Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 701

Colocado por: Skinkx

O meu problema é que numa equipa há sempre tipos que são artistas e tipos que nem de borla os queria a trabalhar para mim e um contrato de empreitada geral não permite escolher ninguém.

Eu tenho um soalho em casa dos meus pais que aquilo é uma vergonha, tem folgas de centímetro, verniz aplicado já com o rodapé no sítio (paredes marcadas de verniz) e por aí fora. Não me lixem, em empreitada geral eu tenho que gramar com gajos destes, sendo eu a contratar, faz uma mas já não faz duas.

Mau, mas quer-me tirar o pão da boca ou quê??
    Shiuuuuuu, deixá-los andar assim que está muito bom. Cada vez mais aliás.
    Mas agora o perigo é outro, vou-me fartar de rir com a quantidade de soalhos estratificados que vão levantar em cima dos PRH para ai a partir de Maio do ano que vem!!
    • smdx
    • 17 novembro 2016

# 702

é uma forma de tentar limitar a quatidade de construção nova...
    e sim, os munícipios ao lado agradecem

e quem quer construir vai enchendo os bolsos da CMA

Acho esses valores ou disparatados ou errados.

Em todo o caso é fácil: pelo custo da licença, compra terreno no concelho ao lado e manda a sua CM roubar outros.
    Concordam com este comentário:Flavita
  2.  # 703

Colocado por: Joao Dias
    Mau, mas quer-me tirar o pão da boca ou quê??
    Shiuuuuuu, deixá-los andar assim que está muito bom. Cada vez mais aliás.
    Mas agora o perigo é outro, vou-me fartar de rir com a quantidade de soalhos estratificados que vão levantar em cima dos PRH para ai a partir de Maio do ano que vem!!

Mas porquê do ano que vem? É colheita especial? :-)
  3.  # 704

Mas porquê do ano que vem? É colheita especial? :-)

Porque é quando o pessoal vai começar a desligar os PRH e a humidade residual atmosférica vai começar a estagnar dentro dos soalhos. Isto se tivermos o famoso "Abril águas de Mil" que é quase certo. Estes factores acoplados ás fotos de trabalhos de colagem que tenho visto vão ser um sucesso garantido!!
    Isto de colar um soalho obriga a não se poder ter "pena" do cliente para garantir que se ganha a obra. Um orçamento de colagem (pelo menos os nossos) é o que tem de ser. Quem quer quer, quem não quer sujeita-se!
    Em alguns casos a cola é mais cara que a madeira!!!
  4.  # 705

Porque é quando o pessoal vai começar a desligar os PRH e a humidade residual atmosférica vai começar a estagnar dentro dos soalhos. Isto se tivermos o famoso "Abril águas de Mil" que é quase certo. Estes factores acoplados ás fotos de trabalhos de colagem que tenho visto vão ser um sucesso garantido!!
    Isto de colar um soalho obriga a não se poder ter "pena" do cliente para garantir que se ganha a obra. Um orçamento de colagem (pelo menos os nossos) é o que tem de ser. Quem quer quer, quem não quer sujeita-se!
    Em alguns casos a cola é mais cara que a madeira!!!

Então mas nesse caso o problema não é dos estratificados, mas sim dos pisos em madeira colada, no geral. E vale para PRH ou para PRE.
  5.  # 706

Isto para não falar nos casos em que destroem o soalho durante a própria colagem por estarem a utilizar uma cola que não é apropriada para o efeito. Aconteceu recentemente numas centenas largas de metros quadrados.
    Eu estou farto de dizer aqui que colar um soalho não tem nada a ver com uma aplicação convencional. Tem muito mais trâmites a respeitar e esses começam muitoooooo antes de sequer colicar-mos os pés na obra!!!
  6.  # 707

Então mas nesse caso o problema não é dos estratificados, mas sim dos pisos em madeira colada, no geral. E vale para PRH ou para PRE.

