Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

    Colocado por: callinasA minha casa saiu um pouco penalizada por ter grandes janelas viradas para sul poente. Mas eu quero assim e é vivência que quero fazer dela. No fundo a visão faz parte de nós, uma boa vista, vaos grandes, abertos para o exterior , luz natural, dao-nos outra vivência, que uma casa fechada e janelas minúsculas. Já o António quer uma casa com A+, pois não se importa de janelas pequenas e fechadas, afinal a casa é para comer e dormir.

    Como pode ver uma classificação não é tudo.
    Concordam com este comentário:21papaleguas

    Quando fiz o projecto da minha casa foi totalmente de acordo com esta ideia.
    Casa pratica, compacta apesar dos seus 224m2, com vãos grandes para ter muita luz solar dentro de casa.
  2.  # 382

    A preocupação com a classificação energética é recente, dado que só recentemente é que começaram a tentar forçar as pessoas a terem tal certificado quando querem transacionar uma casa.
    Se me diz que que está a construir uma casa para si mesmo, pode não querer saber tanto da classificação, ainda compreendo, mas estar a construir para os outros já deveria ser uma preocupação levada mais a sério pelo construtor e/ ou promotor.

    Uma casa com muitas janelas é obrigatoriamente uma casa com pior classificação energética? Ou tem haver com a qualidade das janelas em si? Uma janela não pode fazer milagres? Então e duas? Claro que a parede necessita de ser maior para colocar duas e ter uma estética agradável. Isso não é uma solução para todos, ok, para a maioria não é... só por dizer que as janelas por si só não tem de piorar a classificação energética, se a pessoa que constrói/ promove quiser a melhor classificação possível.

    E que interessa esta discussão para a casa da papoila? Pelo menos que a faça pensar nesta questão de eficiência energética, já que lhe vai sair do bolso cada fuga térmica que existir se ela quiser manter um nível superior de qualidade térmica na sua casa. Na fase de planeamento/ construção ainda pode fazer alguma coisa, depois pode ser mais complicado, em especial se os recursos financeiros forem escassos.
    Mas é uma questão de contas, até pode sair mais barato meter e utilizar ar condicionado que fazer bem a estrutura... cada um sabe o que é melhor para si.
  3.  # 383

    Josexy, gostava de saber por exmplo como é que esse colega aquece a casa quando vem por exemplo 1 semana com temperatura maxima de 10graus.
    uma casa com grandes vão perde porque um vidro por bom que sejam não é igual a uma parede, uma casa feita agora com as janelas pequenas de antigamente não perde tanto calor como uma ter uma parede de 3mx2,30, eu tambem podia ter metido janelas 1,5X1 nos quartos mas não gosto
    isso do certificado é uma treta, no meu tem em projeto A quase B no final não sei como ficará mas também não estou muito preocupado.
  4.  # 384

    Essa pessoa aquece a casa com um recuperador de calor, a lenha parece-me (que é coisa que não falta naquela propriedade) na cozinha, e a credite que nesse dia estava bastante frio no exterior e a casa estava bem quente! As janelas são capazes de ter +/- 0.7m x 0.8m (não as medi, apenas estou a mencionar de memória a "olhômetro") excepto uma na cozinha que é enorme... mas essa está próxima do recuperador de calor.
  5.  # 385

    e não tem radiadores, é só o recuperador a ar?
    as janelas não pequenissimas, as mais pequenas que tenho são 1 de largura por 1,30 altura
  6.  # 386

    Por acaso acho que os vais das janelas do meu projeto nem são assim tão grandes. Vamos lá a ver o que dá.
    Concordam com este comentário: manelvc
  7.  # 387

    Para grandes janelas, há estores para fazer proteção térmica e acústica.
    Um pouco pela falta do verdadeiro rigor de um certificado energético, é discutível comparar casas pelo seu certificado energético
  8.  # 388

