Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Muito simples...
    Em 4 janelas (pode-se ver 3 destas na página 1 deste tópico) vou fazer um caixilho exterior a tapar as caixas de estores e estéticamente vai ficar mais engraçado.
    Na sala, como está toda circundada com uma pala que ainda não está revestida por baixo com Prodeme ou algo do gênero, coloco a caixa de estore e depois faço o tecto da pala de modo a tapar essa caixa.
    Nas outras zonas é que vou ter mais trabalho. Tenho de puxar a caixilharia para dentro (vai ocupar o espaço onde neste momento anda o blackout) e na caixa do blackout coloco um estore que vai andar onde actualmente está a janela. Ou seja é um inverter da situação. Estou só à espera que venha o vendedor verificar se o espaço dá ou não para colocar um estore. Senão vou ter mesmo que optar pela opção 2.
  2.  # 62

Colocado por: Fernando Gabrielsim pode fazer isso mas se quiser basta a pala e as laterais, se bem que esteticamente fique melhor a moldura toda, agora deixava mais um pouco que o que tem nessa figura, como é a nascente se me lembro, tem de ser mais acentuada a pala, isso tinha de ser calculado num programa, e tinha de se saber até que horas da manha queria ter sol directo, se não a olho mas dê-lhe um pouco mais de balanço.

A olho, que balanço daria a esta "pala"?
    Ou seja, dado que a altura da janela é 1,20 e que a largura total (abrangendo as 3 janelas) vai ter aproximadamente 12 mts, qual a profundidade desta caixa/pala de modo a que fique algo proporcional.
    E a espessura desta pala? 15 cms? 20cms?

Dado que é para revestir com uma resina fenólica, como devo fazer a estrutura? em tubo de aço galvanizado ou em perfis C ou Z? Dado a largura de 12 mts, não existirá o risco de no meio fazer uma "barriga"?
  3.  # 63

Colocado por: har1971A minha casa tem três janelas enormes viradas a nascente, 2,10 de largura por 2,60 de altura. Tem uma pala de sombreamento de 1,15 mas a pala só protege as janelas nesta altura a partir das 11h. Estou a considerar os brisa solar e à espera de orçamentos. Há alguma outra solução?
    Um estore tradicional não faria também algum isolamento térmico, além de evitar a radiação directa?
    A minha casa nestes dias mais quentes segundo o sensor do aquecimento atingiu os 30º. O que vale é que como as janelas são gigantes a gente abre-as e ventila o espaço.
    Talvez - para além dos "brise-soleil" - revestindo os vidros com uma película reflectante...

Repare que ao abrir as janelas, essa "ventilação" muitas vezes faz entrar ainda mais calor em casa.
    A FALSA sensação de frescura dada pela brisa, é porque a evaporação da humidade da nossa pele provoca uma reacção (exotermica?) diminuindo a temperatura. No fim, a casa ficou mais quente (com a temperatura do exterior) e nós ficámos com a pele mais seca.
  4.  # 64

Endo. Para a transpiração evaporar precisa de calor, que sai da sua pele... ;-)
  5.  # 65

Colocado por: lobitoEndo. Para a transpiração evaporar precisa de calor, que sai da sua pele... ;-)
    lobita,
    Não, não é necessário «calor» (que sai da nossa pele) para evaporar a transpiração.
    Basta vento.
    Experimente andar de mota com o cabelo molhado.

Já agora, faça mais uma experiência para confirmar que É a evaporação da humidade da pele que dá a FALSA sensação de frescura quando apanhamos vento (apesar de estarmos a SECAR a pele, e a introduzir o calor que está na rua para dentro de casa): coloque um bocado de éter - que esteja à temperatura normal do ar - na sua mão. Vai sentir uma enorme sensação de frio... provocada pela evaporação do éter.
  6.  # 66

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: har1971A minha casa tem três janelas enormes viradas a nascente, 2,10 de largura por 2,60 de altura. Tem uma pala de sombreamento de 1,15 mas a pala só protege as janelas nesta altura a partir das 11h. Estou a considerar os brisa solar e à espera de orçamentos. Há alguma outra solução?
    Um estore tradicional não faria também algum isolamento térmico, além de evitar a radiação directa?
    A minha casa nestes dias mais quentes segundo o sensor do aquecimento atingiu os 30º. O que vale é que como as janelas são gigantes a gente abre-as e ventila o espaço.
    Talvez - para além dos "brise-soleil" - revestindo os vidros com uma película reflectante...

Repare que ao abrir as janelas, essa "ventilação" muitas vezes faz entrar ainda mais calor em casa.
    A FALSA sensação de frescura dada pela brisa, é porque a evaporação da humidade da nossa pele provoca uma reacção (exotermica?) diminuindo a temperatura. No fim, a casa ficou mais quente (com a temperatura do exterior) e nós ficámos com a pele mais seca.

