Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    73.240,00 € para 92.110,00€ da caderneta vale a pena não vale? Vou esperar que chegue passe mais 1 ano (fim da isenção) e vou pedir reavaliação, ainda deve de dar para poupar uns trocos.
    Concordam com este comentário: Supporter
  2.  # 62

    Vamos por partes.

    Aqui está a lei actual:

    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cimi/cimi43.htm


    E aqui está o decreto-lei:

    https://dre.pt/application/file/75058348


    A alteração da polémica está na página 2577, nomeadamente na TABELA I do Artigo 43º, sendo que a única coisa que muda nesta tabela em relação ao que se passa actualmente é:


    LEI ACTUAL

    Elementos de qualidade e conforto . . . . . . . . Coeficientes

    Majorativos:
    Localização e operacionalidade relativas . . . . . . . . Até 0,05

    Minorativos:
    Localização e operacionalidade relativas . . . . . . . . Até 0,05




    NOVA LEI

    Elementos de qualidade e conforto . . . . . . . . Coeficientes

    Majorativos:
    Localização e operacionalidade relativas . . . . . . . . Até 0,20

    Minorativos:
    Localização e operacionalidade relativas . . . . . . . . Até 0,10



    Neste momento a exposição solar da casa já é tida em conta para efeitos de IMI. Só que actualmente vale 5% e com a nova lei vai passar a valer 20%.
    Portanto é falso dizer que se vai passar a pagar pelo sol, porque desde que existe IMI que se paga pelo sol. A diferença é que o sol vai ficar mais caro para quem tem a casa virada para sul.

    Isto sempre existiu, não é nada de novo. Mudam é os valores.


    Directrizes relativas à apreciação da Localização e operacionalidade relativas:

    Majorativos ou minorativos:
     Orientação do prédio;
     Localização do piso;
     Localização relativa no piso.
    Majorativos:
     Áreas especiais, nomeadamente telheiros, terraços, estacionamentos abertos ou
    similares, em grandes superfícies comerciais ou de serviços ou noutras
    edificações.
    Minorativos:
     Qualidade ambiental – poluição atmosférica, sonora ou outra;
     Acessibilidades fora do normal;
     Elementos visuais, naturais ou artificiais (por ex. ETAR, cemitérios);
     Ausência ou menor qualidade de infra-estruturas/equipamentos de apoio e lazer
    no condomínio fechado.
    Concordam com este comentário: Supporter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  3.  # 63

    Acho mal.
    Quem tem uma vivenda isolada não devia ter agravamento... tem uma fachada virada a norte e outra virada a sul... ;)
    Será que as finanças vão na conversa?
  4.  # 64

    A minha é geminada. A fachada da frente está virada a nascente, a parte de trás virada a poente, a lateral norte coincide com a geminação da outra moradia e a parte sul é a entrada da garagem. Isto será relevante para a determinação do coeficiente? Pelo menos na caderneta provisória os unicos agravantes que julgo que irei ter serão a garagem individual e a moradia unifamiliar.
  5.  # 65

    Colocado por: tozepalmaAcho mal.
    Quem tem uma vivenda isolada não devia ter agravamento... tem uma fachada virada a norte e outra virada a sul... ;)
    Será que as finanças vão na conversa?


    Óbvio. Uma coisa anula a outra
    Pelo menos é este o meu entender.
  6.  # 66

    Colocado por: marcoaraujo

    Óbvio. Uma coisa anula a outra
    Pelo menos é este o meu entender.

    Conhecendo a maquina fiscal como conheço, vão-lhe desvalorizar o imóvel em 10% devido à fachada norte, e valoriza-lo em 20% devido à fachada Sul ;)
    Concordam com este comentário: Dj_C
  7.  # 67

  8.  # 68

    Mas qual a polêmica do sol?afinal de contas este imposto não foi inventado agora mas sim aumentado,as pessoas deveriam era estar contra o aumento e não a lei pois ja gramam com ela ao tempo!
  9.  # 69

    A polémica do sol é polémica porque é desculpa sem sentido para aumento do imposto.

