Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes

    Estou a iniciar este forum pela 1ª vez, embora tenha lido opiniões que me levaram a inscrever para ajudar e receber contribuições

    Sou Engº Civil e com Mestrado em térmica de edifícios (mas já há mais de20 anos), mas com conhecimentos pouco suficientes das novas tendências "ecológicas"

    Estou a construir uma moradia em Baião (norte do país, com vista do Douro), numa zona climática I3, V3 (fresquinho e quentinho), que embora tenha 3 quartos, é para 2 pessoas.

    Projectei a casa toda virada a Sul, embora tenha alguns compartimentos a Poente e Nascente, mas com poucos envidraçados.

    A Norte só tenho 1 pequena janela para no verão abrir e provocar o arrefecimenmto com correntes de ar a entar pelos envidraçados a Sul

    A casa tem 2 pisos embora o maior seja o do R/C e no 1º andar tenho só 1 sala, 1 quarto e 1 casa de banho, mais 1 terraço virado a sul. ( 50 m2 area interior coberta)

    Toda a cobertura é plana e a área total util (não considerando a garagem que também é interior, é de cerca de 175 m2, sendo como já referi 50 m2 no 1º andar.

    Como isolamento exterior usei 8 cm de "capoto" em parede simples de alvenaria de tijolo e na cobertura igualmente 8 cm de isolamento.

    Os envidraçados a sul têm todos palas correctamente dimensionados. no centro interio da casa tenho um jardim com 9 m2 que deverá servir para refrescar no verão.

    A caixilharia vai ser em alumínio com corte térmico e vidros duplos, levando todas portadas interiores de madeira. para aquecimento das AQS, painéis solares na cobertura (2),

    Agora vamos às dúvidas, ou melhor aos esquemas activos, pois já descrevi os passivos

    1 - Vou aplicar piso radiante a àgua, mas não sei como o vou aquecer, se usando os paineis da cobertura (quando não estão a aquecer água para cozinha e casa de banho).
    2 - Vou aplicar madeira de soalho em tudo (incluindo casas de banho e cozinha), pregada em ripado de madeira embutido na lajeta de betão sobre o piso radiante.

    3 - Estou a pensar tirar partido do calor de um recuperador a lenha que vou colocar na sala e pelos tectos falsos, conduzir calor a vários compartimentos ( 2 quartos do R/C). O recuperador será entrada de ar pelo exterior e o seu aqueciento é controlável por motor, pelo que posso controlar os caudais a aquecer ennquanto estou na sala. Tenho um sistema destes na casa do porto (só para a sala) e funciona muito bem, não tendo o problema normal dos fogões que aquecem as pessoas a 2metros e arrefecem a casa toda pela entrada de ar frio para compensar o que sai pela chaminé

    Em resumo: Piso radiante "alimentado com quê?

    estou disponível para com os meus conhecimentos de Engª ( projectista de térmica e de estruturas) ajudar os colegas do fórum

    cumprimentos

    ruigs
    • eu
    • 10 maio 2009

     # 2

    Colocado por: ruigs
    Em resumo: Piso radiante "alimentado com quê?
    Esqueça os paineis solares para este efeito, porque não produzem energia suficiente. Ainda por cima, os períodos em que necessita de aquecer a casa coincidem com os períodos sem sol...

    As alternativas mais viáveis são:
    -Caldeira a gasóleo, gás natural ou biomassa;
    -Bomba de calor geotérmica;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruigs
  2.  # 3

    agradeço aos novos amigos o contributo

    Estava a pensar reservar talvez 2 paineis para pelo menos ir mantendo nos mínimos, mas como principal fonte terei que colocar uma caldeira, mas não vou usar gás na habitação.
    Estava a pensar em aproveitar lenha que tenho no terreno pois tem 8500 m2 com muita mafdeira.

    Compensará usar pelets?

    E a ideia do recuperador a "bufar" ar quente pelos tectos falsos para os quartos também não será uma ajuda?
    • eu
    • 11 maio 2009 editado

     # 4

    Se tem acesso a lenha gratuita, então parece-me que a "caldeira a lenha / piso radiante" é uma das melhores opções.
  3.  # 5

    Boas,

    Não tem que "reservar" paineis solares, os paineis servem para tudo (AQC+Aq C), isto é, não tem que por 2 a fazer uma coisa e dois a fazer outra.
    Quanto ao ar quente pelos tectos falsos tenho duvidas sobre a eficácia (o ar quente sobe e já vai estar a metê-lo por cima), além disso se vai meter piso radiante, chega e sobra.

