Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

    Colocado por: pguilherme
    É top!

    Alguém costuma usar o modo de café em pó?
    Usei há muito tempo, mas agora comprei um descafeinado em pó e apesar de ficar imenso tempo a trabalhar, apenas saem umas gotinhas. Já limpei tudo por dentro, pus o infusor de molho, etc, mas sem resultado.

    Com o café em grão continua a funcionar sem qq problema.


    Obrigado!

    E o primeiro eletrodoméstico para a casa nova e tem de ser a coisa que mais se usa aqui por casa, máquina de café! 😅

    Vamos ver como se porta!
  2.  # 522

    Hoje comprei isto com 35% de desconto no continente, para experimentar. O selecto ficou a pouco mais de 8€ e o Bocage a menos de 6.5€. também havia Sical dak lak com 25%
      IMG_20201130_143646.jpg
  3.  # 523

    Bom dia.

    Estou num dilema.
    Gosto de café expresso (e tento manter nos 4/5 chávenas por semana para não criar dependência), a minha actual maquina é uma kups nespresso nx2001, uma coisa básica, pequena e ainda a funcionar bem, comprei inicialmente apenas para visitas porque só à uns 2 anos é que comecei a beber café com mais alguma regularidade.

    Já bebi café da maquina da Delta e da Dolce Gusto em casa dos meus cunhados e desconsolado, o café estava sem creme e parecia "vazio" (não consigo encontrar melhor adjetivo para tentar me expressar, peço desculpa).

    As capsulas que uso na minha são da Nicola, a minha senhora quando vai ás compras está sempre atenta ás promoções e costuma trazer e habitualmente ficam a 0,17€ (ou menos) cada capsula, bem mais em conta e com uma qualidade que aprecio.

    Fui por curiosidade pesquisar sobre café expresso para tentar perceber se existe diferença entre o que consumo cá por casa e aquilo que poderei estar a perder a nível de qualidade comprando algo melhorzito.

    Do que percebi o café expresso(simples) é de 7gr de café e existem 3 doses distintas que seguem a proporção de (curto)1:1, meio/normal (1:2) e cheio/longo 1:3, ou seja é por 7gr de café obtemos 7gr/14gr/21gr de liquido como resultado final.

    Ora fui à minha maquina e vi que as capsulas que uso são de 5gr e quando tiro o meu café costumo encher, e a chávena cheia é 50gr, ou seja, o meu rácio é de 1:10, completamente fora do que aparentemente é "aceitável".

    Do que entendi faz mais sentido investir num moinho bom e uma maquina decente do que ao contrario.

    E é aqui que reside o meu dilema, eu até estaria disposto a comprar uma maquina mas não faz sentido gastar muito porque não só sou o único cá em casa a beber café com alguma regularidade como a quantidade que bebo o factor poupança não justifica e a maquina que tenho atualmente ainda está a funcionar e estou até satisfeito com ela.

    Mas estou curioso para saber o que estou a perder em qualidade, não gosto de sair de casa e andar em cafés nem em casa de amigos ( se já não o fazia antes do covid, agora é tolerância zero), por isso não tenho grandes termos de comparação.

    Vi um canal de youtube (James Hoffmann) em que ele fez review a maquinas até 100€ e disse que não vale a pena gastar dinheiro nelas, fez outro video para maquinas até 500€....que é um salto significativo, não faz sentido estar a gastar 400/500€ numa maquina para eu estar a beber 4 ou 5 cafés por semana.

    Existe algum meio termo ?
    Aceito sugestões para maquina de manipulo (com aquela coisinha para aquecer o leite e fazer espuma, para a mulher dar uso) e moinho , algo que considerem ser de uma boa relação qualidade preço.

    Peço desculpa pelo texto enorme.

    Cumprimentos e bom feriado.
    • SrR
    • 1 dezembro 2020

     # 524

    As nespresso estavam a 22euros, comprei uma
    • SrR
    • 1 dezembro 2020

     # 525

    Vi uma que me deixou com agua na boca, uma delonghi primadonna.....
  4.  # 526

    Para testar o meio termo tem sempre a Delonghi dedica. Tem boas reviews e encontra-se por 150€
  5.  # 527

    Colocado por: pcspinheiroPara testar o meio termo tem sempre a Delonghi dedica. Tem boas reviews e encontra-se por 150€


    Bom dia e obrigado pela resposta.
    Já a encontrei a 162€, encontrei uma review que resume todas as que fui vendo sobre a máquina.
    "Comprei há 2 meses e simplesmente adoro!
    No geral uma boa máquina de café manual (nada de café de cápsulas) com bom preço/qualidade, com um design agradável e compacta.
    Se pretendem brincar aos baristas em casa sem gastar muito dinheiro esta é uma boa escolha.

