Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

tenho um projeto aprovado mas derrepente surgiu a duvida entre estores ou brisa solar ainda não sei preços eu gosto mais de brisa solar mas gostaria de ouvir alguns comentários obrigado e boa noite
  2.  # 2

Eu votaria a favor dos brise-soleil.
    Mas, atenção: ouvi (aqui) dizer que alguns têm uns cordelitos de má qualidade e que não duram muito. E são substancialmente mais caros que os habitais estores de PVC.
  3.  # 3

Podes optar antes pelos Metalpak 92 ou GM 200.
    São iguais, pois ambos são feitos pela Shencker (suiça)

Vantagens:
    Não têm cabo de nylon - correm em correntes dentadas nas guias laterais
    São robustos - aguentam ventos e tentativas de intrusão
    Efectuam um obscurecimento maior do que os brisa solar

Desvantagens:
    Preço
    Largura máxima das lâminas 2800

Atenção que os estores brise-soleil, não permitem efectuar obscureciemento total. Experimente ir ver uma obra com eles metidos.
    Os GM200, tb não o fazem, mas sempre são melhores um pouquito.
    Os estores de aluminio ou PVC permitem um obscurecimento total, mas por outro lado, não permitem a regulação da intensidade de luz

Em termos de fiabilidade ainda não existe nada melhor do que os estores de enrolar normais. Então se forem manuais...
    Tenho ouvido maus relatos dos estores de lâminas orientáveis que usam o fio de nylon.
    Os metalpak ou GM200 não têm esses fios, mas tb são poucas as pessoas que os têm, por isso pode ser muito cedo para fazer um juízo final sobre o produto.

Venham opiniões.

P.S. Eu tenho blackouts - mas no Verão deixam passar muito calor e no Inverno as janelas ficam cheias de condensação pois não existe um corte térmico pelo exterior. Agora estou a ponderar adquirir os GM200, mas se fosse hoje a construir, talvez optasse por estores de enrolar de alumínio pelo exterior... Ficava com a coisa arrumada, eficaz e a baixo preço.
    Concordam com este comentário: maria 7
    •  
      FD
    • 11 maio 2009 editado

# 4

Colocado por: jfsmoreiraEm termos de fiabilidade ainda não existe nada melhor do que os estores de enrolar normais. Então se forem manuais...

Se nestes, em PVC, a fiabilidade já não é grande coisa...

Os meus são de enrolar, manuais, com manivela. Fazem barulho, sei sempre quando os vizinhos acordam (e vice-versa) mas são relativamente leves de subir.
    Já tive que abrir um porque o cabo partiu (eu a abrir para um lado e a mulher a abrir para o outro é o que dá) e até foi uma operação relativamente simples.
  4.  # 5

Colocado por: jfsmoreiraDesvantagens:
    Largura máxima das lâminas 2800

Pois... isso é que é um problema!
    Ng conhece produtos do género que permitam maior largura??
  5.  # 6

presumo que esteja a falar em estores exteriores de pvc
    a melhor eficiencia, brise soleil os mais simples possiveis, mas pode optar pelos recolhiveis também, neste momento são fiavéis

fernando gabriel arq.
  6.  # 7

Eu tenho um orçamento para os Metalpac, mas pensei que fossem produzidos em Portugal, qual é marca que os produz ?

E quem comercializa os GM 200 ?
  7.  # 8

Peço desculpa, é só a minha opinião, mas será o calor um problema assim tão grande? É que em moradias modernas, penso que o facto de se utilizarem os janelões grandes, também serve para arejar a casa e ter uma maior relação com o meio envolvente...É essa a única desvantagem dos blackout?
    Cumprimentos a todos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  8.  # 9

Colocado por: AnaFrancoPeço desculpa, é só a minha opinião, mas será o calor um problema assim tão grande?

Ana, a não ser que a sua moradia tenha palas de modo a que o sol nunca incida (no verao claro) directamente nos vidros, é asneira não colocar qualquer tipo de estor exterior. Os vidros aquecem imenso e a casa fica um forno!
  9.  # 10

A shencker é que produz os metalpac 92
    É uma empresa suiça
    O modelo deles é o GM200

Ver em www.storen.ch
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Projecto
  10.  # 11

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: AnaFrancoPeço desculpa, é só a minha opinião, mas será o calor um problema assim tão grande?

