Colocado por: Mk PtEssa configuração, com quartos minimamente generosos em dimensão + I.Sanitária, a nascente, vai sempre exigir muita área de circulação e criar grandes corredores.
Quartos a poente não tem mal nenhum.
Colocando 2 quartos a poente - o ultimo pode dar para os 2 lados - ficaria todo o projecto muito melhor resolvido, encurtando corredores/áreas de circulação.. e também evitando a parvoíce da lavandaria ter de ser interior [que mesmo que seja só para lavar roupa é sempre melhor ter janela/porta], porque com a configuração actual também é criado aquele espaço 'interior' sem iluminação, onde está a lavandaria/escadas/despensa.Concordam com este comentário:mhpintoEstas pessoas agradeceram este comentário:rikjard
Colocado por: mhpintoJá viu isto?
https://forumdacasa.com/?CommentID=921844
Claro que, entre outras, tem a grande diferença de só ter uma suite - o que eu aprovo a 100% e no seu caso resolvia-lhe muitos problemas - mas se calhar pode tirar daqui ideias, a mim parece-me bastante mais funcional que a sua. E tem duas portas para a cozinha como eu sugeri;)
Edição: Assim muito de repente, onde está a garagem mete o escritório e as escadas, passa a garagem para ao pé da sala como tem na sua e já está!Estas pessoas agradeceram este comentário:rikjard
Colocado por: rikjardEdição: da garagem entra-se para a sala?
Colocado por: mhpinto
Na planta do agah? Não, tem o hall de entrada entre a sala e a garagem. Um de nós os dois não está a ver bem a coisa.
Colocado por: rikjardEntão acha que devo trocar a garagem com o escritório certo?? É que disse "passa a garagem para ao pé da sala como tem na sua e já está!", não compreendi esta parte
Colocado por: rikjardEstive reunido com o arquitecto, agora vai apresentar uma solução em que a zona dos quartos será do outro lado, ou seja o corredor estará na parte interior do L ou invés de ser da parte externa.
A cozinha já fica mais próxima dos quartos e garagem. O corredor do hall irá ficar muito mais pequeno.
Colocado por: Mk Pt
Esta solução, minimamente bem trabalhada, é a melhor.
Como eu já tinha referido. :)
Dois dos quartos para o outro lado, a poente, não tem mal nenhum e permite optimizar bastante os espaços de circulação e, com isso, também a vivência dentro da casa.
Pode pensar colocar algum elemento [parede/muro/pala agarrada a parede do lado norte/ .... etc ] no alinhamento da parede norte do escritório ou algo assim, que proteja [de ventos dominantes, se for o caso] a parede poente, se alguns dos quartos ficar voltado para esse lado.
Claro que isto tem que ser ponderado/trabalhado pelo seu arquitecto, a forma, dimensão e posição de criar essa protecção, e se é possível realmente criar a mesma.
Mas também se não o for, pelo menos com vegetação/árvores pode fazer essa protecção.
Colocado por: rikjardOs quartos ficam para nascente! O módulo destes é que fica no lado oposto.
Colocado por: rikjard
Os quartos ficam para nascente! O módulo destes é que fica no lado oposto.
Colocado por: Mk Pt
Mas assim, segundo o que referiu, perde a melhor vista na zona social [sala/cozinha] e no espaço exterior.
Mas, claro, poderá não ser mau, consoante os ventos dominantes, o terreno em si e à volta, assim como eventuais habitações e vegetação à volta, só com base numa planta é difícil dizer.Concordam com este comentário:rikjardEstas pessoas agradeceram este comentário:rikjard
Colocado por: enf.magalhaesMuito melhor assim.mas a cozinha esta pequena. Falta ali mais 5 metros quadrados de largura. As escadas sao para baixo? Se forem so para baixo... se calhar... Ja sei que nao gosta de openspace, mas se fosse open space as escadas ficarem entre a cozinha e a sala e com guardas de vidro à volta ... fazia uma separação do espaço mas obtinha uma sensação de maior grandeza. O no da suite entre wc e closet esta para o apertado ( pelo desenho) . Mas gosto muito mais que o primeiro.
Colocado por: enf.magalhaesPara cima ? Tem mais quartos para cima?