Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos,

    Tenho uma duvida que gostaria de esclarecer com voces, se possivel.
    Tenho um furo na minha habitaçao e pretendo instalar uma bomba submersivel a 63 metros de profundidade. Na superficie pretendo ter um autoclave wellmate em fibra de 320 Litros, com pressostato afinado para um minimo de, digamos, 3.5 bar e um maximo tipicamente 5 ou 5.5 bar.

    Posto isto, calculei que terei que ter uma bomba capaz de a uma altura manometrica equivalente de aproximadamente 130 metros (a contar com 1 bar de perdas de carga), debitar um caudal decente para encher o autoclave (a volta de 2,5 m3/h). Ate aqui penso nao andar muto enganado.
    Agora a questao é a seguinte:

    Ao ter um balao de 350 Litros com um pressostato afinado para um maximo de 5.5 bar, quando a bomba estiver a encher o balao e o pressostato detectar os 5.5 bar, que quantidade de agua terei dentro do balao ? A logica leva-me a pensar que nunca podera ser os 350 litros, tera de ser ate bem menos, pois a agua ira comprimir a membrana à medida que entra no balao e nao podera comprimir ate a colapsar.

    Este raciocinio esta correcto ?

    Agradeço a vossa ajuda.
    Obrigado.
  2.  # 2

    Alguem que possa dar uma ajudinha ? :)
  3.  # 3

    Se diz que o depósito é de 350Litros porque acha que não iria encher até à capacidade máxima?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gambalix
  4.  # 4

    As bombas de furo não estão preparadas para trabalhar por pressostato. logo é uma má ideia,

    A solução ideal é a bomba de furo tirar agua para um deposito, e depois desse deposito ser bombeada para a instalaçao por uma bomba normalissima com Autoclave e pressostato.

    No seu caso terá sempre cerca de 350 litros dentro do autoclave
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gambalix
  5.  # 5

    e uma SQE?
    Concordam com este comentário: larkhe
  6.  # 6

    Colocado por: Sergio Rodriguese uma SQE?
    Concordam com este comentário:larkhe



    Sem duvida uma Boa ideia, reduz em muito o desgaste da bomba.
  7.  # 7

    Podem trocar isso por miúdos da SQE? Ainda não estou a precisar mas vou daqui a algum tempo. Bomba já lá canta no furo e está a tirar direto para os pedreiros trabalharem.
    •  
      larkhe
    • 1 junho 2016 editado

     # 8

    Colocado por: VXMCPodem trocar isso por miúdos da SQE? Ainda não estou a precisar mas vou daqui a algum tempo. Bomba já lá canta no furo e está a tirar direto para os pedreiros trabalharem.


    E uma bomba que em vez de ter instalado um contactor e fazer um arranque directo, tem um variador de frequencia e arranca suavemente

    Para ter uma ideia uma bomba normal com sistema de arranque directo é como ter o carro acelerado as 3000rpm e largar a embraiagem se fizer muitas vezes acaba por danificar a embraiagem

    Com este sistema

    tem o carro as 1000 rpm larga a embraiagem e depois vai acelerando até a rotaçao de cruzeiro

    o desgaste provocado é muito inferior .

    Se tiver instalado um uma sonda de pressão a bomba pode ir variando a velocidade de modo a manter a pressão o mais constante possível

    Estas SQE são penso eu uma referencia da Grundfos, mas existem outras marcas , e existem Variadores de frequência separados para bombas mais antigas.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  8.  # 9

    Obrigado pela informação Larkhe. Já agora faz ideia de quanto poderá custar uma brincadeira dessas, assim como onde comprar?? O meu pai já tem a cerca de 20 anos direto, com pressoestato e nunca teve problemas, mas estou disposto a tentar acompanhar a evolução uma vez que é uma instalação nova.
    •  
      larkhe
    • 1 junho 2016 editado

     # 10

    Colocado por: VXMCObrigado pela informação Larkhe. Já agora faz ideia de quanto poderá custar uma brincadeira dessas, assim como onde comprar?? O meu pai já tem a cerca de 20 anos direto, com pressoestato e nunca teve problemas, mas estou disposto a tentar acompanhar a evolução uma vez que é uma instalação nova.



