Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Comprei recentemente uma moradia que está preparada para instalar portões automáticos.
    Procurei pelo forum mas não encontrei nada que desse uma visão geral das opções existentes.
    Gostaria de equipar os portões e já tive a oportunidade de ver que alguns equipamentos têm painel solar em algumas casas. Qual a vantagem/desvantagem?
    Já vi que em alguns casos têm sistema de SMS?!?!?! Para que serve vantagens e desvantagens?
    Existe alguma opção com códigos ou algo parecido?
    Já vi alguns equipamentos com antena à vista outros sem antena (presumo que esteja "escondida"), pirilampos, etc...

    Pelo que vejo existem uma série de opções não se limita só a uns cilindros e uma caixa de controlo.
    Alguém me pode ajudar dizer o que existe e para que serve para poder tomar uma escolha mais consciente? Que preços e quais as marcas mais fiáveis?
    Na hora de escolher o que devemos ter em consideração?

    Tenho um portão de duas folhas e entre pilares tem uma distância de 3 metros.

    Obrigado pela vossa ajuda.
  2.  # 2

    https://forumdacasa.com/discussion/41625/topico-da-reparacao-automatismos/#Item_15
    Concordam com este comentário: Dos Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Arcaeopteryx
  3.  # 3

    Viva.
    Os painéis solares não trazem grandes vantagens para o uso diário, são bastante mais caros e eram úteis quando as quebras de corrente eram frequentes, mesmo nesses casos teria que haver grande intensidade de tráfego para esgotar as baterias.
    Tenho instalado um numa casa de fins-de-semana em que o cliente tem por norma desligar a electricidade quando não está e assim quando chega os portões podem ser accionados.

    O sistema SMS é útil quando necessitamos de operar o portão a grandes distâncias, ou quando existam muitos utilizadores. Só recomendo se o telemóvel tiver "marcação rápida" para operar por chamada telefónica sem custos. Lembro que os automatismos devem ser operados sempre em "linha de vista". Alguns sistemas enviam retorno. Regra geral, as operações por SMS utilizadas em sistemas mais sofisticados servem para interagir com diversos sistemas, por ex. SMS com a palavra «abrir portão», «ligar iluminação» ou accionar sistema de «rega» faz respectivamente o indicado. Já me aconteceu de abrir o portão estando eu em Paris, para que o meu tio deixasse um saco de batatas lá em casa. Em termos de segurança, o sistema identifica o chamador.

    Os comandos podem ter os códigos protegidos ou não, com protecção não poderá utilizar "clone" mas também ninguém lhe entra em casa.

    Os sistemas têm sempre antena.

    Em termos gerais, os automatismos servem para lhe facilitar a passagem e por isso tudo o que seja mais sofisticado deve ser bem ponderado. Recomendo como principal extra, que algumas marcas teimam ainda a não ter, o sistema de abrandamento que prolonga a vida dos motores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto, Arcaeopteryx
  4.  # 4

    Ora viva sousal!

    Muito obrigado pelo esclarecimento!
    Deverá ser um requisito, nestes sistemas algum tipo de "controlo manual" para os casos de falta de energia certo?
    O sistema de SMS parece-me muito bem. Apesar de não ter um grande agregado sempre será mais prático o uso de telemóvel ao invés de ter mais um "chocalho" nas chaves, além do que pela sua resposta, fiquei com a ideia que o sistema de SMS tem potêncial para controlar outros sistemas em casa (luz, rega, alarme, aquecimento etc...).

    Será sempre chato é se ficar-mos sem bateria no telemóvel >D
    A programação dos automatismos é fácil? A chave será a escolha de um bom sistema de controlo aparentemente.

    O sistema de abrandamento realmente é um detalhe importante que não tinha pensado...

    Uma vez mais obrigado pela informação.
    •  
      sousal
    • 14 junho 2016 editado

     # 5

    Qualquer sistema de automação para portões tem sempre um destrancador (conhecido por desembraiador) para mover o portão em caso de falha eléctrica.
    É desaconselhado o transporte de telecomando junto com as chaves, além de provocar aberturas acidentais danifica muitas vezes os próprios comandos, em opção pode ser usada uma chave de proximidade.
 
0.0132 seg. NEW