Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Colocado por: Luis K. W.Correcção: a Becas RETORNOU ontem a Lisboa e pernoitou... no AEROPORTO!
    Esta manhã ainda lá estava. Mau começo de viagem.
    mas qual foi a causa ?
  2.  # 162

    Causa: "mau tempo no canal", digo, no Faial.
  3.  # 163

    Colocado por: Luis K. W.Causa: "mau tempo no canal", digo, no Faial.
    e eu a pedir chuva para são Miguel !!!!
  4.  # 164

    Como eu, cá no continente!
  5.  # 165

    Conforme disse, passei 14,5 dias nos Açores (11,5 na Terceira, 3 em S Jorge).

    VOOS
    Os voos (Lisboa-Terceira-Lisboa) correram extremamente bem, com chegadas ao destino mais cedo que o previsto - ao contrário da Becas.
    Os voos foram marcados com 4 meses de antecedência.

    BARCOS
    Quanto aos barcos, no percurso Terceira - S.Jorge ia tendo um percalço porque (o enorme "Santorini") estava esgotado! Felizmente, havia outro barco a fazer o mesmo percurso no mesmo dia (o que É RARO), só que partia de Angra do Heroísmo em vez de Praia da Vitória. Como são a uns 25km uma da outra, nem houve problema. (custo: 32,00 eur/pessoa cada viagem).

    ESTADIA
    Na Terceira ficámos na casa da família da minha mulher - que tem vista suberba para o mar, vendo-se as ilhas de S. Jorge e da Graciosa!
    Em S. Jorge alugámos um excelente T2 completamente equipado no "Cantinho das Buganvílias" (t. 295432271; ver na net!), perto de Velas, através do Booking.com. Um espaço lindíssimo, com piscina com vista para a ilha do Pico. O proprietário, sr Bráulio, foi inexcedível (até nos foi buscar pessoalmente ao porto de Velas). 3 noites, para 3 pessoas (em Agosto) por 375,00 euros. Nota: tinha 4 camas. Marcámos esta estadia com 3 meses de antecedência, e reconfirmei tudo com o sr da recepção (Max) umas semanas antes de partirmos. O pequeno-almoço era servido no restaurante - que tem uma vista espectacular sobre o mar, Pico, e Velas - custava 5,00 eur/pessoa, e... podíamos estar a comer das 8h00 às 10h00 sem parar. :-)

    VISTAS
    - na TERCEIRA, absolutamente fantásticas.
    Recomendo, para quem gosta de geologia, o Algar do Carvão e a Gruta do Natal (um bilhete duplo, 8euros; tel. 295403800), e passear pelas Furnas de Enxofre. Subir ao pico mais alto da ilha. Passear de automóvel na Reserva Florestal da Serreta, e dos Mistérios Negros. Mergulhar nas piscinas naturais de Biscoitos (água do mar a 25º). Dar duas ou três voltas à ilha de automóvel. Percorrer a cidade de Angra do Heroísmo (e, ok... a Praia da Vitória), e seus jardins e igrejas, a pé, durante pelo menos um dia. Não esquecer de subir ao Monte Brasil (frente a Angra)!
    Assistimos a uma "ferra" (marcação de gado), e a uma tourada à corda (em Agualva, onde ninguém se aleijou, nem os 4 touros).
    - em SÃO JORGE, verde-flores-mar-verde-flores-mar-verde-flores-... Inacreditável! As cidades são menos bonitas que na Terceira, mas as paisagens são ainda mais fantásticas.

    COSTUMES
    Todas as pessoas são educadíssimas e respeitadoras. Estive umas 4 horas na "Tasca Ajudem o Arsénio", em Agualva-Terceira, a comer torresmos, morcelas, minis, e a assistir à tal tourada à corda. Tirando a minha mulher aquilo era só (uns 30) homens de bejeca na mão. E durante todo esse tempo não ouvi um único palavrão (nem sequer um palavrãozinho) e nem uma palavra desrespeitosa!
    Os terceirenses estão sempre na paródia uns com os outros! Só se ouvia gente a rir e a largar piadas de manhã à noite!

