Colocado por: jfsmoreiraSou mais a favor das borras de café. (vivo no campo e posso sempre deitar para a terra)
Colocado por: zemvpferreirae até pode um dia trocar o porta-filtro por um aberto para fazer café verdadeiramente incrível. M
Colocado por: jfsmoreira
Não entendi isto.
A máquina não está já pronta para colocar café moido?
Colocado por: zemvpferreira
Sem querer afogar o tópico em detalhes de nerd:
A maior parte das máquinas de café vêm com um porta-filtro pressurizado. Leva café moido, mas a saída do café (líquido) não é um furo aberto como nas máquinas profissionais. É reduzida a um furo milimétrico. A passagem mais pequena cria pressão à saída que gera espuma artificialmente. As marcas fazem isto para compensar a dificuldade do café de supermercado em criar espuma e extrair devidamente (por ser velho e estar moído grosseiramente).
O resultado é uma espuma artificial com bom aspecto, mas também uma grande dificuldade em extrair bem um café melhor e mais fresco. É mais fácil tirar uma bica decente, mas impossível tirar uma verdadeiramente boa.
A Delonghi Dedica é uma das poucas máquinas baratas para que são produzidas peças semi-profissionais extra. Uma dessas peças é um porta-filtros "standard" ou aberto, que se pode comprar por uns 20 euros. Tendo um moinho e um café à altura, um porta-filtros aberto livra-nos da limitação do furinho e permite fazer bicas à altura de um café de especialidade com uma máquina de dezenas de milhares de euros.
(antes que me achem um snob sinto-me obrigado a dizer que a maioria do café que bebo é delta do mais barato feito numa máquina automática e cheio de açucar. estes detalhes só importam quando já se está devidamente acordado, praí no terceiro café do dia)
Colocado por: RuipsmJá quando li sobre isso essa foi a minha dúvida. E se sai bem porque a máquina já não vem com esse porta filtro?
Colocado por: zemvpferreiraAté há uns anos torrava-se o café o mais escuro possível. O sabor próprio do grão desaparecia, mas a extracção era muito fácil, mesmo com pressão e temperaturas deficientes.
Colocado por: zemvpferreiraideia não lhe agrada e conseguir subir o orçamento para 300 euros, já compra uma automática da Delonghi que lhe dura anos sem problemas:
https://www.worten.pt/pequenos-eletrodomesticos/maquinas-de-cafe/maquinas-de-cafe-automaticas/maquina-de-cafe-delonghi-ecam21-117-b-15-bar-13-niveis-de-moagem-7092033
Colocado por: NTORIONBoa promo
Colocado por: AMVPDesculpem a pergunta, mas compensa pagar 400 ou 500 por uma maquina de cafe?
Colocado por: FabioCaseiro
Depende da quantidade de café que se utilize.
Do ponto de vista financeiro, é um investimento que se vai pagando em relação ao custo das cápsulas de café. O quão rápido o recupera vai depender da quantidade de café que se utilize.
Colocado por: AMVP
Claro, mas quanto tempo dura uma maquina dessas?
As capsulas que compro custam 18 centimos cada, a maquina custou, em promocao, 30 euros, pelo que em termos financeiros é - me dificil ver como poderia ser mais rentavel uma maquina de cafe dos precos referidos, e se durarem poucos anos ainda pior. Em termos ecologicos, ai sem duvida.