Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Esta mancha apareceu nesta guarnição, será humidade ?Alguém sabe o que fazer ?
      Foto0122.jpg
  2.  # 2

    Estará relacionada com isto ?
      Foto0120.jpg
  3.  # 3

    Colocado por: CIMENTOEsta mancha apareceu nesta guarnição, será humidade ?Alguém sabe o que fazer ?

    São humidades ascencionais.
    Colocado por: CIMENTOEstará relacionada com isto ?

    Sem duvida.
    Aqui fica algo sobre o assunto: (in http://www.civil.uminho.pt/alvenaria/docs/065_084.pdf)
    - Protecção inadequada contra a humidade ascensional
    Quando as paredes de alvenaria ou betão contactam com solos húmidos, de forma directa ou através de elementos construtivos porosos, ocorre um fenómeno de ascensão capilar da água.
    Este fenómeno tem consequências conhecidas e de difícil solução: (i) acumulação de sais visíveis na superfície da parede; (ii) degradação da tinta e dos revestimentos (rebocos ou estuques) numa faixa de altura variável, em geral, junto à base das paredes do piso térreo; (iii) manchas nos revestimentos interiores na faixa referida; (iv) descolamento de revestimentos cerâmicos ou equivalentes.
    Para que tal fenómeno ocorra é necessário que se verifiquem, em simultâneo, três condições: a presença da água, a existência de materiais com porosidade “capilar” e a possibilidade de comunicação entre a primeira e os segundos. Deste modo, todas as acções preventivas passam por actuar sobre um ou mais destes factores: (i) afastar a água através da drenagem do terreno; (ii) usar materiais com porosidade de dimensão “não capilar” em contacto com as zonas húmidas (por exemplo, enrocamentos de brita sem “finos”) ou colmatar os poros dos cerâmicos e betões com produtos hidrófugos; (iii) criar barreiras hígricas, por impermeabilização exterior das fundações e outros elementos em contacto com o solo ou com a colocação de faixas horizontais de impermeabilização numa das primeiras fiadas de alvenaria elevada, conhecida na gíria inglesa como DPC (“damp proof course”) [8, 9].
    O recurso a revestimentos exteriores de impermeabilização em paredes com humidade ascensional é totalmente desaconselhado e ineficaz. Este procedimento só vem limitar a capacidade de evaporação da água presente na parede, que se vê obrigada a procurar outras zonas para atingir o exterior. No caso de lambrins cerâmicos, o fenómeno ocorre, em geral, acima da cota do lambrim e/ou nas juntas dos ladrilhos, com forte concentração de sais.
    Embora de duração limitada, não deve ser desprezada a contribuição positiva das argamassas macro-porosas actualmente existentes no mercado que, nos casos em que foram concebidas para tal, permitem a retenção dos sais no interior da parede durante um período significativo.


    Espero que ajude
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: CIMENTOEsta mancha apareceu nesta guarnição, será humidade ?Alguém sabe o que fazer ?

    São humidades ascencionais.
    Colocado por: CIMENTOEstará relacionada com isto ?

