Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos...
    Tenho acompanhado as discussões do forum há algum tempo e só agora decidi participar,pois estou a pensar realmente começar a construir casa, isto é, começar as burocracias primeiro digamos assim...
    Tenho questões que nunca mais acabam, algumas já vi aqui esclarecidas, mas em relação a outras a confusão instalou-se na minha cabeça devido à variedade de opiniões. N tenho nada a ver com esta área...arquitecura, engenharia, construção civil...
    Mas deixo algumas questões, caso possam ajudar-me:

    - Tenho um terreno de 625m2, e estou a pensar construir uma moradia térrea com 240m2...É possível a nível legal? Devido à percentagem que pode ser ocupada com construção? Mesmo lue dê, será que fico com mt pouco terreno p jardim/quintal?

    - Projectos de arquitectura por volta dos 3000 euros é um valor aceitável?

    - será que alguém me pode enviar algum tipo de esboço/rascunho de um projecto, não querendo abusar...pois compreendo q devem dar valor ao vosso trabalho

    Ahh, já agora, sou da zona de torres vedras...Tenho vários amigos a fazer casa, num dos casos foi-lhes dado um orçamento de 115.000 no total, já com cabamentos (mas sem equipamentos de cozinha e mobilias) por 240m2. Tenho visto a obra, não é uma casa de luxo, mas tem qualidade média-alta.

    Tenho muitas outras questões, mas para já fico-me por aqui

    Cumprimentos
  2.  # 2

    AnaFranco

    Um projecto de uma casa tem a ver com o terreno onde se insere, pois um projecto tirado da gaveta não será um bom começo.
    Em todo o caso as informações que dá são escassas para lhe dizer alguma coisa de concreto e, se pode construir num lote com 625 m2 uma casa terrea com 240 m2 ? pode, dependendo é das condicionantes camarárias para o local.
  3.  # 3

    Ana
    Projectos de arquitectura por volta dos 3000 euros é um valor aceitável?
    Pode ser e pode não ser.
    Depende do grau de pormenor desse projecto de arquitectura mas não querendo estragar o mercado aos colegas arquitecto sou de opinião que 3000 € já dá para fazer um bom projecto de arquitectura.
    Há por aí mto boa gente a pagar isso pelos projectos todos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    Marco1,
    quando falava em projectos seria apenas para ter algumas ideias acerca da disposição das divisões...já que o terreno à partida necessita de uma construção em L. Gostaria de ter 1 quarto, 1 suite (wc e zona de vestir), cozinha c ilha, sala jantar e sala estar juntas, divididas por exemplo por um degrau, 1 escritório pequeno e uma sala de jogos/convivio...

    zedasilva,
    obrigada, dentro do que tenho visto penso que os 3000 já dão realmente para um bom projecto e acompanhamento da obra sempre que necessário.

    Cumprimentos
  5.  # 5

    Ana
    Quando fala nos 3000 euros está a referir-se aos projectos todos?
    O acompanhamento de obra não deve ser feito sempre que necessário mas com uma regularidade pré defenida.
    Este acompanhamento é o da fiscalização, pois a direcção técnica da obra é da responsabilidade do empreiteiro e deverá estar em obra todos os dias.
  6.  # 6

    Falo no custo total com o arquitecto...
    Sim, a regularidade deve ser definida...portanto o arquitecto deverá ir acompanhando a obra para verificar se está a ser cumprido o que se encontra no projecto certo?
    Depois, o empreiteiro/construtor tem c certeza o seu papel tb no acompanhamento da obra e fiscalização...

    Obrigada
  7.  # 7

    Ana
    A ordem dos arq. (embora tenha sido para mim uma boa novidade) recomenda que o autor do projecto (arquitecto) não deva ser responsavel pela fiscalização da obra.
    Esta é contudo uma recomendação nem sempre aceite pela maioria dos seus associados.
    Esse valor dos 3000€ pode dar eventualmente para que o arquitecto assuma a coordenação de segurança em obra.
    Ao empreiteiro cabe nomear o director técnico que deverá estar em obra e não sentadinho no seu gabinete e só ir á obra cada vez que é betonada uma lage.
  8.  # 8

    Hummm...ok. Desconhecia...
    Obrigada
  9.  # 9

    o valor de um projecto de arquitectura reflecte o trabalho e o que o arquitecto vai lhe fazer poupar na construção,
    3000€ é um valor apenas...
    como posso dizer-lhe sem problema nenhum que eu em média levo cerca de metade de esse valor...
    mas compreendo esse valor e até mais altos...
    Fernando Gabriel
  10.  # 10

    quanto ao valor de 115.000€ é perfeitamente razoavel por 240m2
    podendo diminuir até...depende
    Fernando Gabriel
  11.  # 11

    Obrigada Fernando
    Já agora, será que alguém me pode ajudar a perceber algumas diferenças entre alguns materiais e qualidade dos mesmos (sou realmente leiga nestas matérias e aproveito este fórum para me esclarecer):
    - pavimento flutuante estratificado vs laminado
    - tintas acrilicas vs tintas membrana
    Se alguém tivesse uma sugestão (rascunho, rabiscos mesmo) de desenho....de acordo com a decsrição que fiz anterioremente. Relembro que o terreno tem 625 m2 e a área de construção 240m2. Estou muito indecisa entre fazer uma moradia térrea ou 1º andar, mas sempre construção contemporânea, linhas direitas e grandes janelas.

