Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Bricoleiro
    Tijolo de 9 para abrir roços de canalização e electricidade?

    Além disso vai ficar com paredes superiores a 40 cm de espessura que é um abuso.


    Depende do "artista" que lhe faz a electricidade e canalização, no meu caso abriram roços sem ter de partir o tijolo por inteiro...
  2.  # 42

    Colocado por: santosvieira

    Depende do "artista" que lhe faz a electricidade e canalização, no meu caso abriram roços sem ter de partir o tijolo por inteiro...

    Isso é o normal se os roços forem na horizontal, aí basta partir um pouco na zona da junta e no resto passa por dentro do tijolo. Já não estou a ver é como faz roços verticais sem partir o tijolo
  3.  # 43

    Colocado por: jorgferrJá não estou a ver é como faz roços verticais sem partir o tijolo


    Assim desta forma :)
      Roços 1.png
      Roços 2.png
      Roços 3.png
  4.  # 44

    Atenção, quero salientar que a minha obra não serve de exemplo para ninguém.
    A minha intervenção neste tópico serve apenas para dar a minha opinião, baseada pela "experiência" no decorrer da minha obra.
    Considero que não existe apenas uma solução válida (falando em sistemas de construtivos). Existem outras soluções (além do ETICs) igualmente validas, obviamente cada sistema tendo as suas vantagens de desvantagens.
  5.  # 45

    Ah ok, mas isso é o normal digo eu
  6.  # 46

    Colocado por: PapoilaVerdeEntretanto, e depois de falar com um familiar que é Eng.º Civil, ele diz que prefere o sistema tradicional com parede dupla só pela razão da manutenção e resistência aos choque mecânicos. No momento estamos mais inclinados para esta últimamsolucao uma vez que temos crianças.


    Já pôde ler um testemunho, creio que do utilizador "eu", que tem duas crianças mais um cachorro, e o "Capoto" dele está igual, e já levou com boladas, encostos, etc etc.

    Poderei estar a parecer parcial, mais uma vez, mas o seu familiar ao dar o exemplo da resistência aos choque mecânicos é porque as experiências que teve com os Sistemas ETICS não foram, quase de certeza, com Sistemas Certificados, incluíndo todos os materiais certificados. Como já foi falado, as crianças, a não ser que se lembrem de martelar a parede, não são um problema para os Sistemas ETICS.


    Agora, caso opte pela solução de parede dupla, tente garantir que:
    - A correção da ponte térmica é bem executada;
    - As caleiras de condensações sejam bem executadas;
    - A impermeabilização dessas mesmas caleiras;
    - O isolamento seja bem aplicado.



    Como já disse anteriormente, qualquer uma das soluções é passível de ser utilizada e cumpre com as suas funções.
    Concordam com este comentário: riscos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PapoilaVerde
  7.  # 47

    Colocado por: jorgferrAh ok, mas isso é o normal digo eu


    Você disse que só dava para fazer roços na horizontal e eu mostrei que não era bem assim... apenas isso...
  8.  # 48

    Colocado por: santosvieira

    Você disse que só dava para fazer roços na horizontal e eu mostrei que não era bem assim... apenas isso...


    Na horizontal basta apenas fazer o roço na junta e o tubo/electricidade pode andar na restante parte por dentro do primeiro buraco do tijolo, na vertical tem de fazer o rasgo ao longo do tijolo todo (espero que dê para perceber)
  9.  # 49

    Colocado por: santosvieiraDifícil de executar porquê??
    Que me digam que fica uma parede muito larga, até entendo (apesar de não me incomodar - depende do ponto de vista de cada um), agora que é dificil de executar não vejo qual a razão...


    difícil de executar não no sentido de ser difícil de executar mas de não ser uma solução recorrente, nem prática /compatível com estrutura corrente, e de nem fazer sentido...
  10.  # 50

    O que faz aquela viga ali desalinhada uns 15 cm com a alvenaria interior???
      Roços 1.png
  11.  # 51

    Colocado por: riscosO que faz aquela viga ali desalinhada uns 15 cm com a alvenaria interior???


    Qual o problema da viga?? O tecto falso vai ficar mais baixo do que a viga...
  12.  # 52

    Colocado por: riscosdifícil de executar não no sentido de ser difícil de executar mas de não ser uma solução recorrente, nem prática /compatível com estrutura corrente, e de nem fazer sentido...


