Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Irei necessitar de fazer um levantamento topográfico (LT) georreferênciado(?) para a construção de uma moradia.

Agradeço a ajuda nas seguintes questões:

1-O LT que se exige para esse fim é igual (especificidades) para todas as Câmaras Municipais no País ou terei que consultar a minha Câmara para alguma informação (por exemplo a escala que se usa ou o método? do LT)?

2-O Técnico que fará o levantamento pode/deve ser o mesmo que depois fará a implantação (penso que é isto que se diz) na altura da construção?

3-O orçamento que me será dado pelo LT deverá incluir essas duas partes ou costuma ser o empreiteiro a incluir no seu orçamento a parte da verificação/demarcação da obra do terreno?

Peço desculpa se não estiver a usar os termos correctos.

Cumprimentos,

Miguel12
  2.  # 2

Caro Miguel,

Está com preocupações desnecessárias, mas respondendo...

1. Nem todas as câmaras usam a mesma georreferenciação, qualquer topógrafo consegue fazer o levantamento com a georreferenciação que a câmara exige, se ele conhecer a câmara já sabe o que fazer, se não conhecer basta-lhe fazer um telefonema para a câmara.

2. Pode pedir a ajuda dele para marcar a implantação da casa, mas à partida não será necessário, o seu arquitecto deverá fazer desenhos que permitam uma fácil marcação da casa nomeadamente uma planta de piquetagem. Em algumas câmaras após a marcação da casa terá de chamar o topógrafo da câmara para verificar se a implantação está correta.

3. Normalmente o topógrafo não presta esse serviço se não lhe for dito antecipadamente. Mas mais ninguém lhe deve cobrar por isso, o seu arquitecto tem o dever de fazer desenhos claros o suficiente para se perceber onde é a casa e o seu empreiteiro em articulação com o seu arquitecto tem o dever de a marcar corretamente. Não me parece que o topógrafo seja necessário nesta fase. Mas cada caso é um caso.

Se disser qual é a câmara aqui mais alguém lhe conseguirá dar mais informações.

Boa sorte
    Nuno Costa
    Www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel12
  3.  # 3

1- levantamento georeferenciado é obrigatório embora algumas câmara , não se sabe porque, não o exigem.
    O sistema de coordenadas deveria ser Sistema ETRS89-TM06, uma vez que já todos os outros estão obsoletos, embora ainda se aceite Hayford-Gauss Datum 73, Hayford-Gauss Datum Lisboa, Hayford-Gauss IGEO.
    Por isso, só por perrice dos técnicos é que não será aceite um levantamento topográfico em qualquer um dos sistemas de coordenadas que falei.

2 e 3-subscrevo o que já foi dito
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tixa881, Miguel12
  4.  # 4

Colocado por: doisarquitectosEstá com preocupações desnecessárias

Também acho... Nesta fase não contactou já com um arquitecto para o orientar nos procedimentos e esclarecer esta e outras dúvidas que tenha?!!
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
  5.  # 5

Colocado por: callinasevantamento georeferenciado é obrigatório embora algumas câmara , não se sabe porque, não o exigem.
    O sistema de coordenadas deveria ser Sistema ETRS89-TM06, uma vez que já todos os outros estão obsoletos, embora ainda se aceite Hayford-Gauss Datum 73, Hayford-Gauss Datum Lisboa, Hayford-Gauss IGEO.
    Por isso, só por perrice dos técnicos é que não será aceite um levantamento topográfico em qualquer um dos sistemas de coordenadas que falei.

Mais pura das verdades ;)
  6.  # 6

Agradeço a todos as respostas.

A Câmara é a de Pombal.