    Se a lenha é gratuita, é sem dúvida o sistema mais barato (de borla é o mais barato). Mas a lenha tem uma diferença em relação às restantes "fontes", não vai parar lá a casa sozinha, é preciso apanhar e guardar com a devida antecedência, depende da sua disponibilidade ou de ter alguem que lhe faça isso. Isto pode parecer irrelevante mas não é, uma coisa é chegar, ligar o botão e pronto... outra coisa e ir apanhar, acartar e guardar e carregar a caldeira...

    "A caixilharia vai ser em alumínio com corte térmico e vidros duplos..." já agora dê a sua opinião, porque não em PVC ?
  4.  # 6

    Colocado por: eu
    Colocado por: ruigs
    Em resumo: Piso radiante "alimentado com quê?
    Esqueça os paineis solares para este efeito, porque não produzem energia suficiente. Ainda por cima, os períodos em que necessita de aquecer a casa coincidem com os períodos sem sol...

    Ora nem mais... Ou coloca um "disparate" de paineis, o que nunca terá retorno económico.

    Colocado por: euAs alternativas mais viáveis são:
    -Caldeira a gasóleo, gás natural ou biomassa;
    -Bomba de calor geotérmica;

    A caldeira a gasóleo aí está deslocada. Não me parece MESMO uma boa opção. Uma boa caldeira a pellets, parece-me interessante.
    Mas para mim a melhor escolha será mesmo a bomba de calor. Não a geotérmica, pois para o nosso clima não se justifica.
    Porque? Porque apesar de tudo temos um inverno pouco rigoroso, e como a diferença de investimento é muitoooo grande de uma bomba de calor "geotérmica" para uma "aerotérmica" (ar-água), nunca vai compensar em termos económicos esse investimento.
    Procure aqui mesmo no fórum que já há muita coisa dita sobre o assunto.
    • r134a
    • 11 maio 2009 editado

     # 7

    s
  5.  # 8

    Colocado por: r134aquanto custa uma bomba de calor... e quanto custa por exemplo 9 paineis solares e deposito de acumulação

    E garante que consegue 100% das necessidades de água quente para o aquecimento?! Duvido... Quando vêm aquelas semanas seguidas de chuva e céu bem escuro...
    Eu nunca ficaria 100% dependente de energia solar. Mas isso sou eu...

    Uma bomba de calor por 4000€ a 4500€ já pode ser bem boa...
  6.  # 9

    Claro que 100% nunca é garantido no solar
    o proprio nome indica, energia solar...Sem sol, nao ha energia...

    Repare que a temp. Do piso radiante só tera que ter 45º o apoio que funcione em meses mais criticos de sol... Nao veja grande consumo, enquanto q na bomba de calor por miuto bom q seja o cop terá todo o ano consumo, estando ou nao sol!
  7.  # 10

    Colocado por: r134aClaro que 100% nunca é garantido no solar

    Bem me parecia.. ;) E que coloca para quando não há sol?
    Tem de ter uma caldeira, certo? Então o investimento é dos painéis + caldeira! Vê como estão a subir e a subir os custos? ;)
    Colocado por: r134aRepare que a temp. Do piso radiante só tera que ter 45º o apoio que funcione em meses mais criticos de sol... Nao veja grande consumo,

    Não sei onde mora, mas por aqui, é exactamente na altura onde há menos sol, que precisamos mais do aquecimento... Por isso vai precisar SIM do apoio, e mais do que imagina. Principalmente tem de o instalar...
    Colocado por: r134ana bomba de calor por miuto bom q seja o cop terá todo o ano consumo, estando ou nao sol!

    O ano todo não, pois não precisamos de aquecimento todo o ano... Mas lembrou bem o COP das bombas de calor. São pelo menos 3 vezes mais eficientes que o "apoio" que vai utilizar, e gastar mais do que imagina.

    No geral o que gasta a mais em paineis (muitos) + caldeira de apoio, vai ser muito muito dificil de recuperar nos consumos mensais.
    Ah, para além de que se não tiver piscina para onde possa dissipar a energia, no verão tem de cobrir esses paineis quase todos, senão é o "deus nos acuda"...
    • r134a
    • 11 maio 2009 editado

     # 11

    ????
    • ng3
    • 11 maio 2009

     # 12

    o que eu acho e vou por em minha casa é painéis solares, com um deposito mas tb para auxiliar um recuperador de calor com deposito de água para aquecimento, assim a temperatura do deposito dos painéis solares mantém-se sempre para alem do mais vou colocar caldeira a gás mas esperto utiliza-la poucas vezes, todo isto para banhos e aquecimento central, como a maioria da casa vai ser em flutuante penso que ficará quente, pois o ladrilho torna a casa muito fria para não falar que a casa tem cerca de 1,20 metros de caixa de ar.
  8.  # 13

    caso seja do norte e se precisar de orçamento para isso posso faze lo.

