Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: Picareta
    Já tem alguma obra executada?

Sim e sem qualquer problema =)
  2.  # 142

A questão não é se o sistema Weber é bom ou mau, se presta ou não....a questão é que a legislação nacional diz muito concretamente que se um sistema de isolamento térmico pelo exterior (Etics - conformidade pela ETAG04) se não estiver certificado tem que ter uma apreciação técnica do LNEC ou de outra entidade reconhecida pela ANPC. O sistema Candiwall tem essa apreciação técnica feita pelo LNEC e o sistema Weber Keramiknão tem (pelo menos não conheço).
    O sistema Candiwall pode ser usado....o sistema Weber keramik não deveria ser usado.
    Obviamente que isto é a teoria....pois na prática é tudo bem diferente....fiscalização....ou falta dela!

Quantas obras foram realizadas em xps sem terem certificação LNEC? O LNEC certificou o sistema graças a obras nossas. Somos os maiores devido a isso? Claro que não, ainda bem que que fomos usados para tal, como espero que se possam basear em várias empresas para certificar sistemas. Onde quero chegar é que antes da certificação já existia a aplicação e o que muda é só um papel. Coma sua importância sim, mas é um papel.

Se estivessemos a falar de marcas que apareceram aí de repente com colas e argamassas que ninguém conhece, ou até mesmo que não possuíssem de laboratórios para testar os produtos e aplicação deles eu até compreendia, agora não é o caso. Voltamos ao comum de tudo, paga-se para ter um certificado e já se pode fazer tudo, até lá nao se pode. o certificado não muda nada apenas comprova. E se a marca comprova eu confio. A marca responsabiliza-se.

Com o tempo essas certificações vão aparecer, na weber e nas outras marcas, resta aguentar. Agora até lá deixar de aplicar algo que está testado em laboratório? Eu não, mas são pontos de vista claro
  3.  # 143

Colocado por: riscos

O sistema Etics da Weber tem, aprova e certifica etics com parede dupla por exemplo
    Isso têm todos, admitindo que que o pano duplo pode ser considerado um pano simples, é nada mais, nada menos que um sistema normal de parede simples com mais um pano pelo interior.
    Concordam com este comentário: riscos
  4.  # 144

5.  # 145

Colocado por: Anonimo18072022A
    Pelo facto de ser prevista a utilização de XPS como placas isolantes tem logo à partida menos permeabilidade ao vapor de água.
    Além de o XPS tem maior módulo de elasticidade e por isso menos capacidade em "absorver" movimentações do suporte.
    Depois o facto da superfície exterior ser em tijolo se não for aplicado qualquer hidrofugante na superfície dos tijolos estes irão absorver água e permanecer mais tempo humedecidos quando comparado com um revestimento tradicional de um sistema Etics (tradicional) o que significa também pior comportamento térmico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bricoleiro

Então quer dizer que o Etics com EPS terá sempre maior permeabilidade ao vapor e menor condensação, certo?
  6.  # 146

O que Você deveria acrescentar é da ausência de se dizer ao cliente na generalidade das situações do passado que o sistema com XPS não tinha certificação.
    Já para não falar no facto do sistema Weber Extra (XPS) contemplar a utilização da argamassa Therm Pro e alguns aplicadores usarem a 408 ou mais recentemente a 410....ou ainda venderem o sistema como mais resistente do que o sistema EPS, etc, etc.

Nota: nada contra o Vosso trabalho que até conheço muito bem.

Caro ETICS, claro que existem aplicadores que não respeitam as argamassas a utilizar para o devido tipo de placa de isolamento é uma autêntica verdade e tenho de concordar consigo. O que é muito mau para o aplicador mas também para o sistema ETICS em si. Eu conheço quem coloque weber.therm 410 em paredes pintadas.

Quando disse que não deveria ser e que não era a argamassa correcta, responderam-me sabe o quê? Ah leva mais buchas e ganho mais dinheiro assim. Acaba-se por dar preferencia em ganhar mais dinheiro e esquecer a qualidade. Isso é muito mau. As pessoas fazem isso para poderem andar aí na guerra dos preços a matar-se uns aos outros e depois não fazer nada em condições.

Na nossa empresa-mãe dedicada àplicação nunca fomos de entrar nessas guerras e estamos cheios de trabalho felizmente. E nunca enriquecemos, por isso não consigo perceber certos aplicadores. Hoje o nosso objectivo é outro, revender e formar aplicadores, assim como lhes entregar obras a executar e bons preços na aquisição de produtos.

A mentalidade é que é complicada muitas vezes
  7.  # 147

Concordo mas na teoria não deveria ser possível de acordo com a legislação em vigor....é muito simples.

Não acha curioso sermos dos países da Europa onde mais se usa o XPS em sistemas Etics?
    Não acha curioso existirem tão poucas marcas internacionais com sistemas certificados?
    Andarão todos distraídos?

O que noto é que aposta no ETICS da parte das marcas já deveria ter sido feita há muito muito mais tempo.
  8.  # 148

Colocado por: Atlas PortugalA grande dificuldade, entre usar um sistema de parede dupla e sistema ETICS, prende-se com o facto de:
    -"Como fazer a ligação entre os dois sistemas, para que não haja ponte térmica".

