Colocado por: Picareta
Já tem alguma obra executada?
A questão não é se o sistema Weber é bom ou mau, se presta ou não....a questão é que a legislação nacional diz muito concretamente que se um sistema de isolamento térmico pelo exterior (Etics - conformidade pela ETAG04) se não estiver certificado tem que ter uma apreciação técnica do LNEC ou de outra entidade reconhecida pela ANPC. O sistema Candiwall tem essa apreciação técnica feita pelo LNEC e o sistema Weber Keramiknão tem (pelo menos não conheço).
O sistema Candiwall pode ser usado....o sistema Weber keramik não deveria ser usado.
Obviamente que isto é a teoria....pois na prática é tudo bem diferente....fiscalização....ou falta dela!
Colocado por: riscosIsso têm todos, admitindo que que o pano duplo pode ser considerado um pano simples, é nada mais, nada menos que um sistema normal de parede simples com mais um pano pelo interior.
O sistema Etics da Weber tem, aprova e certifica etics com parede dupla por exemplo

Colocado por: Anonimo18072022A
Pelo facto de ser prevista a utilização de XPS como placas isolantes tem logo à partida menos permeabilidade ao vapor de água.
Além de o XPS tem maior módulo de elasticidade e por isso menos capacidade em "absorver" movimentações do suporte.
Depois o facto da superfície exterior ser em tijolo se não for aplicado qualquer hidrofugante na superfície dos tijolos estes irão absorver água e permanecer mais tempo humedecidos quando comparado com um revestimento tradicional de um sistema Etics (tradicional) o que significa também pior comportamento térmico.
O que Você deveria acrescentar é da ausência de se dizer ao cliente na generalidade das situações do passado que o sistema com XPS não tinha certificação.
Já para não falar no facto do sistema Weber Extra (XPS) contemplar a utilização da argamassa Therm Pro e alguns aplicadores usarem a 408 ou mais recentemente a 410....ou ainda venderem o sistema como mais resistente do que o sistema EPS, etc, etc.
Nota: nada contra o Vosso trabalho que até conheço muito bem.
Concordo mas na teoria não deveria ser possível de acordo com a legislação em vigor....é muito simples.
Não acha curioso sermos dos países da Europa onde mais se usa o XPS em sistemas Etics?
Não acha curioso existirem tão poucas marcas internacionais com sistemas certificados?
Andarão todos distraídos?
Colocado por: Atlas PortugalA grande dificuldade, entre usar um sistema de parede dupla e sistema ETICS, prende-se com o facto de:
-"Como fazer a ligação entre os dois sistemas, para que não haja ponte térmica".
Por exemplo o piso 0 a ser com parede dupla e o piso 1 com etics, como ficaria a situação das vigas e lajes de tecto do piso 0? É sempre algo que se se puder evitar pois as soluções normalmente são sempre mais trabalhosas e requerem uma planeamento redobrado.
Deve estar a referir-se às marcas nacionais já que as marcas internacionais já há muito tempo que mudaram ou evoluíram se quiser, apostando nos sistemas por exemplo em lã mineral.
Nós, infelizmente, somos um país de "inventores"....usamos XPS quando ninguém usa.....usamos muitos revestimentos finos quando ninguém os usa.
Ninguém = quase ninguém :-)
Pq?
O EPS com grafite é melhor.
O EPS tb não é sensível à água. Você deve querer referir-se à absorção de água
Colocado por: Anonimo18072022AE qual a relevância das forças de compressão numa fachada?
Colocado por: Anonimo18072022ANão é uma moda....é um produto.
Deve estar a referir-se às marcas nacionais já que as marcas internacionais já há muito tempo que mudaram ou evoluíram se quiser, apostando nos sistemas por exemplo em lã mineral.
Nós, infelizmente, somos um país de "inventores"....usamos XPS quando ninguém usa.....usamos muitos revestimentos finos quando ninguém os usa.
Ninguém = quase ninguém :-)
Colocado por: pc ferreiraPorque não é a minha praia, nem quero levantar mais poeira:
Se cair uma peça de pedra ou cerâmica em cima de alguém (que não seja dos meus) quem assume a responsabilidade?
O XPS tem um módulo de elasticidade maior o que se traduz por ter menos capacidade em "lidar" com alguns movimentos do suporte. Esse fato pode traduzir-se em situações de comportamentos anómalos nos sistemas onde é utilizado.
Se não existissem alternativas certificadas em sistemas Etics ainda poderia compreender a necessidade do XPS.
Quer melhor condutibilidade? Tem o EPS com grafite.
Pergunta crucial: porque usam o XPS?
Quais condensações? Onde? Em que circunstâncias?
Leu mal com certeza
Colocado por: jorgferrPergunta crucial: porque usam o XPS?
Colocado por: jorgferr
Já está a fazer perguntas complicadas. Eu pensei que já tinha lido que o XPS era mais permeável, logo menos propicio a gerar condensação (presumo que entre a placa e a parede) mas posso estar 100%m errado
Colocado por: Bricoleiro
Diga-me você, é isso que estou a tentar perceber e não puxar a brasa à sardinha de alguém...
Mas atenção que eu estou a ter em conta XPS vs EPS não só em ETICS mas também em paredes duplas como incide o título do tópico.