    Colocado por: nelson__ricardoJosexy, gostava de saber por exmplo como é que esse colega aquece a casa quando vem por exemplo 1 semana com temperatura maxima de 10graus.
    basta ter permanentemente o recuperador a queimar no maximo que até frita os miolos,
  9.  # 389

    Colocado por: callinasPara grandes janelas, há estores para fazer proteção térmica e acústica.
    Um pouco pela falta do verdadeiro rigor de um certificado energético, é discutível comparar casas pelo seu certificado energético


    As minhas janelas vão ter todas estores por fora, com exceção das janelas viradas a norte e que dão para as escadas e que vão ter vãos que não vão abrir.
  10.  # 390

    Colocado por: jorgealvesbasta ter permanentemente o recuperador a queimar no maximo que até frita os miolos,

    A casa dos meus pais até à pouco tempo tinha parede simples, janelas e caixa de estor por onde entrava o vento a ainda assim desde que a fogueira estivesse a bombar ninguém passava frio.
    Concordam com este comentário: jorgferr
  11.  # 391

    Só vi o recuperador de calor, não vi radiadores nem outras fontes de calor na casa, mas não quer dizer que não possa ter.
    As janelas são realmente pequenas suponho que seja propositado para reduzir a fuga de calor pela casa, ou então foi só pela estética, a pessoa não disse, mas também não perguntei.

    Comprar casas só pelo certificado energético seria burrice... afinal de contas ter uma casa A+ mas com vista para os outros prédios pode ser má ideia para quem quer vista para o mar por exemplo... mas se tiver de escolher entre 2 casas com boa vista para o mar e uma é B- e a outra é A+ provavelmente a A+ vai ser mais tentadora a menos que a diferença de preço seja muito significativa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas
  12.  # 392

    Ainda à volta com pequenas alterações na arquitetura, surgiram umas pequenas ideias relativamente ao piso 1.

    Aqui fica o antes:
      image28.jpeg
  13.  # 393

    Agora o depois e cujas alterações fiz no paint:

    - um dos roupeiros da suite fica virado pra o corredor, ficando com a parede disponível no interior da suite para colocar uma TV;

    - deslocação da entrada da suite mais para trás para possibilitar a redefinição da entrada do wc acessível.

    - redução da casa de banho acessível (se possível) porque estava demasiado grande e cuja disposição do mobiliário tem de ser repensada para cumprir as acessibilidades.

    - alteração do roupeiro de um dos quartos que passa a ganhar espaço ao WC e ficando embutido dentro da parede.
      image.jpg
  14.  # 394

    Mas esse WC não era o que cumpria as acessibilidades? continua a cumprir?
  15.  # 395

    Colocado por: PapoilaVerdejanelas viradas a norte e que dão para as escadas e que vão ter vãos que não vão abrir.


    Como planeia limpá-las?
  16.  # 396

    Com essa área da WC das acessibilidades podia entrar e não dar com a sanita e bidé mesmo de frente....
    Veja lá se a sua arquitecta dá uma volta a isso para ficar mais bonitinho.
    Estou aqui a fazer uma moradia também para o concelho de Almada em que a IS das acessibilidades tem 6.18 m2 ( podia ser um pouco menor ) em frente tem uma banheira, lado direito sanita e bidé e à esquerda o lavatório.

    www.gabineteop.com
  17.  # 397

    Colocado por: jorgferrMas esse WC não era o que cumpria as acessibilidades? continua a cumprir?



    Sim, cumpria...não sei se cumpre. Há que ser vista esta questão pela arquiteta.
  18.  # 398

    Colocado por: Italiano

    Como planeia limpá-las?


    Por cima da cobertura da garagem, com uma escada.
    Se vai ser fácil e prático? Talvez não.
  19.  # 399

    Não era muito mais fácil... colocar janelas que abrem?
  20.  # 400

    Colocado por: Italiano
    Como planeia limpá-las?

    Talvez com janelas que se auto-limpam?
 
0.1333 seg. NEW