    tb posso dar preço para piso radiante assim como microgeração

    caso pretende é so dizer!
  9.  # 14

    Amigos

    Este forum é muito interessante, mas de facto ainda fiquei mais confuso quanto ao aquecimento/arrefecimento, embora possa clarificar para ver se consigo a "melhor solução"

    Para já, fiquei a saber mais destes assuntos, pois como disse sou Engº Civil e só entendo de Estruturas e alguma térmica, mas sistemas passivos.

    1 - Não tenciono fazer piscina, embora possa construir um pequeno lago ou espelho de água

    2 - A casa embora inicialmente para fins de semana poderá a curto prazo (5-6 anos) passar a ser a residência principal, pois estou a 40 minutos do Porto e com bons ares e por isso posso mudar-me para lá e vender a casa do Porto

    3 - Em conversa com colegas meus (mas engºs civis, não mecânicos) gostei da ideia da bomba de calor, pois poderá também ser usada no verão para arrefecimento.

    Mas sinceramente que tendo a casa tão bem isolada, com fogão de sala em recuperador (indo buscar ar ao exterior) e protegida do sol com palas, não esperava ter necessidades de aquecimento muito grandes, admitindo claro está, que vou ter paineis solares para AQS.
    Ao construir a habitação com um "sobretudo" a forrar no inverno e uma boa "lareira" e protegendo os envidraçados no verão, não penso que vou necessitar de muita energia para ter conforto no Inverno/verão.

    Instalando piso radiante, o que ainda não é claro é o que o vai pôr a funcionar (para além da agua armazenada no acumulador dos paineis) e o mesmo para as AQS quando não há sol.

    Pensava que os paineis termodinâmicos eram uma boa solução pois funcionam até sem sol, mas parece que os meus amigos não gostam!
    Para mim é uma surpresa, pois ao que me dizem e já os vi a funcionar, são muito eficazes, mas caros.

    aguardo mais troca de opiniões e obrigado a todos
  10.  # 15

    Entao se nao tem piscina esqueça a colocação de paineis para complementar o aquecimento... no verao teria q andar a tapalos ou entao ter um aerotermo para dissipar a energia em excesso.

    Com a bomba de calor poderá tr um chiller de agua quente e fria onde poderá utilizar no verao para refrescar a casa e no inverno para aquecer. nao aconselho a utilizar arrefecimento no piso radiante alem de ter muito cuidado com as condensações ou seja a agua nao poder andar abaixo de 14 tem sempre aquela desvantagem de ter q andar sempre de chinelos no verao. neste caso o uso de ventiloconvectores era o ideal.

    tenho o kit para aqs 300 lts por 2000 euros já com evaporador incorporado, n acho caro!
    •  
      alv
    • 11 maio 2009

     # 16

    Vivam!
    Tenho aqui vindo pouco. Tenho que apresentar um "escrito" no fim do mês e como imaginam o tempo é pouco para intervir, embora passe por aqui, mas neste não resisto:
    Para lançar achas para a fogueiro, caro mestre em térmica, já fez as contas com papel e lápis se a opção de isolamento da envolvente interior é a mais económica?
    Eis a minha questão de quase mestre e também com muitos anos disto, mas sobretudo com muitas casas construídas com este sistema ainda não se falava em sustentabilidade, etc. :
    Está a seguir as directivas do RCCTE em que a inércia térmica é valorizada, porque está a usar o sistema de capot, e ainda por cima de 8cm. Não sei qual é o custo dele, mas uma coisa lhe garanto é que com esse dinheiro consegue o suprasuma da batateira de um isolamento térmico pelo interior com um "U" que nem inagina.
    Vêm agora os "PQ", que não porque vai ter uma casa sem inércia e isso é contraproducente porque o regulamento não valoriza esse tipo de construção. Pois não reafirmo eu, mas o que não lhe dizem é que se tiver uma casa bem isolada pelo interior, sem grandes percas pela envolvente, com muito pouca energia consegue aquecer e arrefecer a casa e uma simple bomba de calor acaba por ser a solução mais económica eficiente e eficaz. Esqueça tudo o resto e se conseguir ainda o pavimento alimentado com um simples recuperador da lareirita, para os fins de semana mais prolongados, então óptimo, mas no dia a dia , uma casa isotérmica pelo interior, com um simples AC, instantaneamente aquece e arrefece a massa de ar que sempre aquece um bocado mais rápidamente se tiver de estar a aquecer aquela massa toda das paredes, e se não tiver percas, então passa a ter um volume de ar que também tem um determinado valor de inércia térmica (que ninguém fala porque não o consguimos contabilizar aquando da verificação do RCCTE), porque não necessita de estar a aquecer paredes.
    Esta minha postura tem levantado criticas, mas o mestre pegue numa folha de cálculo e simule as duas soluções para ver que tipo de necessidades totais vai ter, mantendo sempre o mesmo sistema de AQS.
    Não se preocupe com a classificação, porque o que "pesa" para ela são os paineis e esses não tem como não os instalar, e pode ter uma barraca mal isolada, desde que tenha uma caldeira boa, uñs painelitos e a coisa é A+. O resto é fazer "contas" e ver! Vai ficar surprendido.
    "Fassam"parte
  11.  # 17