    Pontos Positivos:
    - Compacta (ocupa pouco espaço na cozinha)
    - Design
    - Fácil de utilizar
    - É rápido a tirar 1 ou 2 cafés
    - Permite algum ajuste de dosagem e da temperatura de extração
    - Permite fazer espuma de leite para cappuccino/latte
    - Aquece as chávenas na parte superior da máquina
    - Vem com colher doseadora (mas a qualidade é fraca)

    Pontos Negativos:
    - Tira café á pressão com cesto de 2 paredes (altera o sabor para produzir mais "crema")
    - Não incluí moinho de café
    - Não tem medidor de pressão (PID)
    - É fácil de virar com pouca força
    -

    Algumas sugestões para tirar um café substancialmente melhor:
    - Comprem um moinho elétrico com um moedor cónico (ex.: Bodum Bistro) + café em grão
    - Comprem um calcador ou "tamper" de uma qualidade superior
    - Caso pretendam usar o bocal de vapor comprem um jarro específico
    - Ajustem a dosagem da extração do café, bem como a temperatura à vossa preferência"

    Máquina deverá ser esta, falta agora o moinho decente, o Krups gvx242 é uma opção válida? Tem um à venda por 55€ na mesma loja da delonghi, assim trazia já os dois .

    Abraço
  6.  # 528

    Não consegui encontrar o botão de edit no post anterior.

    Fui pesquisar sobre o moinho que a pessoa da review deixou , o Bodum Bistro, e está em promoção a 75€(antes 125€) no site do fabricante, vale a pena ?

    Cumprimentos.
  7.  # 529

    Segundo as vossas experiências, considerações e opiniões, quais as melhores máquinas de café (para café em pó):

    1) entre 0€ e 100€ (a portuguesa Dimobilli não é opção, já vou na 2ª máquina D2 v2.0 desde a semana passada, o café sai frio, vou devolvê-la novamente...)

    e
    2) entre 100€ e 200€ (sem ser a Delonghi Dedica falada nesta página)?

    Muito obrigado.
  8.  # 530

    É um salto grande passar dos 150 para os 300 e tais da automática, mas eu também já tive de manipulo e é uma seca danada tirar cafés para não falar em lidar com as borras... eu não sou de intrigas mas acho que é uma comodidade que me faz esquecer que existem sequer maquinas manuais, embora ache o processo de tirar um café com moinho à parte engraçado e mais personalizável...
  9.  # 531

  10.  # 532

    Colocado por: GT_racingÉ um salto grande passar dos 150 para os 300 e tais da automática, mas eu também já tive de manipulo e é uma seca danada tirar cafés para não falar em lidar com as borras... eu não sou de intrigas mas acho que é uma comodidade que me faz esquecer que existem sequer maquinas manuais, embora ache o processo de tirar um café com moinho à parte engraçado e mais personalizável...



    A mim é o oposto, prefiro a manual por poder ter a opção de personalizar, e porque a ideia que tenho é que se calha do moinho da máquina automática avariar, não há café para ninguém.

    Já comprei a delonghi dedica por 163€(ainda não chegou), a minha dificuldade está em encontrar um moinho que pelo que vou pesquisando algo que seja decente terei de largar sempre no mínimo uns 250/300€... E é um valor manifestamente alto até porque não se encontra lojas físicas por cá que os vendam, e comprar algo desse valor que depois terei dificuldade em aceder à garantia é complicado.

    Juntando ao custo do moinho, arranjar um filtro não pressurizado e aquela cena para calçar o café e afins...já é bastante elevado o custo final...isto para quem que como eu, bebe 4/5 cafés por semana. (Não bebo mais com medo de criar dependência e resistência que tire o efeito que gosto do café.)

    Fica a pergunta, com o filtro que vem de origem e café já moído, da para ter um café aceitável?(melhor que café de cápsula)
    Alguma sugestão de marca?

    Pelo menos até conseguir ganhar coragem para investir num moinho e mais difícil ainda, convencer a mulher a gastar esse valor....lol.
  11.  # 533

    eu moo o grao de cafe para a minha maquina de filtro.. com um simples triturador tipo 1-2-3
    deste genero, custou menos de 30£€

    • zed
    • 8 dezembro 2020

     # 534

    Colocado por: Silveralhoalgo que seja decente terei de largar sempre no mínimo uns 250/300€

    Com estes fica bem servido, especialmente o Graef CM800.

    https://www.amazon.es/s?k=graef+molinillo

    Enquanto não tiver moinho capaz de moer para expresso nem se preocupe com o filtro não pressurizado. Simplesmente não vai conseguir usá-lo. A máquina traz de certeza o tal calcador, não?