    A bomba? qualquer casa que venda bombas tem isso o preço não sei quanto poderá ser a mais em relação a uma bomba normal

    O variador de frequencia, qualquer electricista industrial monta ou vende isso, dependendo o preço muito da marca e da potencia do motor

    Marcas mais fidedignas , serão Mitsubishi , Omrom, ABB, SEW

    O variador nunca custara menos de 300 euros mais montagem e depende da potencia da bomba.
  9.  # 11

    Colocado por: rjmpiresSe diz que o depósito é de 350Litros porque acha que não iria encher até à capacidade máxima?


    Obrigado pela resposta!
    Eu julgo que nao enche ate a capacidade maxima pq a 5.5 bar a membrana e o ar dentro dela ocupam espaço, e esse espaço sera no meu entender "roubado" ao volume total do balao que sao os tais 350 litros. Nao sera assim ?
  10.  # 12

    Colocado por: Gambalix

    Obrigado pela resposta!
    Eu julgo que nao enche ate a capacidade maxima pq a 5.5 bar a membrana e o ar dentro dela ocupam espaço, e esse espaço sera no meu entender "roubado" ao volume total do balao que sao os tais 350 litros. Nao sera assim ?

    Meti "autoclave wellmate" no google e fui ao site deles, com as medidas do tanque calculei a volumetria do recipiente que diz ter 330Litros, e deu cerca de 400Litros. Portanto acho que pode confiar que os 350Litros são reais, e ele tem espaço extra para o balão! Estilo 400Litros de capacidade, onde 50L são para o balão e 350L para a água!
    V: volume
    r: medida do raio
    h: medida da altura

    Concordam com este comentário: Gambalix
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gambalix
  11.  # 13

    Colocado por: larkhe

    E uma bomba que em vez de ter instalado um contactor e fazer um arranque directo, tem um variador de frequencia e arranca suavemente

    Para ter uma ideia uma bomba normal com sistema de arranque directo é como ter o carro acelerado as 3000rpm e largar a embraiagem se fizer muitas vezes acaba por danificar a embraiagem

    Com este sistema

    tem o carro as 1000 rpm larga a embraiagem e depois vai acelerando até a rotaçao de cruzeiro

    o desgaste provocado é muito inferior .

    Se tiver instalado um uma sonda de pressão a bomba pode ir variando a velocidade de modo a manter a pressão o mais constante possível

    Estas SQE são penso eu uma referencia da Grundfos, mas existem outras marcas , e existem Variadores de frequência separados para bombas mais antigas.
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues


    Então e que tal usar um softstarter na bomba em vez do contactor simples, mantendo a configuração bomba mais balão mais pressostato?
  12.  # 14

    È melhor que o contactor simples,

    Depende do soft starter, existem uns que pouco ou nada fazem de diferente de um contactor, e existem outros que são quase variadores, claro que o preço acompanha as funçoes.
    Concordam com este comentário: Gambalix
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gambalix
  13.  # 15

    Pessoal, não enganem o Gambalix ;)

    gambalix, estás a pensar bem, num balão wellmate com 320L e com essas pressões que queres a capacidade que vais ter de água nesse depósito nem a perto de 150L chega porque estás a querer pressões muito elevadas.

    tens aqui a tabela do drawdown factor: http://www.wellmate.com/en-US/support/drawdown-chart/

    Para o balão wellmate de 328L capacidade total e para a pressão minima de 3.45bar e máxima 5.51bar, terias exactamente uma capacidade de 102L água. O resto é ar para se obter a pressão que queres.

    Para que é que queres uma pressão tão alta? Os canos aguentam com uma pressão tão alta? Eu tenho um balao desses da wellmate e tenho a pressão minima a 2bar e a máxima a 4,5bar.

