Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: ArcadeDepois tinha uma bruta lareira em que se queimava lenha ás toneladas em que se tinha calor pela frente e as costas estavam geladas.
    A maior parte das lareiras tem um rendimento térmico negativo. :-)
    Como, para compensar o fumo (quente) que sai, costuma entrar ar vindo do exterior (frio), a temperatura final da divisão até pode baixar (excepto mesmo ao pé da lareira).

    Colocado por: Nuno NunesO problema da laje da imagem é o sismo. Estas resistências são à compressão e não ao corte.
    Pois...
    Aquela fotografia deve ser na Holanda, ou coisa que o valha.
    Qualquer tremorzinho de terra (abanãozinho horizontal) devia ter um belo efeito sobre a casa!!

    Colocado por: NssUm bom travamento entre sapatas e uma rápida drenagem das águas fazem toda a diferença.
    A DRENAGEM!!
    Segundo os japoneses, uma excelente drenagem evita o efeito mais devastador de um tremor de terra - que é a "liquefação" dos solos. Quando, com um tremor de terra, a terra "liquefaz", os assentamentos diferenciais fazem ruir qualquer prédio. Uma boa drenagem evita este efeito.
    Isto para além de todos os outros problemas inerentes à existência de água no solo junto às fundações

    Colocado por: O.Martins... um ensoleiramento devia andar ela por ela com essa solução, economicamente falando...
    O prédio onde eu moro tem ensoleiramento geral. Mas há 27 pisos em cima...
  2.  # 102

    O betão de ensoleiramento é aplicado diretamente sobre a terra ou leva alguma brita por baixo, ou tela ou outra coisa qualquer?
    • DM
    • 29 junho 2016

     # 103

    É como o outro, leva betão de regularização.

    E há situações que podem justificar este tipo de fundação, o ensoliramento não tem de ter espessura constante de 50cm, como alguem fez crêr, pode levar capiteis nos pilares e a laje ter 20 ou 30cm.. Tem de ser ponderada a espessura face ao nivel de tensões.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  3.  # 104

    Colocado por: Nuno NunesHoje em dia fala-se muito em construção passiva e necessidades nulas de energia. No Alentejo há 60 anos atrás já se construía assim, com paredes de terra com 50 cm de espessura.


    É bem verdade.

    Estou a acompanhar agora uma casa em construção sustentável e as paredes são em "Light Clay" que é uma argamassa de terra e pallha compactada.

    São casas muito confortáveis de inverno e no verão.
    Têm um rácio/ equilibrio entre massa térmica e isolamento.
    Higroscopicamente são fantásticas.

    Em relação aos ganhos excessivos provocados pelos envidraçados para mim é simples: sombreamento dos vãos e anulam-se os ganhos.
    • DM
    • 29 junho 2016

     # 105

    Nas zonas sismicas o isolamento térmico também serve de isolamento sismico...eheheh

    Pelo menos rigidez deve ter pouca e amortcimeno muito, só deve faltar a resistência...
  4.  # 106

    Nuno Nunes

    Com esta afirmação "ao trocarem o vidro simples para duplo ou ao aumentarem o isolamento térmico os gastos energéticos aumentam"

    fiquei totalmente baralhado. Esta tese contraria TUDO o que se tem dito neste fórum relativamente ao isolamento térmico de uma habitação (fachadas, vãos,

    cobertura e lages), ou seja, investir num bom isolamento significa maior sensação de conforto e menor consumo de energia.

    Pode dar uma explicação para o que disse?
  5.  # 107

    Colocado por: sousa tavaresNuno Nunes

    Com esta afirmação "ao trocarem o vidro simples para duplo ou ao aumentarem o isolamento térmico os gastos energéticos aumentam"

    fiquei totalmente baralhado. Esta tese contraria TUDO o que se tem dito neste fórum relativamente ao isolamento térmico de uma habitação (fachadas, vãos,

    cobertura e lages), ou seja, investir num bom isolamento significa maior sensação de conforto e menor consumo de energia.

    Pode dar uma explicação para o que disse?


    O que ele disse aplica-se essencialmente aos serviços: há serviços cujo funcionamento tem cargas térmicas tão elevadas (exemplo: centros comerciais, padarias/pastelarias, etc), que mesmo com 0º C no exterior, o edifício precisa é de arrefecimento e não de aquecimento. Ou seja, mesmo com 0 ºC, as cargas térmicas internas são tão elevadas que, se houver um AC programado para colocar a temperatura interior a 20/25 ºC, então esse AC pode estar a fazer frio o ano inteiro, mesmo com 0 ºC no exterior.