    COMES
    Recomendo *todos* os restaurantes em que abanquei.
    Na Terceira:
    "Rota das Indias" (t: 295215075, R da Rocha junto ao porto, Angra do Heroísmo), em que fomos servidos por uma sorridente sósia da Charlote Rampling em mais nova. As entradas são deliciosas. Os pratos são tradicionais e praticamente gourmet.
    "Ti Choa" (na Serreta, tel.: 295906673) em que fomos servidos pela Delisa.
    "Beira Mar" (na Canada do Porto, São Mateus - perto de Angra - t: 295642392), onde comemos Cracas (1,00eur/cada bico grande), Lapas, peixe Boca Negra, (peixe) Lírio, etc. e estava tudo excelente. Para quem gosta de percebes, aviso que as cracas são no mesmo estilo só que MELHORES.
    "Caneta" (em Altares, tel. 295989162), que tem duas versões. No r/ch comidas mais em conta, snaks, hamburgueres açoreanos - bastante barato e que vale a pena experimentar! - e no 1.º andar um restaurante mais elegante. No r/ch comi "cracas" a 0,60eur/cada.
    "Sandoxa" (R Direita 22, em Angra, 295218427), para quem quer uma refeição económica e rápida tipo "pans & Cia", mas MUITÍSSIMO melhor.
    "Lava Preta" em Biscoitos, para quem gosta de Bifes (ou filetes de Abrótea).
    "Bar do Abismo" (na zona das piscinas de Biscoitos), para quem gosta de beber um copo a ver o por-do-sol à beira-mar
    Quando fomos "à praia" (piscinas de biscoitos) parávamos antes na padaria "Delia Martins" onde nos abastecíamos de sanduíches mistas para o dia (a 0,60 eur/cada!) e de pão o pequeno-almoço do dia seguinte. Se fosse sandes mista com queijo "S. Jorge" era a 1,00 eur/cada. Uma bica fica a 0,50 eur.

    Em S. Jorge:
    O restaurante do "Cantinho das Buganvílias", a comida era excelente e o ambiente (e vistas) formidável (entradas, 3 pratos, água, sobremesas: 45,00eur/3 pessoas). Uma garrafa de "Frei Gigante" branco, do Pico, custou 15,00 eur (não incluído nos 45,00).
    "O Amílcar" na Fajã do Ouvidor, em Norte Grande (tel.: 295417448) (A NÃO PERDER as deliciosas ameijoas!!! 1kg para 3 pessoas: 30,00 euros)
    "O Açor", restaurante e pizzaria com esplanada, muito turístico, (mas) ambiente muito agradável. No Largo da Igreja em Velas, perto do porto (tel: 295432463). Foi onde comi a melhor "francesinha" (açoreana) da minha vida.

    BEBES
    Muito bom o vinho do Pico. O "frei Gigante" branco não é nada mau. Gostei muito de um tinto ("Farias"? Se me lembrar, colocarei aqui).
    Atenção que a Terceira deve ser o local do país em que se bebe mais cerveja/minis per capita!

    OUTROS
    1.- Ver baleias e golfinhos. Tivemos sorte. Em cerca de 3 horas vimos 3 famílias de golfinhos de 3 raças completamente diferentes (e eu nunca tinha visto roazes daquele tamanhão!) e cruzámo-nos de muitíssimo perto com 2 famílias de baleias. O Biólogo que nos servia de guia (Breno, da "Ocean Emotions", Angra do Heroísmo, tel. [Soraia]: 295098119; 967806964) estava entusiasmadíssimo porque, em 7 anos, nunca tinha estado tão perto daqueles tipos de baleias. Custo 45 eur/pessoa (tivemos desconto por que o aluguer do carro dava um voucher de 10%)
    2.-Visitar uma fábrica de queijo. Fomos à União de Cooperativas Agrícolas de Leite de S.Jorge, na Beira (perto de Velas; tel. 295438377). Paga-se 1,50 eur, mas VALE a pena.
    3. Trilhos turísticos na Terceira. Há alguns fantásticos para quem gosta de caminhadas, mas só tivemos tempo de passear a pé pelo da Serreta (e de carro pelo dos Mistérios Negros).
    4.- Aluguer de carros: alugámos, com 4 meses de antecedência, o mais barato que havia (Fiat Panda). Andámos 1300km na Terceira. Alugámos outro carrinho-de-linhas para 2 dias completos em S. Jorge. O preço foi (carote!) o mesmo: 40,00 eur/dia.

