Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

Colocado por: jorgealves
    deve estar a pensar que vai ter agua a 200ºC?

na saída de agua quente vai ter no maximo 50ºC, que em termos térmicos é considerado baixa temperatura.

(então para quem trabalhou com vapor a 180ºC é quase gelado)
    Concordam com este comentário:Rodri12

O meu painel puseram a válvula nos 45°, depois do primeiro banho lá tive que ir por aquilo nos 55°
  2.  # 362

Colocado por: valtores

ao rodri porque o tópico é dele.

obrigado Jorge pelos esclarecimentos ;)

Na na na... Devo-lhe uma almoço e terei todo o gosto em pagar-lhe quando passar novamente por estes lados. Ainda tenho que lhe agradecer o favor de ter cá vindo e das explicações que me deu ;)
  3.  # 363

Colocado por: Rodri12Segundo esse estudo da Deco

já li o estudo e o mesmo peca por ser uma amostra em apartamentos e instalações pequenas, numa moradia pode ser muiito diferente, e o desenho da casa pode potenciar esta problematica, principalmente em casas em L com suite num extremo e cozinha no outro, chega a ter 80 metros de tubo com agua fria a ir para o esgoto só para ter agua quente,

num dos casos que intervi no ano passado, a agua quente demora 8 minutos a chegar a uma das casas de banho, e sempre com pouca temperatura
  4.  # 364

Colocado por: jorgealvesnum dos casos que intervi no ano passado, a agua quente demora 8 minutos a chegar a uma das casas de banho, e sempre com pouca temperatura

qual era a distância nesse caso? eu tenho uns 15 a 20 metros...
  5.  # 365

Colocado por: jorgealves
    já li o estudo e o mesmo peca por ser uma amostra em apartamentos e instalações pequenas, numa moradia pode ser muiito diferente, e o desenho da casa pode potenciar esta problematica, principalmente em casas em L com suite num extremo e cozinha no outro, chega a ter 80 metros de tubo com agua fria a ir para o esgoto só para ter agua quente,

num dos casos que intervi no ano passado, a agua quente demora 8 minutos a chegar a uma das casas de banho, e sempre com pouca temperatura

8 min?? E queixo-me eu de esperar entre 20 a 30 seg lol
  6.  # 366

qual era a distância nesse caso? eu tenho uns 15 a 20 metros...

15 a 20m é muita água... Mais vale instalar logo o sistema de recirculação que o Jorge falou
  7.  # 367

Colocado por: Rodri12Mais vale instalar logo o sistema de recirculação que o Jorge falou

pois esse está previsto, estava era a ver se saía mais barato por uma maquineta destas...
  8.  # 368

pois esse está previsto, estava era a ver se saía mais barato por uma maquineta destas...

Então se já está previsto, deve haver outras coisas menos importantes e mais dispendiosas onde podes poupar uns trocos ;)

Esta máquina não me parece grande solução a não ser em casos muito específicos
    Concordam com este comentário: jorgealves
  9.  # 369

Colocado por: Rodri12coisas menos importantes e mais dispendiosas onde podes poupar uns trocos

pois... ja tenho uma lista longa de coisas dessas que vao ficar para depois.
    não me ap€t€c€ fazer já tudo este ano ;)
    Concordam com este comentário: Rodri12
  10.  # 370

o ideal é prever sempre o circuito de recirculação, pois em obra custa trocos e depois é uma questão de programação para ajustar o modo de funcionamento.
  11.  # 371

pois... ja tenho uma lista longa de coisas dessas que vao ficar para depois.
    não me ap€t€c€ fazer já tudo este ano ;)
    Concordam com este comentário:Rodri12

Acredito que haja muita coisa que quem constrói de raiz ao início quer pôr, mas que são coisas dispensáveis e com as quais se vive bem sem.
    A minha casa não tem muitas coisas de que aqui falam como sendo quase um crime se não tiver, mas sinceramente não sinto falta.
  12.  # 372

Colocado por: Rodri12... Ainda tenho que lhe agradecer o favor de ter cá vindo e das explicações que me deu ;)

Está explicado porque é que isso ainda não caiu tudo. Afinal são os tubos da àgua que estão a segurar a casa.
  13.  # 373

Colocado por: valtoresqual era a distância nesse caso?
    seria aproximadamente 180 metros, pois a tubagem dava a volta á casa toda e não tem qualquer isolamento térmico.

(além de passar embutida na laje de um terraço exterior, o utilizador tem que ter o acumulador a debitar 60ºC que é o máximo da válvula característica para ter 45ºC na saida de agua quente do duche, os consumos energéticos são brutais)
  14.  # 374

Colocado por: zedasilva

Está explicado porque é que isso ainda não caiu tudo. Afinal são os tubos da àgua que estão a segurar a casa.

Pois e não têm um isolamento XPTO se tivessem, nem com um sismo caía
  15.  # 375

Colocado por: jorgealvesao ligar puxa agua do circuito da agua quente e envia para o circuito de agua fria

Não estou a perceber como é que os tubos da água fria tem capacidade para receber esta água. Ela tem que ir para algum lado, e os tubos da água fria já estão à carga.
  16.  # 376

Colocado por: Picareta
    Não estou a perceber como é que os tubos da água fria tem capacidade para receber esta água. Ela tem que ir para algum lado, e os tubos da água fria já estão à carga.

nao sendo nenhum expert na matéria presumo que a agua fria entre no circuito da casa que por sua vez vai voltar a entrar no circuito da quente atraves do painel e reservatorio.....

Presumo eu....!!!
  17.  # 377

Colocado por: loverscoutnao sendo nenhum expert na matéria presumo que a agua fria entre no circuito da casa que por sua vez vai voltar a entrar no circuito da quente atraves do painel e reservatorio

passando a funcionar durante aquele tempo em circuito fechado.
  18.  # 378

Colocado por: jorgealvespassando a funcionar durante aquele tempo em circuito fechado.

Existindo um esquentador nesse circuito, a coisa funciona?
  19.  # 379

Colocado por: PicaretaExistindo um esquentador nesse circuito, a coisa funciona?

Upss...claro que funciona, estava a ver a água a andar ao contrário :-))
  20.  # 380

Upss...claro que funciona

com esquentador convencional não funciona pois precisa de mais caudal do que o gerado pelo circulador,

se for esquentador modulante já funciona.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta

0.1159 seg. NEW