Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

Colocado por: DAJPQual é afinal o problema dos painel sandwich de 10cm por exemplo? A condutibilidade térmica até é superior ao xps.

o problema não é a espessura. o problema é que o espaço entre o painel e a laje, deve ser ventilado, ou seja a função de isolamento do painel passa a ser muito pouca.
    o isolamento deve ser aplicado na laje. não no painel
    Concordam com este comentário: VXMC
    • VXMC
    • 21 novembro 2016 editado

# 562

Por muito ventilado que o telhado seja, vão existir sempre condensações que irão trazer problemas e infiltrações sem o DO saber por onde é. Para além disso o painel não é uma solução barata assim como é difícil encontrar pessoas que o saibam executar corretamente. Tem varias patologias associadas nos remates das chaminés tubos de respiro, etc... Em todos os sítios que seja necessário emendar ou cortar o painel.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DAJP
    • DAJP
    • 21 novembro 2016

# 563

Então a cobertura plana invertida é a melhor solução pelo que vejo?
    • VXMC
    • 22 novembro 2016

# 564

Após analisar várias opções, eu defendo a cobertura com telas para este tipo de cobertura.
    • VXMC
    • 24 novembro 2016

# 565

Bem após esta "ausência" e paragem na construção, venho atualizar o tópico que será continuado no inicio do ano que vem, que é quando o novo empreiteiro terá tempo para continuar a construção.

Entretanto já está decidido a forma como será a cobertura.
    Assim sendo será desta forma:

-Lage aligeirada
    -Barreira pára-vapor
    -Roofmate 8cm
    -Criação de pendentes
    -Geotextil
    -Tela Pvc 1.5mm
    -Geotextil
    -Roofmate 2cm
    -Proteção mecânica (ainda em estudo)

Alguma sugestão de melhoramento estou recetivo para analisar.
  2.  # 566

VXMC, pq dividir o isolamento? 8cm antes das Impermibizações + 2cm dp...
    • VXMC
    • 24 novembro 2016

# 567

O objetivo do xps com 2cm de espessura é para a proteção da tela pvc e aumentar a durabilidade. Fui aconselhado pelo aplicador da tela sendo que o xps é tudo por minha conta, não me está a tentar vender material.
  3.  # 568

Pois esse é sp o dilema, maximização da proteção térmica vs proteção das telas de impermiabilização.
    O pior é que não há consenso... Cada um tem a sua opinião.
    • VXMC
    • 24 novembro 2016

# 569

Sim é verdade, mas não conseguimos ter ambos em simultâneo sem um pouco de invenção. Como tal será esta ordem que irei optar.

Se acharem que falta ali qualquer coisa aceito criticas...
  4.  # 570

Acha que 2cm vai proteger alguma coisa?
    • VXMC
    • 24 novembro 2016 editado

# 571

Colocado por: callinasAcha que 2cm vai proteger alguma coisa?

Leu o meu comentário na totalidade? Onde digo que coloco o xps 2cm mais proteção mecânica ainda em estudo? Poderá ser godo ou lajeta estando mais inclinado para lajeta tendo em conta a facilidade em caso de reparações ou manutenções.
  5.  # 572

Callinas como eng. qual a sua opinião? No seu caso, como vai avançar?
  6.  # 573

VXMC

houve alguma razão especial para não ter optado por simplesmente fazer cobertura invertida? ou seja por baixo a impermeabilização e por cima o isolamento e proteção pesada.
  7.  # 574

Existe xps de 2 cm. Tinha na ideia que mínimo era de 3.
    Nao seria melhor primeiro fazer as pendentes e depois por o xps ..
  8.  # 575

Colocado por: jorgandExiste xps de 2 cm. Tinha na ideia que mínimo era de 3.

Pelo que percebi este xps serve apenas para proteger as telas di UV e de uma eventual agressão mecânica da camada de proteção
  9.  # 576

Nao foi isso que preguntei.se existe a venda de 2cm.
    Concordam com este comentário: dedao
    •  
      Mk Pt
    • 24 novembro 2016

# 577

Colocado por: santosvieira

Ja agora Mk Pt, o que aconselharia no caso de cobertura em telha cerâmica com sotão não habitavel? Ou seja, que isolamento termico recomendaria aplicar sobre a laje de pavimento do sotão?

Sotão não habitável é sempre isolamento na laje.

O conselho óbvio e racional é xps.

Também pode optar por solução mais 'natural' [e cara] tipo aglomerado negro de cortica. Mas é com rácio de preço/desempenho muitíssimo pior, só se justificando caso o isolamento acústico seja muito importante [e as paredes também tenham isolamento acústico como deve ser].. ou então seja excêntrico o suficiente para meter isolamento com produtos mais naturais sem olhar a custos.

Também pode ir por outros isolamentos, embora seja de evitar a lã de rocha para estas situações de sotão, por questões de eventuais humidades ou pequenas infiltrações que possam haver no sotão. Este tipo de isolamento, na minha opinião, só para embutir em 'tecto falso' ou em paredes.

Ou seja, xps é o mais barato, é bastante durável e resistente, e com melhor relação custo/desempenho térmico.
    Não dá para inventar muito, se a ideia é ser racional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  10.  # 578

a minha é telas e 5+5 de xps e depois godo
    justifica meter lá de rocha no teto falso visto que de inverno a lage vai ficar fria por causa da chuva
  11.  # 579

Colocado por: Mk PtSotão não habitável é sempre isolamento na laje.

O conselho óbvio e racional é xps.

Também pode optar por solução mais 'natural' [e cara] tipo aglomerado negro de cortica. Mas é com rácio de preço/desempenho muitíssimo pior, só se justificando caso o isolamento acústico seja muito importante [e as paredes também tenham isolamento acústico como deve ser].. ou então seja excêntrico o suficiente para meter isolamento com produtos mais naturais sem olhar a custos.

Também pode ir por outros isolamentos, embora seja de evitar a lã de rocha para estas situações de sotão, por questões de eventuais humidades ou pequenas infiltrações que possam haver no sotão. Este tipo de isolamento, na minha opinião, só para embutir em 'tecto falso' ou em paredes.

Ou seja, xps é o mais barato, é bastante durável e resistente, e com melhor relação custo/desempenho térmico.
    Não dá para inventar muito, se a ideia é ser racional.

No meu caso irei ter todas as tubagens de ventilação da VMC de duplo fluxo a passar sobre a laje do pavimento do sotão (as tubagens estão distanciadas cerca de 25 a 30 cm da laje). Por isso havera necessidade de por vezes deslocar-me ao sotão para fazer manutenção ao equipamento e também para proceder à limpeza das tubagens.
    Não sei até que ponto poderei "pisar" o XPS sem o danificar. Tinha por isso pensado aplicar poliuretano projectado, sabendo que pelo menos preço consigo colocar mais espessura de isolamento XPS.
    Pelas razões mencionadas, esta fora de questão a lã de rocha/vidro/mineral
  12.  # 580

Colocado por: VXMC-Lage aligeirada
    -Barreira pára-vapor
    -Roofmate 8cm
    -Criação de pendentes
    -Geotextil
    -Tela Pvc 1.5mm

A tela de pvc fica aderida ao geotextil?

0.2106 seg. NEW