    Obrigada a todos
  12.  # 12

    Ana

    Deve selecionar um gabinete de projectos e avançar com estudos prévios.
    De qualquer maneira digo-lhe desde já que esse lote (625 m2) com essa área de construção (240 m2 ) se for exclusivamente R/C, terá afastamentos ás extremas na ordem dos 4 / 5 metros, Se construir alguma área em 1º andar poderá assim " desafogar" a sua casa em relação aos vizinhos e ter mais área exterior disponivel.
  13.  # 13

    Colocado por: AnaFrancoObrigada Fernando
    Já agora, será que alguém me pode ajudar a perceber algumas diferenças entre alguns materiais e qualidade dos mesmos (sou realmente leiga nestas matérias e aproveito este fórum para me esclarecer):
    - pavimento flutuante estratificado vs laminado
    - tintas acrilicas vs tintas membrana
    Se alguém tivesse uma sugestão (rascunho, rabiscos mesmo) de desenho....de acordo com a decsrição que fiz anterioremente. Relembro que o terreno tem 625 m2 e a área de construção 240m2. Estou muito indecisa entre fazer uma moradia térrea ou 1º andar, mas sempre construção contemporânea, linhas direitas e grandes janelas.

    Obrigada a todos

    flutuante estratificado é feito por camadas com base no mdf, e leva uma protecção membrana, mas é uma questão pouco importante no geral essa diferença
    tinta membrana, é como diz uma membrana protege, repele àgua humidades sujidades, acrilicas são tintas menos toxicas e de rapida secagem o diluente passa a ser água.
    Ana para fazer um estudo é preciso mais informação, dimensões do lote forma do lote, o que pretende em termos de divisões...
    quanto há opção de pisos o melhor sempre quando possivel é optar pelo r/chão sempre, por varios motivos, acessos, ocupação geral do terreno, trabalhos em obra etc
    cumprimentos
    Fernando Gabriel Arquitecto
  14.  # 14

    marco1
    Obrigada pela observação, mas faltou-me referir que todos os terrenos em redor ao meu lote são da familia e possivelmente, no futuro, serão anexados...Obrigada
  15.  # 15

    Boa tarde.

    Muito sinceramente acho 3000$ um valor absurdo para uma obra de 240m². É com pena que leio comentários de pessoas que parece não entenderem o código deontológico da profissão e são capazes de afirmar que fazem um projecto de 240m² por uma bagatela, nomeadamente 1500$. De qualquer modo o que me revolta não é o que o valor infímo que pedem pelo projecto mas sim a clara noção de que um projecto desta envergadura, (porque uma casa com esta área é assumidamente grande), dará claro prejuízo ao projectista tendo como natural consequência a produção mínima de peças desenhas e clara resistência às mudanças que o cliente for pretendendo.

    Cara Ana Franco, digo-lhe muito sinceramente que se o seu objectivo for ter um arquitecto como alguém que lhe faz um ou dois desenhos e um pontual acompanhamento de obra considero o valor adequado. E não exija algo inovador porque por esse preço ou encontra algum recém-licenciado motivado à procura da sua 1ª obra ou é alguém que adapta plantas já estudadas ao seu terreno.

    Tem tudo que ver com o seu grau de exigência e é importante que se entenda que nós não estudamos 5 ou 6 anos para fazer pechinchas nem perder dinheiro (infelizmente não todos mas pelo menos os que têm mais confiança na qualidade do seu serviço). 3000$ é equivalente a 100h de trabalho a 30$. Em primeiro lugar e, incluindo todas as fases de projecto (estudo prévio, licenciamento, projecto de execução e acompanhamento de obra), não se faz um projecto de QUALIDADE em 100h. Em segundo lugar 30$ à hora é o que ganha um mecânico, se não for mais. Assim sendo não se deixe enganar pela aparente motivação inicial de arquitectos entusiasmados com o seu projecto. Pode-se revelar equivalente a quando uma criança recebe um brinquedo e passado pouco tempo o põe de lado...