    E o engraçado é ver alguém a defender ou tentar justificar a desculpa parva do sol ou das vistas.
  10.  # 70

    tanto mais que a vista ou o sol numa casa pode ser coisa efémera, ou seja pode ficar sem vista, pode ficar sem sol se construírem á frente.

    para mim se me pedissem com "educação " que pagasse mais 50 euros de imi para bem do pais, nem me ralava muito, agora os argumentos...é coisa politica, má politica isto do sol.
    arranjem outra maneira de indexar mais o imi ao valor do mercado dos imóveis de outra forma.
  11.  # 71

    Todos os imoveis das grandes cidades, nomeadamente Lisboa e Porto, vão ver o imi do seu imóvel agravado em 10% devido às acessibilidades
  12.  # 72

    Cá está um daqueles casos em que os vizinhos da frente tem que pagar mais imi :-))
    Concordam com este comentário: Dj_C
  13.  # 73

    Colocado por: PicaretaCá está um daqueles casos em que os vizinhos da frente tem que pagar mais imi :-))
      imi.jpg

    Assim derrepente valia bem 75 euros ahahahahah
    Concordam com este comentário: Dj_C
  14.  # 74

  15.  # 75

    Colocado por: alexp
    Conhecendo a maquina fiscal como conheço, vão-lhe desvalorizar o imóvel em 10% devido à fachada norte, e valoriza-lo em 20% devido à fachada Sul ;)
    Concordam com este comentário:Dj_C


    Nesta lei polémica entra isto:

    Majorativos ou minorativos:
    Orientação do prédio;
     Localização do piso;
    Localização relativa no piso.

    Majorativos:
     Áreas especiais, nomeadamente telheiros, terraços, estacionamentos abertos ou
    similares, em grandes superfícies comerciais ou de serviços ou noutras
    edificações.

    Minorativos:
     Qualidade ambiental – poluição atmosférica, sonora ou outra;
     Acessibilidades fora do normal;
     Elementos visuais, naturais ou artificiais (por ex. ETAR, cemitérios);
     Ausência ou menor qualidade de infra-estruturas/equipamentos de apoio e lazer
    no condomínio fechado.


    Sendo que o que está a bold tem a ver com a orientação solar e com a vista e é apenas 2 de 4 coisas que lhe podem aumentar o IMI neste coeficiente. Portanto, grosso modo podemos dizer que o seguinte poderá aumentar o IMI:

    Vista: até 5%
    Orientação solar: até 5%
    localização do piso: até 5%
    Terraços ou ter acesso directo a superficies comerciais sem ter de sair do prédio: até 5%


    E o seguinte poderá diminuir o IMI:

    Vista: até 2%
    Orientação solar: até 2%
    localização do piso: até 2%
    Más acessibilidades ao imóvel: até 2%
    Existência de poluição sonora ou atmosférica: até 2%
  16.  # 76

    Colocado por: callinasTodos os imoveis das grandes cidades, nomeadamente Lisboa e Porto, vão ver o imi do seu imóvel agravado em 10% devido às acessibilidades


    As boas acessibilidades valem 0% no aumento do IMI
    Já se existirem MÁS acessibilidades, aí o IMI pode baixar.

    Portanto as acessibilidades só podem servir para baixar o IMI e nunca para o aumentar.
  17.  # 77

    Só para alertar:
    Pedi reavaliação do meu apartamento e o valor patrimonial baixou de 139 000€ para 74 000€...vejam bem a diferença...nem acredito que fui praticamente roubada aquando da compra (em impostos, claro) devido ao absurdo valor patrimonial que tinha. Perdi imenso dinheiro por não estar devidamente informada...
    Por isso peçam reavaliações se derem conta que os valores não estão bem
  18.  # 78

    E baixou porquê?
  19.  # 79

    Pelo que estive a ver mudou tudo. Coeficiente de localização, votustez e essas coisas todas. Até vejo uma ligeira diferença nas áreas e não sei porque. Também aquele do conforto baixou
  20.  # 80

    E já agora, se alguem me souber dizer...
    Como o meu valor patrimonial baixou...já posso pedir isenção de IMI? Irei ter direito?
    Estava aqui a ver em relação ao pedido online...o que será a data de facto? E a data de inicio de habitação é o que? a morada fiscal?
 
0.0282 seg. NEW