Iniciar sessão ou registar-se
    • VXMC
    • 15 novembro 2016

# 541

Mas qual o material que vai utilizar?
    • RSM
    • 15 novembro 2016

# 542

Eng. Nem sempre têm razão, neste caso a experiência acho que prevalece.
    Isto é uma faca de dois gumes, certamente não existem ainda dados suficientes para se provar isso da amplitudes térmicas, assim como variáveis que são os aplicadores e a sua arte.

E depois as marcas tbm vendem muito e têm um jogo de marketing muito astuto...
    Pessoalmente acho que ter godo ou lajetas apenas, ou ter xps godo ou lajetas vai dar ao mesmo no que diz respeito a degradação da tela.
    Mas isto é só a minha opinião.
    • ptuga
    • 15 novembro 2016 editado

# 543

VXMC, em principio será tela de PVC de 1,2mm espessura armadura em poliéster, resistente a uv. Isto no caso de cobertura invertida.
    • VXMC
    • 15 novembro 2016 editado

# 544

Eu tenho um orçamento ao m2 para tela em pvc com 1,2 de espessura que é só mais cara 50cent que em telas asfalticas (Ah, sem isolamento térmico). Quero atualizar para 1.5.
    • VXMC
    • 15 novembro 2016

# 545

Passo a transcrever o orçamento:

Hipotese 1:
    -Impermeabilização de cobertura com aplicação duas telas de betume plastomero APP
    sendo a 1ª de 3,0 kg/m2 com armadura de fibra de vidro e a 2ª de 4,0 kg/m2 com
    armadura de poliéster sendo com acabamento a xisto nas zonas expostas, incluindo
    pintura com emulsão betuminosa em zonas de aderência.
    Material e mão de obra………………………………………………………....9,50 €/m2
    Hipotese 2:
    -Impermeabilização de cobertura com aplicação de uma tela de PVC de 1,2 mm de
    espessura com armadura de poliéster, incluindo geotêxtil de 200 grs como camada de
    geotêxtil.
    Material e mão de obra……………………………………….………….…....10,00 €/m2
    IVA A acrescer á taxa legal em vigor
  1.  # 546

para telas betuminosas o preço esta dentro do normal .ja as de pvc a mim tinha orçamento e era bastante mais cara..
    • VXMC
    • 15 novembro 2016

# 547

Não sei bem se é caro ou barato Jorgand no entanto não parece descabido de todo.
    Passo a transcrever outro orçamento que tinha para aqui perdido:

Trabalhos a realizar na cobertura
    1.1 OPÇÃO 1: Tela APP 3.428,56 €
    1.1.1
    Fornecimento e montagem dos equipamentos necessários à execução dos trabalhos
    1.1.2 Fornecimento e aplicação de isolamento térmico em painéis de aglomerado de cortiça com
    50mm de espessura
    1.1.3 Fornecimento e aplicação de duas camadas de tela APP, sendo a 1ª de 3Kg/m2 com armadura
    de FV e a 2ª de 4Kg/m2, com armadura de PY e acabamento a xisto
    1.1.4 Fornecimento e aplicação de uma camada de tela APP de 4Kg/m2, com armadura de PY e
    acabamento a xisto no interior dos muretes da cobertura
    1.2 OPÇÃO 2: Tela de PVC 2.917,44 €
    1.2.1
    1.2.2
    Fornecimento e aplicação de isolamento térmico XPS com 50mm de espessura
    1.1.3
    Fornecimento e aplicação de uma camada de tela de PVC 1.2 com armadura de PY
    TOTAL GLOBAL SEM IVA COM OPÇÃO 1 3.428,56 €
    IVA: Ao valor apresentado será acrescido o IVA à taxa legal em vigor
    TOTAL GLOBAL SEM IVA COM OPÇÃO 2 2.917,44 €
    • VXMC
    • 18 novembro 2016 editado

# 548

Tenho uma questão sobre o pilar metálico que a minha moradia tem e a sua correta aplicação:

Após análise do trabalho da ancoragem e enchimento da laje, verificamos que o trabalho não está bem feito e tenho pouca margem para apertar o pilar e a base terá de ficar embebida na betonilha. Ou seja não dará para ficar a vista a base do pilar com os pernos e porcas de fixação.
    Surgiu a ideia de criar uma base falsa que será colocada no pilar para após a aplicação do mesmo e ter o piso na cota final descer e colar no cerâmico. O que acham desta ideia?

Como é que normalmente o pessoal faz?

Na face superior do pilar também terei de fazer o mesmo? O etics normalmente também dobra para a face inferior da laje?
  2.  # 549

Colocado por: VXMCO etics normalmente também dobra para a face inferior da laje?

no seu caso sim, de forma a isolar o pavimento que está sobre o exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VXMC
    • VXMC
    • 18 novembro 2016

# 550

Colocado por: fernandoFerreira
    no seu caso sim, de forma a isolar o pavimento que está sobre o exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:VXMC

Assim sendo também tenho de fazer o mesmo, pois existe uma área onde tem piso na parte inferior da varanda...
    •  
      Mk Pt
    • 18 novembro 2016 editado

# 551

Colocado por: VXMCNão sei bem se é caro ou barato Jorgand no entanto não parece descabido de todo.
    Passo a transcrever outro orçamento que tinha para aqui perdido:

