Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Sim, o user disse a altura da piscina mas não disse que queria encher até cima, pelas contas fica pouco mais do que metade. Isto até ao dia em que alguém se lembrasse que encher mais seria fixe (isso na improbabilidade de a placa ter aguentado até esse dia).
  2.  # 2

Colocado por: LPSPereiraSegundo a engenheira os caboucos utilizados na construção da garagem e da casa foram exagerados, segundo ela a casa pode levar 3 pisos sem qualquer problema.

Não é difícil uma moradia ter estrutura para levar 3 pisos, sustentados por pilares com o peso desmultiplicado por todas as lajes.
    O problema aí é os 5000 kg concentrados só no espaço da piscina.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LPSPereira
  3.  # 3

Colocado por: LPSPereiraNão sei se tem alguma influência mas a garagem está construida de forma totalmente indepentemente da moradia. O terraço não tem qualquer peso em cima. Segundo a engenheira os caboucos utilizados na construção da garagem e da casa foram exagerados, segundo ela a casa pode levar 3 pisos sem qualquer problema.

A placa é constituida por vigas de cimento e ferro, utilizado tijoleira nos intervalos, e foi "cheia" à moda antiga (baldes).

Grato pela ajuda.

Se tem a Eng. responsável pelo projecto/construção ng melhor que ela para dar o Aval
    Concordam com este comentário: Dos Santos, LPSPereira
  4.  # 4

dá um acréscimo de 4,76kn/m2, não sabendo qual a laje aplicada é difícil de prever, no entanto como ja foi dito, isso deve ter sido calculado para 2kn/m2 de sobrecarga e aproximadamente 1,0 de Carga permanente, se adicionar 50% de "coeficiente de ****ço" não chega para cobrir o peso dessa piscina. Por favor não invente prumos de 15*40 nem vigas de 15 de largura com amarrações todas atrofiadas....
    Concordam com este comentário: Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dos Santos, LPSPereira
  5.  # 5

Colocado por: riscosdá um acréscimo de 4,76kn/m2, não sabendo qual a laje aplicada é difícil de prever, no entanto como ja foi dito, isso deve ter sido calculado para 2kn/m2 de sobrecarga e aproximadamente 1,0 de Carga permanente, se adicionar 50% de "coeficiente de ****ço" não chega para cobrir o peso dessa piscina. Por favor não invente prumos de 15*40 nem vigas de 15 de largura com amarrações todas atrofiadas....
    Concordam com este comentário:Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dos Santos

Haja alguém realista, e que alerte para os perigos que podem vir a surgir.
  6.  # 6

Fiz uma simulação rápida num programa de dimensionamento de lajes pré-esforçadas, que deve ser o que você aí tem, e acontece o seguinte:

- considerando uma laje com 20 cm de altura total (duvido que tenha mais, atendendo a que foi dimensionada como cobertura simples) e o uso de abobadilhas cerâmicas 40x15-20, não consigo verificar o esforço transverso nos apoios. A diferença é pouca, mas matematicamente não está cumprido o regulamento.

No cálculo considerei uma sobrecarga típica de oficina automóvel, com sobrecarga de 5.0 kN/m2 (os tais 500 kg/m2) e um revestimento de 1.0 kN/m2, pois não sei que tipo de revestimento você tem aí na cobertura.

"Se" a laje for realmente de 20 cms de altura total, eu não acredito que a estrutura caia, mas é preciso sublinhar que estamos a trabalhar para lá dos coeficientes de segurança. A seguir ao cão, o betão é o melhor amigo do homem, mas convém não abusar, até porque você próprio já disse que a laje foi cheia a balde e com isso estão longe de estar reunidas as condições ideais de betonagem, que garantem maior resistência da laje.

A engenheira diz que pode levar 3 pisos em cima? Óptimo, meta um projecto de licenciamento da piscina na câmara e ela que faça o projecto de estabilidade que ateste a segurança da estrutura perante as alterações agora introduzidas. Não será pior, para o que der e vier, que o seguro de responsabilidade civil profissional dela tenha uma cobertura generosa...

Falar é fácil, meter por escrito é que não é para todos. Como disse, cair por cair eu não acredito que caia, mas começa-se a entrar num limbo perigoso e eu não gostaria de estar num qualquer lado com medo que a estrutura caia...
    Concordam com este comentário: LPSPereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tozepalma, LPSPereira
  7.  # 7

O pereira não consegue ver se tiver o projeto de estabilidade da sua casa qual o tipo de laje aligeirada que tem ai? o importante era retirar o tipo de laje e dois valores, o Msd e o Vsd.com esses valores dava para verificar com maior certeza
  8.  # 8

Colocado por: riscosO pereira não consegue ver se tiver o projeto de estabilidade da sua casa qual o tipo de laje aligeirada que tem ai? o importante era retirar o tipo de laje e dois valores, o Msd e o Vsd.com esses valores dava para verificar com maior certeza

Assim que tiver oportunidade, eu coloco os valores aqui, muito obrigado pela ajuda.
  9.  # 9

Não sendo conclusivo, mas a laje se é de vigotas, deverá ter vigota dupla, tem?
  10.  # 10

Colocado por: callinasNão sendo conclusivo, mas a laje se é de vigotas, deverá ter vigota dupla, tem?

sim o pereira disse que tinha duas vigotas paralelas...falta saber a altura da laje o tipo de vigota e o tamanho da abobadilha.
  11.  # 11

Não, o que ele disse foi:

a cada fiada de tijoleira existem 2 vigas a suportar.

o que pode ser entendido como uma vigota de cada lado . Muito me espantaria que uma laje dessas com 4m de vão tivesse vigota dupla
    Concordam com este comentário: Skinkx
  12.  # 12

Colocado por: j cardosoMuito me espantaria que uma laje dessas com 4m de vão tivesse vigota dupla

percebi mal, pois não é suposto, bom era para o pereira terem se enganado lol
  13.  # 13

Colocado por: tozepalmaVá enchendo devagarinho, quando começar a fissurar está bom! Não encha mais! :)

:D A brincar a brincar, é o mais correto...

Senão é pôr um extensor a suportar um barrote atravessado nas vigotas da laje, no alinhamento do centro da piscina, sobre outro barrote para lhe distribuir a carga no pavimento. Nestes meses quentes arruma o carro ao relento enquanto saboreia a piscina... Se a garagem for grande, ainda lá consegue arrumar o(s) carro(s).... (se optar mesmo por isto, só precisava de confirmar a resitencia do extensor à encurvadura).

Uma laje betonada a balde, sem informação de que armadura está em cima das abobadilhas, sem informação da resistências das vigas, ainda mais estando estas apoiadas nas paredes... Não há milagres.

E não se distraia a encher a piscina... É que se encher demasiado passam de 5k a quase 10k litros/kg
  14.  # 14

Não se esqueçam que além da água temos a sobrecarga das pessoas.
    Concordo que a sobrecarga mais provável de cálculo sejam 200kg/m2...e isso atinge-se só com 20cm de água...imagine o resto da água que quer lá meter.
    A meu ver, só reforçando a laje e as vigas ou construindo uma estrutura adicional; isto acreditando que os pilares e fundações estão calculados para mais pisos.
    O reforço mais lógico parece-me ser uma estrutura metálica por baixo, (caso o pé-direito o permita), com fundações novas ou ancorada aos pilares dependendo da dimensão destes.
    Licencie isso com projeto de engenheiro e durma descansado.
  15.  # 15

16.  # 16

Isto até parece a mesma pessoa com contas diferentes (:

0.0197 seg. NEW