    Sem duvida.
    Aqui fica algo sobre o assunto:(inhttp://www.civil.uminho.pt/alvenaria/docs/065_084.pdf)
    - Protecção inadequada contra a humidade ascensional
    Quando as paredes de alvenaria ou betão contactam com solos húmidos, de forma directa ou através de elementos construtivos porosos, ocorre um fenómeno de ascensão capilar da água.
    Este fenómeno tem consequências conhecidas e de difícil solução: (i) acumulação de sais visíveis na superfície da parede; (ii) degradação da tinta e dos revestimentos (rebocos ou estuques) numa faixa de altura variável, em geral, junto à base das paredes do piso térreo; (iii) manchas nos revestimentos interiores na faixa referida; (iv) descolamento de revestimentos cerâmicos ou equivalentes.
    Para que tal fenómeno ocorra é necessário que se verifiquem, em simultâneo, três condições: a presença da água, a existência de materiais com porosidade “capilar” e a possibilidade de comunicação entre a primeira e os segundos. Deste modo, todas as acções preventivas passam por actuar sobre um ou mais destes factores: (i) afastar a água através da drenagem do terreno; (ii) usar materiais com porosidade de dimensão “não capilar” em contacto com as zonas húmidas (por exemplo, enrocamentos de brita sem “finos”) ou colmatar os poros dos cerâmicos e betões com produtos hidrófugos; (iii) criar barreiras hígricas, por impermeabilização exterior das fundações e outros elementos em contacto com o solo ou com a colocação de faixas horizontais de impermeabilização numa das primeiras fiadas de alvenaria elevada, conhecida na gíria inglesa como DPC (“damp proof course”) [8, 9].
    O recurso a revestimentos exteriores de impermeabilização em paredes com humidade ascensional é totalmente desaconselhado e ineficaz. Este procedimento só vem limitar a capacidade de evaporação da água presente na parede, que se vê obrigada a procurar outras zonas para atingir o exterior. No caso de lambrins cerâmicos, o fenómeno ocorre, em geral, acima da cota do lambrim e/ou nas juntas dos ladrilhos, com forte concentração de sais.
    Embora de duração limitada, não deve ser desprezada a contribuição positiva das argamassas macro-porosas actualmente existentes no mercado que, nos casos em que foram concebidas para tal, permitem a retenção dos sais no interior da parede durante um período significativo.


    Espero que ajude


    Claro que ajuda, agradeço.

    Mas o que fazer concretamente ?Existe algum produto que possa "dar" nas guarnições inferiores a fim de retardar ou anular este efeito ?
  5.  # 5

    a madeira já está a ser atacada por fungos.. a mancha azulada, já não vai sair.
  6.  # 6

    Pois o problema é mesmo esse.

    Isso é uma moradia?

    As madeiras não são maciças?
  7.  # 7

    Como foi construída a sua casa?
    Tipo: parede dupla em tijolo com rebocos ou parede exterior de pedra e interior de tijolo...
    Dê mais uns dados...
  8.  # 8

    É uma moradia, tem parede dupla de tijolo com isolamento azul em caixa de ar e rebocada interiormente (paredes interiores). A madeira julgo ser maciça (nem sabia que existiam não maciças para este tipo de aplicação.

    A casa foi construída em cima de uma caixa de ar de +-1m. A parede é interior e sem contacto para o exteriror.
  9.  # 9

    Colocado por: CIMENTOA casa foi construída em cima de uma caixa de ar de +-1m.


    Só uma coisa: isso só se verifica nessa parede? Ou seja é muito localizado, ou em várias paredes?
    Se for localizado pode ser qualquer pequeno problema de canalizações de água.
    Se for generalizado, nem sei o que dizer... Com essa caixa de ar de 1m, não deveria haver nada disso...
  10.  # 10

    Eu estava a olhar para essa fotografia e tenho o mesmo problema na minha casa. Tenho na sala e no escritório. No escritório é humidade. Na sala não consigo perceber o que é aparece esse espécie de "salitre" em vários sítios mesmo a meio da parede. :-(
    Essa parede é exterior tenho tinta de membrana, foi aplicado um excelente primário e aparentemente, por fora, está tudo bem.
    Terá a ver com areias do reboco?
    Há algum produto que se possa aplicar? Já falei com um pintor e ele disse-me que costumava raspar as áreas afectadas e aplicava tapaporos poliuretano!!!
    De seguida aplicava o primário e depois a tinta.
    Que vos parece?

    Cump.
    Lucilio
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: CIMENTOA casa foi construída em cima de uma caixa de ar de +-1m.


