Iniciar sessão ou registar-se
    • Arcade
    • 28 junho 2016 editado

     # 81

    Colocado por: SkinkxAliás, até era dito que o piso, no nosso caso e no nosso clima, nem sequer deveria ter isolamento


    Colocado por: SkinkxPara mais, a colocação desse isolamento prejudicava depois o comportamento passivo da habitação durante o verão



    Que tanga do caraças, estudos há para todos os gostos e feitios.
    O meu pai nos anos 70 também seguiu esse estudo, piso isolamento nicles , paredes simples idem aspas,telhado era só para não entrar água em casa, janelas é melhor nem falar.
    Depois tinha uma bruta lareira em que se queimava lenha ás toneladas em que se tinha calor pela frente e as costas estavam geladas.
  1.  # 82

    Colocado por: Arcade



    Que tanga do caraças, estudos há para todos os gostos e feitios.


    Você está familiarizado com o conceito de inércia térmica?

    O isolamento do piso é feito para quebrar a ponte térmica ao nível do pavimento. Ora, para haver ponte térmica, é preciso haver diferencial de temperatura. E se o terreno exterior estiver a 15 ºC mesmo no período mais frio do inverno, a ponte térmica que se dá por este elemento é muitíssimo diferente da que se dá em igual situação numa zona do globo onde o terreno, no inverno, chega a atingir temperaturas negativas.

    Se não há diferencial de temperatura ou ele é pequeno, a ponte térmica é igualmente pequena.

    No que toca à capacidade do pavimento/terreno acumular calor, é algo que é reconhecido em quase toda a literatura. Todos os elementos construtivos têm capacidade de acumular calor e quanto maior a sua massa, maior é essa capacidade. Ora, só por aí o pavimento térreo tem uma enorme capacidade de acumular calor e com isso ajudar a controlar os picos de sobre-aquecimento no verão.
    • Arcade
    • 28 junho 2016 editado

     # 83

    Skinkx, como eu disse estudos há muitos...
    Colocado por: SkinkxSe não há diferencial de temperatura ou ele é pequeno, a ponte térmica é igualmente pequena.

    O problema é que há... e no inverno nota-se bem.
  2.  # 84

    Colocado por: Skinkx
    FLOORMATE 500P, para pavimentos industriais e com circulação de veículos ligeiros (ex.: coberturas/parque de estacionamento): resistência miníma à compressão = 500 kPa.
    FLOORMATE 700, para pavimentos industriais especiais e com circulação de veículos pesados (ex.: naves industriais com circulação de veículos pesados): resistência mínima à compressão = 700 kPa.

    O problema da laje da imagem é o sismo. Estas resistências são à compressão e não ao corte.
    Se bem que o isolamento se comporta com uma mola tenho muitas dúvidas relativamente a isto sem que exista algum tipo de estrutura que efectue uma ancoragem lateral. A Sul de Lisboa duvido que isto cumprisse o sismo.
  3.  # 85

    Colocado por: SkinkxO isolamento do piso é feito para quebrar a ponte térmica ao nível do pavimento. Ora, para haver ponte térmica, é preciso haver diferencial de temperatura. E se o terreno exterior estiver a 15 ºC mesmo no período mais frio do inverno, a ponte térmica que se dá por este elemento é muitíssimo diferente da que se dá em igual situação numa zona do globo onde o terreno, no inverno, chega a atingir temperaturas negativas.


    E se tivermos um desvão sanitário? Essa ideia cai por terra porque não há terra.


    Colocado por: SkinkxNo que toca à capacidade do pavimento/terreno acumular calor, é algo que é reconhecido em quase toda a literatura. Todos os elementos construtivos têm capacidade de acumular calor e quanto maior a sua massa, maior é essa capacidade. Ora, só por aí o pavimento térreo tem uma enorme capacidade de acumular calor e com isso ajudar a controlar os picos de sobre-aquecimento no verão.


    Durante o dia talvez a casa fique confortável porque como disse e bem, existe mais massa térmica. no entanto à noite esse calor acumulado nessa massa térmica irá ser ibertado por condução e fazer aquele efeito radiativo ou lá o que é para dentro de casa.
  4.  # 86

    Tanta coisa com as lajes, começasse a viver nas árvores e assunto resolvido😂
  5.  # 87

    Colocado por: fcristovao2

    E se tivermos um desvão sanitário? Essa ideia cai por terra porque não há terra.