Ana, a não ser que a sua moradia tenha palas de modo a que o sol nunca incida (no verao claro) directamente nos vidros, é asneira não colocar qualquer tipo de estor exterior. Os vidros aquecem imenso e a casa fica um forno!

como respondi já, isso do forno é uma falsa questão,
    "esteticamente sem dúvida, blackouts, só uma curiosidade por exemplo os estores exteriores são proibidos em centros históricos, protegidos pelo igespar antigo ippar.
    na minha opinião eu opto sempre por blackouts, tendo cuidado em zonas de mais insolação directa, este/oeste, mas de resto não vejo problemas desde que a casa seja pensada logo em termos termicos, isto em zonas de maior amplitude termica, mas isto tambem se aplica a estores exteriores!
    em termos de funcionamento tanto estragam uns como outros, havendo o factor importante que o blackout não tem uma caixa de recolhimento embutida na parede, logo mais praticos se avariarem.
    sim se forem janelas ou portas de correr, podem se abrir com o blackout fechado."

fernando gabriel arq.
    Concordam com este comentário: maria 7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nalotil
  11.  # 12

Colocado por: Fernando Gabrielcomo respondi já, isso do forno é uma falsa questão,
    "esteticamente sem dúvida, blackouts, só uma curiosidade por exemplo os estores exteriores são proibidos em centros históricos, protegidos pelo igespar antigo ippar.
    na minha opinião eu opto sempre por blackouts, tendo cuidado em zonas de mais insolação directa, este/oeste, mas de resto não vejo problemas desde que a casa seja pensada logo em termos termicos, isto em zonas de maior amplitude termica, mas isto tambem se aplica a estores exteriores!
    em termos de funcionamento tanto estragam uns como outros, havendo o factor importante que o blackout não tem uma caixa de recolhimento embutida na parede, logo mais praticos se avariarem.
    sim se forem janelas ou portas de correr, podem se abrir com o blackout fechado."
    fernando gabriel arq.
    Caro arquitecto,
    Isto, que você aqui escreveu, é uma opinião muito, MAS MUITO, pessoal! :-)

A questão do "forno" não é, de todo, uma falsa questão, excepto nas casas viradas a Norte. Quanto mais superfície envidraçada, mais bonita fica a casa, admito. Mas também mais problemas a todo o nível (térmico, acústico, segurança contra intrusão, segurança contra incêndio,..). Daí a necessidade de protecção exterior (palas, estores, portadas... varandas).

Nos centros históricos, se não existem estores é porque têm duas alternativas: portadas interiores e/ou portadas exteriores (que hoje até se fazem com lâminas móveis). Em contrapartida, conheço uma "zona protegida" num concelho muito práfrentex em que, nas remodelações que envolvam a fachada, se EXIGE estores do tipo brise-soleil (na lindíssima Alameda Conde de Oeiras, em Oeiras).

Em contrapartida, tive há uns anos uma "pega" com um tal de Sisa Vieira, que me embargou (não me perguntem como é que ele tinha autoridade para isso!) uma obra por ter colocado estores interiores (do tipo blackout) numa zona histórica de Lisboa (Chiado). :-)

Os estores tipo brise-soleil, tipo CRUZFER e outros, para além de funcionarem muito bem (não fazem qualquer ruído, acordando os vizinhos), permitem simultâneamente - com as lâminas na horizontal - proteger os vidros da incidência solar directa e manter a entrada de luz natural (e ver as vistas).
  12.  # 13

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: Fernando Gabrielcomo respondi já, isso do forno é uma falsa questão,
    fernando gabriel arq.
    Caro arquitecto,
    Isto, que você aqui escreveu, é uma opinião muito, MAS MUITO, pessoal! :-)

A questão do "forno" não é, de todo, uma falsa questão, excepto nas casas viradas a Norte. Quanto mais superfície envidraçada, mais bonita fica a casa, admito. Mas também mais problemas a todo o nível (térmico, acústico, segurança contra intrusão, segurança contra incêndio,..). Daí a necessidade de protecção exterior (palas, estores, portadas... varandas).

Nos centros históricos, se não existem estores é porque têm duas alternativas: portadas interiores e/ou portadas exteriores (que hoje até se fazem com lâminas móveis). Em contrapartida, conheço uma "zona protegida" num concelho muito práfrentex em que, nas remodelações que envolvam a fachada, se EXIGE estores do tipo brise-soleil (na lindíssima Alameda Conde de Oeiras, em Oeiras).