    A frase pode ser um contra-senso, mas realmente isto acontece com alguns serviços. No entanto, não se aplica à habitação, que é o grande interesse das pessoas que vêm procurar informação a este fórum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  6.  # 108

    Quando me referi que na construção que estou a levar a efeito foi assim, tentei juntar uma foto mas não consegui, aliás, tencionava fazer um diário da minha construção mas não consigo meter fotos.
    O Zédasilva, deve ter julgado que a minha construção estava a decorrer como a do Pandr, mas nada disso.
  7.  # 109

    Colocado por: cinderelatencionava fazer um diário da minha construção mas não consigo meter fotos

    Tem que resolver quanto antes isso, já estou farto de "bater" sempre nos mesmos
    :)
  8.  # 110

    Colocado por: sousa tavaresCom esta afirmação "ao trocarem o vidro simples para duplo ou ao aumentarem o isolamento térmico os gastos energéticos aumentam"

    fiquei totalmente baralhado. Esta tese contraria TUDO o que se tem dito neste fórum relativamente ao isolamento térmico de uma habitação (fachadas, vãos,

    cobertura e lages), ou seja, investir num bom isolamento significa maior sensação de conforto e menor consumo de energia.


    Colocado por: SkinkxO que ele disse aplica-se essencialmente aos serviços:


    O que o Skinks disse é verdade, mas o que eu disse e que o sousa tavares tem dúvidas também se pode aplicar à habitação (em determinadas situações).

    Antes de mais devo dizer que se alguém me pergunta se substituir o vidro simples por duplo melhora o conforto a minha resposta imediata é sim
    . O problema é que matematicamente em algumas situações o resultado é o contrário. E porquê ??

    Os ganhos pelos vãos envidraçados são devidos à radiação solar (ganhos solares) e devido à transmissão de calor (resistências térmicas), as perdas são devido apenas à transmissão de calor.
    Um vidro duplo tem sempre menor transmissão térmica pelo que diminui as perdas e os ganhos térmicos (como o Skinks disse por vezes nos serviços é pior pois queríamos mais perdas), o que é uma coisa boa.

    Só que um vidro duplo possui sempre um fator solar menor do que um simples logo possui menos ganhos solares (a casa aquece menos devido à radiação solar). Em certas casas (locais frios, onde o inverno é importante e temos grandes necessidades de aquecimento) o facto de termos menos perdas térmicas devido à transmissão de calor ser inferior (Uw menor) pode não compensar os menores ganhos devido à redução do fator solar.

    Ou seja se conhecem alguém que diga que ao substituir os vidros simples por duplos piorou o aquecimento da casa não pensem logo à partida que ele é maluco.

    Volto a frisar que isto é apenas em algumas situações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares, box
  9.  # 111

    Então em vãos devidamente protegidos da ação solar direta por sombreamento fixo é melhor janelas com vidros simples ou duplos?
  10.  # 112

    Colocado por: sousa tavaresEntão em vãos devidamente protegidos da ação solar direta por sombreamento fixo é melhor janelas com vidros simples ou duplos?
    Aqui está o género de perguntas que não queria que me fizessem....

    Mas a sério, quanto menor a influência actual dos ganhos solares por radiação maior a importância dos ganhos por transmissão e maior a importância de ter vidros duplos (ou melhor, vidros com um baixo Uw). Logo os vãos sombreados são grandes candidatos a melhorar significativamente com vidros duplos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  11.  # 113

    Colocado por: NssUmas sapatas bem travadas como manda o projecto.
    Três anos após a construção ainda não encontrei uma fissura na casa e atenção que o terreno é argiloso e com alguma água.
    Nenhuma das sapatas está em terreno estável.
    Um bom travamento entre sapatas e uma rápida drenagem das águas fazem toda a diferença.
      Imagem 080 p.jpg


    Aparenta estar uma excelente execução pela foto.

    Cumprimentos,
    Concordam com este comentário: damned
  12.  # 114

    Colocado por: Nuno Nunes



    O que o Skinks disse é verdade, mas o que eu disse e que o sousa tavares tem dúvidas também se pode aplicar à habitação (em determinadas situações).

    Antes de mais devo dizer que se alguém me pergunta se substituir o vidro simples por duplo melhora o conforto a minha resposta imediata é sim
    . O problema é que matematicamente em algumas situações o resultado é o contrário. E porquê ??

    Os ganhos pelos vãos envidraçados são devidos àradiação solar(ganhos solares) e devido àtransmissão de calor(resistências térmicas), as perdas são devido apenas à transmissão de calor.
    Um vidro duplo tem sempre menor transmissão térmica pelo que diminui as perdas e os ganhos térmicos (como o Skinks disse por vezes nos serviços é pior pois queríamos mais perdas), o que é uma coisa boa.

    Só que um vidro duplo possui sempre um fator solar menor do que um simples logo possui menos ganhos solares (a casa aquece menos devido à radiação solar). Em certas casas (locais frios, onde o inverno é importante e temos grandes necessidades de aquecimento) o facto de termos menos perdas térmicas devido à transmissão de calor ser inferior (Uw menor) pode não compensar os menores ganhos devido à redução do fator solar.

    Ou seja se conhecem alguém que diga que ao substituir os vidros simples por duplos piorou o aquecimento da casa não pensem logo à partida que ele é maluco.