    Só uma coisa: isso só se verifica nessa parede? Ou seja é muito localizado, ou em várias paredes?
    Se for localizado pode ser qualquer pequeno problema de canalizações de água.
    Se for generalizado, nem sei o que dizer... Com essa caixa de ar de 1m, não deveria haver nada disso...


    Não é em todas as paredes, mas também não é só nesta. São 3 paredes afectadas.
  12.  # 12

    Colocado por: LucilioEu estava a olhar para essa fotografia e tenho o mesmo problema na minha casa. Tenho na sala e no escritório. No escritório é humidade. Na sala não consigo perceber o que é aparece esse espécie de "salitre" em vários sítios mesmo a meio da parede. :-(
    Essa parede é exterior tenho tinta de membrana, foi aplicado um excelente primário e aparentemente, por fora, está tudo bem.
    Terá a ver com areias do reboco?
    Há algum produto que se possa aplicar? Já falei com um pintor e ele disse-me que costumava raspar as áreas afectadas e aplicava tapaporos poliuretano!!!
    De seguida aplicava o primário e depois a tinta.
    Que vos parece?

    Cump.
    Lucilio


    No meu caso não é salitre, é mesmo a tinta estalada.
  13.  # 13

    Amigo Cimento aquilo da fotografia é tinta saltar porque tem salitre....
  14.  # 14

    Colocado por: vasco tomeAmigo Cimento aquilo da fotografia é tinta saltar porque tem salitre....
    :)
  15.  # 15

    O que é que se faz nestes casos ?
    •  
      FD
    • 11 maio 2009

     # 16

  16.  # 17

    Cimento,

    Depois da sua cobertura ter dado tanto que falar aqui pelo fórum, afinal os seus problemas vêem por baixo.
  17.  # 18

    Colocado por: CIMENTO
    A casa foi construída em cima de uma caixa de ar de +-1m. A parede é interior e sem contacto para o exteriror.


    Cimento, esse problema provem daí mesmo.

    A casa esta sobre uma caixa de ar que cria muitissima condensação.

    Na minha moradia (em construção), houve necessidade de abrir uns roços na lage sobre a "caixa de ar" e lá meti mãos à obra.
    Qual não foi o meu espanto, quando reparei que essa lage estava completamente humida (a abobadilha estava encharcada e a vigota cheia de gotas de água).

    Conclusão, lá fui acrescentar mais orificios de ventilação aso existentes (tinha 2 tubos de 90mm em cada parede exterior, numa placa de 12m X 8m).

    É por estas e por outras que duvido da eficiência deste sistema, mais valia criar uma caixa com 50cm de brita.
    Ficava mais barato e melhor servido.
  18.  # 19

    Colocado por: 2970713
    Colocado por: CIMENTO
    A casa foi construída em cima de uma caixa de ar de +-1m. A parede é interior e sem contacto para o exteriror.


    Cimento, esse problema provem daí mesmo.

    A casa esta sobre uma caixa de ar que cria muitissima condensação.

    Na minha moradia (em construção), houve necessidade de abrir uns roços na lage sobre a "caixa de ar" e lá meti mãos à obra.
    Qual não foi o meu espanto, quando reparei que essa lage estava completamente humida (a abobadilha estava encharcada e a vigota cheia de gotas de água).

    Conclusão, lá fui acrescentar mais orificios de ventilação aso existentes (tinha 2 tubos de 90mm em cada parede exterior, numa placa de 12m X 8m).

    É por estas e por outras que duvido da eficiência deste sistema, mais valia criar uma caixa com 50cm de brita.
    Ficava mais barato e melhor servido.


    No exterior da casa tenho uma entrada de ar que julgo ser a de respiração da caixa de ar, mas não tenho a certeza. (vou ver se tiro uma foto só amanhã)!
  19.  # 20

    Colocado por: rjmsilvaCimento,

    Depois da sua cobertura ter dado tanto que falar aqui pelo fórum, afinal os seus problemas vêem por baixo.


    Estou a ver que sim...
 
0.0227 seg. NEW