Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    esta eu desconhecia.. pensava (jurava a pé juntos!!!!) que o termo correcto é co-proprietário... mas:

    Comproprietário é o mesmo que co-proprietário. Trata-se de «que ou aquele que usufrui com outrem a mesma propriedade»
    [fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora]
  2.  # 22

    Comproprietário é aquele que participa. O termo participa, neste caso, significa PARTIÇÃO. Lamento que a língua portuguesa, não seja acessível a todos, mas apenas a alguns que realmente se interessam por ela. Gosto de me distinguir, sem ofensa claro, dos asnos. Até sempre. [email protected]
  3.  # 23

    COMPROPRIETÁRIO, CO-PROPRIETÁRIO...
    Estou confuso, e a minha dúvida é a seguinte:
    - se eu tiver 50% de um prédio de apartamentos sou PROPRIETÁRIO, COMPROPRIETÁRIO ou CO-proprietário?
    - se eu tiver 50% dos apartamentos de um prédio sou PROPRIETÁRIO, COMPROPRIETÁRIO ou CO-proprietário?

    O que me baralha ainda mais é que o grande Dicionário da Língua Portuguesa de Cândido de Figueiredo (10.ª edição, Livraria Bertrand-Lisboa) TAMBÉM escreve (tal como o da Porto Editora):
    * COMPROPRIETÁRIO, O que participa de uma propriedade com outrem.
    * CO-PROPRIETÁRIO, O mesmo que comproprietário.

    Já agora: PARTICIPAÇÃO e PARTIÇÃO têm significados e origens latinas diferentes (participare / partire).
  4.  # 24

    bem .. uma coisa é certa de facto por vezes leio aqui coisas relativamente a valores apresentados aqui por pessoas que se sao baratos é porque as coisas nao prestam se sao caros jesuss lol ou seja eu penso que muitas das x os preços variam segundo as zonas alias penso nao, tenho a certeza . e nem sempre é a qualidade . depois tb é uma realidade que ha os que ao orcamentar querem lucrar 100 e os que se dao satisfeitos por lucrar 50 . eu por exemplo estou a construir casa posso vos dizer que a minha casa e uma moradia toda res do chao com pe direito de aproveitamento de sotao ja com as divisoes feitas, a minha moradia tem cerca de 280m2 mais anexos k churrasqueira e garagem. chave na mao fica me em 124.700€ relativamente a qualidade de construçao eu conheço N de construçoes feitas pelo emp e sao de excelente qualidade. por vezes nem sempre o barato é mau . neste valor atençao nao esta incluida mobiliario de cozinha e nem muros de vedaçao.
  5.  # 25

    Isto da internet é um mundo deveras complicado, para quem não conhece como isto funciona... Como já tenho muita experiência de outro forum, já sei do que a casa gasta...

    Existem os utilizadores assiduos, que tendem a aprender com a comunidade e vão melhorando os seus conhecimentos, tipicamente divulgam muita informação e tentam ser exactos e rigorosos.
    Existem os utilizadores ocasionais, que entram num determinado tópico (tipicamente, contrariando a corrente de opinião), discutem, ficam amuados e vão-se embora... Outras vezes passam a ser utilizadores assiduos
    Utilizadores que apenas lêem e pouco participam (por vezes são uma parte considerável)
    E depois temos aqueles que são os da classe mete-nojo. Entram, fazem confusão, não dão informação util, são arrogantes e não se vão embora...

    Este forum, tal como todos os outros, tem de todos.

    Focando no tema, em que afirma que somos mentirosos.... é a sua opinião! Eu acho que existem comentários muito elucidativos!

    Eu sei quanto custa fazer uma determinada obra legalmente e também sei como se consegue determinados valores, basta esquecerem-se de pagar aos fornecedores, de pagar a Segurança Social, de fazer vista grossa à segurança e aldrabar clientes que têm a mania que sabem muito, como se soubessem mais do que pessoas que vivem disto.


    Isto é uma realidade, para quem diz que tem preços de 400€ m2...

