Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: Dos Santos.
      0696-roka6.jpg

E se for um vão com 2,5mt x 3mt? O xps aguenta?
  2.  # 122

Santos, qual a melhor forma, de fazer corretamente, em paredes com bloco termico de 25? Eu também não quero a janela do lado interior, prefiro mais para dentro pelo menos 5cm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Extravagancia
  3.  # 123

Tendo as janelas á face interior, os manipulos vão sobressair em relação á face da parede., eu meteria esses caixilhos, com a face interior dos mesmos a cerca de 10cm da face interior da parede.
    Pelo interior efectuaria uma guarnição em madeira, ou HDF lacado....

NOTA: Estas situações, pormenores, e decisões DEVEM ser coordenadas pelo autor do projecto de arquitectura...
    Concordam com este comentário: marco1, O.Martins, Dos Santos
  4.  # 124

A Sofia precisa é de soluções e agora já tem as soleiras e peitorais aplicados... bem era ter sido pensado a tempo. Agora para minimizar pode colocar a caixilharia o mais para fora possível, tendo em conta a caixa de estore e outros condicionantes que tenham levado o arquiteto a alinhar os caixilhos pelo interior.

E eu não deixaria de cortar a soleira no sítio do caixilho.
  5.  # 125

Colocado por: Dos Santos.
      0696-roka6.jpg

Caixilharia a assentar em cima de isolamento térmico? Esses pormenores não devem ser para executar em obra... ou os pormenores estão incompletos, ou isso ia partir tudo quando começassem a bater com as janelas...
  6.  # 126

Colocado por: alexp

E se for um vão com 2,5mt x 3mt? O xps aguenta?

Porque não?
  7.  # 127

Colocado por: Skinkx

Caixilharia a assentar em cima de isolamento térmico? Esses pormenores não devem ser para executar em obra... ou os pormenores estão incompletos, ou isso ia partir tudo quando começassem a bater com as janelas...

Olhe que não, se tem essa ideia está enganado.
  8.  # 128

Colocado por: Dos Santos

Olhe que não, se tem essa ideia está enganado.

Por isso é que os ETICS ou os isolamentos pelo interior rematam sempre à face da caixilharia e não por baixo...

O isolamento térmico dificilmente tem robustez para aguentar com o peso e as tensões provocadas pelo normal funcionamento duma caixilharia... ou falta algo nos pormenores ou a caixilharia tem que ter um aro adicional, da altura desse isolamento, que vá buscar a base firme da alvenaria...
  9.  # 129

Basta haver descontinuidade dos materias dissimulados debaixo do caixilho para termos garantido a RPT.
    Por exemplo bastará termos as soleiras repartidas em duas peças, afastadas por exemplo 20mm, e este vazio ser, por sua vez preenchido com espuma de Pu, para se garantir isso mesmo ( haverão outras soluções.... mas o caixilho não presisa assentar no isolamento termico).
    Havendo ETICS, nas vergas e ombreiras, deve o ETIS rematar contra os aros fixos dos caixilhos...( mas atenção aos pormenores dessa situação)
    Concordam com este comentário: tozepalma
  10.  # 130

Colocado por: SofiacostaAqui vai a foto do granito polido vs "despolido"
    Bem menos banca de cozinha/campa de cemitério!
      IMG_5225.JPG

No que realmente interessa "despolido" ficou melhor.
    Resta ver o conjunto com caixilharia.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Dos Santos
  11.  # 131

a Caixa de estore mesmo que tenha 30 cm de largura, dava para aplicar a caixilharia uns 15 ou 20 cm mais dentro que o reboco interior.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 132

É claro que o despolido fica muito melhor.... Mas amigos está menos "fashion" ;) lololl.... ou Flashing!!!!
  13.  # 133

Colocado por: Pedro BarradasMas amigos está menos "fashion" ;) lololl.... ou Flashing!!!!

lolololol

Já agora, Sofiacosta, essa alteração (despolir) vai ter custos?
    Só para se perceber a derrapagem por pormenores como este, se são significativos ou não...
  14.  # 134

Colocado por: Dos Santos

Porque não?

Porque o peso é muito. E também tenho dúvidas quanto à estabilidade já que a expansão térmica do xps não ajuda em nada.
  15.  # 135

Porque o peso é muito. E também tenho dúvidas quanto à estabilidade já que a expansão térmica do xps não ajuda em nada.

Ouve para aqui um USER que colocou na construção dele pode sempre lhe perguntar se até hoje teve problemas o que eu aposto que não okok.
  16.  # 136

Nunca gostei desse granito nem para campas, mas sinceramente até imagino Cenarios que pode ficar bem.
    Concordam com este comentário: Dos Santos
  17.  # 137

Boas!
    As soleiras lá estão no sítio, quando tiver a serralharia eu tiro uma foto para mostrar aqui o resultado. Não sei muito bem o que esperar em relação à janela andar faceada pelo interior, tomei essa decisão após sugestão do arquitecto (mais barato + melhor isolamento pareciam uma boa decisão!)
    Obrigada a todos pelas sugestões
  18.  # 138

Não dá jeito ter um parapeito interior nem que fosse só 10 cm?! Por fora é que não precisa mesmo, a não ser que queira colocar vasos do lado de fora, ou estores em lamela larga.
  19.  # 139

Mas quem falou em xps

O material que postei é EPS
  20.  # 140

Colocado por: VXMCSantos, qual a melhor forma, de fazer corretamente, em paredes com bloco termico de 25? Eu também não quero a janela do lado interior, prefiro mais para dentro pelo menos 5cm.

O Pedro já disse tudo ;)

0.0351 seg. NEW