    RESUMO:
    A repetir. Sem falta! E depressa antes que estraguem aquilo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, two-rok, Picareta, rafaelisidoro, Sabrina, ktm333, Bricoleiro, C. Lobo
  6.  # 166

    Comecei o tópico...mal seria não fazer um breve relato da minha viagem.
    Como o Luis K. W. informou, a viagem começou mal...a aterragem estava prevista para as 17.40 do dia 17, mas a má visibilidade levou a que o piloto decidisse desviar para a Terceira. Foi o único voo que não aterrou nesse dia... Na Terceira fomos pessimamente tratados pela Sata, com mentiras atrás de mentiras - começaram por dizer que voltávamos a Lisboa com hotel pago e voo de regresso às 7.00, depois o voo de regresso afinal era às 9.20...os ânimos foram-se exaltando até que embarcámos perto da meia noite (hora local), para chegar ao aeroporto de Lisboa às 3.00 e ter uma fulana a dizer que não havia hotel nenhum e iriam fazer o check-in às 5.00...a saga não termina aqui, porque com um cartão de embarque para as 9.20 o voo não aparecia em lado nenhum nem ninguém sabia porque aparecia um voo com o mesmo código às 11.00. Acreditem que foi muito, mas mesmo muito mau...(re)descobri o meu lado mais reivindicativo e com a colaboração de mais alguns indignados passageiros lá partimos cerca das 10.00, à frente do voo regular das 8.00...

    Agora a parte boa, que foi tudo o resto!

    No Faial, fizemos a volta à ilha com paragem nos principais pontos turísticos. Ficou na memória a incrível caldeira, que obrigou a uma 2ª viagem porque na 1ª tentativa o nevoeiro não deixou ver nada. Pena foi não ter podido fazer a rota pedestre à volta da caldeira, mas o tempo perdido no voo teve as suas consequências. Gostei também muito de visitar o vulcão dos Capelinhos e o centro de interpretação - vale a pena ir com calma, subir ao farol, descer à zona balnear de onde partiam os baleeiros e ficar por ali a apreciar o sossego absoluto.
    A cidade da Horta é encantadora, e muito passeámos por ali, com paragem obrigatória no Peter's, subida ao monte sobranceiro à cidade para ver as vistas e visita à igreja matriz, construída no sítio onde estava a primeira ermida construída pelos colonizadores.

    Travessia de barco até ao Pico, onde ficaríamos os restantes dias.
    No Pico, tivemos dois dias para dar a volta à ilha. Estávamos em São Roque do Pico, uma pequena vila a 20km da Madalena. Paragem obrigatória na paisagem da vinha (património mundial da Unesco), em Lajes do Pico e no seu legado baleeiro, nas pequenas povoações em direção à Piedade, como Calheta de Nesquim e o farol. Há muito para ver e não vale a pena grandes roteiros, é deixar-se ir e aproveitar ao máximo.

    No penúltimo dia fomos a S.Jorge - de todas as ilhas açorianas que já conheço (e faltam 4), foi a que menos me encantou. Sim, a vista das fajãs é fantástica e Velas uma vila simpática, mas no geral não me parece tão bela.

    No último dia, e para terminar com chave de ouro, subimos ao Pico. É uma experiência fantástica que recomendo a todos quantos tenham capacidade física para tal. É duro, mais até descer do que subir, mas vale muito, muito a pena. Absolutamente inesquecível.