    Colocado por: Silveralhocom o filtro que vem de origem e café já moído, da para ter um café aceitável?

    Talvez nos primeiros dias após abrir o pacote pois o café moído perde qualidades rapidamente. Mas o aceitável é muito subjectivo; se já tem a máquina não lhe custa nada experimentar, depois venha cá informar.

    Colocado por: Pedro Barradaseu moo o grao de cafe para a minha maquina de filtro..

    Para expresso é recomendável (essencial no caso de filtro não pressurizado) um moinho capaz de moagem fina e uniforme. Esses aí funcionam à base das lâminas esmagarem o grão de café, são mais para moer especiarias.
  12.  # 535

    Colocado por: zedEsses aí funcionam à base das lâminas esmagarem o grão de café, são mais para moer especiarias.

    Para cafe de filtro... demasiado fino não presta!!! tem de ser ali no intermedio... aliás uma moagem grossa acaba até por fazer um café muito mais aromático. menos denso, é certo... Eu moo à vista.. é a minha experiencia... neste caso tenho alguma heteregoneidade na moagem, o que, descbri, beneficia o ca´fe que pretendo tirar. ( eu faço sempre cerca de 350ml), dos quais bebo de manha logo 250ml. o que sobra é para o almoço, frio e sem açucar, para mim está muito bem.
  13.  # 536

    Um moinho nos 100€ torna a coisa mais apetecível.
    Ainda considerei o Bodum Bistro, mas após pesquisa percebi que não consegue moer fino o suficiente para expresso.

    Já agora, encontrei um moinho usado da marca futurete, está por 30€ e o preço novo anda nos 480€.... É enorme por ser para uso industrial, assumindo que está a funcionar, pelo preço, será que vale o risco?

    Cumprimentos e obrigado pelas respostas.
    • zed
    • 8 dezembro 2020

     # 537

    Colocado por: SilveralhoJá agora, encontrei um moinho usado da marca futurete, está por 30€ e o preço novo anda nos 480€.... É enorme por ser para uso industrial, assumindo que está a funcionar, pelo preço, será que vale o risco?

    Se tem espaço e "apetite" para um trambolho desses é uma opção que garante uma boa moagem, mas é uma opção normalmente reservada aos mais "excêntricos". Se estiver tudo OK com o motor e afins conte ainda com o preço de umas mós novas. Veja de preferência Mazzer.

    Mas acha que vai convencer a mulher a ter isso em casa?! Isso normalmente nem cabe entre a bancada e os armários de cima.
  14.  # 538

    O trambolho é opção exclusivamente por causa do preço, se tiver de ir para a garagem não é problema apesar de preferir obviamente as duas opções que colocou, não só pela dimensão como saber que é um artigo novo.

    Quando digo que não é problema ir para a garagem é porque durante a semana não vou ter a oportunidade de moer o café na hora, porque tomo o pequeno almoço as 05h, ligar o moinho a essa hora na cozinha seria sentenciar a minha morte!
    Mas como é normal e disse anteriormente aquela opção seria apenas pela relação "custo benefício"...mas que tem ainda acrescido o risco de não saber qual o estado real e ter de fazer uns 160km para ir buscar.
  15.  # 539

    Entretanto mandei vir o GRAEF CM702.
    Estive a fazer o "pitch" à minha senhora e a explicar que se fosse uma maquina automática ficaria nos 400€, por isso 163€ pela maquina e 100€ do moinho....e está feito, não vá ela mudar de ideias ! :P

    Alguns cafés em grão com boa relação qualidade/preço ?
    Concordam com este comentário: zed
  16.  # 540

    Colocado por: zedSe tem espaço e "apetite" para um trambolho desses é uma opção que garante uma boa moagem, mas é uma opção normalmente reservada aos mais "excêntricos"

    Eheh, por acaso pensei o mesmo nos moinhos que mostrou. Embora não sendo gigantes, já é um compromisso grande de espaço, na minha opinião.

    Colocado por: Pedro BarradasPara cafe de filtro... demasiado fino não presta!!! tem de ser ali no intermedio... aliás uma moagem grossa acaba até por fazer um café muito mais aromático. menos denso, é certo... Eu moo à vista.. é a minha experiencia... neste caso tenho alguma heteregoneidade na moagem, o que, descbri, beneficia o ca´fe que pretendo tirar. ( eu faço sempre cerca de 350ml), dos quais bebo de manha logo 250ml. o que sobra é para o almoço, frio e sem açucar, para mim está muito bem.

    Vou experimentar moer na bimby assim e logo digo se ficou alguma coisa de jeito :)
 
0.1790 seg. NEW