    Colocado por: r134aRepare eu consigo instalar 9 paineis mais deposito e todos acessorios para o bom funcionamneto do sistema pelo preço de aproximado da referida bomba de calor anteriormente mencionada por si ou seja mais 1000 a 1500 euros ja tudo instalado a funcionar

    Já com caldeira para apoio?
  12.  # 18

    caldeira.. ja n é comigo!
  13.  # 19

    Colocado por: ruigsA casa embora inicialmente para fins de semana

    Para fins de semana o piso radiante não é a melhor escolha...
    Colocado por: ruigsMas sinceramente que tendo a casa tão bem isolada, com fogão de sala em recuperador (indo buscar ar ao exterior) e protegida do sol com palas, não esperava ter necessidades de aquecimento muito grandes

    Num casa perto do Porto? Ai precisa de aquecimento precisa...
    Colocado por: ruigsAo construir a habitação com um "sobretudo" a forrar no inverno e uma boa "lareira" e protegendo os envidraçados no verão, não penso que vou necessitar de muita energia para ter conforto no Inverno/verão.

    Se a casa é mais para fins de semana e vai ter lareira, porque não equaciona um sistema de aquecimento central com radiadores e um recuperador de calor a água? Tem é de ter lenha... De resto fica muito mais económica a instalação (o piso radiante é caro...), e os consumos também.
    No verão, pode de facto não ter muitas necessidades de arrefecimento.
    Colocado por: ruigsPensava que os paineis termodinâmicos eram uma boa solução pois funcionam até sem sol, mas parece que os meus amigos não gostam!
    Para mim é uma surpresa, pois ao que me dizem e já os vi a funcionar, são muito eficazes, mas caros.

    Os paineis "termodinamicos" não são mais que uma bomba de calor a fazerem-se passar por aparelhos solares... ;)
  14.  # 20

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: ruigsA casa embora inicialmente para fins de semana

    Para fins de semana o piso radiante não é a melhor escolha...
    Colocado por: ruigsMas sinceramente que tendo a casa tão bem isolada, com fogão de sala em recuperador (indo buscar ar ao exterior) e protegida do sol com palas, não esperava ter necessidades de aquecimento muito grandes

    Num casa perto do Porto? Ai precisa de aquecimento precisa...
    Colocado por: ruigsAo construir a habitação com um "sobretudo" a forrar no inverno e uma boa "lareira" e protegendo os envidraçados no verão, não penso que vou necessitar de muita energia para ter conforto no Inverno/verão.

    Se a casa é mais para fins de semana e vai ter lareira, porque não equaciona um sistema de aquecimento central com radiadores e um recuperador de calor a água? Tem é de ter lenha... De resto fica muito mais económica a instalação (o piso radiante é caro...), e os consumos também.
    No verão, pode de facto não ter muitas necessidades de arrefecimento.
    Colocado por: ruigsPensava que os paineis termodinâmicos eram uma boa solução pois funcionam até sem sol, mas parece que os meus amigos não gostam!
    Para mim é uma surpresa, pois ao que me dizem e já os vi a funcionar, são muito eficazes, mas caros.

    Os paineis "termodinamicos" não são mais que uma bomba de calor a fazerem-se passar por aparelhos solares... ;)


    ... não foi estes últimos que deu mais uma polémica com o nosso muy estimado "Shócrates" aquando do lançamento do programa "energia solar" na Fábrica da Energie. Segundo o Publico a certificação foi retirada à Energie, por causa desse problema mesmo.... por serem paineis solares dissumulados de "bombas de calor".

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
 
0.0226 seg. NEW