Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Sou nova no fórum e estou a iniciar um projeto de construção, já tenho um plano de elementos em que são mencionadas as seguintes características para as paredes:

REVESTIMENTOS EXTERIORES:
    Sistema de Capotto de 6cm, com placas de EPS da Viero, incluindo dobras para vãos, com isolamento térmico de poliestireno expandido com 60mm, coladas ao suporte com cola apropriada tipo Adesan e revestidas por um reboco delgado, efectuado com Adesan CPV 22 e armado com rede fibra de vidro com
    tratamento anti-alcalino, 160gr/m2 Ref. 913-0229 e revestimento plástico Visolplast RSTF. Prevê-se ainda reforço em todas as arestas, cantos e vãos assim como zonas de choque, para além de reforço de rede até 1,50m nas zonas consideradas mais críticas.

REVESTIMENTOS INTERIORES:
    Fornecimento e execução em gesso cartonado (125mm) tipo Placo Plat®, normal (zonas de circulação, quartos, salas), hidrófugo (cozinha, lavandaria e w.c’s) ou ignífogo (cozinha e zona de fogão de sala) sob perfis e montantes de aço galvanizado. O acabamento será em tinta aquosa para paredes interiores tipo CIN® com primário Cinolite e tinta de acabamento CIN Vinil Mate®, e tinta antifúngica em wc’s e cozinha.

A minha dúvida é sobre a qualidade dos materiais apresentados e ainda se, dado o caso de ser uma moradia a 500m da praia seria vantajoso aumentar a espessura do capoto para 8cm.

Obrigada.
  2.  # 2

É uma recuperação ou projeto novo?
  3.  # 3

Colocado por: zedasilvaÉ uma recuperação ou projeto novo?

Zedasilva é um projeto novo. Sou leiga no assunto, qualquer ajuda é bem vinda!
  4.  # 4

Se é um projeto novo, o técnico que fez o projeto de térmica melhor que ninguém lhe saberá responder se tem alguma vantagem em aumentar a espessura do isolamento.
    Quanto ao resto dos materiais, se o descritivo for o da memória descritiva do projeto, está aceitável. Se for o do CE ou de um orçamento, substitua a frase "tipo xpto" por uma marca concreta. Tipo xpto pode ser qualquer coisa.
    No gesso cartonado, se tiver orçamento ponha duas placas, ou então uma placa mais grossa.
    O solução de isolamento pelo exterior com a aplicação de gesso acartonado no interior, foi discutida consigo?
  5.  # 5

Zedasilva,

Vou abordar-lhe o assunto, isto é o mapa de elementos inicial, em que tenho a possibilidade de ver e discutir com o arquiteto mas, como para mim é quase chinês, resolvi apresentar a questão aqui para ver se alguém me elucidava. O que é o CE? O orçamento foi-me dado para este mapa de elementos, caso eu queira fazer alterações, haverá certamente variações no orçamento. Posso dizer-lhe que o valor em questão é de 130.000 por uma moradia T3 (168m2) com escritório e garagem. O que também não sei exatamente se é um valor justo por não conhecer a qualidade dos materiais apresentados.

A solução do isolamento pelo exterior com a aplicação de gesso acartonado no interior não foi discutida comigo. Parece-lhe mal esta solução?
  6.  # 6

Se orçamentou a obra apenas com base neste descritivo, acho que fez mal, pode correr bem mas tb pode correr mal. O fato de parecer ser muito genérico, dá para que o empreiteiro tenha muita margem de manobra sem que você possa fazer alguma coisa.
    O valor de 130.000 pode ser bom como pode ser mau, não sabemos o que está incluído nem o que não está.
    Quanto á solução proposta para o isolamento, apenas me parece estranha, que tipo de aquecimento vai ter? Qual a sua vivencia da casa, vai estar alguém em casa o dia inteiro ou é para utilizar apenas ao fim do dia e aos fins de semana?
    P.S.
    CE é o caderno de encargos, documento o mais completo possível, descrevendo materiais, soluções construtivas e condições de execução da obra, de forma a que a fiscalização possa realmente ser uma mais valia na obra
  7.  # 7

Estou mesmo na fase inicial do projeto, ou seja, tive uma reunião com o arquiteto em que mencionei algumas coisas de que gosto mas nada a nível de materiais. Ele apresentou-me este mapa de elementos que teve por base a moradia que será construída próximo da minha, com o mesmo construtor. Na próxima reunião vou estar com o construtor e penso que os materiais serão acordados com ele, mas seria importante eu ter já uma ideia de materiais que são de qualidade e outros que são impensáveis. O que acontece é que só tenho por base estes que me foram apresentados e a informação disponível na internet é muito vaga.