    Existem aqui no ar algumas ideias que possuem a sua base mas estão um pouco confusas.

    1º - A definição de ponte térmica está um pouco perdida. O pavimento possui uma transmissão térmica em toda a sua superfície pelo que não é verdadeiramente considerado uma ponte térmica mas um elemento normal (isto é pouco importante)

    2º - Apenas podemos considerar para efeitos de inércia a massa dos elementos acima do isolamento térmico caso este exista, isto quer seja um desvão sanitário, uma laje de pavimento ou um piso térreo.

    3º - A temperatura do pavimento (solo) abaixo da casa não possui grande variação entre o dia e a noite. A sua acumulação de calor para efeitos de inércia não é a mais fácil de explicar (mas no Alentejo no verão gostamos de ter o chão por baixo dos pés)

    4º - Qual a melhor situação possuir pavimento com isolamento ou sem isolamento. Se tivermos piso radiante é com isolamento, ponto final. Mas numa situação prática, se tiver muitos ganhos na habitação (janelas grandes por exemplo) por vezes necessitamos de aumentar as perdas, neste caso é melhor não ter isolamento no pavimento. Se tivermos poucos ganhos (casa grande com poucas janelas, sombreada) neste caso queremos um bom isolamento no pavimento.

    Existem casos e casos e devem ser vistos com cuidado.
    Concordam com este comentário: Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box
    • Skinkx
    • 28 junho 2016 editado

     # 88

    Colocado por: fcristovao2

    E se tivermos um desvão sanitário? Essa ideia cai por terra porque não há terra.




    Durante o dia talvez a casa fique confortável porque como disse e bem, existe mais massa térmica. no entanto à noite esse calor acumulado nessa massa térmica irá ser ibertado por condução e fazer aquele efeito radiativo ou lá o que é para dentro de casa.


    Mesmo com desvão (na prática era cave) era defendida a mesma ideia.
  6.  # 89

    Colocado por: ArcadeSkinkx, como eu disse estudos há muitos...

    O problema é que há... e no inverno nota-se bem.


    Depende do sítio.

    Para cumprir o standard passive house na Alemanha têm que se colocar vidros triplos e aqui consegue-se lá chegar apenas com vidros duplos.
  7.  # 90

    Colocado por: Skinkxe aqui consegue-se lá chegar apenas com vidros duplos.

    em arquitectura moderna com grandes vãos?! acho difícil.
  8.  # 91

    No meu caso sugeriram diminuir o tamanho das janelas, ainda que com palas que sombreiam cerca de 80 % do vidro.
    Para norma PH, nao pode ter grandes vãos envidraçados.
  9.  # 92

    Colocado por: Arcade
    em arquitectura moderna com grandes vãos?! acho difícil.


    Maiores vãos, maiores ganhos solares. Maiores cuidados no verão, mas maior facilidade em controlar o inverno. Os próprios valores de eficiência (U) dos elementos opacos não são tão exigentes para a nossa zona climática para obter um mesmo resultado final.

    Daquilo que li, claro, nunca fiz o curso.
    Concordam com este comentário: fcristovao2
  10.  # 93

    Colocado por: Nuno Nunes2º - Apenas podemos considerar para efeitos de inércia a massa dos elementos acima do isolamento térmico caso este exista, isto quer seja um desvão sanitário, uma laje de pavimento ou um piso térreo.


    Não concordo - eu posso ter inércia térmica e não ter isolamento térmico nenhum, como por exemplo um massame armado no pisso térreo, ou uma parede em pedra em volta da lareira.


    Colocado por: Nuno NunesMas numa situação prática, se tiver muitos ganhos na habitação (janelas grandes por exemplo) por vezes necessitamos de aumentar as perdas, neste caso é melhor não ter isolamento no pavimento.


    Aumentar as perdas? não percebo essa...

    Para ganhos solares o melhor é ter uma boa massa térmica na zona dos envidraçados sem isolamento térmico.
    O sol penetra apenas 10 a 15cm no pavimento, depois disso só com dias de sol consecutivos.

    No resto do pavimento julgo que o isolamento térmico é útil para evitar perdas de calor no inverno.

