Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Se a Sofia Costa me permitir também vou aproveitar este tópico para expor uma indecisão minha, e dar-lhe também uma outra hipótese.

    Estou com o mesmo problema mas eu ainda não comprei ou encomendei qualquer pedra mas estou precisamente nesta fase.

    O que acontece é que a casa foi projectada com as tradicionais soleiras e pedras de peito das janelas em granito claro de Mondim.

    No entanto aquando a negociação com a serralharia que me está a tratar do alumínio, foi-me proposto susbtituir toda a pedrapor alumínio lacado à mesma cor do alumínio dos vãos. O que me aconselharam foi apenas não colocar nas soleiras das portas, uma vez que apresentará um desgaste maior ao passarmos por cima com o calçado.

    Feitas as contas de ambas as soluções recebi um orçamento para todos os vãos, menos nas portas, no total de 700€, enquanto que o granito ascendia os 2000€ mas já com as soleiras.

    Outra questão mais técnica que a serralharia me falou é que o alumínio a acentar encaixa perfeitamente, tipo clic, no alumínio do vão.

    Ainda não tenho uma decisão definitiva tomada mas espero que exponham a vossa opinião.
  2.  # 102

    Tarde demais...pois hoje passei na obra e como temia ja estavam a colocar as soleiras. Falei com o empreiteiro e ele sugeriu chamar o marmorista (diria mais "granitista" ;)) para despolir as soleiras, e assim passam a ficar com um aspecto semelhante à parte de baixo das soleiras. Menos mal!
    Em relação à serralharia também tenho dúvidas de como irá ficar...com a face do lado interior do vão...foi-me recomendado pelo arquitecto, espero não me arrepender. Alguem aqui comentou acerca de condensações, eu gostaria MUITO de as evitar, como melhorar o isolamento mas ao mesmo tempo ventilar?
    As paredes sāo de granito por isso já delas grossas, mais 6 cm de capoto mais acabamentos, daí serem umas soleiras tão profundas.
    Aqui seguem mais algumas fotos para ajudar a perceber.
    Mais uma vez obrigada a todos que tentaram ajudar!
      IMG_5220.JPG
  3.  # 103

    Aqui vai a foto do granito polido vs "despolido"
    Bem menos banca de cozinha/campa de cemitério!
      IMG_5225.JPG
  4.  # 104

    Colocado por: SofiacostaAqui vai a foto do granito polido vs "despolido"
    Bem menos banca de cozinha/campa de cemitério!

    Até gosto bastante da solução da direita!
    Boa sorte :)
  5.  # 105

    Colocado por: O.MartinsO link que me mandou é da página em italiano? Se calhar o seu mal é esse... Procure lá na página em Português, e leia com atenção.



    Parei de ler aqui. Não deu para mais. Se são soleiras e não são cantaria, está explicado!


    O link que me mandou é da página em italiano? Se calhar o seu mal é esse... Procure lá na página em Português, e leia com atenção.

    Desculpe mas a Fassa é Italiana ou Portuga?
    Eu confio o que diz no País de origem sabe que o tuga Português gosta muito de inventar.

    Não vê o outro que cola e barra as placas de eps com cimento cola e se-calhar até era com o weber. fix, que como você diz não interessa se é para interior ou exterior, é vota e vira.


    Parei de ler aqui. Não deu para mais. Se são soleiras e não são cantaria, está explicado!

    Fez-se luz sempre foi mencionado no inicio do tópico soleiras
  6.  # 106

    Colocado por: Anonimo16062021
    Santos,você não percebe nada da poda Homem..então se a cola de colar cerâmica da para colar e barrar o painéis de EPS nos sistemas ETICS,s acola dos sistemas ETICS também tem que dar para barrar cerâmica


    Pois agora que me fala nisso tenho uma cerâmica para assentar numa entra e já que tenho sobras de cola de etics vou aproveitar e gasto na cerâmica. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Smaug
  7.  # 107

    Colocado por: Anonimo16062021
    Essas coisas das ETA, e meias ETA,s são para os fracos..os inteligentes não usam nada dessa tretas


    ETA em Portugal para que???? isso é só lá nas Alemanhas xpto.

    Temos aqui os nosso vizinhos da eta espanhola ;)
  8.  # 108

    Colocado por: SofiacostaTarde demais...pois hoje passei na obra e como temia ja estavam a colocar as soleiras. Falei com o empreiteiro e ele sugeriu chamar o marmorista (diria mais "granitista" ;)) para despolir as soleiras, e assim passam a ficar com um aspecto semelhante à parte de baixo das soleiras. Menos mal!
    Em relação à serralharia também tenho dúvidas de como irá ficar...com a face do lado interior do vão...foi-me recomendado pelo arquitecto, espero não me arrepender. Alguem aqui comentou acerca de condensações, eu gostaria MUITO de as evitar, como melhorar o isolamento mas ao mesmo tempo ventilar?
    As paredes sāo de granito por isso já delas grossas, mais 6 cm de capoto mais acabamentos, daí serem umas soleiras tão profundas.
    Aqui seguem mais algumas fotos para ajudar a perceber.
    Mais uma vez obrigada a todos que tentaram ajudar!


    Não será fácil para o marmorista trabalhar com elas assentadas, pois por norma trabalham com uma mó e para fazer os cantos complica, no entanto se ainda não as colocaram todas ao sitio peça para não colocarem mais nenhuma assim facilita a vida ao marmorista.
  9.  # 109

    Colocado por: SofiacostaAqui vai a foto do granito polido vs "despolido"
    Bem menos banca de cozinha/campa de cemitério!
      IMG_5225.JPG


    Afinal sempre tem pingadeira calinas :)
  10.  # 110

    É uma pena não ter corte térmico foi um erro que podia ter sido evitado...
  11.  # 111

    Colocado por: SofiacostaAlguem aqui comentou acerca de condensações, eu gostaria MUITO de as evitar, como melhorar o isolamento mas ao mesmo tempo ventilar?