    Se quer realmente um bom projecto, uma casa que se torne o reflexo de um sonho de habitar, que potencie a sua felicidade e se materialize como algo intimamente ligado ao seu corpo e à sua cultura, dispenda mais com um arquitecto que vai ver que no fim não se vai arrepender. É provavelmente a casa da sua vida e por essa e todas as outras razões merece toda a sua atenção...

    Cumprimentos,

    pedro.
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro G. SantosBoa tarde.

    Muito sinceramente acho 3000$ um valor absurdo para uma obra de 240m². É com pena que leio comentários de pessoas que parece não entenderem o código deontológico da profissão e são capazes de afirmar que fazem um projecto de 240m² por uma bagatela, nomeadamente 1500$. De qualquer modo o que me revolta não é o que o valor infímo que pedem pelo projecto mas sim a clara noção de que um projecto desta envergadura, (porque uma casa com esta área é assumidamente grande), dará claro prejuízo ao projectista tendo como natural consequência a produção mínima de peças desenhas e clara resistência às mudanças que o cliente for pretendendo.

    Cara Ana Franco, digo-lhe muito sinceramente que se o seu objectivo for ter um arquitecto como alguém que lhe faz um ou dois desenhos e um pontual acompanhamento de obra considero o valor adequado. E não exija algo inovador porque por esse preço ou encontra algum recém-licenciado motivado à procura da sua 1ª obra ou é alguém que adapta plantas já estudadas ao seu terreno.

    Tem tudo que ver com o seu grau de exigência e é importante que se entenda que nós não estudamos 5 ou 6 anos para fazer pechinchas nem perder dinheiro (infelizmente não todos mas pelo menos os que têm mais confiança na qualidade do seu serviço). 3000$ é equivalente a 100h de trabalho a 30$. Em primeiro lugar e, incluindo todas as fases de projecto (estudo prévio, licenciamento, projecto de execução e acompanhamento de obra), não se faz um projecto de QUALIDADE em 100h. Em segundo lugar 30$ à hora é o que ganha um mecânico, se não for mais. Assim sendo não se deixe enganar pela aparente motivação inicial de arquitectos entusiasmados com o seu projecto. Pode-se revelar equivalente a quando uma criança recebe um brinquedo e passado pouco tempo o põe de lado...

    Se quer realmente um bom projecto, uma casa que se torne o reflexo de um sonho de habitar, que potencie a sua felicidade e se materialize como algo intimamente ligado ao seu corpo e à sua cultura, dispenda mais com um arquitecto que vai ver que no fim não se vai arrepender. É provavelmente a casa da sua vida e por essa e todas as outras razões merece toda a sua atenção...

    Cumprimentos,

    pedro.


    Ana desculpe esta resposta,
    nem merecia resposta, mas este comentario passa muito perto dos meus direitos.
    primeiro quem é o senhor?
    que direito tem e quem lho deu de questionar os honorarios de alguem?
    que sabe do código deontologico? sabe o que é um código deontologico?
    como sabe a qualidade e instrução dos meus projectos? alias não sabe se soubesse calava-se de imediato.
    para si 1500€ pode ser pouco dinheiro, para mim e outras pessoas é muito.
    sabe o que é expressão arquitectura para todos?
    só não faço projectos gratis para instituições porque não me pedem.
    agradeço que não intervenha mais directa ou indirectamente nas minhas opiniões, eu não irei responder.
    há limites, precisa de ver os seus.

    mais uma vez peço desculpa Ana, por esta resposta fora de tópico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd, eu, CMF
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro G. SantosBoa tarde.

    3000$ é equivalente a 100h de trabalho a 30$. Em primeiro lugar e, incluindo todas as fases de projecto (estudo prévio, licenciamento, projecto de execução e acompanhamento de obra), não se faz um projecto de QUALIDADE em 100h. Em segundo lugar 30$ à hora é o que ganha um mecânico,

    pedro.


    30€ x 8 horas=240€
    240€x22 dias = 5280€ bem decidamente quero ser mecanico , ou entao arquitecto porque se o mecanico ganha isso nem quero saber o aquitecto. :-\
    francamente...
  18.  # 18

    bertosilva

    já pensou na diferença do que é cobrar á hora por um trabalho e 8 horas de emprego???
  19.  # 19

    Colocado por: marco1bertosilva

    já pensou na diferença do que é cobrar á hora por um trabalho e 8 horas de emprego???


    apenas citei " 3000$ é equivalente a 100h de trabalho a 30$"
  20.  # 20

    Colocado por: marco1bertosilva

    já pensou na diferença do que é cobrar á hora por um trabalho e 8 horas de emprego???

    será: só precisam trabalhar uma hora para ganhar o mesmo que os outros nas oito horas? :) :)
 
0.0194 seg. NEW