    Por outro lado outra coisa boa num desvão sanitário será instalar condutas para levar o ar arrefecido junto ao solo para dentro de casa, para empurrar o ar quente para fora.
    • Nss
    • 28 junho 2016

     # 94

    Umas sapatas bem travadas como manda o projecto.
    Três anos após a construção ainda não encontrei uma fissura na casa e atenção que o terreno é argiloso e com alguma água.
    Nenhuma das sapatas está em terreno estável.
    Um bom travamento entre sapatas e uma rápida drenagem das águas fazem toda a diferença.
    Concordam com este comentário: damned
      Imagem 080 p.jpg
  11.  # 95

    Colocado por: callinasPara norma PH, nao pode ter grandes vãos envidraçados.

    Depende da orientação dos envidraçadas.
  12.  # 96

    Colocado por: fcristovao2
    Não concordo - eu posso ter inércia térmica e não ter isolamento térmico nenhum, como por exemplo um massame armado no pisso térreo, ou uma parede em pedra em volta da lareira.

    Aqui a questão é se tivermos isolamento térmico apenas podemos considerar massa deste este até ao interior. Quando não temos consideramos a massa toda (com alguns limites que não vale a pena explicar aqui)

    Colocado por: fcristovao2Aumentar as perdas? não percebo essa...
    No verão muitas vezes é necessário aumentar perdas (Alentejo... 50% de área de envidraçado em relação ao pavimento) temos demasiados ganhos. Para cumprir o regulamento muitas vezes necessitamos de retirar o isolamento do pavimento (parece cómico mas é mesmo assim).

    Por exemplo em projectos de frações de serviços com demasiados ganhos internos (por exemplo cozinhas industriais) só colocamos isolamento (mesmo em paredes e coberturas) para cumprir o mínimo do regulamento pois funcionava melhor sem isolamento (mesmo no verão).

    Colocado por: fcristovao2Por outro lado outra coisa boa num desvão sanitário será instalar condutas para levar o ar arrefecido junto ao solo para dentro de casa, para empurrar o ar quente para fora.
    Funciona melhor enterrado pois a transmissão para o solo (e se tiver com água melhor) é melhor do que para o ar. Um caso disto são os poços canadianos.

    Hoje em dia fala-se muito em construção passiva e necessidades nulas de energia. No Alentejo há 60 anos atrás já se construía assim, com paredes de terra com 50 cm de espessura.
    Muitas vezes ligam-me porque em software de simulações ao trocarem o vidro simples para duplo ou ao aumentarem o isolamento térmico os gastos energéticos aumentam. Temos de ter consciência que isso, em algumas situações, realmente acontece. Nem sempre o que é bom na Filândia é bom em Portugal.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  13.  # 97

    Colocado por: NssUmas sapatas bem travadas como manda o projecto.
    Três anos após a construção ainda não encontrei uma fissura na casa e atenção que o terreno é argiloso e com alguma água.
    Nenhuma das sapatas está em terreno estável.
    Um bom travamento entre sapatas e uma rápida drenagem das águas fazem toda a diferença.
      Imagem 080 p.jpg


    Cada caso é um caso... Até há edificações que assentam em sapatas sem travamento cujas alvenarias não fissuram ao fim dos primeiros anos.

    Mas essa foto é curiosa. Veja-se o tamanho da sapata e do travamento entre sapatas, comparativamente ao pilar do lado esquerdo, central. Esse pilar não deve ter mais do que 20x20... Até se deve sentir mal em assentar numa sapata daquele tamanho! lol
    Nesse caso, especulando um pouco, um ensoleiramento devia andar ela por ela com essa solução, economicamente falando...
  14.  # 98

    Colocado por: O.Martins

    Cada caso é um caso... Até há edificações que assentam em sapatas sem travamento cujas alvenarias não fissuram ao fim dos primeiros anos.

    Mas essa foto é curiosa. Veja-se o tamanho da sapata e do travamento entre sapatas, comparativamente ao pilar do lado esquerdo, central. Esse pilar não deve ter mais do que 20x20... Até se deve sentir mal em assentar numa sapata daquele tamanho! lol
    Nesse caso, especulando um pouco, um ensoleiramento devia andar ela por ela com essa solução, economicamente falando...


    Os pilares não são gajas, os sentimentos não os incomodam :-)
  15.  # 99

    Qual foto O.Martins?
  16.  # 100

    eu gosto de pensar que tudo tem sentimentos!! lol

    PandR, a foto do(a) Nss
 
0.0300 seg. NEW