Considerei essa hipótese até para uma clarabóia que também tenho e que nesta altura é mais um belo ponto de entrada de calor.

Mas é cara, pelo menos os preços que me deram 50€m2. E para as janelas as que vi davam um aspecto espelhado que não me agradou.
  7.  # 67

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: lobitoEndo. Para a transpiração evaporar precisa de calor, que sai da sua pele... ;-)
    lobita,
    Não, não é necessário «calor» (que sai da nossa pele) para evaporar a transpiração.
    Basta vento.
    Experimente andar de mota com o cabelo molhado.

Já agora, faça mais uma experiência para confirmar que É a evaporação da humidade da pele que dá a FALSA sensação de frescura quando apanhamos vento (apesar de estarmos a SECAR a pele, e a introduzir o calor que está na rua para dentro de casa): coloque um bocado de éter - que esteja à temperatura normal do ar - na sua mão. Vai sentir uma enorme sensação de frio... provocada pela evaporação do éter.

Mmmm... O nosso corpo está sempre a produzir calor e a perdê-lo através da pele. A sensação de frio só tem a ver com a rapidez dessa perda: ou a diferença de temperatura entre o a ar e a nossa pele é grande, ou existe um líquido à superfície dela que evapora, mais ou menos depressa. No caso da água, a velocidade de evaporação (sensação de frio) tem a ver com o vento, no caso do éter, que é volátil, a evaporação é por natureza rápida e, portanto temos uma sensação de frio porque é retirado da nossa pele mais calor do que aquele que conseguimos produzir no mesmo tempo (digo eu). ;-)
  8.  # 68

Colocado por: lobito ou existe um líquido à superfície dela (da pele) que evapora,
    a percentagem de água no corpo humano varia com a idade, mas vai dos 50 aos 80%(!). Portanto, garanto-lhe que tem SEMPRE água na pele.

Sempre que está calor e você estiver a transpirar um bocadito mais que o habitual, qualquer corrente de ar (mesmo de ar QUENTE vindo do exterior da casa) lhe dará uma sensação de frescura.
    O problema é que você está a aquecer a casa (com o ar que vem de fora) a pensar que ela está mais fresca.

(isto, claro, no pressuposto que as paredes da casa estão suficientemente isoladas, e que não se trata de uma "estufa").
  9.  # 69

Concordo com isso tudo. A (minha) discussão) é se a evaporação da transpiração era uma reacção exotérmica!
  10.  # 70

Colocado por: jfsmoreira
    Colocado por: Fernando Gabrielsim pode fazer isso mas se quiser basta a pala e as laterais, se bem que esteticamente fique melhor a moldura toda, agora deixava mais um pouco que o que tem nessa figura, como é a nascente se me lembro, tem de ser mais acentuada a pala, isso tinha de ser calculado num programa, e tinha de se saber até que horas da manha queria ter sol directo, se não a olho mas dê-lhe um pouco mais de balanço.

A olho, que balanço daria a esta "pala"?
    Ou seja, dado que a altura da janela é 1,20 e que a largura total (abrangendo as 3 janelas) vai ter aproximadamente 12 mts, qual a profundidade desta caixa/pala de modo a que fique algo proporcional.
    E a espessura desta pala? 15 cms? 20cms?

Dado que é para revestir com uma resina fenólica, como devo fazer a estrutura? em tubo de aço galvanizado ou em perfis C ou Z? Dado a largura de 12 mts, não existirá o risco de no meio fazer uma "barriga"?

não sei sinceramente tinha de ser visto em computador isso
    pelo menos tentar cobrir apartir das das 11 da manhã, pode fazer um teste com um cartão, veja que dimensão precisa quando forem 10.30/11 da manhã, deve dar muito se for mesmo a nascente.
    a espessura talvez 20 dado o comprimento de 12 mts,
    se for para ficar porpocional talvez nada mais que 50cm mas 50 cms também não sei se protege muito, lembrei agora de outra hipotese, pode optar por esta solução tambem e aumentar o comprimento e não fica pesado esteticamente, uma pala reticulada

11.  # 71

Imagino! Mas eu não estava a falar nisso, estava a falar da necessidade imperativa de perdercalor (uma vez que estamos sempre a produzi-lo), e de como isso se torna difícil quando o ambiente está muito próximo (ou utrapassa) a temperatura do nosso corpo. Nessas circunstâncias, só nos resta transpirar, e muito, para perder calor através da transpiração (que é uma reacção ENDOtérmica, ou seja, precisa de calor para se dar).

Como nadador, claro que o seu problema é ao contrário, como fazer para não baixar a sua temperatura muito abaixo dos 37º internos. Não sei com precisão, mas os nossos enzimas funcionam, penso eu a 37ºC+-2ºC, talvez 2,5ºC. Fora disso, nada feito!