Não, tem a ver COM TUDO!!! Mas como é óbvio não posso explicar tudo...
  7.  # 708

Cola Sikabond 50 Parquet
    Tabela Preços Sika 2014
    6.70 €/kg, preço de tabela, sem IVA

Não custa assim tanto comparado com a madeira

"Permite uma colagem rápida de diversos tipo de pavimentos de madeira: soalhos maciços (até 1200 mm), pavimentos multicamadas, etc"
    "Especialmente formulada para pavimentos multicamada"
    "Adequada para utilização sobre pavimentos aquecidos (radiantes)"

Também há colas mais caras da mesma marca, mas aparentemente esta resolve o problema. E eu até sei que foi o João a colocar aqui algumas fotos de soalhos aplicados por colagem, com cola Sika, só não sei se era esta ou outra das mais caras.

Mas se esta cola custa 6.70 €/kg e rende 1 kg/m2, é caro, mas também não é coisa para um tipo se atirar do 2.º andar cá para baixo... :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidfigueiredo
  8.  # 709

Colocado por: Flavita

Ou em Cascais! haha

Há ai um tópico dum user que descrevia tudo muito bem em taxas em Cascais há uns anitos. Numa casa "normal" andaria nos 5000 euros de taxas
  9.  # 710

Colocado por: zedasilva
    Assim é que é falar!
    Se um dia apanhar uma obra sua, prometo não o enxovalhar muito.
    :))
    Estas pessoas agradeceram este comentário:riscos

Safa-vos serem de zonas bem diferentes, lol
  10.  # 711

Colocado por: jorgferr

Há ai um tópico dum user que descrevia tudo muito bem em taxas em Cascais há uns anitos. Numa casa "normal" andaria nos 5000 euros de taxas

Tenho um cliente em mafra que pagou perto de 7000€ por uma moradia
  11.  # 712

Colocado por: jorgferr
    Safa-vos serem de zonas bem diferentes, lol

eheh, senão chegava bêbado a casa todos os dias e depois a mulher punha-me os sacos do pingo doce à porta de casa
    Concordam com este comentário: jorgferr
  12.  # 713

Neste aspecto a Papoila está com azar. As taxas na Câmara de Almada são caríssimas.
    Acabaram de ser actualizadas e ficaram ainda mais caras...

http://www.m-almada.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=450831112&att_display=n&att_download=y

Pág 19077 , ponto 8.12.1.1

Basicamente são 70€ por cada m2 de construção
  13.  # 714

Colocado por: SkinkxCola Sikabond 50 Parquet
    Tabela Preços Sika 2014
    6.70 €/kg, preço de tabela, sem IVA

Não custa assim tanto comparado com a madeira

"Permite uma colagem rápida de diversos tipo de pavimentos de madeira: soalhos maciços (até 1200 mm), pavimentos multicamadas, etc"
    "Especialmente formulada para pavimentos multicamada"
    "Adequada para utilização sobre pavimentos aquecidos (radiantes)"

Também há colas mais caras da mesma marca, mas aparentemente esta resolve o problema. E eu até sei que foi o João a colocar aqui algumas fotos de soalhos aplicados por colagem, com cola Sika, só não sei se era esta ou outra das mais caras.

Mas se esta cola custa 6.70 €/kg e rende 1 kg/m2, é caro, mas também não é coisa para um tipo se atirar do 2.º andar cá para baixo... :-)

Skinkx, então vá pelo que está ai escrito.
    Usei esta cola, claro que sim, como usei já muitas outras. Mas afianço-lhe que isto tem muito mais que se lhe diga fo que simplesmente ler fichas técnicas de produtos.
    Quanto aos preços, sim, são mais ou menos por ai MAS, os rendimentos da cola são completamente diferentes de caso para caso.
    Posso-lhe dizer que poucos foram os soalhos onde "deixei" 1kg de cola por m2!!
    E também lhe posso dizer que existem falhas grandes, ou melhor, omissões grandes no que ás fichas técnicas diz respeito.
    Repito, é perfeitamente possível arruinar um soalho devido a uma má escolha de cola. E por arruinar um soalho quero dizer exactamente isto, arruinar o próprio soalho!!
    Isto se fosse assim tão fácil não haveriam problemas como os que relatou em casa dos seus Pais!!
  14.  # 715