    Tenho um furo a 120m com uma bomba de inox ( que deve gastar uns 6000w) que bombeia a água para um reservatório vertical e depois uma bomba pequena de 750w que bomeia a água para o deposito wellmate. ~

    Assim evito vários para arranques da bomba do furo mas isto só instalei o ano passado e a bomba do furo já tem mais de 15 anos ( o segredo e escolher bombas furo todas de inox).
    Concordam com este comentário: Gambalix
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gambalix
  14.  # 16

    CoisasCasa obrigado pelo comentário.
    Eu pretendo ter a pressao mínima acima de 2.5bar pq à saída do balão estava a pensar instalar um regulador de pressão para garantir dentro de casa sempre 2.5 bar. Estava tb a pensar numa pressão máxima mais alta, de forma a que o diferencial entre a mínima e a máxima fosse grande o suficiente para evitar muitos arranques da bomba. Faz algum sentido isto?
  15.  # 17

    Colocado por: GambalixCoisasCasa obrigado pelo comentário.
    Eu pretendo ter a pressao mínima acima de 2.5bar pq à saída do balão estava a pensar instalar um regulador de pressão para garantir dentro de casa sempre 2.5 bar. Estava tb a pensar numa pressão máxima mais alta, de forma a que o diferencial entre a mínima e a máxima fosse grande o suficiente para evitar muitos arranques da bomba. Faz algum sentido isto?


    Faz, quando maior a diferença entre a pressão mínima e a máxima maior quantidade água vai levar o deposito da wellmate, contudo a mim aconselharam-me a não meter muito mais que 4 bar de pressão máxima.

    Convem ter é uma bomba ajustada, se for uma bomba com muito caudal vai encher o deposito vai rapido do que consegue gastar e quando atingir a pressão maxima dispara e para de funcionar.

    Mas olhe que com a pressao maxima regulada para 5,5bar não é qualquer bomba que consegue isso, e preciso uma com muita força. A minha de 750w teoricamente atinge os 6bar mas é so teoricamente porque já para atingir os 4,5bar demora alguma tempo, se colocasse a pressao max nos 5,5bar ia demorar uma eternidade so para meter mais uns míseros Litros no deposito wellmate.

    O que pensa poupar por colocar a presao maxima a 5,5bar fica muito mais caro porque a bomba e mais cara e gasta muito mais. E mesmo com a pressao minima de 2,41bar e max de 5,51bar o deposito de 328L da wellmate só vai levar 150L.

    Se meter a min 2,41bar e a max 4,48bar o deposito de 328L leva 118L.
    No meu caso com a min a 2,06bar e máx 4,48bar leva 138L.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gambalix
  16.  # 18

    A bomba que eu estou a pensar usar é uma VS2/27 da Franklin (ou outra com características similares).

    Segundo a tabela, para uma altura manométrica à volta de 130 metros (63 metros de profundidade da bomba + 55 metros (5.5 bar no balão) + 10 metros (1 bar perdas)), consegue ainda um caudal a rondar os 2m3 /h, o que enche o balão em relativamente pouco tempo.
    Penso que para a configuração que eu sugiro, esta bomba tenha as características pretendidas.

    E se no balão eu tiver no maximo uns 140 litros (devido a tudo o que ja discutimos) , para uma habitaçao unifamiliar e duas pessoas, é suficiente tipicamente para impedir que a bomba arranque muitas vezes diariamente, em media ?
      VS2.JPG
  17.  # 19

    140L é mais do que suficiente, tem que ter atenção para ver a pressão de 6 em 6 meses ou pelo menos 1x por ano.
    É assim, a bomba do furo vai trabalhar sempre varias vezes mas não se preocupe, tive assim o meu sistema durante 15anos e sempre funcionou sem falhas.

    Para reduzir os arranques da bomba do furo so metendo um reservatorio (no meu caso coloquei um de 3000L) superficie com sondas e uma bomba adicional a meter a agua desse reservatorio no wellmate.
  18.  # 20

    Colocado por: coisascasa140L é mais do que suficiente, tem que ter atenção para ver a pressão de 6 em 6 meses ou pelo menos 1x por ano.
    É assim, a bomba do furo vai trabalhar sempre varias vezes mas não se preocupe, tive assim o meu sistema durante 15anos e sempre funcionou sem falhas.

    Para reduzir os arranques da bomba do furo so metendo um reservatorio (no meu caso coloquei um de 3000L) superficie com sondas e uma bomba adicional a meter a agua desse reservatorio no wellmate.


    Teve sorte, conheço bombas da grundfos e lowara, franklim que ao final de 2 a 3 anitos neste sistema ou se parte as turbinas , ou o cardan de acoplamento motor bomba fica redondo....
    Fica a minha experiência.

    Boa sorte
 
0.0230 seg. NEW