    Continuo por não ficar convencido, mas pronto isso sou que sou burro e não percebo um boi disto
    .
    E já agora porque não é prática de executar? Para mim é bem mais prático do que ter uma parede dupla com tijolo de 15 e 11, e vigas/pilares de 25.
    No meu caso os pilares ficaram com 20cm e foi aplicado tijolo de 20cm no pano exterior. Por isso o isolamento foi aplicado todo "corrido", sem haver necessidade de se andar a "contornar" os pilares e vigas. Na minha óptica, é bastante prático de executar...
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  13.  # 53

    Colocado por: santosvieira

    Continuo por não ficar convencido, mas pronto isso sou que sou burro e não percebo um boi disto
    .
    E já agora porque não é prática de executar? Para mim é bem mais prático do que ter uma parede dupla com tijolo de 15 e 11, e vigas/pilares de 25.
    No meu caso os pilares ficaram com 20cm e foi aplicado tijolo de 20cm no pano exterior. Por isso o isolamento foi aplicado todo "corrido", sem haver necessidade de se andar a "contornar" os pilares e vigas. Na minha óptica, é bastante prático de executar...


    O que está a dizer é:

    Estrutura com 20cm, o pano exterior com 20cm de tijolo, depois caixa de ar de 3, isolamento e pano interior de 9, certo?
    Sim os pilares e vigas ficam "resolvidos", mas e a placa de tecto e placa de chão? levou isolamento?

    A questão com Isolamento pelo Exterior, nestes locais o isolamento envolve tanto as vigas, como pilares, como placas, tornando-se mais fácil corrigir as pontes térmicas.
    Concordam com este comentário: santosvieira
  14.  # 54

    Colocado por: Atlas Portugal
    Estrutura com 20cm, o pano exterior com 20cm de tijolo, depois caixa de ar de 3, isolamento e pano interior de 9, certo?
    Sim os pilares e vigas ficam "resolvidos", mas e a placa de tecto e placa de chão? levou isolamento?


    Certo.
    O isolamento térmico dos pavimentos e tectos ainda não foi executado. No entanto será aplicado PU projectado de 4cm e de 6cm sobre a laje de pavimento e a laje do tecto respectivamente.

    Colocado por: Atlas PortugalA questão com Isolamento pelo Exterior, nestes locais o isolamento envolve tanto as vigas, como pilares, como placas, tornando-se mais fácil corrigir as pontes térmicas


    Concordo a 100%.
  15.  # 55

    Colocado por: santosvieira

    Certo.
    O isolamento térmico dos pavimentos e tectos ainda não foi executado. No entanto será aplicado PU projectado de 4cm e de 6cm sobre a laje de pavimento e a laje do tecto respectivamente.



    Concordo a 100%.


    O que o Atlas Portugal quer dizer é que há perdas pela ligação parede/laje, tanto ao nível dos pisos (térreo e intermédios) como da cobertura e que só um sistema ETICS resolve adequadamente a maioria destas situações. Nestas ligações, o sistema de parede dupla é o mais ineficaz em termos globais.
    Concordam com este comentário: santosvieira, Atlas Eurobuild
  16.  # 56

    Colocado por: santosvieira

    Certo.
    O isolamento térmico dos pavimentos e tectos ainda não foi executado. No entanto será aplicado PU projectado de 4cm e de 6cm sobre a laje de pavimento e a laje do tecto respectivamente.



    E essas soluções todas ficam mais em conta que utilizar apenas o Sistema ETICS?

    Concordo a 100%.
  17.  # 57

    Não percebi porque não foi publicado o comentário.

    Quando citei o que você escreveu, o meu comentário foi:

    - E essas soluções todas, ficam mais em conta do que apenas uma alvenaria simples de bloco / tijolo térmico mais Sistema ETICS?
  18.  # 58

    Colocado por: Atlas Portugal- E essas soluções todas, ficam mais em conta do que apenas uma alvenaria simples de bloco / tijolo térmico mais Sistema ETICS?


    Isso não lhe sei dizer...

    Eu penso que não vale a pena estar a tocar na mesma tecla. Penso que têm de se ponderar todas as vantagens, desvantagens, condicionantes, orçamento disponivel e de decidir em consequência.

    Mais uma vez volto a frisar que a minha obra não é exemplo para ninguém.
    Até ver ainda não me arrependi das opções tomadas, mas também não digo que não teria ficado melhor servido se tivesse optado por ETICs.

    De resto não estou aqui a defender nem um, nem outro sistema construtivo.
    Apenas quis dar o meu testemunho, pois pensei que poderia ajudar...
    Concordam com este comentário: Atlas Eurobuild
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PapoilaVerde
  19.  # 59

    Colocado por: santosvieiraQual o problema da viga?? O tecto falso vai ficar mais baixo do que a viga...


    Resolvido se tem teto falso está resolvido no entanto não entendo a colocação da viga ficar uns 15 cm fora da parede.
  20.  # 60

    Colocado por: riscos

    Resolvido se tem teto falso está resolvido no entanto não entendo a colocação da viga ficar uns 15 cm fora da parede.


    Quando tem uma viga de 25cm de largura faz uma parede interior de 25cm para "esconder" a viga?
    Concordam com este comentário: santosvieira
 
0.0300 seg. NEW