Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: jfsmoreiraSou mais a favor das borras de café. (vivo no campo e posso sempre deitar para a terra)

Também sou desses e tenho esta que é gira e o café sai com creme que é um disparate! Só tem de mudar o filtro a cada 6 meses, mais ou menos. A minha tem deposito de leite que faz uns galões e capuccino bem bom, mas há a versão sem este extra a 100 euros agora em promoção. E é manual, como prefere.

https://www.create-store.com/pt/1338-comprar-cafeteira-express
      Sem título2.png
  2. As Delonghi Dedica são bastante boas para o preço - têm bombas boas, controlo de temperatura bom e são mais agradáveis de usar que as mais baratas. É uma maquina perfeitamente recomendável e até pode um dia trocar o porta-filtro por um aberto para fazer café verdadeiramente incrível. Mas isso, só depois de gastar uns cobres valentes num moinho a sério ;)

De qualquer modo, vai notar uma grande diferença na intensidade entre uma máquina como a Dedica e a sua automática anterior. O salto de qualidade a seguir vem quando moer o café na hora. Depois, quando comprar café mais fresco que o de supermercado. Muito mais tarde vêm as máquinas de 5000€ se se tornar um maluquinho do café ;)

As máquinas da Create infelizmente não posso recomendar. É uma marca revendedora sem fábricas ou engenharia própria, com reputação de deixar os clientes pendurados assim que algo avaria. Fico feliz que o Casa tenho uma boa experiência, mas em geral é de fugir a sete pés.
  3. Colocado por: zemvpferreirae até pode um dia trocar o porta-filtro por um aberto para fazer café verdadeiramente incrível. M

Não entendi isto.
    A máquina não está já pronta para colocar café moido?
  4. Colocado por: jfsmoreira
    Não entendi isto.
    A máquina não está já pronta para colocar café moido?

Sem querer afogar o tópico em detalhes de nerd:

A maior parte das máquinas de café vêm com um porta-filtro pressurizado. Leva café moido, mas a saída do café (líquido) não é um furo aberto como nas máquinas profissionais. É reduzida a um furo milimétrico. A passagem mais pequena cria pressão à saída que gera espuma artificialmente. As marcas fazem isto para compensar a dificuldade do café de supermercado em criar espuma e extrair devidamente (por ser velho e estar moído grosseiramente).

O resultado é uma espuma artificial com bom aspecto, mas também uma grande dificuldade em extrair bem um café melhor e mais fresco. É mais fácil tirar uma bica decente, mas impossível tirar uma verdadeiramente boa.

A Delonghi Dedica é uma das poucas máquinas baratas para que são produzidas peças semi-profissionais extra. Uma dessas peças é um porta-filtros "standard" ou aberto, que se pode comprar por uns 20 euros. Tendo um moinho e um café à altura, um porta-filtros aberto livra-nos da limitação do furinho e permite fazer bicas à altura de um café de especialidade com uma máquina de dezenas de milhares de euros.

(antes que me achem um snob sinto-me obrigado a dizer que a maioria do café que bebo é delta do mais barato feito numa máquina automática e cheio de açucar. estes detalhes só importam quando já se está devidamente acordado, praí no terceiro café do dia)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfsmoreira, HAL_9000
      Pressurised-vs-Non-Pressurised-Portafilters_D1-01-2.png
  5. https://www.amazon.es/dp/B00YUUZIY4?psc=1&linkCode=sl1&tag=tafixe-21&linkId=745faecd67235d98a48640a3d8ff5b72&language=pt_PT&ref_=as_li_ss_tl&fbclid=IwAR1i6PVMTDqwhSKx2sNr_BK3DJl5NiO-aTG0oj_Ang0cooAZMbOk8OxOtM8

Uma automática a menos de 200 euros. Não faço ideia da qualidade, leiam as reviews, apenas coloco o link porque me parece um ótimo preço para uma automática.

Tenho uma automática DeLonghi DINAMICA ECAM 350.55.B, que comprei em segunda mão a um user aqui do fórum. Ao fim de quase um ano de uso, não podia estar mais satisfeito, o café sai ótimo, e olhem que eu até sou esquisito com o café.
    Gasta efetivamente bastante água nos ciclos de limpeza, mas como normalmente a consigo ir buscar de borla ao luso, menos mal.

