Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Ainda acho o arrendamento, o melhor rendimento que se pode ter.

    Ou estou enganado?
  2.  # 22

    É, quando tens inquilinos educados, não arrebentam com a casa toda, e pagam tudo direitinho.
    Concordam com este comentário: ClioII
  3.  # 23

    Colocado por: master_chiefNao te metas no arrendamento... excepto se procuras dores de cabeça
    Vender VENDER e investir em qualquer produto de poupança!

    Investir num produto de poupança com taxas ridículas?
    Não me parec grande negócio.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  4.  # 24

    Na venda tem de contar as mais valias e no arrendamento tem de contar com o valor a pagar no IRS sobre as rendas recebidas.
  5.  # 25

    Colocado por: LMGuerreiroO imposto retido sobre o valor de arrendamento não é sempre de 28%, pode ser menos dependendo do seu IRS pois está sujeito a englobamento.

    Já ponderou alugar aos quartos? Em algumas zonas compensa.



    Já se tentou qq coisa nesse sentido em tempos, mas não foi fácil. Se se estiver perto de zonas universitárias é óptimo, mas no centro de Vila Nova de Gaia não é assim.
  6.  # 26

    Colocado por: Jpires76Lembre-se do tempo pessoal que irá investir num contrato de arrendamento. Pode ser muito ou pouco, mas vai ter de investir. Avalie o seu tempo e se vale a pena estar a investir tempo nisto quando poderia estar a fazer alguma coisa que goste...


    Sim, essa é a minha dúvida...
  7.  # 27

    Colocado por: master_chiefNao te metas no arrendamento... excepto se procuras dores de cabeça
    Vender VENDER e investir em qualquer produto de poupança!


    Infelizmente não conheço nenhum produto de investimento sedutor.
    Produtos com risco não obrigado, já estou farto de pagar bancos.
  8.  # 28

    • eu
    • 2 agosto 2016

     # 29

    Boas,

    Estive numa situação parecida em 2011 quando mudei do apartamento para a vivenda: o que fazer ao apartamento? Vender ou arrendar?

    Fiz as mesmas contas e cheguei à mesma conclusão: financeiramente é claramente mais vantajoso arrendar, desde que os inquilinos sejam cumpridores. Arrendei a estudantes (há uma universidade perto) e desde 2011 já tive um lucro líquido de cerca 18,000 euros.

    Não me arrependi da minha opção, pois se vendesse seria por um valor baixo e nenhuma aplicação financeira me daria um retorno semelhante.

    Por isso, a minha sugestão é que arrende.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII, mhpinto
  9.  # 30

    Ainda acho o arrendamento, o melhor rendimento que se pode ter.

    Também estou de acordo.
    Os bancos estão em más condições, os juros estão quase a zero e alguns estão quase falidos.
    Quando se têm as casas em bom estado e com rendas bastante acessíveis, e muito cuidado na selecção dos inquilinos, pode ser vantajoso.
    É que, entre um e outro, há quase sempre muitas reparações e muito dinheiro a gastar, por vezes quase tudo o que se ganhou durante o arrendamento.
    O IMI, os condomínios, as reparações nos apartamentos e nos prédios, os seguros, assim como o imposto do arrendamento, também levam muito do ganho.
    Os prédios envelhecem e nem todos os proprietaries concordam em fazer obras, o que quer dizer que o dinheiro que se investe também pode perder valor com o correr do tempo.
    Não resta muito dinheiro, depois de todas as contas feitas, mas certamente um pouco mais do que se o dinheiro estivesse a dormir no banco.
    Os tempos estão muito maus para todos.
  10.  # 31

    Colocado por: ClioII


    Já se tentou qq coisa nesse sentido em tempos, mas não foi fácil. Se se estiver perto de zonas universitárias é óptimo, mas no centro de Vila Nova de Gaia não é assim.


    No centro de Gaia um T3 c/ estacionamento (perto da Câmara ou do El Corte Inglês) que se seja anunciado a 600 euros/mês é arrendado em menos de 48 horas. Tenho imóveis aí nessa zona arrendados e falo por experiência.
  11.  # 32

    Colocado por: mhpintoE esta opção, que me parece muito inteligente, já ponderou?

    https://forumdacasa.com/discussion/44875/2/quanto-gastarei-em-3-moradias-t3/#Comment_952298
    https://forumdacasa.com/discussion/44875/2/quanto-gastarei-em-3-moradias-t3/#Comment_952328


    Já me atravessou a ideia, sim, mas estou na dúvida se daria resultado.

    Primeiro, o apartamento fica em Vila Nova de Gaia, não numa zona "de charme" (baixa, praia, etc...). Está perto de Sto. Ovídio.

    Segundo, vivo a 1 hora de carro (2 horas ida e volta), estou fora de casa 10 horas por dia (trabalho+almoço+deslocações) e tenho duas crianças pequenas para cuidar (uma ainda é bebé).

    Teria que ter algum tipo de empregado/sócio que pudesse tratar da recepção, limpeza, etc...

