Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Olá riscos, mas que grande sarrabisco à pressa e bem feito ;-)

Não sei se o erro foi no diametro dos ferros, mas ok sem stress.

De facto estou a fazer como disse no fim.

Vou colocar ao longo dos 5m, 3x12 em cima e 3 16 em baixo.

Sobra um de 16, posso coloca-lo ao centro e acima dos 3x16 uns 7 ou 8 cm? Ou não faz sentido nenhum?
      20160610_164836.jpg
  2.  # 102

Outo ponto de vista
      20160610_164807.jpg
    • riscos
    • 10 junho 2016 editado

# 103

Colocado por: helcasaSobra um de 16, posso coloca-lo ao centro e acima dos 3x16 uns 7 ou 8 cm? Ou não faz sentido nenhum?

Não necessita, guarde esse bocado como recordação;)

O erro foi na conta do inicio em que mete.....2*12 e é 3*12..o que reduzia ainda mais o espaço entre ferros no pilar
  3.  # 104

Riscos, eu também não tenho dúvidas acerca da orientação da viga e dos pilares. Acho que o momento de inércia fala por si.

Agora ferros e argamassa, aí é como um cavalo a olhar para um palácio ;-)
  4.  # 105

Ora boas, então vamos lá dar o bitaite :)

Na minha opinião, esse modelo, muito generosamente feito pelo Riscos, tem um problema:
    Está feito, penso eu (porque não sei que cargas é que o Riscos colocou no modelo) como se essa estrutura fosse isolada do resto da edificação, coisa que não acontece.
    E quando o programa faz o calculo, calcula para esse modelo, de forma retangular muito acentuada, e como não há ali nenhuma resistência significante segundo y, o programa vai debitá-la a todos os pilares, do qual o pilar em questão também será alvo.

Mas na realidade, o que se passa, é que a edificação já estava em equilibrio antes do Helder iniciar a obra. Já tinha uma inércia muito forte segundo a direção Y, e se no modelo tiver refletido a verdadeira resistência dos pilares existentes, e a sua ligação ao resto da estrutura da moradia, as necessidades de resistência seriam outras do que as que contam nesse resultado, na minha opinião.
    Assim, continuo a achar que o Helder fez bem em colocar a maior inércia do pilar, no sentido do pórtico, ou seja, no sentido da nova viga.
  5.  # 106

Colocado por: O.MartinsOra boas, então vamos lá dar o bitaite :)

Na minha opinião, esse modelo, muito generosamente feito pelo Riscos, tem um problema:
    Está feito, penso eu (porque não sei que cargas é que o Riscos colocou no modelo) como se essa estrutura fosse isolada do resto da edificação, coisa que não acontece.
    E quando o programa faz o calculo, calcula para esse modelo, de forma retangular muito acentuada, e como não há ali nenhuma resistência significante segundo y, o programa vai debitá-la a todos os pilares, do qual o pilar em questão também será alvo.

Mas na realidade, o que se passa, é que a edificação já estava em equilibrio antes do Helder iniciar a obra. Já tinha uma inércia muito forte segundo a direção Y, e se no modelo tiver refletido a verdadeira resistência dos pilares existentes, e a sua ligação ao resto da estrutura da moradia, as necessidades de resistência seriam outras do que as que contam nesse resultado, na minha opinião.
    Assim, continuo a achar que o Helder fez bem em colocar a maior inércia do pilar, no sentido do pórtico, ou seja, no sentido da nova viga.

Por acaso engana-se porque no modelo foi adicionado molas na direção y de propósito para simular a resistência do edificio segundo y.

Colocado por: O.MartinsAssim, continuo a achar que o Helder fez bem em colocar a maior inércia do pilar, no sentido do pórtico, ou seja, no sentido da nova viga.

Ainda bem que acha, só tenho pena da carga não ser de tal forma elevada que não coubesse na face da secção, aí era mais giro. Mas pronto fiquemos então por aqui melhor que isto só se for calçar as luvas e for ajudar o HEL na obra...
  6.  # 107

Estão a ajudar e muito, mas agora é enquanto os experts na matéria fazem mais contas o "trolha" vai fazer uma pausa ;-)
      20160610_173338.jpg
  7.  # 108

Colocado por: helcasaEstão a ajudar e muito, mas agora é enquanto os experts na matéria fazem mais contas o "trolha" vai fazer uma pausa ;-)

LOL Isso é que é

Colocado por: riscos

Por acaso engana-se porque no modelo foi adicionado molas na direção y de propósito para simular a resistência do edificio segundo y.

Como eu disse, não sabia que condicionantes colocou no modelo, e admiti essa possibilidade no que escrevi.
    Mas diga-me uma coisa: É verdade ou mentira que se aumentar as capacidades de resistência dos pilares das extremidades, diminui a necessidade de resistência que se precisa dos pilares ao centro?
  8.  # 109

LOLOL tire ai uma para mim que já ai apareço!! eheh
  9.  # 110

Colocado por: helcasaEstão a ajudar e muito, mas agora é enquanto os experts na matéria fazem mais contas o "trolha" vai fazer uma pausa ;-)
      20160610_173338.jpg

O trolha come bem, mas ainda bebe melhor.
  10.  # 111

Colocado por: O.MartinsÉ verdade ou mentira que se aumentar as capacidades de resistência dos pilares das extremidades, diminui a necessidade de resistência que se precisa dos pilares ao centro?

