Colocado por: helcasaSobra um de 16, posso coloca-lo ao centro e acima dos 3x16 uns 7 ou 8 cm? Ou não faz sentido nenhum?
Colocado por: O.MartinsOra boas, então vamos lá dar o bitaite :)
Na minha opinião, esse modelo, muito generosamente feito pelo Riscos, tem um problema:
Está feito, penso eu (porque não sei que cargas é que o Riscos colocou no modelo) como se essa estrutura fosse isolada do resto da edificação, coisa que não acontece.
E quando o programa faz o calculo, calcula para esse modelo, de forma retangular muito acentuada, e como não há ali nenhuma resistência significante segundo y, o programa vai debitá-la a todos os pilares, do qual o pilar em questão também será alvo.
Mas na realidade, o que se passa, é que a edificação já estava em equilibrio antes do Helder iniciar a obra. Já tinha uma inércia muito forte segundo a direção Y, e se no modelo tiver refletido a verdadeira resistência dos pilares existentes, e a sua ligação ao resto da estrutura da moradia, as necessidades de resistência seriam outras do que as que contam nesse resultado, na minha opinião.
Assim, continuo a achar que o Helder fez bem em colocar a maior inércia do pilar, no sentido do pórtico, ou seja, no sentido da nova viga.
Colocado por: O.MartinsAssim, continuo a achar que o Helder fez bem em colocar a maior inércia do pilar, no sentido do pórtico, ou seja, no sentido da nova viga.
Colocado por: helcasaEstão a ajudar e muito, mas agora é enquanto os experts na matéria fazem mais contas o "trolha" vai fazer uma pausa ;-)
Colocado por: riscos
Por acaso engana-se porque no modelo foi adicionado molas na direção y de propósito para simular a resistência do edificio segundo y.
Colocado por: helcasaEstão a ajudar e muito, mas agora é enquanto os experts na matéria fazem mais contas o "trolha" vai fazer uma pausa ;-)
Colocado por: O.MartinsÉ verdade ou mentira que se aumentar as capacidades de resistência dos pilares das extremidades, diminui a necessidade de resistência que se precisa dos pilares ao centro?
E porquê ?e para quê? que haveria de fazer isso?
Colocado por: O.MartinsPorque é isso que tem na realidade! Se se está a fazer um modelo, tem de se aproximar o mais possível do real, só assim é um modelo fiel. Tinha um terraço que estava em equilibrio, sem pilares ao centro, e os pilares das extremidades estavam realizados para suportar o terraço. Tinham já toda a inercia que precisava segundo X e Y.
Agora acrescentou um portico ao centro, e uma carga no terraço.
Colocado por: O.MartinsEstá quase! mas oh Helder, faz-me confusão não ver 3 ferros superiores no inicio de cada extremidade da viga. Não se esqueça do 3º.
É o problema de alguns engenheiros, (não estou a dizer que é o caso), sabem muita teoria e têm muito pouca experiencia prática.
Colocado por: Dos Santos
Para quem não estava preocupado com problemas de flexão dos pilares parece que está com medo que a cabeça de um pilar venha a ceder.
Está preocupado com ferro a mais.