Trabalhos a realizar na cobertura
    1.1 OPÇÃO 1: Tela APP 3.428,56 €
    1.1.1
    1.1.2 Fornecimento e aplicação de isolamento térmico em painéis de aglomerado de cortiça com
    50mm de espessura
    1.1.3 Fornecimento e aplicação de duas camadas de tela APP, sendo a 1ª de 3Kg/m2 com armadura
    de FV e a 2ª de 4Kg/m2, com armadura de PY e acabamento a xisto
    1.1.4 Fornecimento e aplicação de uma camada de tela APP de 4Kg/m2, com armadura de PY e
    acabamento a xisto no interior dos muretes da cobertura
    1.2 OPÇÃO 2: Tela de PVC 2.917,44 €
    1.2.1
    1.2.2
    Fornecimento e aplicação de isolamento térmico XPS com 50mm de espessura
    1.1.3
    Fornecimento e aplicação de uma camada de tela de PVC 1.2 com armadura de PY
    TOTAL GLOBAL SEM IVA COM OPÇÃO 1 3.428,56 €
    TOTAL GLOBAL SEM IVA COM OPÇÃO 2 2.917,44 €

Que isolamento térmico tem previsto no 'projecto de térmica'/certificação energética para a cobertura?

É que 5cm de isolamento térmico de XPS na cobertura é muito pouco.
    Sendo 5 cm de aglomerado de cortiça... é ainda pior, que apesar de muito bom isolante acústico em termos de térmica não é mau mas não é tão bom como o XPS.

Mesmo que no projecto/certificação energética apenas tenha os 5cm de isolamento, ao nível de cobertura era bom que tivesse uns 10cm, pelo menos, sendo que o mínimo ideal era 12cm de XPS como isolamento.
    Se tem 5cm de isolamento nas paredes faz sentido ter pelo menos 10cm na cobertura. Se tiver 6cm de isolamento nas paredes, faz sentido ter uns 12 cm na cobertura. As paredes são muito importantes de isolar obviamente, mas a cobertura é ainda mais.
    E é investimento que a longo prazo dá retorno em termos de custos energéticos e de conforto de utilização.
    • VXMC
    • 18 novembro 2016

# 552

MkPt no projecto de térmica tinha previsto painel sanduiche com 40mm.

Concordo com o seu comentário e agradeço, mas se pensarmos bem, qualquer coisa será melhor que os 4cm do sanduiche... :) Que me diz?

Mas sim, vou levar o seu alerta em consideração e rever essa parte.
  3.  # 553

Vai ter teto falso? Se sim, sempre pode isolar por dentro com mantas de lã.
    • VXMC
    • 18 novembro 2016

# 554

Colocado por: branco.valterVai ter teto falso? Se sim, sempre pode isolar por dentro com mantas de lã.

Sim vou ter teto falso.
  4.  # 555

Então já está solucionado, cortiça em cima, mantas de lã (rocha, vidro, cânhamo, etc) por dentro. Em vez de ter apenas 5 cm pode ter bem mais do que isso e por um preço mais amigo se só usa-se cortiça com a mesma espessura.
    •  
      Mk Pt
    • 18 novembro 2016

# 556

Eu diria que na cobertura o mínimo era mesmo uns 10cm de xps, o ideal 12cm de xps[2 placas de 6cm cruzadas], o mínimo dos mínimos 8cm de xps.

Não considere o aglomerado negro de cortiça, a não ser que a questão de isolamento acústico seja muitíssimo importante [e o isolamento das paredes também seja cortiça], porque o xps em termos de térmica para a mesma espessura é um pouco melhor e é bem mais barato.
    Com o preço de aglomerado negro de cortiça consegue muito melhor isolamento térmico com o XPS. E em termos futuros isso vai-se reflectir na temperatura da casa e consequentes gastos energéticos para a aquecer.

O isolamento térmico dos painéis sanduíche por aqui é apenas um complemento, porque o isolamento nestes casos é sempre xps sobre a laje.
    Por baixo dos painéis sanduíche a caixa de ar que é criada convém ser ventilada, para evitar condensações, pelo que é bom que o isolamento esteja sobre ou sob a laje.

De qualquer maneira, se o projecto só previa 4 cm de painel sanduiche como isolamento térmico na cobertura.. parece-me que além de muito azar com o primeiro empreiteiro, também teve muito azar com quem lhe fez os projectos.
    Concordam com este comentário: VXMC
    •  
      Mk Pt
    • 18 novembro 2016

# 557

Colocado por: branco.valterEntão já está solucionado, cortiça em cima, mantas de lã (rocha, vidro, cânhamo, etc) por dentro. Em vez de ter apenas 5 cm pode ter bem mais do que isso e por um preço mais amigo se só usa-se cortiça com a mesma espessura.

Eu cortiça nunca colocaria, a não ser que a questão de acústica seja muito importante.
    Aliás, com lã de rocha no tecto falso, nem mesmo que a questão acústica fosse importante.

Só mesmo se ganhasse o euromilhões e me desse na cabeça para ser ecológico, caso em que talvez metesse o isolamento de cortiça, à grande [>10cm].
  5.  # 558

Eu tenho uma certa panca por cortiça... ainda hei-de isolar o quarto da minha filhota com esse material!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sessenta
  6.  # 559

Colocado por: Mk PtEu diria que na cobertura o mínimo era mesmo uns 10cm de xps, o ideal 12cm de xps[2 placas de 6cm cruzadas], o mínimo dos mínimos 8cm de xps.

Ja agora Mk Pt, o que aconselharia no caso de cobertura em telha cerâmica com sotão não habitavel? Ou seja, que isolamento termico recomendaria aplicar sobre a laje de pavimento do sotão?
    • DAJP
    • 21 novembro 2016

# 560

Qual é afinal o problema dos painel sandwich de 10cm por exemplo? A condutibilidade térmica até é superior ao xps.

0.2020 seg. NEW