Iniciar sessão ou registar-se
    • samuka
    • 27 julho 2016 editado

     # 1

    Boas Tarde

    Por acaso alguem me pode informar ou ajudar para saber se existe ou se sao viaveis os paineis solares e que ao mesmo tempo produzam electricidade ?

    Alguem me pode ajudar....
  1.  # 2

    Julgo que a isso se chama microgeração através de painéis fotovoltáicos mas como sou leigo na matéria, deixo isso para os entendidos.
  2.  # 3

    Quer vender ou quer consumir?
    Anda por aí um tópico:

    https://forumdacasa.com/discussion/37563/47/paineis-solares-de-autoconsumo

    ... que está actual...
  3.  # 4

    Claro que existe... Mas em que mundo anda!!!!?, O que não falta é publicidade e reportagens sobre o assunto...

    Tem de explicar melhor as suas necessidade,... valer apena.. normalmente não vale apena.. se tiver a rede electrica logo ali ao dispor...
    Mas cada caso é um caso.
    • JFTP
    • 27 julho 2016

     # 5

    Quer saber se existem paineis solares térmicos (para AQS) que também produzam energia eléctrica (fotovoltáico)?

    Será isso?

    JFTP
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 6

    Colocado por: JFTPQuer saber se existem paineis solares térmicos (para AQS) que também produzam energia eléctrica (fotovoltáico)?

    Será isso?

    ....
    Pois se é isto.. Esqueça. Uma coisa nada tem a haver com outra.
  5.  # 7

    Sou uma leiga na matéria, contudo tento andar o mais informada possível e interrogo-me porque razão não podemos equipar as nossas casas de forma a obtermos, pelo menos, alguma da energia que precisamos, dado termos um País com tanto sol.

    Tenho energia solar há cerca de seis anos, julgo já se ter pago a ele própria e interrogo-me porque não temos uma coisa idêntica para produzir eletricidade, mas percebo que temos de alimentar as empresas "paponas" detentoras do monopólio para poderem pagar bons ordenados e Mexias & companhia.

    Num passado recente, andavam a bater--nos à porta na tentativa de cobrirmos os telhados em paneis horríveis, julgo até terem alguns benefícios financeiros.
    O resultado foi ou está a ser, bom para a EDP ou empresas paralelas, quando o investimento estiver pago o equipamento está obsoleto, ultrapassado, danificado e a solução é remover ou investir mais uns milhares.
    • JFTP
    • 27 julho 2016

     # 8

    Conheço protótipos que combinam o aproveitamento térmico e fotovoltáico... é investigado há alguns anos, mas não conheço nenhuma solução comercial.

    Nota: do ponto de vista teórico, associar o aproveitamento térmico ao PV faz muito sentido. As células fotovoltáicas agradecem! O seu rendimento é tanto maior quanto menor for a temperatura da superficie da célula PV. Na prática... é um pouco mais complicado...

    JFTP
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 9

    Colocado por: cinderelaSou uma leiga na matéria, contudo tento andar o mais informada possível e interrogo-me porque razão não podemos equipar as nossas casas de forma a obtermos, pelo menos, alguma da energia que precisamos, dado termos um País com tanto sol.

    Tenho energia solar há cerca de seis anos, julgo já se ter pago a ele própria e interrogo-me porque não temos uma coisa idêntica para produzir eletricidade, mas percebo que temos de alimentar as empresas "paponas" detentoras do monopólio para poderem pagar bons ordenados e Mexias & companhia.

    Num passado recente, andavam a bater--nos à porta na tentativa de cobrirmos os telhados em paneis horríveis, julgo até terem alguns benefícios financeiros.
    O resultado foi ou está a ser, bom para a EDP ou empresas paralelas, quando o investimento estiver pago o equipamento está obsoleto, ultrapassado, danificado e a solução é remover ou investir mais uns milhares.


    Peço desde ja desculpa mas há muita falta de informação... sabe o que são monopólios naturais? Ou acha que é viável multiplicar uma rede eléctrica por X empresas de distribuição? Sabia que a factura de electricidade (uma boa percentagem) é um veículo para cobrar impostos que não são para a energia?

    Relativamente à produção de energia (autoconsumo) já ha no mercado soluções que permitem a poupança de alguns euros mensais com retornos a 5-6 anos. Mas isto requer análise ao perfil de carga de cada instalação para nao se sobredimensionar o sistema....veja o link que o tozepalma colocou
    • turnip
    • 27 julho 2016 editado

     # 10

    É claro que a energia está cara (para os ordenados em Portugal), de acordo 100%! Eu comparo o gestor de uma empresa privada a um jogador de futebol (de topo). São os accionistas/donos dos clubes que decidem quanto pagam...é a lei do mercado! Agora que são muitos milhoes e faz confusão, la isso faz!
  7.  # 11

    Existem una painéis de aqs que nos tubos de vácuo têm fotocelulas.
    São protótipos, e provavelmente durante muito tempo mais vale ter três painéis de aqs mais três de fotovoltaicos, que apenas três mistos.
  8.  # 12

    Colocado por: tozepalmaQuer vender ou quer consumir?
    Anda por aí um tópico:

    https://forumdacasa.com/discussion/37563/47/paineis-solares-de-autoconsumo

    ... que está actual...


    Obrigado. sim estou me a informar para ver se é viavel comprar
  9.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasClaro que existe... Mas em que mundo anda!!!!?, O que não falta é publicidade e reportagens sobre o assunto...

    Tem de explicar melhor as suas necessidade,... valer apena.. normalmente não vale apena.. se tiver a rede electrica logo ali ao dispor...
    Mas cada caso é um caso.


    escusa de tar nervoso....as ajudas sao bem vindas...
  10.  # 14

    existe sim senhor paineis desse genero, termicos e fotovoltaicos tudo num so!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: samuka
  11.  # 15

    Obrigado a todos pelas ajudas. Tive a analisar e ainda nao é na minha opniao. Ainda nao compensa o investimento.
    • JFTP
    • 29 julho 2016

     # 16

    Colocado por: Sergio Rodriguesexiste sim senhor paineis desse genero, termicos e fotovoltaicos tudo num so!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:samuka

    Pode dar exemplos?
  12.  # 17

    esta solução está para ser comercializada em breve: http://www.nakedenergy.co.uk/product/how-it-works/
    • JFTP
    • 29 julho 2016

     # 18

    Na brochura da empresa está escrito que a data prevista para introdução no mercado é "early 2013".... o site tem muito markting mas pouca informação técnica...

    JFTP
  13.  # 19

    Colocado por: JFTP
    Pode dar exemplos?
    assim um que me vem á cabeça é um americano o chromasun acho que é assim que se escreve, senao basta pesquisar por "hibrid solar panels"
  14.  # 20

    Até há pouco tempo instalar painéis de energia solar não compensava porque ficava muito caro e era pouco rentável!

    Mas isso está preste a fazer parte do passado desde que a Fathersun chegou ao mercado (em 2015) e promete painéis solares a 2.000 euros e com alta rentabilidade!

    Visitem o site da Father
      block2_1.gif
 
0.0205 seg. NEW