    Sofia, de facto as melhores soluções sao as mais simples. Nada como despolir a pedra e ficou logo com outro ar.

    Sobre as condensações, elas só se formarão se tiver superfícies frias no interior da casa, em conjunto com falta de ventilação.
    Superfícies frias penso que não terá, já que vai colocar capoto, com excepção da superfície no bordo interior dessas soleiras e peitoris.
    Tem uma forma de evitar isso, interrompendo as soleiras, ou seja, cortando com uma retificadora essas belas e maravilhosas soleiras e peitoris, no seu comprimento, a meio do local onde ficarão as caixilharias, criando uma "caixa de ar" de meio centimetro. Depois assenta a caixilharia e esse corte não se nota.

    Desvantagens:
    - As cantarias (soleiras e peitoris) têm de estar muito bem aplicadas, a meia cantaria do exterior não terá problema porque tem uma boa base de assentamento. Já a outra "meia" cantaria do interior é muito pequena, e qualquer falta de cola, ou superfície de assentamento pode tornar esse pedaço de cantaria mais amovível.
    - um dia arrepende.se e quer mudar os caixilhos mais para o exterior, e não pode porque as soleiras/peitoris estão cortadas;

    Sobre a ventilação, basta-lhe criar um local onde o ar entre e o ar saia, em cada divisão. Tem soluções de caixilharias com grelhas, etc.
  12.  # 112

    Colocado por: Anonimo16062021
    Se as pedras das soleiras e peitoris estiverem em contacto com as paredes/ombreiras de nada adianta essa geringonça
    Concordam com este comentário:Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dos Santos


    soleiras e peitoris


    Até que enfim alguém que percebeu o que falamos.
  13.  # 113

    Colocado por: Anonimo16062021
    Se as pedras das soleiras e peitoris estiverem em contacto com as paredes/ombreiras de nada adianta essa geringonça
    Concordam com este comentário:Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dos Santos


    Adianta... Vá lá ver a condutibilidade térmica de cada material. E mesmo assim se tiver receio use um disco maior e corte o até ao canudo do tijolo... Já não há contacto.
  14.  # 114

    Dias veja na versão Alemã não se deixe levar pelos tugasss haaaaaaaaa.
  15.  # 115

    O que o O.Martins diz é que se a caixilharia for assente a meio do vão (e não "à face", como está previsto), é possível assentar o caixilho sobre a soleira o peitoril, tendo esta pedra um ligeiro corte térmico, que pode ser preenchido por exemplo com espuma de poliuretano.

    Não me parece que isso seja solução no caso específico, mas pode resultar nalguns casos.

    Por outro lado, as exigências da térmica obrigam a cada vez maiores espessuras de isolamento, o que num sistema de parede dupla com caixa-de-ar origina maior afastamento dos dois panos de parede, pelo que começa a ser muito difícil encontrar perfis de caixilharia que cubram 8 ou 10 cms de espessura de caixa-de-ar, de modo a poderem assentar nas duas pedras (cada pedra assente sobre o seu pano de parede).

    Digo eu...
  16.  # 116

    Colocado por: Anonimo16062021
    Que material?


    ?


    Não disse que o corte termico dos peitoris não adianta porque estão em contacto com as ombreiras/paredes?

    Se a Sofia vai colocar Capoto, o capoto tem de fazer a dobra para as ombreiras e vergas até à caixilharia.
    Por isso o problema, fazendo o corte térmico na soleira, é a baixa temperatura passar pela argamassa de assentamento na base dos peitoris. Não era a isso que se referia?
  17.  # 117

    Então... A diferença da condutibilidade térmica dos materiais, é entre a argamassa de assentamento/tijolo, e a pedra de cantaria.

    O "frio" ou passa pelo caixilho ou pela pedra.
    Pelo caixilho nao passa muito, pq segundo percebi tem corte térmico.
    Pela pedra nao passaria porque ficaria cortada.
    O único caminho do "frio", de fora para dentro seria descer os 3cm ou 4cm que tem o peitoril, e depois circular pela argamassa de assentamento. O percurso é maior, há mais dissipação e a face interior da parede abaixo do peitoril já não fica tão fria. Mas se houver esse receio, no alinhamento do corte térmico do peitoril, corta-se a argamassa de assentamento a face superior do tijolo até apanhar o canudo. Isso é ser perfecionista, mas ok...

    Para mim fazer um corte térmico no caixilho, e não fazer soleira é que é grave...
  18.  # 118

    .
      0696-roka3.jpg
  19.  # 119

    .
      0696-roka6.jpg
  20.  # 120

    Colocado por: O.MartinsEntão... A diferença da condutibilidade térmica dos materiais, é entre a argamassa de assentamento/tijolo, e a pedra de cantaria.

    O "frio" ou passa pelo caixilho ou pela pedra.
    Pelo caixilho nao passa muito, pq segundo percebi tem corte térmico.
    Pela pedra nao passaria porque ficaria cortada.
    O único caminho do "frio", de fora para dentro seria descer os 3cm ou 4cm que tem o peitoril, e depois circular pela argamassa de assentamento. O percurso é maior, há mais dissipação e a face interior da parede abaixo do peitoril já não fica tão fria. Mas se houver esse receio, no alinhamento do corte térmico do peitoril, corta-se a argamassa de assentamento a face superior do tijolo até apanhar o canudo. Isso é ser perfecionista, mas ok...

    Para mim fazer um corte térmico no caixilho, e não fazer soleira é que é grave...


    Ainda há crentes nesta vida...
 
0.0329 seg. NEW