E, claro, abrir a janela para vir uma brisa quente lá de fora não é a coisa mais inteligente a fazer...
  12.  # 72

Oops! Baralhei-me com os apartes...
  13.  # 73

OK. Mas a ideia da pala é ocultar o mecanismo do estore.

Hoje veio cá um vendedor de estores o qual disse que ele no meu lugar não retirava os BlackOuts. Já lá estão instalados e portanto seria uma asneira deita-los fora.
    Sendo assim, e como os BlackOuts garantem obscurecimento, cada vez penso mais que a opção será os BriseSolar... Ainda estou com umas pequenas dúvidas... A ver se me decido no fim de semana. é que eu vejo vantagens e desvantagens em todos os sistemas (estores de alumínio térmico, brise-solar e Metalpac/Gm200).
    No entanto nos outros locais que eu pensava retirar os BlackOuts e colocar os estores de alúmino, obrigando a recuar a caixilharia para dentro, parece que tenho muito pouco espaço para colocar o rolo. Vou medir neste fim de semana e certificar-me que o espaço chega para o rolo.
    A outra opção será colocar um brisesolar em frente ao vidro, por debaixo da pedra.
      1.JPG
  14.  # 74

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: jfsmoreiraDesvantagens:
    Largura máxima das lâminas 2800

Pois... isso é que é um problema!
    Ng conhece produtos do género que permitam maior largura??

Os brisaluxe S200 só dão até 2800 mas se optar por uma lamina Z 90 alem de muito resistentes e flexiveis são a um terço do preço há tambem estores de enrolar que orientam as laminas apesar destas estarem pouco divulgados em Portugal mas tambem não sou a pessoa ideal para lhe falar neles [pub]se quiser detalhes preços e um bom serviço eu recomendo www.estores.pt[/pub]
  15.  # 75

Colocado por: ViegasBom dia,estou com uma dúvida, gostava de ter uma opinião vossa, vou começar a contruir uma moradia, nas janelas dos quartos vou colocar estores exteriores, mas a minha mulher no interior em vez de colocar cortinado queria colocar estores de pregas ou de rolo, o que eu quero saber é se posso colocar este tipo de estores com janelas oscilobatentes, os quartos vão ter tecto falso devo colocar este tipo de estore no tecto. Será que alguém pode ajudar com opiniões. Obrigado.

Pode colocar estores exteriores e por estores interiores sempre que colocados fora do vão e a mais ou menos 120mm da verga da janela para poder abrir as janelas com os estores para cima, estes podem estar colocados no pladur porque há buchas próprias para esse fim, sugiro que alem de por estores exteriores que faço com motor para ter melhor isolamento termico e acustico e que ponha redes mosquiteiras pois é sem duvida uma mais valia para poupar energia.
  16.  # 76

Colocado por: nvGostava de ter na minha casa os estores exteriores de enrolar orientáveis. Mas não sei se totalmente fechados deixam os quartos totalmente escuros. Quantos metros de largura podem ter?

E a diferença de preço entre os estores exteriores de enrolar (classicos) e os estores exteriores de enrolar orientáveis (não são os brisa solar).

Obrigado,

NV

[pub]Informe-se em www.estores.pt[/pub] porque lá têm esses estores que enrolam e orientam aviso já que os brisaluxe de laminas orientaveis são mais baratos, mas estes são seguros e muito bons mas acho que a medida maxima ronda os 2800mm eu se tivesse dinheiro tinha comprado como não tinha optei por estores auto-bloqueantes que são iguais mas não orientam
  17.  # 77

Eu depois de ter lido tanto disparate e algumas coisas validas como no caso das palas que acho muito validas e que como ja li por ai alguns Arquitectos de renome que se esquecem da protecçao solar nomeadamente das palas e dos estores, não que as portadas não sejam boas mas os estores podem estar ou não e se querem ver vidros ponham estores e deixem que sejam as pessoas a optar se os querem ver vidro ou se querem ter conforto e poupar energia com o conforto que merecem depois de terem trabalhado tanto para terem uma casa.Eu acho que sobre a questão principal da discução ESTORES OU BRISAS SOLAR acho que têm de perguntar a tecnicos especializados porque tudo depende da arquitectura e da função. Eu próprio tive essas duvidas e informei-me em várias empresas de norte a sul [pub]optei por uma empresa que ja falei neste forum www.estores.pt e fiquei satisfeito porque tive varias soluções em toda a minha obra e o resultado foi excelente.[/pub]
    Boa Sorte
  18.  # 78

uma brisa solar de +- 50cm *75cm é coisa para q preço? aluma ideia?
    • gesta
    • 20 fevereiro 2010

# 79

Amigos.Para este tipo de trabalhos,tenho aqui na zona do Porto e arredores, uma empresa que trabalha muito bem e não cobra muito dinheiro.
  19.  # 80

e já agora qual é ?

0.0300 seg. NEW