E porquê ?e para quê? que haveria de fazer isso?
  11.  # 112

Enquanto recarrego baterias... Eis mais um update.

EstribOs ficaram a 10cm numa extensão de 1m junto à cada pilar. O resto ficou a 15cm.
    Tem 36 estribos para 4,82m
      20160610_173937.jpg
  12.  # 113

E outra...
      20160610_174027.jpg
  13.  # 114

E porquê ?e para quê? que haveria de fazer isso?

Porque é isso que tem na realidade! Se se está a fazer um modelo, tem de se aproximar o mais possível do real, só assim é um modelo fiel. Tinha um terraço que estava em equilibrio, sem pilares ao centro, e os pilares das extremidades estavam realizados para suportar o terraço. Tinham já toda a inercia que precisava segundo X e Y.
    Agora acrescentou um portico ao centro, e uma carga no terraço.
  14.  # 115

Está quase! mas oh Helder, faz-me confusão não ver 3 ferros superiores no inicio de cada extremidade da viga. Não se esqueça do 3º.
  15.  # 116

Colocado por: O.MartinsPorque é isso que tem na realidade! Se se está a fazer um modelo, tem de se aproximar o mais possível do real, só assim é um modelo fiel. Tinha um terraço que estava em equilibrio, sem pilares ao centro, e os pilares das extremidades estavam realizados para suportar o terraço. Tinham já toda a inercia que precisava segundo X e Y.
    Agora acrescentou um portico ao centro, e uma carga no terraço.

Para o modelo ser o mais real possível, supõem uma laje aligeira com sobrecarga de 5kn/m2 + 2 kn/m2 de terraço acessível + carga permanente de 1kn/m2 para revestimento e argamassas. a carga deixa de estar toda distribuída sobre as vigas existentes mas será repartida sobre uma carga linear nas vigas mediante a área de influencia.

colocando as molas nos pilares que ficam junto à moradia com coeficiente de 0,7 de forma a simular a rigidez da estrutura existente.

Isto já esta a ir para um campo muito teórico o que perde o interesse para a malta.

É o problema de alguns engenheiros, (não estou a dizer que é o caso), sabem muita teoria e têm muito pouca experiencia prática.
  16.  # 117

Colocado por: O.MartinsEstá quase! mas oh Helder, faz-me confusão não ver 3 ferros superiores no inicio de cada extremidade da viga. Não se esqueça do 3º.

Para quem não estava preocupado com problemas de flexão dos pilares parece que está com medo que a cabeça de um pilar venha a ceder.
    Está preocupado com ferro a mais.
  17.  # 118

Sobrecarga de 5KN/m2?!

É o problema de alguns engenheiros, (não estou a dizer que é o caso), sabem muita teoria e têm muito pouca experiencia prática.

Não é efetivamente o caso. Aliás, se fosse inexperiente tinha logo metido as mãos à cabeça quando vi o Riscos fazer aquilo, como muitos aqui falaram. Dos maiores problemas que tenho em obra, é dizerem-me "isso não vai dar... isso não vai dar..." e depois olhe... Lá dá! (Não estou a falar de coisas feitas em cima do joelho, nem de subdimensionamento)
    Mas eu não uso experiencia e obra feita para defender os meus argumentos, por isso não percebo mesmo essas suas bocas...
    Eu quando falo consigo, parece que você fica chateado... Só estamos a debater ideias... Deixe lá isso. Eu até nem era para ter comentado o modelo... Só o fiz porque já que teve esse trabalho, de o fazer, era uma forma de respeito. Mas deixe lá.
  18.  # 119

Colocado por: Dos Santos

Para quem não estava preocupado com problemas de flexão dos pilares parece que está com medo que a cabeça de um pilar venha a ceder.
    Está preocupado com ferro a mais.

Oh Santos, vamos lá ver se nos entendemos. Você pode não falar para mim? Eu agradeço. É que você nem sabe ler... Se você tivesse noção do ridiculo que é, fugia e nunca mais aparecia.
    Se eu não falo para si, porque é que você fala para mim? Não entendo...
  19.  # 120

Boas, estou a seguir a discussão, e a mim ainda me preocupam duas coisas, e desculpem a minha ignorância:

1) Se a camada de compressão da laje for das menores, 3cm por ex. não existe o risco de colapso de uma fiada de abobadilhas (mesmo não sendo cargas concentradas)?
    2) das fotografias concordo que as folgas entre varões são diminutas para um betão normal. Julgo que deverá conceber um betão com inertes de dimensão mais reduzida, certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helcasa

0.0368 seg. NEW