Skinkx, então vá pelo que está ai escrito.
    Usei esta cola, claro que sim, como usei já muitas outras. Mas afianço-lhe que isto tem muito mais que se lhe diga fo que simplesmente ler fichas técnicas de produtos.
    Quanto aos preços, sim, são mais ou menos por ai MAS, os rendimentos da cola são completamente diferentes de caso para caso.
    Posso-lhe dizer que poucos foram os soalhos onde "deixei" 1kg de cola por m2!!
    E também lhe posso dizer que existem falhas grandes, ou melhor, omissões grandes no que ás fichas técnicas diz respeito.
    Repito, é perfeitamente possível arruinar um soalho devido a uma má escolha de cola. E por arruinar um soalho quero dizer exactamente isto, arruinar o próprio soalho!!
    Isto se fosse assim tão fácil não haveriam problemas como os que relatou em casa dos seus Pais!!

Em casas dos meus pais aquilo ficou uma cagada, porque entre o gajo que lá andou de afagadora e eu de motocultivadora, acho que a diferença no resultado final do soalho ia ser imperceptível... :-)
    Mas eu era puto e os meus pais são gente séria, mandam fazer o serviço sem pedir preço nenhum e no fim pagam sempre a conta que apresentarem... também lhe posso dizer que esse episódio contribuiu, e muito, para a minha formação, porque era puto e lembro-me perfeitamente de pensar "porra, este gajo é um javardo autêntico... eu não percebo nada disto, mas isto não é serviço nenhum, é impossível que isto se faça assim ou seja para ficar assim..." - mas ficou mesmo.

Nunca fiquei a dever nada a ninguém e raramente têm que me procurar para receber, eu é que procuro as pessoas para lhes pagar, mas garanto que se alguém me fizer um trabalho daqueles, para receber o dinheiro tem que arrancar o que lá está e mandar alguém - um terceiro, alguém que realmente saiba o que faz - aplicar o material como deve ser e só aí é capaz de ver a cor do dinheiro... é uma tristeza existirem profissionais daqueles e ainda por cima pessoas conhecidas! Mas adiante...

No que toca às colas, tenho a Sika em boa conta, em todo o segmento de produtos. Pode não ter as competências da Bona na madeira, mas é produto seguro em toda a gama, por isso apenas li a ficha, dei uma vista de olhos nos preços e rendimentos e também vi que se há cola a 6 €/kg, também há lá outras ao dobro do preço, mas essas também permitem assentamento sobre base cerâmica e tudo, acho que talvez (digo eu) não seja preciso tanto...

Mas eu gosto dos seus alertas, fazem um tipo procurar, pesquisar e ficar alerta.
  15.  # 716

Acabei de ler um manual de aplicação da Roth, para pavimento radiante, e lá também falam em possíveis aplicações de madeira colada.

Inclusivé indicam o sistema completo de vários fabricantes de argamassas e colas, um deles é muito conhecido no mercado (Mapei). Betonilha autonivelante Mapei Ultraplan Maxi e, em função do acabamento (madeira, cerâmica, pedra...), os respectivos produtos. No caso de aplicação de parquet de madeira, recomendam Mapei Ultrabond P990 1K, que custa 6.40 €/kg.

Não sei se esta gama de produtos é a gama com que o João costuma trabalhar, mas voltam a referir consumos na ordem de 1 kg/m2, pelo que não me parece, de todo, que a cola possa ficar mais cara que a madeira. Acredito que o serviço de assentamento e colagem seja mais caro em termos de mão-de-obra, mas o "consumível cola", em si, não pode ficar mais caro que a madeira... porra, isso assim nem fazia sentido... então um tipo já estica a corda e mete madeira em vez de cerâmica, e de repente para ter madeira tem que usar uma cola que custa tanto ou mais que a madeira?
  16.  # 717

Colocado por: SkinkxAcabei de ler um manual de aplicação da Roth, para pavimento radiante, e lá também falam em possíveis aplicações de madeira colada.

