aligeiradas!!mas nada que shinks fazendo umas continhas possa demonstrar como.
Colocado por: riscosfazendo uma verificação rápida, um vão de 6.00m, laje de vigotas com 20 de espessura...secalhar o skinkx faz com menos;) sobrecarga de habitação, com carga permanente de 1.5knm2 com paredes interiores..... Da uma laje 3P3-38*16-20, ou seja 3 vigotas paralelas do tipo P3- com abobadilhas de 38 cm largura, laje acabada de 20cm, explique-me lá como faz uma laje de 6.00m de piso com uma vigota, para eu aprender qual é o truque...
Colocado por: SkinkxPor exemplo, com vão de 6 metros e com as cargas que indiquei acima consigo encontrar no catálogo do fabricante que estou a usar uma laje com altura de 30 cms que verifica o dimensionamento e com vigota simples, só tenho que ajustar a largura da abobadilha e reduzi-la para 32 cms, porque se não o esforço transverso trama-me na curva... :-)
Colocado por: Pedro Barradasaumentem a armadura da lamina de compressão....
Colocado por: Picareta
Pormenores dos apoios é que nicles !!!
Sérgio, peça lá os pormenores para o apoio das vigotas nas vigas rasas sff.
Colocado por: sergio_pintasColocado por: Picareta
Pormenores dos apoios é que nicles !!!
Sérgio, peça lá os pormenores para o apoio das vigotas nas vigas rasas sff.
Colocado por: sergio_pintasEntão as vigotas não pousam em cima das vigas?