    Quanto aos preços discutidos... não comento. Apenas posso comentar aquilo que sinto do meu caso.

    No meu caso, o que posso dizer é que não me importava de pagar mais pelo projecto de arquitectura/especialidades. Desde que isso me evitasse alguns problemas que tive pelo caminho... (entretanto praticamente todos resolvidos...)

    Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  6.  # 26

    Colocado por: domusnostrumComproprietário é aquele que participa. O termo participa, neste caso, significa PARTIÇÃO. Lamento que a língua portuguesa, não seja acessível a todos, mas apenas a alguns que realmente se interessam por ela. Gosto de me distinguir, sem ofensa claro, dos asnos. Até sempre. [email protected]


    Certamente domusnostrum encontrará tempo, no meio da sua contínua luta para se distinguir dos asnos, para nos esclarecer, de uma vez por todas, quais as normas do nosso ordenamento jurídico que regem essas figuras da "compropriedade" e da "co-propriedade".
    Assim, ganhamos todos...
  7.  # 27

    Boas,

    Eu não tenho a ceretza do que vou dizer, mas não querendo dar razão ao domusnostrum, até porque pelos vistos nem sabe explicar as expressões que coloca, penso que há uma determinada diferença entre compropriedade e co-propriedade e essa diferença é no foro juridico. Uma delas (compropriedade) é quando 2 ou mais sujeitos possuem um mesmo bem num estado indivisivel actual, ou seja, que para que cada um fique com a sua parte terão de a dividir em partes correspondentes e o exemplo disto são os bens adquiridos dum casal: são dos 2 mas apenas em caso de divorcio se dividem (comproprietários); a outra é exactamente o mesmo, mas num estado dividido, não havendo necessidade de se efectuar uma divisão para que fique cada um com a sua parte... os tempos do meu estudo sobre estas coisas já lá vão, mas tenho quase certeza disto.

    Desculpem se disse uma "bacurada", mas vou tentar ter a certeza disto.
  8.  # 28

    Boas

    Dicionário Houaiss(Instituto António Houaiss de Lexicografia):
    comproprietário: o mesmo que condómino
    coproprietário: relativo a ou o mesmo que condómino

    cumps
    José Cardoso
  9.  # 29

    Colocado por: raquel.jmaBoas,

    Eu não tenho a ceretza do que vou dizer,mas não querendo dar razão ao domusnostrum, até porque pelos vistos nem sabe explicar as expressões que coloca, penso que há uma determinada diferença entre compropriedade e co-propriedade e essa diferença é no foro juridico. Uma delas (compropriedade) é quando 2 ou mais sujeitos possuem um mesmo bem num estado indivisivel actual, ou seja, que para que cada um fique com a sua parte terão de a dividir em partes correspondentes e o exemplo disto são os bens adquiridos dum casal: são dos 2 mas apenas em caso de divorcio se dividem (comproprietários); a outra é exactamente o mesmo, mas num estado dividido, não havendo necessidade de se efectuar uma divisão para que fique cada um com a sua parte... os tempos do meu estudo sobre estas coisas já lá vão, mas tenho quase certeza disto.

    Desculpem se disse uma "bacurada", mas vou tentar ter a certeza disto.


    Eu penso que esteja completamente correcta no que referiru. O termo compropriedade é muito familiar para mim, dado que contrui uma moradia bifamiliar em regime de compropriedade. Só depois de ter a PH e a licença de habitabilidade e após a escritura de divisão com permuta deixei de ser comproprietário. Agora a minha dúvida é em relação à diferença entre compropriedade e co-propriedade.

    Cump.
    Lucilio
    Penso que es
  10.  # 30

    Colocado por: LucilioSó depois de ter a PH e a licença de habitabilidade e após a escritura de divisão com permuta deixei de ser comproprietário. A


    Se está em PH, continua a ser comproprietário das partes comuns..
  11.  # 31

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: LucilioSó depois de ter a PH e a licença de habitabilidade e após a escritura de divisão com permuta deixei de ser comproprietário. A


    Se está em PH, continua a ser comproprietário das partes comuns..


