Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Estou agora na fase de escolher o aquecimento para a a moradia que está no outro tópico (aqui) alguém me pode indicar empresas que façam este tipo de serviços na zona centro?

    Estamos actualmente inclinados para o PRH (com Bomba de Calor) e queríamos estimar em quando nos poderá ficar e pedir orçamentos. Pelo que li aqui no forum é um investimento que compensa rapidamente e torna a casa bastante mais confortável.

    Já agora, alguém consegue explicar sucintamente o que devo de olhar quando estamos a comparar este tipo de solução (não são só os €€€) (estou a falar de marcas. acessórios, valores de eficiência).
  2.  # 2

    Francamente deve olhar primeiro para a experiencia e profisionalismo do instalador depois vem o restante,
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealvesFrancamente deve olhar primeiro para a experiencia e profisionalismo do instalador depois vem o restante,


    Não é propriamente das coisas mais fáceis de avaliar. A componente técnica de PRH é algo que não é fácil para o comum dos técnicos de obra avaliar, quando mais para um dono de obra com conhecimentos normais ("nenhuns") destas técnicas.

    Depois de aprender algumas coisas com o Jorge e depois de algumas horas perdidas de volta disto e até dumas formações, continuo sem saber muito sobre PRH, podia sempre saber mais. Mas pelo menos já sei perceber quem sabe mais e quem sabe menos que eu, mas mesmo para saber isso ainda tive que perder umas horas valentes a investigar o assunto - e isto sou eu, que até trabalho na área todos os dias, logo um leigo vai ter sempre maiores dificuldades.

    E depois não é algo que se possa pedir grandes referências a outros donos de obra, porque é um leigo a perguntar a outro leigo se a coisa funciona bem - desde que aqueça, todos dizem que funciona bem e o Jorge sabe que isto "tem porras"...
  4.  # 4

    Os fabricantes disponibilizam manuais de aplicação, portanto bastaria segui los para se ter uma boa solucao independentemente das marcas e sistemas,

    Na pratica poucos os cumprem por isso é que referi o profissionalismo do aplicador,

    O cliente final só consegue comparar p preço que lhe pedem, ou lê o manual do sistema e questiona oa aplicadores sobre o que leu, existem muitos plicadores que nunca olharam para o manual do que estam aplicar, mais grave é nem saberem calcular o sistema, faz me uma confusao danada continuarem a insistir em potencias exageradas na produção quando os sistemas nao precisam disdo, por exemplo nas bbas de calor sao raros os casos em que nao se usa abitola dos 100w/m2 enquanto que os sistemas so precisam no MAXIMO de 75w/m2 no arranque.
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesOs fabricantes disponibilizam manuais de aplicação, portanto bastaria segui los para se ter uma boa solucao independentemente das marcas e sistemas,

    Na pratica poucos os cumprem por isso é que referi o profissionalismo do aplicador,

    O cliente final só consegue comparar p preço que lhe pedem, ou lê o manual do sistema e questiona oa aplicadores sobre o que leu, existem muitos plicadores que nunca olharam para o manual do que estam aplicar, mais grave é nem saberem calcular o sistema, faz me uma confusao danada continuarem a insistir em potencias exageradas na produção quando os sistemas nao precisam disdo, por exemplo nas bbas de calor sao raros os casos em que nao se usa abitola dos 100w/m2 enquanto que os sistemas so precisam no MAXIMO de 75w/m2 no arranque.


    Mas essa é uma questão de dimensionamento. Entre o dimensionamento, o equipamento de regulação e a execução, há toda uma séria de procedimentos que mesmo eu não sei aferir do rigor do profissional, por isso imagino um simples dono de obra, que apenas quer um sistema de climatização embutido no piso.

    Essa parte de usar X W/m2 comigo já não pega, mas há muitas patranhas que se me forem vendidas eu compro na hora, por falta de conhecimentos. E isto sou eu, que até já aprendi uns lamirés e que até gosto da matéria. Mesmo em coisas mais correntes, como aquecimento de HT e instalações solares, continuo a ver coisas que, para mim que não sou instalador/executante, estão mal concebidas/projectadas/executadas. E isto são instalações mais corriqueiras se compararmos com PRH...

    Realmente você tem toda a razão, a capacidade técnica e profissionalismo do instalador fazem a diferença. Eu é que não sei como é que um DO consegue avaliar isso sem um mínimo de conhecimentos na matéria e acho que não é a ler o manual da Uponor, com centenas de páginas, que ele lá vai chegar.
  6.  # 6

    Um dos grand s e mais frequentes erros é as juntas de dilatação que todos os fabricantes obrigam e que por multipas razões raramente são aplicadas,

    Ainda está semana vi uma obra em que fizeram primeiro o prh e depois as paredes por cima, com mais de 90m2 em que não existia uma única junta de dilatação.
 
0.0087 seg. NEW