Inclusivé indicam o sistema completo de vários fabricantes de argamassas e colas, um deles é muito conhecido no mercado (Mapei). Betonilha autonivelante Mapei Ultraplan Maxi e, em função do acabamento (madeira, cerâmica, pedra...), os respectivos produtos. No caso de aplicação de parquet de madeira, recomendam Mapei Ultrabond P990 1K, que custa 6.40 €/kg.

Não sei se esta gama de produtos é a gama com que o João costuma trabalhar, mas voltam a referir consumos na ordem de 1 kg/m2, pelo que não me parece, de todo, que a cola possa ficar mais cara que a madeira. Acredito que o serviço de assentamento e colagem seja mais caro em termos de mão-de-obra, mas o "consumível cola", em si, não pode ficar mais caro que a madeira... porra, isso assim nem fazia sentido... então um tipo já estica a corda e mete madeira em vez de cerâmica, e de repente para ter madeira tem que usar uma cola que custa tanto ou mais que a madeira?

Quer ver como é fácil...
    Soalho de Pinho rustico em promoção a 6.99€ já com Iva.
    Réguas com 2,60m de comprimento com 14cm de lar por 21mm esp. que obrigam a deixar 1,5kgs no minimo de cola por m2. Aqui a cola já tem de ser uma Sika At80 (para mantermos o seu exemplo da Sika) que vai para cima dos 8.00€ por kg com Iva.
    E não se esqueça que ainda falta a cola branca para o macheado que não sendo nenhuma fortuna no fim também é dinheiro. E aqui também depende da qualidade da cola branca, as suas caracteristicas, que determinam obviamente o preço.
    Não é difícil de fazer as contas.
    Em Pinhos (convencionais) é quase sempre ela por ela...
    Concordam com este comentário: ATTC
  17.  # 718

Colocado por: tiagotNeste aspecto a Papoila está com azar. As taxas na Câmara de Almada são caríssimas.
    Acabaram de ser actualizadas e ficaram ainda mais caras...

http://www.m-almada.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=450831112&att_display=n&att_download=y

Pág 19077 , ponto 8.12.1.1

Basicamente são 70€ por cada m2 de construção

Mas isso e pago aquando das infraestruturas, certo?
    No meu caso, que é um loteamento, não estou a contar pagar essa taxa, pois o terreno já foi comprado com o pagamento das infraestruturas pagas.

Conto pagar apenas o levantamento da licença de construção, que não deverá ultrapassar algo como 1000€.
  18.  # 719

Quanto ao resto, a única coisa que lhe posso dizer é que nas soluções de soalhos estratificados é raríssimo ver utilizar um determinado tipo de cola (mais caro) que é o único que deve ser utilizado para soalhos já acabados de fábrica. E mais não digo que os segredos não são para dar de mão beijada. Não a si mas a quem está á espreita a beber conhecimento de borla sem contribuir.
    Isto vai muito, mas muito alem da simples leitura de uma ficha técnica.
    Aliás, lembro-me á bem pouco tempo (2 máximo 3 anos) neste mesmo forum de se afirmar que não se devia de colar soalho maciço com mais de 1,20m de comp, 10cm larg e 14mm de esp. Eu a ler estas coisas e ao mesmo tempo a colar réguas com 2,60m de comp, 14cm larg e 21mm esp...
  19.  # 720

Colocado por: riscos

Tenho um cliente em mafra que pagou perto de 7000€ por uma moradia

Segue o tópico para quem interessar. Foram partilhados os custos em várias camaras:

https://forumdacasa.com/discussion/3656/taxas-de-camaras-municipais/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto

0.2244 seg. NEW