Iniciar sessão ou registar-se
    • luisvv
    • 3 agosto 2016 editado

     # 21

    Colocado por: Eugenia MatosQuem tem uma casa ou apartamento com boa exposicao solar e com vista ja pagou mais caro por m2 e ja pagou o IMT mais alto, consequentemente.


    O IMT é um imposto sobre a transacção. , ao passo que o IMI é um imposto sobre a posse. Comparando com os automóveis, o IMT seria o IVA e restantes impostos pagos na compra, e o IMI corresponde ao IUC (imposto de circulação), cujo valor é calculado tendo em conta vários factores (e cujo peso e valor pode variar, como neste caso).



    Essa do governo de aumentar o IMI dessas casas e uma grande piada de mau gosto. Absolutamente ridiculo e eu gostaria mesmo e de saber qual o embasamento juridico disso...

    A fundamentação jurídica é a já existente, apenas altera o peso de certo critério.
  1.  # 22

    Claro que é óbvio q é um imposto sobre a posse, no fundo o Estado, tal como idealizado no comunismo, é o verdadeiro dono e um senhorio a quem tem de se pagar a renda anual pela casa (imi) ou pelo carro (iuc), sendo que no caso das casas não é possível "abater a viatura" pois uma casa em ruínas ou ao abandono arrisca-se é a pagar o dobro do imi (ainda hoje na Costa da caparica vi lá o cartaz da cãmara nalgumas moradias em ruína a anunciar o Imi agravado)...


    Colocado por: luisvv

    O IMT é um impostosobre a transacção., ao passo queo IMI é um imposto sobre a posse.Comparando com os automóveis, o IMT seria o IVA e restantes impostos pagos na compra, e o IMI corresponde ao IUC (imposto de circulação), cujo valor é calculado tendo em conta vários factores (e cujo peso e valor pode variar, como neste caso).



    A fundamentação jurídica é a já existente, apenas altera o peso de certo critério.
  2.  # 23

    A cambada não percebe nada de politica : o que antes se chamava um aumento brutal de impostos agora chama-se ajustamento fiscal.
    O que antes se chamava austeridade e diminuía-se a despesa, agora chama-se rigor orçamental e aumenta-se a despesa.
    Será tão difícil de perceber ???
  3.  # 24

    O Costa sempre foi o xuxa das taxas e taxinhas basta ver as coisas que ele inventou na câmara de Lisboa
  4.  # 25

    Colocado por: Bricoleiro(austeridade) estão eles a por em prática em dobro

    Austeridade?Onde?Eu não vejo nenhuma. Mas cada coisa a seu tempo. Agora é tempo de gastar. Alguém, mais tarde, virá aplicar a tal austeridade.

    Soon...
    Concordam com este comentário: tiyxu
  5.  # 26

    Colocado por: shca razão jurídica é que não há dinheiro para os aumentos que deram na função pública, Ponto final
    Concordam com este comentário:fiat_uno,master_chief


    Que aumentos tiveram os funcionários públicos?
    Concordam com este comentário: mhpinto
    • tiyxu
    • 4 agosto 2016 editado

     # 27

    Colocado por: mhpinto
    Boa! ;)
    Outra: aumentar o IMI se houver algum VIP no prédio, ou na mesma rua, e baixar se aquilo for tudo uma cambada de tesos. Aposto que se um vendedor disser "se comprar vai ser vizinho do nã-sei-das-quantas" vende aquilo bem mais rápido e mais caro.
    Outra: o IMI ser inversamente proporcional ao número de defecações caninas por m2 no passeio em frente. Essa eu gostava, com jeitinho ainda tinham de me pagar a mim.
    Melhor ainda: o IMI ser inversamente proporcional ao lixo nas ruas daquela zona específica. Isso é que era ver as câmaras a contratar pessoal para ter sempre as ruas a brilhar.