    O facto de ter IVA mais baixo e o dinheiro em caixa (sem calotes) é a parte mais apelativa.
  12.  # 33

    Colocado por: marcoaraujo

    No centro de Gaia um T3 c/ estacionamento (perto da Câmara ou do El Corte Inglês) que se seja anunciado a 600 euros/mês é arrendado em menos de 48 horas. Tenho imóveis aí nessa zona arrendados e falo por experiência.



    Zona de Sto. Ovídio (Rua da Rasa), T3 duplex já com uns aninhos (uns 25 pelas minhas contas, já se nota o peso dos anos na decoração de cozinha e WC), uns 100m^2 cobertos + terraço, virado a sul. Não tem garagem, embora tenha um pátio dechado onde se pode estacionar.
  13.  # 34

    = = = EXPLORANDO A IDEIA DE ALOJAMENTO LOCAL = = =

    Estimativas:

    Taxa de ocupação: 55%
    Diária: 60,00 €
    Comissão empregado/a: 30%

    Valores anuais:

    Renda anual: 12 045,00 €
    Condomínio: -480,00 €
    IMI: -400,00 €
    Obras e manutenção: -1 000,00 €


    Rendimento colectável: 1 806,75 € (15% da facturação colectável)
    IRS: -514,92 € (28,5% escalão IRS)
    IVA: -722,70 € (6% IVA)
    Empregado: -3 613,50 € (30% facturação)
    Água: -600,00 €
    Luz: -900,00 €
    Internet/TV: -360,00 €

    Rendimento líquido: 3 453,88 €







    Estou a esquecer-me de alguma coisa? E quanto a estes valores estimados:
    Taxa de ocupação: 55%
    Diária: 60,00 €
    Comissão empregado/a: 30%

    Estão desajustados? Por cima? Por baixo?
  14.  # 35

    Nenhum input? Estou a esquecer-me de alguma despesa que me possa trazer surpresas?
  15.  # 36

    Colocado por: ClioII= = = EXPLORANDO A IDEIA DE ALOJAMENTO LOCAL = = =

    Estimativas:

    Taxa de ocupação: 55%
    Diária: 60,00 €
    Comissão empregado/a: 30%

    Valores anuais:

    Renda anual: 12 045,00 €
    Condomínio: -480,00 €
    IMI: -400,00 €
    Obras e manutenção: -1 000,00 €


    Rendimento colectável: 1 806,75 € (15% da facturação colectável)
    IRS: -514,92 € (28,5% escalão IRS)
    IVA: -722,70 € (6% IVA)
    Empregado: -3 613,50 € (30% facturação)
    Água: -600,00 €
    Luz: -900,00 €
    Internet/TV: -360,00 €

    Rendimento líquido: 3 453,88 €







    Estou a esquecer-me de alguma coisa? E quanto a estes valores estimados:
    Taxa de ocupação: 55%
    Diária: 60,00 €
    Comissão empregado/a: 30%

    Estão desajustados? Por cima? Por baixo?
    n

    Os números parecem-me bem, a grande incógnita é a taxa de ocupação. De uma vista de olhos nos calendários do Airbnb de imóveis na sua zona, ou então junte-se a um grupo do facebook que falam desses assuntos, há vários.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
    • ClioII
    • 20 setembro 2016 editado

     # 37

    Bom, para dizer o desfecho desta situação:

    Eu e a minha mulher acabamos por nos decidir a alugar o apartamento a estudantes ou trabalhadores (isto é, alugar quartos com serventia de cozinha e WC).

    A grande mais valia desta zona é estar numa zona calma e a 5 minutos da linha amarela do Metro do Porto.

    O apartamento neste momento já está todo arranjado, já tem água, e amanhã vão ligar a electricidade.

    O alojamento local parece mais interessante do ponto de vista da rentabilidade, mas exigiria mais tempo e disponibilidade do que a que temos, mais a mais estando o apartamento a uma hora de carro da nossa morada.

    Contudo, não descartamos a hipótese de vir a comprar alguma coisa mais na proximidade da nossa residência e tentar explorar o filão do turismo e do alojamento local.


    EDIT: a todos, muito obrigado pela ajuda!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, mhpinto
  16.  # 38

    Colocado por: ClioIIEu e a minha mulher acabamos por nos decidir a alugar o apartamento a estudantes ou trabalhadores (isto é, alugar quartos com serventia de cozinha e WC).


    como é que tem estado a correr??
  17.  # 39

    Colocado por: marvi

    como é que tem estado a correr??


    Razoavelmente. Tenho tido mais rotatividade das pessoas do que esperava, mas arrendo os quartos com facilidade e não tenho tido chatices de maior nos pagamentos.
    Concordam com este comentário: marvi
  18.  # 40

    este mês saiu um inquilino que esteve lá pouco mais de um ano e deixou-me as paredes cheias de pregos...lá vai mais uma pintura de um andar que tinha sido pintado quando ele entrou para lá.já estou a ficar farto disto
 
0.0238 seg. NEW