Por exemplo o piso 0 a ser com parede dupla e o piso 1 com etics, como ficaria a situação das vigas e lajes de tecto do piso 0? É sempre algo que se se puder evitar pois as soluções normalmente são sempre mais trabalhosas e requerem uma planeamento redobrado.

Caso a transição entre o piso 0 e o piso 1 seja composta por avanços do piso 1 como volume de todo o piso ou varandas, não será fácil de fazer essa transição solucionando as pontes térmicas? (O capoto iniciava junto ao isolamento da parede dupla e envolvia toda a lage e demais elementos estruturais...)
  9.  # 149

Deve estar a referir-se às marcas nacionais já que as marcas internacionais já há muito tempo que mudaram ou evoluíram se quiser, apostando nos sistemas por exemplo em lã mineral.
    Nós, infelizmente, somos um país de "inventores"....usamos XPS quando ninguém usa.....usamos muitos revestimentos finos quando ninguém os usa.

Ninguém = quase ninguém :-)

Mas também tem vantagens, maior resistência mecânica e melhor isolamento térmico, que o EPS por exemplo. Não é sensível à agua e é fácil de colocar.
  10.  # 150

Porque não é a minha praia, nem quero levantar mais poeira:

Se cair uma peça de pedra ou cerâmica em cima de alguém (que não seja dos meus) quem assume a responsabilidade?
  11.  # 151

Pq?

Porque a aglomeração dos granulados é realizada por um processo de extrusão em vez das bolas de esferovite expandido. Eleva ainda mais a resistência à compressão e torna-o menos deformável, não é que o EPS seja mau porque também é bom mas é inferior.

O EPS com grafite é melhor.

Aprendi aqui no fórum que o XPS tem melhor condutibilidade térmica em relação ao EPS normal, com grafite é outra moda que desconheço.

O EPS tb não é sensível à água. Você deve querer referir-se à absorção de água

Sim, absorve 1,5% contra 3% do EPS, portanto metade.
  12.  # 152

Colocado por: Anonimo18072022AE qual a relevância das forças de compressão numa fachada?

E qual a relevância das vantagens do EPS face ao XPS? São tudo valores, uns piores outros melhores. Se a vantagem é a permeabilidade ao vapor de água, para isso temos a lã mineral que é muito melhor.

Colocado por: Anonimo18072022ANão é uma moda....é um produto.

E o preço é inferior ao XPS normal?
  13.  # 153

Deve estar a referir-se às marcas nacionais já que as marcas internacionais já há muito tempo que mudaram ou evoluíram se quiser, apostando nos sistemas por exemplo em lã mineral.
    Nós, infelizmente, somos um país de "inventores"....usamos XPS quando ninguém usa.....usamos muitos revestimentos finos quando ninguém os usa.

Ninguém = quase ninguém :-)
    Concordam com este comentário:a loja do isolamento

Sim claro, estou a falar cá nacionalmente. A mesma marca lá fora tem dinamismo diferente no mesmo produto
  14.  # 154

Colocado por: pc ferreiraPorque não é a minha praia, nem quero levantar mais poeira:

Se cair uma peça de pedra ou cerâmica em cima de alguém (que não seja dos meus) quem assume a responsabilidade?

Vamos voltar a isso amigo ferreira?? Se a marca dá garantia, tem de assumir não é?

Você agora vai me responder como já respondeu, que é tudo muito bonito mas depois quando chega a hora da verdade que ninguém assume. Eh pa eu cá sei com quem posso contar...
  15.  # 155

O XPS tem um módulo de elasticidade maior o que se traduz por ter menos capacidade em "lidar" com alguns movimentos do suporte. Esse fato pode traduzir-se em situações de comportamentos anómalos nos sistemas onde é utilizado.
    Se não existissem alternativas certificadas em sistemas Etics ainda poderia compreender a necessidade do XPS.
    Quer melhor condutibilidade? Tem o EPS com grafite.

Pergunta crucial: porque usam o XPS?

Eu não percebo nada disto mas o XPS não é melhor que o EPS em questões de condensações?
  16.  # 156

Quais condensações? Onde? Em que circunstâncias?

Já está a fazer perguntas complicadas. Eu pensei que já tinha lido que o XPS era mais permeável, logo menos propicio a gerar condensação (presumo que entre a placa e a parede) mas posso estar 100%m errado
  17.  # 157

Leu mal com certeza

É provável
  18.  # 158

Colocado por: jorgferrPergunta crucial: porque usam o XPS?

Diga-me você, é isso que estou a tentar perceber e não puxar a brasa à sardinha de alguém...
    Mas atenção que eu estou a ter em conta XPS vs EPS não só em ETICS mas também em paredes duplas como incide o título do tópico.
  19.  # 159

Colocado por: jorgferr

Já está a fazer perguntas complicadas. Eu pensei que já tinha lido que o XPS era mais permeável, logo menos propicio a gerar condensação (presumo que entre a placa e a parede) mas posso estar 100%m errado

Ao contrário, é menos permeável ao vapor de água e mais resistente à absorção de água.
  20.  # 160

Colocado por: Bricoleiro

Diga-me você, é isso que estou a tentar perceber e não puxar a brasa à sardinha de alguém...
    Mas atenção que eu estou a ter em conta XPS vs EPS não só em ETICS mas também em paredes duplas como incide o título do tópico.

Não fui eu que perguntei isso :)
    Concordam com este comentário: Bricoleiro

0.0359 seg. NEW