O terreno tem várias oliveiras e é praticamente direito onde irei construir, terminando num vale mais ou menos em U (que se manterá rústico) e um dos marcos está numa zona com eucaliptos (na tal zona direita de construção).
    Foi precisamente no seguimento da visita ao terreno com o arquitecto que fiquei com as várias dúvidas que referi: há sistemas (equipamentos) de topografia variados uns mais recentes outros mais antigos. Mas a questão principal que se colocou foi que como é difícil ter visibilidade entre os marcos e então na zona dos eucaliptos (que serão sempre para abater) pior, foi-me sugerido abater já os eucaliptos e algumas árvores para se conseguir fazer o levantamento com mais facilidade. Terá que ser mesmo assim? Não haverá equipamentos/técnicas que permitam fazer o LT mesmo com um marco no meio de uns eucaliptos (já com 10-15 metros de altura) e deixar a limpeza para uma fase posterior, ou isso iria me encarecer o LT com o terreno como está agora?

Obrigado

Miguel12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexSa
  7.  # 7

Há, mas provavelmente em vez de pagar 150 euros por um levantamento, terá de pagar 600.
    É que para coisas básicas, servem os aparelhos básicos, para levantamentos como o que fala já tem ser alguém que investiu 18mil euros num equipamento, e esse custo de aquisição tem de se reflectir nalgum sitio.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  8.  # 8

Pra Camara de Pombal não é preciso nada de muito elaborado.

já na Figueira da Foz são mais picuinhas...

de qualquer forma para o projectista, convém que esteja o mais completo possível.
  9.  # 9

Por aqui há quem só contrate lt depois do projecto feito.
  10.  # 10

Colocado por: callinashá quem só contrate lt depois do projecto feito.

!!??
    Lolol.... Esses são os do projecto tipo na gaveta.
  11.  # 11

Não, são os projectos feitos , que aquando da instrução, o técnico contratado se lembra que precisa de LT.
    É o típico, o terreno "vai ter de se moldar à casa" e não o inverso.
  12.  # 12

existem topógrafos que tem equipamentos que funcionam por GPS basicamente colocam uma estação num ponto que capta o sinal GPS e depois andam com uma vara pelo terreno que comunica com a estação e calcula os pontos todos. É muito rápido fazer o levantamento topográfico dessa forma.
  13.  # 13

E há outros que anda com o GPS na mão =)
    Esses equipamentos custam muito dinheiro, tendo o problema de visibilidade posicional no meio do eucaliptal =)
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  14.  # 14

Havia por aqui um "desenhador".. que fazia levantamentos com o GPS do telemovel.. lolol.... contaram-me esta no outro dia...
  15.  # 15

Colocado por: Pedro BarradasHavia por aqui um "desenhador".. que fazia levantamentos com o GPS do telemovel.. lolol....

E então?
    Eu já fiz um com uma mangueira de nível e um medidor de laser fatela.
    A casa está lá quase há 15 anos e ainda não caiu.
    E para que conste cabeu no terreno e tudo.
  16.  # 16

Ora... ;)
  17.  # 17

Colocado por: Pedro BarradasHavia por aqui um "desenhador".. que fazia levantamentos com o GPS do telemovel.. lolol.... contaram-me esta no outro dia...

E pode. a minha antena GPS pode ser usada com um tlm android, só que a antena custa 18 mil.... e a aplicação especifica 500 euros.
    Mas deduzo que não fosse o caso.
  18.  # 18

Claro que não ;) era somente um smartphone banalíssimo. Andava a tirar a medidas dos limites de um edificio em meio urbano para fazer uma planta á escala 1:100... Era cá um rigor.
  19.  # 19

Colocado por: Pedro BarradasClaro que não ;) era somente um smartphone banalíssimo. Andava a tirar a medidas dos limites de um edificio em meio urbano para fazer uma planta á escala 1:100... Era cá um rigor.

Há uma APP para android em open source que se chama topografia APP que até nem é má de todo. Uma pessoa inicia a APP, pica os pontos que tiver a picar e faz um dwg. para altimetrias já se paga.
  20.  # 20

Essas coisas... tem erros que não são compatíveis com trabalhos profissionais... atenção a isso!!! não se iludam.
    Mas era interessante ver um comparativo entre os dados recebido pela APP e uma estação total.

0.0210 seg. NEW