    Em conclusão, começou mal mas acabou muito bem e deixa uma enorme vontade de regressar, seja para revisitar as ilhas já conhecidas (tenho um enorme fascínio pelo Pico), seja para ir às que faltam (Graciosa, Santa maria, Corvo e Flores).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., two-rok, Picareta, rafaelisidoro, 21papaleguas, C. Lobo
  7.  # 167

    Aqui ficam algumas fotografias do que vi nas ilhas Terceira e S. Jorge.

    1. As pequenas parcelas de pasto, divididas por muros centenários em pedra vulcânica;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
      233mayjune16azores-173.jpg
  8.  # 168

    2. a inspeccionar uma fábrica de queijos de S. Jorge;
      IMG-20160811-WA0004.jpg
  9.  # 169

    3. Na floresta dos Mistérios Negros (sem photoshop!)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
      WP_20160817_13_48_54_Pro_floresta misterios negros.jpg
      WP_20160817_13_49_01_Pro floresta misterios negros.jpg
      WP_20160817_13_49_33_Pro musgo.jpg
  10.  # 170

    4. Algar do Carvão (Terceira) visto de interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
      WP_20160807_18_21_58_Pro.jpg
  11.  # 171

    5. Fajã em S. Jorge (onde comemos as famosas ameijoas, no restaurante Amílcar)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
      IMG_20160810_142011.jpg
  12.  # 172

    6. S. Jorge: Velas vista de cima
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro
      IMG_20160811_130203.jpg
  13.  # 173

    7. Regresso (de S. Jorge) a Terceira no ferry “Santorini”. É grego, é!
    Também ele imigrou para cá, por causa da crise que para lá vai… :-)
      IMG_20160812_113806.jpg
  14.  # 174

    8. Vista de uma adaptação arquitectónica, em Angra do Heroísmo (Terceira)
    9. Rua de Angra do Heroismo
    10. A sede do Glorioso, de Angra.
    11. Restaurante Rota das Índias (em frente da praia de Angra do Heroísmo)
      IMG_20160814_173351.jpg
      IMG_20160814_173403.jpg
      IMG_20160814_173503.jpg
      IMG_20160814_175856.jpg
  15.  # 175

    12.... Tourada à corda (ninguém saiu beliscado, nem o touro)
    Na 4ª fotografia, há um espaço entre um tipo de camisa azul e outro de camisa às riscas. É onde estava a minha mulher até o touro vir espreitar por cima do contraplacado. Ela PIROU-SE logo!!!
      IMG_20160817_183604.jpg
      233mayjune16azores-202.jpg
      233mayjune16azores-219.jpg
      IMG_20160817_194544.jpg
      IMG_20160817_203111.jpg
  16.  # 176

    17.... Flores, paisagens e mais flores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C. Lobo
      CqptpuaWYAAH8Qj.jpg
      CqpuAKNWAAIAkmH.jpg
      IMG_20160818_140544.jpg
      233mayjune16azores-244.jpg
  17.  # 177

    21... O nosso alojamento em S. Jorge (Queimada, perto de Velas)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bricoleiro, C. Lobo
      cantinho das buganvilias_1.jpg
      cantinho das buganvilias_4.jpg
      cantinho das buganvilias_2.jpg
  18.  # 178

    1001 agradecimentos pelas fotos caro Luís K. W.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  19.  # 179

    Com fotos dessas, apetece-lhe voltar a casa?
  20.  # 180

    Colocado por: BricoleiroCom fotos dessas, apetece-lhe voltar a casa?

    Caro Bricoleiro.
    O mais engraçado é que - apesar das maravilhosas vistas - pareciam saídas de um conto de encantar - da excelente comida, de tudo ter corrido extraordinariamente bem - o que MAIS NOS IMPRESSIONOU foram as PESSOAS!

    Como a família tem uma casinha (com vista para S Jorge e Graciosa) na Serreta-Terceira, o mais provável é termos de desistir de outros destinos habituais. Isto é, já sabemos que vamos regressar à Terceira muito em breve.
 
0.0420 seg. NEW