    Volto a frisar que isto é apenas em algumas situações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sousa tavares,box


    O factor solar diminui cerca de 10% no vidro duplo corrente face ao vidro simples corrente, o que quer dizer que a casa ganha menos 10% (grosso modo) de calor no inverno por acção de radiação do sol.
    No entanto, aquilo que o vidro duplo corrente perde (U) é cerca de metade ou menos daquilo que o vidro simples perde, pelo que me parece que se pode dizer que as vantagens de se trocar vidro simples por vidro duplo em habitação (friso "em habitação") são universais e podem aplicar-se a qualquer caso.

    No entanto, percebo o seu argumento, e acho que se aplica (melhor, até) na alteração de vidro duplo corrente por vidro duplo de baixa emissividade. O vidro duplo de baixa emissividade perde metade do calor (U) do vidro duplo corrente, mas também ganha menos 1/3 (g) do calor do vidro incolor corrente, podendo haver situações onde o aumento do conforto é quase irrisório.

    Ainda assim, isto deve ser analisado caso a caso, mesmo que tome estes princípios como (quase) universais convém sempre fazer uma simulação individualizada.
  13.  # 115

    Colocado por: SkinkxO factor solar diminui cerca de 10% no vidro duplo corrente face ao vidro simples corrente, o que quer dizer que a casa ganha menos 10% (grosso modo) de calor no inverno por acção de radiação do sol.
    No entanto, aquilo que o vidro duplo corrente perde (U) é cerca de metade ou menos daquilo que o vidro simples perde, pelo que me parece que se pode dizer que as vantagens de se trocar vidro simples por vidro duplo em habitação (friso "em habitação") são universais e podem aplicar-se a qualquer caso.

    Atenção, está a partir do pressuposto que o peso de ambos os valores nas fórmulas é igual, o que não é o caso.

    No entanto isto é mais uma questão académica e uma curiosidade. O utilizador final não se deve preocupar com isto (eu como utilizador não o faço). Para mais, quem é que garante que as fórmulas estão corretas ....
  14.  # 116

    Colocado por: Skinkx
    Isso é capaz de dar um excelente rendimento a uma bomba de calor monobloco que puxe o ar a partir da caixa-de-ar, o que até permite renovar o ar nessa zona. Será que o teor de humidade é adequado ao funcionamento da BC?


    Exactamente aquilo que estava a pensar, mas com uma BC para AQS. Aproveitava-se esse calor e ventilava-se a caixa...
  15.  # 117

    Colocado por: cinderela
    O Zédasilva, deve ter julgado que a minha construção estava a decorrer como a do Pandr, mas nada disso.


    cinderela, a minha construção ainda não começou.

    Outro assunto: Não deve de estar a conseguir colocar fotos muito provavelmente por causa do tamanho das mesmas. Tente reduzir a qualidade é o peso das mesmas. Vai ver que consegue.
    • emad
    • 30 junho 2016

     # 118

    Colocado por: emadessas fotos são desta altura ou no inverno?
    Eu tenho um desvão sanitário. Quando devo verificar se tenho essas gotas de agua?
    Se me acontecer algo do género, já pensei em ter uma ventoinha daquelas que podemos ter em casa para fazer ventinho fresco e colocar com programador no desvão sanitário e forçar a ventilação, caso as entradas de ar não sejam suficientes. O que acham? O picheleiro e o arquitecto até acharam uma ideia válida e barata.

    Ontem estive a ver as entradas de ar no meu desvão sanitário e contei 9. A minha área de implantação são cerca de 110 m2. A altura da terra à lage deve ser na ordem dos 1,2m.
    Para os entendidos, acham que as entradas são suficientes para ventilar o desvão e evitar o efeito condensação? Como a casa ainda não está habitada, o arquitecto defende que esta não é a melhor altura para ver se a ventilação faz o seu trabalho ou não. Concordam?
    Para já ainda não apareceu condensação no inverno nem no verão.
  16.  # 119

    Colocado por: zedasilvaUm desvão sanitário, onde é possível ver a quantidade de humidade que aquilo acumula

    A casa que vou construir vai ter desvão sanitário sendo que o vazio tem entre 20 - 50cm. A previsão é que em redor da casa tudo fique aterrado, sendo que estão previstas várias grelhas junto aos rodapés toda a volta do edificio. A minha vizinha construiu no terreno contíguo, também com desvão só que na parte mais funda tem uns 90 cm's, deixou apenas dois locais de respiração vertical e a lage apresenta esta condensação.
    A questão que coloco são:
    - devo preencher o desvão com algum material;
    - a solução das grelhas diagonais a sair junto ao rodapé ventilam realmente;
    - que outras soluções existem;
  17.  # 120

    Colocado por: T04350desvão sanitário sendo que o vazio tem entre 20 - 50cm


    Colocado por: T04350devo preencher o desvão com algum material;

    Brita!
 
0.0344 seg. NEW