    Exactamente amigo. Tinha-me esquecido desse pormenor, existem partes comuns na moradia, a garagem por exemplo. Ainda continuo comproprietário das partes comuns. Não sou comproprietário da fracção do rés-do-chão porque foi feita a divisão e permuta.

    Obrigado
    Lucílio
  12.  # 32

    Batista?
  13.  # 33

    ò meu amigo, se você não nasce-se , teria de ser inventado...
  14.  # 34

    Colocado por: O TROLLBatista?


    Colocado por: nbastosò meu amigo, se você não nasce-se , teria de ser inventado...


    LOL
  15.  # 35

    Se verificarem no preenchimento do Modelo 1 do IMI no campo I, nº 3 (tipo de titular) aparece várias opções:
    1- único propriétario
    2- compropriétario
    3- usofrutuário
    4- superficiário

    Não existe a copropriedade.

    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/107F5650-22CC-4762-8912-44B44AD7F107/0/IMI_MOD.PDF
  16.  # 36

    Não me quero meter em conversa de veteranos mas pelo menos este tópico até teve a sua graça.
    Não me falem é de evolução da humanidade como se ela vivesse ou alguma vez tivesse vivido de boa saúde... Metam lá os vossos conceitos ideológicos no bolso (peço eu) se não apareço eu e parto a loiça e isto aqui não me parece que seja para falar de política. Prefiro falar de bola...
    :-)

    Cumprimentos

    PS: vocês falam tanto (salvo seja) que depois um gajo já não sabe onde param os tópicos... calem-se um bocado
  17.  # 37

    A cadela do vizinho teve 6 caes e ninguém me avisou?????
    Bom,agora quanto ao resto de um comentário que se previa nada interessante,uma vez que ao que me pareçe,ninguém dissertou acerca do custo da sua tao modesta habitaçao e do seu tao modesto empreiteiro,atrevo-me a dizer-lhe e lamento se o tom nao é o mais apropriado,que o empreiteiro que me deu o orçamento mais "barato" tinha um mercedes "novinho em folha" e que um dos empreiteiros absurdamente caro tinha exactamente um...."opel Astra",será que poupou no seu orçamento para colocar a mao e ,salvo seja,todo o resto ,no meu????????
    O que quero dizer com tudo isto,é que apesar de me ter registado á pouquissimo tempo,verifiquei que as pessoas quase em geral,utilizam este forum para aceder a informaçoes que nao lhes sao acessiveis e uma vez que por aqui existe todo o tipo de experiencias documentadas,é natural que todos os que aqui andam(salvo raras excepçoes)ponham e queiram ver todoas as suas duvidas dissipadas.
    Atentamente

    Paula

    P.S Continuo a achar que o seu vizinho é um sortudo!!!
  18.  # 38

    Gostaria de fazer um reparo ao meu comentario anterior,foi um erro crasso achar que era o seu empreiteiro e nao o seu arquiteto detentor de um opel astra,mas a ideia ficou e espero que tenha entendido........os meus arquitectos levaram-me a soma exorbitante de 3700 euros+iva e têm um volvo .....e um mercedes e........bolas,possivelmente paguei o que nao devia!!!


    Atentamente


    Paula


    P.S. Poderei,eventualmente,fazer uma colecta de donativos para que o seu vizinho alimente os cachorrinhos!!
  19.  # 39

    Eu conheço...eu conheço!!......lembrei-me agora...morreu debaixo dos escombros de uma moradia "novinha em folha"construida por ele e com os melhores materiais!!hehehehe

    Paula
  20.  # 40

    Se vai falar da bola,concerteza que ninguém poderá falar na evoluçao humana...talvez,passemos a falar em estagnaçao intelectual!(admita que este termo foi muito bem escolhido!!)
    Já agora e apesar deste fórum nao ser adequado a este tipo de questoes.......qual é a força que impele 22 tipos a correrem durante 90m atrás de um pedaço de couro ??????
    O ser humano é deveras estranho!!..hehehehe

    Paula

    P.S. E.T come Home!!
 
0.0222 seg. NEW