Na outra casa sempre usei uma daquelas máquinas de manípulo com filtros pressurizados, e o café sempre foi bastante aceitável. Há uns 6 meses, a velhíssima máquina que aqui tinha avariou, e comprei a maquina do lidl (link em baixo). Esta máquina tira meia chávena de café e meia chávena de espuma. Péssima experiência. A delongui delica era precisamente a máquina que eu pretendia comprar quando a velha avariou, mas calhou de ir ao lidl e olhei para a carteira, fica agora o arrependimento.

Nestas máquinas mais baratas, penso que é sempre um pouco à sorte, pode sair mais ou menos, pode sair uma valente ca*ga*da.

https://www.lidl.pt/p/black-weekend-deals/silvercrest-kitchen-tools-maquina-de-cafe-expresso-1050-w/p123570

Para os verdadeiros apreciadores de um bom café, havendo disponibilidade financeira, acho que vale a pena perder o amor a uns trocos, e comprar uma maquina minimamente decente. Com o dinheiro que se poupa no café (tendo em conta que é um bem de primeiríssima necessidade para pessoas como eu que só começam a carburar depois de um bom café) paga-se a máquina num instante.
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  6. Colocado por: zemvpferreira

Sem querer afogar o tópico em detalhes de nerd:

A maior parte das máquinas de café vêm com um porta-filtro pressurizado. Leva café moido, mas a saída do café (líquido) não é um furo aberto como nas máquinas profissionais. É reduzida a um furo milimétrico. A passagem mais pequena cria pressão à saída que gera espuma artificialmente. As marcas fazem isto para compensar a dificuldade do café de supermercado em criar espuma e extrair devidamente (por ser velho e estar moído grosseiramente).

O resultado é uma espuma artificial com bom aspecto, mas também uma grande dificuldade em extrair bem um café melhor e mais fresco. É mais fácil tirar uma bica decente, mas impossível tirar uma verdadeiramente boa.

A Delonghi Dedica é uma das poucas máquinas baratas para que são produzidas peças semi-profissionais extra. Uma dessas peças é um porta-filtros "standard" ou aberto, que se pode comprar por uns 20 euros. Tendo um moinho e um café à altura, um porta-filtros aberto livra-nos da limitação do furinho e permite fazer bicas à altura de um café de especialidade com uma máquina de dezenas de milhares de euros.

(antes que me achem um snob sinto-me obrigado a dizer que a maioria do café que bebo é delta do mais barato feito numa máquina automática e cheio de açucar. estes detalhes só importam quando já se está devidamente acordado, praí no terceiro café do dia)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:HAL_9000
      Pressurised-vs-Non-Pressurised-Portafilters_D1-01-2.png

Já tinha lido sobre isto. Sem dúvida vou para a dedica. O preço é em tudo idêntico a da Krups. A minha dúvida, trocando para um porta filtro standard o café sai bom? Já quando li sobre isso essa foi a minha dúvida. E se sai bem porque a máquina já não vem com esse porta filtro? Para compensar o possível café fraco que poderemos comprar??
    • zed
    • 19 novembro 2022
    Colocado por: RuipsmJá quando li sobre isso essa foi a minha dúvida. E se sai bem porque a máquina já não vem com esse porta filtro?

Porque tirar um café sem filtro "pressurizado" já tem que se lhe diga. O café tem de ter uma torra recente, a moagem tem que estar bem, o filtro deve levar a quantidade certa, calcado como deve ser.

99,9% dos clientes não tem conhecimentos, capacidade e sequer vontade de acertar nestes factores todos. Simplesmente iriam devolver a máquina por esta "não funcionar".
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
    • zed
    • 19 novembro 2022
    As máquinas de café acima de um determinado nível já vêm com esse tipo de filtro. Tem tudo a ver com o público alvo.

https://forumdacasa.com/?CommentID=1561038
  7. A minha primeira maquina (uma velhinha krups que durou uma eternidade e comprada lá para os anos 90) não tinha nada dessas mariquices de filtros pressurizados e tirava café com espuma.
    Eu moía o café num pequeno velho moinho moulinex comprada pelos meus pais na década 70... que saudades de moer, olhar para a moagem, moer mais um pouquinho, até achar ter obtido a moagem correta!
  8. a mariquice extra tem muito a haver com um mudar de preferências na torra do café.

