Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde,

Estou em processo final de construção de moradia no entanto, surgem algumas dúvidas para as quais peço a vossa ajuda.
    Que custos irei ter após o término da construção?
    - Água
    - Luz
    - Gás (só tenho pré-instalação, não tenho qualquer equipamento a gás)
    - Licença de utilização
    - Certificados: quais?

Há mais alguma coisa que falta incluir nesta lista?
    Quando posso efetuar os pedidos de ligação às respetivas empresas?

Obrigada
  2.  # 2

ja tem a licença de habitação/utilização?
  3.  # 3

Também gostava de saber.
  4.  # 4

Loverscout, ainda não tenho a licença de habitação. A casa encontra-se nos finais de construção.
  5.  # 5

Colocado por: dianaalbanoLoverscout, ainda não tenho a licença de habitação. A casa encontra-se nos finais de construção.

então vá a camara e peça uma lista do que precisa entregar para obter a licença de utilização.....

á partida sera qualquer coisa como isto:

telas finais
    certificado energetico
    Certificado/inspeção do gás
    livro de obra
    termos de responsabilidade
    certificado acustico
    e acho que me estou a esquecer de qualquer coisa.....

Mas o melhor é perguntar na camara, porque Segundo parece isto varia de camara para camara!
  6.  # 6

Colocado por: loverscout

então vá a camara e peça uma lista do que precisa entregar para obter a licença de utilização.....

á partida sera qualquer coisa como isto:

telas finais
    certificado energetico
    Certificado/inspeção do gás
    livro de obra
    termos de responsabilidade
    certificado acustico
    e acho que me estou a esquecer de qualquer coisa.....

Mas o melhor é perguntar na camara, porque Segundo parece isto varia de camara para camara!

Da lista apresentada anteriormente, de quem é a responsabilidade de produzir cada uma das peças/documentos? Por exemplo, o livro de obra é da responsabilidade do empreiteiro?

Ou cada um dos documentos são pagos à parte quer seja do projecto licenciamento ou da construção?
    Aproveito a ocasião, o que são as telas finais?

obrigado.
  7.  # 7

Penso eu que serão da seguinte forma:

Telas Finais - Empreito/Arquitecto
    Certificado Energetico - Dono da Obra
    Certificado/Inspeção do gás - Empreiteiro
    Livro de Obra - Empreiteiro
    Termos de Responsabilidade -Empreiteiro
  8.  # 8

Penso eu que serão da seguinte forma:

Telas Finais - Empreito/Arquitecto (são as plantas finais com as alterações efectuadas ao longo da construção)
    Certificado Energetico - Dono da Obra
    Certificado/Inspeção do gás - Empreiteiro
    Livro de Obra - Empreiteiro
    Termos de Responsabilidade -Empreiteiro
  9.  # 9

Telas finais da responsabilidade do autor do projeto de arquitetura, sendo que para isso o DO terá que lhe pagar o trabalho.
    Certificado Energético, custo imputados ao DO
    Certificado/Inspeção de gás, da responsabilidade do técnico que foi contratado para fazer a instalação (pode não ser o empreiteiro)
    Livro de obra, da responsabilidade do Diretor de fiscalização e do diretor técnico
    Termo de responsabilidade final, da responsabilidade do Diretor de fiscalização ou do diretor técnico, sendo que o custo é imputado ao DO
  10.  # 10

Colocado por: chapaDa lista apresentada anteriormente, de quem é a responsabilidade de produzir cada uma das peças/documentos? Por exemplo, o livro de obra é da responsabilidade do empreiteiro?

É tudo da responsabilidade do director de obra, quando tiver dúvidas pergunta ao director de fiscalização que ele saberá responder.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

Muito obrigado pelas vossas respostas.

No entanto, surge-me logo outra questão. Alguns dos vossos comentários referem o Director de fiscalização/técnico, dando a entender que se trata de uma função essencial e obrigatória no processo de construção. Contudo, tenho solicitado alguns orçamentos a gabinetes de arquitetura e este ponto é sempre considerado opcional e com um custo acrescido de 150€-200€/mês.
    Esta função de Director de fiscalização/técnico é mesmo obrigatória?

Noutros tempos, apenas recorria-se aos "mestres/artistas da construção", mas hoje em dia as funções exigidas numa obra são mesmo demasiadas. Até percebo que se este acréscimo de funções produz melhores resultados finais, quer na qualidade quer nos prazos de execução, mas a lista é tão extensa (desde taxas, regulamentos, intervenientes no processo, etc...) que o custo é exorbitante antes mesmo de se iniciar a construção.
  12.  # 12

É opcional.. a sua contratação ao gabinete...
    Eu também tenho os valores para essas funções discriminados à parte. Explico para que serve, porque e as consequências de não o fazer...

Mas é de cariz obrigatório.... Apesar de algumas CM não eixgirem a apresentação de tais documentos ( não sei como).

Portanto ficará na consciência/ carteira de cada Dono de obra essa decisão de avançar ou não com a contratação.
  13.  # 13

no meu caso o gabinete deu o orçamento já com fiscalização incluída, só aceitavam o projecto assim, dizem que assim tem certeza que os seus projectos são concluídos com qualidade . Estou satisfeito com a opcão. tenho pouco tempo para andar em cima , e eles têm tratado de tudo de forma muito profissional
  14.  # 14

Colocado por: chapaEsta função de Director de fiscalização/técnico é mesmo obrigatória?

Sim é!

Colocado por: chapacom um custo acrescido de 150€-200€/mês.

Pode ser um bom preço como pode ser dinheiro deitado fora, depende do serviço que lhes prestam

Colocado por: enf.magalhaesno meu caso o gabinete deu o orçamento já com fiscalização incluída, só aceitavam o projecto assim

Imagino que sejam um gabinete de arquitetura, com profissionais devidamente habilitados para o efeito, sérios e responsáveis

Regulamento de deontologia da Ordem dos arquitetos
    Artigo 5.° Conflitos de interesses…
    5. O arquitecto deve evitar situações em que é julgador e parte, não podendo designadamente, numa mesma tarefa, ser responsável pela concepção arquitectónica e assistência técnica à obra e pela apreciação ou fiscalização da mesma.
  15.  # 15

Colocado por: chapasurge-me logo outra questão

chapa
    Sobre a obrigatoriedade de o DO nomear um coordenador se segurança, já alguém o elucidou?
  16.  # 16

a fiscalização da obra vai ser pelo engenheiro civil e não pelo arquitecto . Agora a questão é: a mesma empresa pode fornecer esses dois serviços legalmente?
    Seja como for até ao momento estou muito contente com eles.
  17.  # 17

sim pode, 60% dos projetos de especialidades que realizamos, acabamos por fazer a fiscalização dos mesmos
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes
  18.  # 18

Assim a culpa ou é do empreiteiro ou do gabinete.
  19.  # 19

a culpa do que?
  20.  # 20

Se alguma coisa corre mal no futuro

0.0156 seg. NEW