    Um pormenor que já saiu sobre esta palhaçada que eu adoro: se a vista for sobre um cemitério baixa o IMI. E eu que sempre quis ter esse tipo de vista, pois não só a maioria dos cemitérios são muito verdes, pelo que na prática equivale a ter vista para um parque, como é um tipo de vizinhança que muito aprecio: muito sossegadinha, tanto da parte dos "moradores" como de quem os visita ;)
    desse ponto de vista ...o d3 cimiterio tou fixe tenho um bastante perto pelomenos consigo velo da varanda...eles acho que na viram o portugal de cima da mapa qiem fez esta lei devia ter contado quantas casas tem orientação favoravel pata aumento depoi as que tem cimitetios coisas toxicas eyc e depois inventar porcarias d3 leis com esta que ainda vai levar com ela nos cornos...
  6.  # 28

    Colocado por: André Barros
    Austeridade?Onde?Eu não vejo nenhuma. Mas cada coisa a seu tempo. Agora é tempo de gastar. Alguém, mais tarde, virá aplicar a tal austeridade.

    Soon...
    Concordam com este comentário:tiyxu


    Pois não, a geringonça de esquerda chama nomes bonitos que são sinónimos de austeridade.
  7.  # 29

    por exemplo:

    o manel jaquim tem uma casinha modesta viradinha para o sol e um alpendrezinho que o deixa feliz e acaba por ter uma certa qualidade de vida.
    será justo aumentar-lhe o imi, taxar a sua qualidade de vida??

    é possível fazer o seguinte exercício: tentar quantificar quanto cada casa de alguma forma custa ao estado e ai depois tirar ilações.
  8.  # 30

    Diz-se que quem tiver Pokemons nas proximidades da casa também vai pagar mais IMI.
  9.  # 31

    Ui e eu que encontrei um na minha sala..
    • ik
    • 7 agosto 2016

     # 32

    Imagino se fosse o Coelho a criar esta alteração ao IMI


    Ainda não ouvi um protesto do bloco de esquerda!!! Devem ter o rabo preso

    Estou certo que em pouco tempo vão cobrar pelos paineis fotovoltaicos
    • luisvv
    • 7 agosto 2016 editado

     # 33

    Colocado por: marco1por exemplo:

    o manel jaquim tem uma casinha modesta viradinha para o sol e um alpendrezinho que o deixa feliz e acaba por ter uma certa qualidade de vida.
    será justo aumentar-lhe o imi, taxar a sua qualidade de vida??

    é possível fazer o seguinte exercício: tentar quantificar quanto cada casa de alguma forma custa ao estado e ai depois tirar ilações.


    A casinha do manel Joaquim é mais valiosa Que outra exactamente igual mas com uma orientação diferente. Se aceitamos o princípio de que o Estado pode cobrar um imposto sobre a posse do imóvel, o critério do valor parece razoável - sem prejuízo de se poder melhorar este ou aquele critério, sabendo que nunca se vai encontrar uma fórmula perfeita.
    • ik
    • 7 agosto 2016

     # 34

    Colocado por: luisvv

    A casinha do manel Joaquim é mais valiosa Que outra exactamente igual mas com uma orientação diferente. Se aceitamos o princípio de que o Estado pode cobrar um imposto sobre a posse do imóvel, o critério do valor parece razoável - sem prejuízo de se poder melhorar este ou aquele critério, sabendo que nunca se vai encontrar uma fórmula perfeita.


    O imposto é uma palhaçada? quem vai avaliar a casa? quem vai avaliar o avaliador? ou vai ser tudo pelo google maps?

    Este tipo do tópico no ano passado já tinha uma dezena de páginas
  10.  # 35

    Provavelmente será avaliado pela carta da exposição solar que é feita com base na cartografia que para a generalidade do nosso país está escala 1:10mil.
  11.  # 36

    Colocado por: ikEstou certo que em pouco tempo vão cobrar pelos paineis fotovoltaicos


    Isso já está em vigor. A actual lei do autoconsumo já prevê o pagamento de taxas a partir do momento em que o número de instalações supere um valor pré-definido.
  12.  # 37

    Nao levem isto a serio! E simplesmente um gracejo. Antes do imposto pela exposico solar terá que surgir o imposto pela exposicao da ignorancia. Este imposto sim dava bom lucro aos pancudos.
  13.  # 38

    De acordo com a seguinte notícia, para habitações com VPT inferior ou igual a 250.000€, o tal coeficiente de "Localização e operacionalidade relativas" (que creio que é o coeficiente cujo valor máximo foi alterado de 0,05 para 0,2) continua a ter um limite máximo de 5%. Confirmam isso?

    https://www.idealista.pt/news/financas/fiscalidade/2016/12/26/32379-imi-imoveis-ate-250-000-euros-excluidos-do-aumento-dos-coeficientes-de-exposicao-solar
 
0.0240 seg. NEW