Em contrapartida, tive há uns anos uma "pega" com um tal de Sisa Vieira, que me embargou (não me perguntem como é que ele tinha autoridade para isso!) uma obra por ter colocado estores interiores (do tipo blackout) numa zona histórica de Lisboa (Chiado). :-)

Os estores tipo brise-soleil, tipo CRUZFER e outros, para além de funcionarem muito bem (não fazem qualquer ruído, acordando os vizinhos), permitem simultâneamente - com as lâminas na horizontal - proteger os vidros da incidência solar directa e manter a entrada de luz natural (e ver as vistas).

a sua opinião também é pessoal e errada como você pensa o mesmo da minha, cada um tem a sua como dizia o outro :)... como disse e deve ter lido não é só a norte que não há problema, apenas há que resalvar luz directa do sol ou seja este/oeste, da ultima vez que vi era onde nascia e se ponha o sol hehe; mas atenção fica a questão e quando usa um estore exterior que basicamente é fechado apenas à noite ou quando não está em casa? - concluindo, o mesmo se aplica a estores exteriores, e se pesquisar verá que hoje em dia em arquitectura e não em engenharia hehe, quando é preciso corrigir uma ponte termica em vão, são utilizados também blackouts exteriores, em tela, como é utilizado também o brise soleil, nomeadamente fixo.
    quanto aos centros historicos - errado - as portadas tambem não são permitidas assim como os estores, tudo que seja exterior ao vão não é permitido.

quanto às suas aventuras profissionais cada um sabe da sua, se embargou alguma razão tinha, por alguma razão é arquitecto e ainda por cima arquitecto responsavel pela intervenção do chiado.
    os estores tipo brise soleil tambem funcionam bem, mas acho que estavamos a discutir pvc-blackouts

bons engenhos
    fernando gabriel arq.
  13.  # 14

Colocado por: Fernando Gabriel...se embargou alguma razão tinha, por alguma razão é arquitecto e ainda por cima arquitecto responsavel pela intervenção do chiado.
    Eu ia dizer que ele só embargou (os blackout interiores) precisamente POR SER ARQUITECTO, mas você era capaz de levar a mal. :-))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linus
  14.  # 15

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: Fernando Gabriel...se embargou alguma razão tinha, por alguma razão é arquitecto e ainda por cima arquitecto responsavel pela intervenção do chiado.
    Eu ia dizer que ele só embargou (os blackout interiores) precisamente POR SER ARQUITECTO, mas você era capaz de levar a mal. :-))

é porque devia haver alguma clausula na redacção do plano de pormenor do chiado? chegou a ver isso?
    não não levo a mal, mas acredito também que não deve ter embargado uma obra ou só os estores porque lhe apeteceu :)
    mas devia haver uma clausula sobre isso, quando existem planos de pormenor como o do chiado existe um contrato entre a camâra e o gabinete de projecto, onde se determinam regras, como se fazem nos loteamentos.

fernando gabriel arq.
  15.  # 16

Se conseguir evitar de outras formas a incidência solar directa, sim. Senão é um FACTO!
    Colocado por: Fernando Gabrielquando usa um estore exterior que basicamente é fechado apenas à noite ou quando não está em casa?

Este é um dos grandes argumentos a favor dos "brisa solar". Podem estar descidos, e as laminas colocadas de modo a controlar a incidência solar, mas mesmo assim manter uma boa "visão" para o exterior.
    Consegue isso com os blackout?
    Colocado por: Fernando Gabrielem termos de funcionamento tanto estragam uns como outros, havendo o factor importante que o blackout não tem uma caixa de recolhimento embutida na parede,

Os brisa solar tambem não.
  16.  # 17

Colocado por: Fernando Gabriel

Tem aí uma imprecisão das grandes.
    A minha moradia vai ficar equipada com blackouts com 4,7m embutidos na padieira e que possibilitam um ocultação total da luminosidade.
  17.  # 18

Não sou engenheira nem arquitecta...sou psicóloga...e penso que podemos ter bom senso quando falamos em questões tão importantes para a vida das pessoas, como é o caso de construir uma casa...mais importante do que discutir opiniões é mostrar argumentos válidos para as opções das pessoas e responder de forma a permitir que se tenham várias hipóteses de escolha em vez de defender afincadamente um gosto pessoal...já que são técnicos especializados nestas matérias...
    Se para uns o calor é trágico, para outros é excelente...
    Se uns preferem não abrir os estores, outros preferem ter luz o dia inteiro...
    Enfim, desculpem o desabafo...
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  18.  # 19

Todos falam da Brisa Solar, mas a Represtor parece ter um produto semelhante.

Já alguém experimentou e tem algo a referir sobre estes produtos?

http://www.represtor.com/index.asp

Ou será que há um monopólio com a Brisa Solar?
  19.  # 20

Colocado por: electraoTodos falam da Brisa Solar, mas a Represtor parece ter um produto semelhante.

Já alguém experimentou e tem algo a referir sobre estes produtos?

http://www.represtor.com/index.asp

Ou será que há um monopólio com a Brisa Solar?

não conhecia esses produtos, parecem muito bem.
    como se pode ver e já falei, hoje em dia começa-se a usar muito as telas exteriores, o futuro passará por ai na minha opinião.
    http://www.represtor.com/telas_ext_sombreamento.asp

0.0237 seg. NEW