O aquecimento foi uma das coisas que referi, gostava de recuperador de calor mas, estou aberta a opiniões diferentes, pode até haver algum sistema que não conheço. Fiquei a saber na reunião por exemplo, que se pretender que a circulação da água seja pelo chão, ao invés das paredes, me encarece a obra entre 10.000 a 12.000€, isto tudo de boca claro, numa fase inicial.

Porque acha estranha a proposta de isolamento? Não é uma boa solução? Conte-me tudo...

Como trabalho por turnos, assim como o meu marido, a casa poderá estar muitas vezes habitada o dia todo, se os horários não coincidirem.

Não me importo de investir um pouco mais no isolamento térmico, se isso posteriormente significar poupança com aquecimento e arrefecimento da casa.
  8.  # 8

A ver se percebemos "a coisa"
    Foi falar com um arquiteto para lhe fazer um projeto para uma casa, esse arquiteto antes de lhe fazer qualquer desenho ou discutir outros pormenores, apresenta-lhe uma listagem de materiais que a sua casa vai levar e já o orçamento de um empreiteiro que a vai fazer?
  9.  # 9

Só deixar uma nota, o isolamento térmico que normalmente entra no projeto térmico, muitas xx é feito pelo mínimo regulamentar. porquê? porque 90% das vezes o dono da obra ainda tem duvidas sobre o que aplicar. Com isso é lhe passado um pré-certificado que não pode ir abaixo de B-. A solução construtiva a realizar na obra tem de ser melhor ou igual à descrita do projeto térmico. É tudo uma questão de investimento, se puder colocar 8 cm de EPS ou 6 de EPS Graffite melhor.
  10.  # 10

arquiteto + empreiteiro= comissão, não é um bom caminho
    Concordam com este comentário: zedasilva
  11.  # 11

Colocado por: riscosarquiteto + empreiteiro= comissão

Eu quero acreditar que não, que não seja nada disto.
  12.  # 12

Essa opção aqui eram mais 20mil
  13.  # 13

Zedasilva,

Mostrei algumas imagens de fachadas que gosto, e mencionei como lhe disse, algumas coisas que gostava de ter, a nível estético, nomeadamente vidros e terraço. Quando me perguntaram até que orçamento poderia ir, referi os 130.000, foi-me explicado o processo de arquitetura e a forma como me seria apresentado o projeto (maquetes e imagens 3D), posto isto, o arquiteto enviou-me este mapa, que usou para uma outra construção que será idêntica. Julgo e espero que este orçamento seja apenas uma estimativa e não definitivo, sem antes ter acordado materiais e design da casa. Fui ver entretanto algumas obras já em fases diferentes de construção e gostei. Mas uma coisa é agora outra é daqui a 5 anos quando a garantia acabar.
  14.  # 14

Não escolher acabamento acrilico para o capoto
    capoto no minimo de 8cm
  15.  # 15

Mas existe ligação entre o arquiteto e o possível empreiteiro que vai fazer a casa?
    Quem vai assumir a fiscalização?
    Na proposta que lhe apresentaram para o projeto inclui algum caderno de encargos?
  16.  # 16

Colocado por: riscosSó deixar uma nota, o isolamento térmico que normalmente entra no projeto térmico, muitas xx é feito pelo mínimo regulamentar. porquê? porque 90% das vezes o dono da obra ainda tem duvidas sobre o que aplicar. Com isso é lhe passado um pré-certificado que não pode ir abaixo de B-. A solução construtiva a realizar na obra tem de ser melhor ou igual à descrita do projeto térmico. É tudo uma questão de investimento, se puder colocar 8 cm de EPS ou 6 de EPS Graffite melhor.

Refere-se à certificação energética? Por acaso falei nisto e fui bastante clara quanto à pretensão de ter uma certificação A, o que me foi dito que não podiam garantir mas que fariam de tudo para que assim fosse :/

Em relação à comissão, tem ainda outra, uma agência por trás ahah estou feita estou a ver!
  17.  # 17

esse 130mil é sem iva certo? inclui arranjos exteriores?
  18.  # 18

Colocado por: andbritEm relação à comissão, tem ainda outra, uma agência por trás ahah estou feita estou a ver!

Tá nada!

:))))))))))
  19.  # 19

Colocado por: nelson__ricardoui algum caderno de encar

Mais 20mil em que opção? Não percebi.
  20.  # 20

Colocado por: nelson__ricardoNão escolher acabamento acrilico para o capoto
    capoto no minimo de 8cm

O que devo escolher então? O capoto não pode ser apenas pintado? Foi o que me disseram..

0.0220 seg. NEW