Colocado por: manelvcUma pergunta João, este acabamento não "puxa" muito a junta? Pelo menos a cor da junta vem muito mais ao de cima depois de envernizado comparando com depois de afagado
Colocado por: ClioIIQue ferramenta usa para limpar aquelas juntas sem danificar o taco, João?
Colocado por: FraFurQue belo thread, tanta informação útil. Parabéns João.
Já agora, posso fazer-lhe uma pergunta? Costuma utilizar decapantes para remover manchas entranhadas na madeira ou o processo de afagamento acaba por remover todo este tipo de manchas? As manchas em questão estão localizadas num soalho de pinho em tábua corrida com mais de 100 anos. Já estive a experimentar lixar ligeiramente as respectivas zonas, com lixa de grão 80 (não insisti muito para evitar causar pequenos desnivelamentos), mas elas não desaparecem.
Colocado por: FraFurObrigado pela amabilidade João.
Se quiser coloco aqui as fotos. Ou prefere que envie para o respectivo email?
Colocado por: FraFurDeixo-lhe então aqui as respectivas fotos. Este andar esteve arrendado durante vários anos/décadas a uma inquilina que faleceu recentemente e que teve vários animais de estimação. O soalho do corredor é o que está em pior estado, sem qualquer tipo de verniz ou protecção. Já estive a fazer pequenas experiências e apesar do soalho estar muito sujo a maior parte da sujidade sai facilmente utilizando lixas de grão 160. O maior problema são estas manchas mais notórias que encontrei.
Como por ex esta mancha que está localizada na extremidade de uma das tábuas junto ao rodapé. O rodapé fica anexo à casa de banho. Já tive aqui um canalizador e ele diz que esta mancha foi causada por uma infiltração.
https://postimg.org/image/74jjrunjd/
Estas duas, que são bem visíveis nas extremidades da tábua do meio, estavam por baixo de um daqueles radiadores antigos que tinha uma fuga de óleo. Lixei ligeiramente as manchas com uma lixa de grão 80 mas como vê as duas manchas ainda são bem visíveis.
https://postimg.org/image/fmqh3psqt/
Aqui não utilizei nenhuma lixa. Agarrei numa escova de unhas e um alguidar com água e pó Rex, esfreguei, e como pode ver, apesar da maior parte da sujidade ter desaparecido, as manchas continuam lá.
https://postimg.org/image/3kp2lw7vf/
https://postimg.org/image/4o96xusij/
https://postimg.org/image/mfktcb7x7/
Mais três
https://postimg.org/image/byulfzonx/
Estas já não são manchas, são pequenas marcas tipo "dentadas". Estas fotos são do soalho de uma outra divisão. O soalho está cheio delas. Também pode ver o tamanho destas juntas..
https://postimg.org/image/if6beftfx/
https://postimg.org/image/u5ou9kbm5/
Enfim, eu ainda estou a avaliar os danos e a tentar perceber o que ei de fazer, pois ainda não decidi se ei de arrendar novamente ou não. Estou a ver se consigo resolver isto sozinho pois os orçamentos para um afagamento são bem puxados.
Colocado por: QuintazCaro João Dias,
Muitos parabéns pelo seu excelente trabalho. Estou a construir casa e estou agora na fase de seleccionar especialidade de carpintaria. Os móveis e portas são todos em lacado, mas contudo estou a abordar-lo por causa do soalho onde já percebi que é especialista de qualidade. Vou ter soalho colado sobre piso radiante. A escolha da Madeira recaíu sobre a afizélia pela sua grande estabilidade embora não seja própriamente a nossa Madeira favorita. Contudo a minha pergunta é sobre o tamanho das réguas e o método de colagem. Pretendíamos réguas compridas mas para piso radiante se calhar não convém abusar muito certo? A outra questão é sobre as colas, qual é a melhor cola do mercado? Tenho um pouco de receio das colas sobre o piso radiante, não tanto pelo sua resistência mas mais pela potencial libertação de químicos gasosos uma vez que o piso radiante trabalha a cerca de 30 graus o que deve facilitar a libertação desses químicos. Tem alguma informação sobre este assunto?
Obrigado
Colocado por: Anonimo88Eu tenho seguido o topico ! e este comentario é para depois ver nos "Meus Comentarios", e me lembrar do nome de Joao Dias qdo precisar, por causa dum chao um bocado para o antigo :)