Até há uns anos torrava-se o café o mais escuro possível. O sabor próprio do grão desaparecia, mas a extracção era muito fácil, mesmo com pressão e temperaturas deficientes.

Agora usa-se café menos torrado, muito mais saboroso mas mais difícil de extrair sem muita técnica ou muita mariquice. Prós e contras, mas garanto-lhe que provados lado a lado percebe-se uma enorme diferença. Difícil voltar atrás.
    • zed
    • 19 novembro 2022 editado
    Colocado por: zemvpferreiraAté há uns anos torrava-se o café o mais escuro possível. O sabor próprio do grão desaparecia, mas a extracção era muito fácil, mesmo com pressão e temperaturas deficientes.

Está a falar como se a maior parte do café que se consome no país não fosse de torra escura/ queimada. O que não me parece ser o caso...

https://forumdacasa.com/?CommentID=1674623
    O que acontece é que já é possível encontrar café torrado mais criteriosamente, isto para quem sabe o que procurar.
  9. Colocado por: zemvpferreiraideia não lhe agrada e conseguir subir o orçamento para 300 euros, já compra uma automática da Delonghi que lhe dura anos sem problemas:

https://www.worten.pt/pequenos-eletrodomesticos/maquinas-de-cafe/maquinas-de-cafe-automaticas/maquina-de-cafe-delonghi-ecam21-117-b-15-bar-13-niveis-de-moagem-7092033

Tenho 2 dessas, a mais velha continua a tirar um café óptimo, a mais nova só tira cariocas... Já foi para a garantia, voltou igual... Mesmo café, mesma afinação...
  10. Boa promo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
      Screenshot_20221119_205307_com.facebook.katana.jpg
  11. Colocado por: NTORIONBoa promo
      Screenshot_20221119_205307_com.facebook.katana.jpg

Esse preço original é um engodo. Esse modelo já tem uns anos valentes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  12. Está também parece bom preço

Oferta: De'Longhi Autentica ETAM29.510.B https://amzn.eu/d/gq0SlbJ
    Estas pessoas agradeceram este comentário: simaoguim
    • AMVP
    • 20 novembro 2022
    Desculpem a pergunta, mas compensa pagar 400 ou 500 por uma maquina de cafe?
  13. Colocado por: AMVPDesculpem a pergunta, mas compensa pagar 400 ou 500 por uma maquina de cafe?

Depende da quantidade de café que se utilize.
    Do ponto de vista financeiro, é um investimento que se vai pagando em relação ao custo das cápsulas de café. O quão rápido o recupera vai depender da quantidade de café que se utilize.
    • AMVP
    • 20 novembro 2022
    Colocado por: FabioCaseiro

Depende da quantidade de café que se utilize.
    Do ponto de vista financeiro, é um investimento que se vai pagando em relação ao custo das cápsulas de café. O quão rápido o recupera vai depender da quantidade de café que se utilize.

Claro, mas quanto tempo dura uma maquina dessas?
    As capsulas que compro custam 18 centimos cada, a maquina custou, em promocao, 30 euros, pelo que em termos financeiros é - me dificil ver como poderia ser mais rentavel uma maquina de cafe dos precos referidos, e se durarem poucos anos ainda pior. Em termos ecologicos, ai sem duvida.
  14. Colocado por: AMVP
    Claro, mas quanto tempo dura uma maquina dessas?
    As capsulas que compro custam 18 centimos cada, a maquina custou, em promocao, 30 euros, pelo que em termos financeiros é - me dificil ver como poderia ser mais rentavel uma maquina de cafe dos precos referidos, e se durarem poucos anos ainda pior. Em termos ecologicos, ai sem duvida.

A durabilidade de uma máquina é sempre relativa e vai depender sempre de muitos fatores. Se for bem mantida pode durar muitos anos (vejo correntemente máquinas com mais de 10 anos perfeitamente funcionais).
    O custo do café é muito variável e depende do gosto da pessoa. Em Itália costumo comprar sacos de 1kg da Lavazza por cerca de 6€ e dá para fazer imensos cafés (nunca fiz a estimativa á quantidade de cafés para 1kg).
    Óbvio que é como tudo o resto, dependendo do bolso, há escolha para tudo e mais alguma coisa e no fundo todas elas fazem o mesmo no seu fundamental

0.4142 seg. NEW