Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    no meu projeto térmico pede 10cm de eps isso é EPS100
  2.  # 42

    Colocado por: nelson__ricardono meu projeto térmico pede 10cm de eps isso é EPS100


    Não, são 10 Cm . o 70 /100/150 é a densidade do Eps
  3.  # 43

    então pelo que entendo, o EPS melhor é o 70, isto é, menos denso....certo!!!
  4.  # 44

    então o ideal seria 10cm de EPS70
  5.  # 45

    Colocado por: nelson__ricardoentão o ideal seria 10cm de EPS70


    Uma curiosidade de quem não é da área e só está para aqui a tentar a aprender algo. A sua casa segue o conceito das casas passivas? É que em Portugal eles colocam 10 cm de isolamento.

    Voltando à sua pergunta, pelo que eu tenho lido/visto no fórum, coloca-se placas de XPS nas áreas em contacto com o solo e acima disso por norma coloca-se EPS. A questão das densidades (70/100/150) já foi amplamente discutida cá no fórum. Pesquise e verá os vários comentários.
  6.  # 46

    Colocado por: branco.valter

    Uma curiosidade de quem não é da área e só está para aqui a tentar a aprender algo. A sua casa segue o conceito das casas passivas? É que em Portugal eles colocam 10 cm de isolamento.

    Voltando à sua pergunta, pelo que eu tenho lido/visto no fórum, coloca-se placas de XPS nas áreas em contacto com o solo e acima disso por norma coloca-se EPS. A questão das densidades (70/100/150) já foi amplamente discutida cá no fórum. Pesquise e verá os vários comentários.

    é uma casa normal, mas no projeto termico colocaram os 10cm
    no orçamento tem "mapei com EPS de 100 mm de espessura e 20 kg/m3 densidade"
  7.  # 47

    Colocado por: nelson__ricardo
    é uma casa normal, mas no projeto termico colocaram os 10cm



    Como já disse la atrás, o melhor sera contactar quem lhe fez o projecto da termica, só ele daberá dizer porque colocou 10 cm.
  8.  # 48

    Colocado por: fogueirasentão pelo que entendo, o EPS melhor é o 70, isto é, menos denso....certo!!!


    O facto de ser menos denso não quer dizer que seja melhor. Possui menor eficiência térmica mas maior capacidade de vaporização de água.
  9.  # 49

    Agora haverá sempre quem ponha um ou outro factor a favor. Nos países que não sejam o nosso, os Isolamentos são de espessuras até superiores e aí eu até percebo o uso de eps 70. Isso quer dizer que cá seria incorrecto?? Não mas tem as suas lógicas...

    Depois o que existe também e relacionando aqui o vapor de água, é que muita gente não sabe nem tem noção de como "cuidar" da sua casa. Conhecemos casos de pessoas que tinham isolamentos efectuados nas suas casas (não por nós, mas muito bem realizados) em que as pessoas nos ligavam para ir ver e diziam que após isolar bem a casa que era só água a escorrer, paredes a aparecer com isto e aquilo.... etc....
    O que acontecia e como quem sabe já deu por ela, é que as pessoas não arejam as casas, muitas vezes fazem das suas casas um autêntico BUNKER e depois mantém-no fechado a 14 chaves (e não apenas 7).

    É óbvio que a casa precisa de respirar e libertar o vapor de água nela concentrado.

    Isso quer dizer que o EPS70 é algo desnecessário então? Claro que não, apenas já previ uma pergunta que me fossem colocar =D
  10.  # 50

    Colocado por: nelson__ricardono meu projeto térmico pede 10cm de eps isso é EPS100

    Que zona do país vive?
    Estou numa zona I3V3 e sendo capoto chegava 6cm. Vou colocar 6 e 8cm do grafitado porque quero melhor isolamento. No seu caso em vez de 10 cm de EPS será mais sensato colocar 6cm de grafitado para não ficar com paredes muito grossas. A não ser que a sua casa tenha algum pormenor que de jeito colocar 10 cm.
  11.  # 51

    A ATLAS recomenda sempre Sistemas de Isolamento com boa permeabilidade ao vapor de água.
    Para tal a nossa recomendação serão Sistemas com revestimentos minerais.

    Seria incoerente, estar a indicar uma solução deste tipo e o painel isolante (uma vez que a ATLAS tem possibilidade de colocar cá em Portugal o EPS70) ser um painel pior neste aspecto da permeabilidade.

    Portanto, numa base de coerência também, é que nós recomendamos o EPS70.

    E também porque, não é com um EPS100 que o Sistema fica ou ganha mais "rigidez", isso é falso.

    Um sistema bem aplicado, a rigidez do mesmo é obtida através da fase de barramento armado e da incorporação da rede de fibra de vidro nesse barramento.
  12.  # 52

    Mas não confio muito neste projeto
    e foi feito para tijolo de 20 normal e em obra modou para bloco termico de 25
      pt1.jpg
  13.  # 53

    Colocado por: Anonimo18072022AA ventilação é muito importante mas também são importantes os materiais que revestem as paredes, assim sendo não faz sentido em sistemas Etics utilizar materiais de isolamento com menor permeabilidade ao vapor de água (EPS150 ou XPS)....no entanto usam-se!!!!


    Acho completamente conveniente fazer-se o arranque com eps mais denso ou com XPS.

    Quanto ao XPS no geral, nunca em nenhum caso vi uma moradia ficar com deficiências devido ao uso do XPS, caso acontecesse não tinha problemas em afirmá-lo.

    Quanto ao EPS 100 igual.

    Simplesmente resumindo, quanto ao EPS 70 estou a dizer que não presta? Não , claro que não.

    Agora a nível de custos, visto não ser fabricado cá, e atendendo que não há qualquer défice (cá em Portugal) em realizar com EPS 100 ou até mesmo quem realize com EPS 150, não vejo o motivo para "GUERRA".

    EPS 70 = Maior vaporização de água
    EPS 100 = Maior eficiência térmica.

    Se o EPS 100 fosse objecto penalizador no SISTEMA não o recomendaríamos.
    Quanto ao EPS 70, têm de aumentar na espessura (sem ser grafitado claro) para terem a mesma rentabilidade.
  14.  # 54

    Aumentar a espessura por causa de 3 cêntésimas, conforme relatei num comentário anterior?

    Se calhar essas 3 centésimas que se dizem, depois em zonas como caixas de estores não há tanta preocupação e vemos aquilo tudo sem isolamento....


    Há que ser coerente.

    E ok, se pretendem usar o EPS100 por causa de 3 centésimas tudo bem, mas então depois que sejam 3 centésimas que venham valer a pena.
  15.  # 55

    Colocado por: Atlas PortugalAumentar a espessura por causa de 3 cêntésimas,


    Por acaso entre o EPS70 e EPS 100 nunca fiz nem presenciei teste nenhum. Do 100 ao 150 posso garantir que há diferença de temperatura absorvida. São apenas umas centésimas como diz, mas essas centésimas fazem diferença.



    Colocado por: Atlas PortugalHá que ser coerente.


    As argamassas que vão recobrir tb alteram esses valores sejam em eps 70 ou 100, daí que da coerência fiquei um bocado à nora agora....



    Colocado por: Atlas PortugalE ok, se pretendem usar o EPS100 por causa de 3 centésimas tudo bem, mas então depois que sejam 3 centésimas que venham valer a pena.


    Não percebi onde queria chegar.


    Não desvalorizei em nenhum aspecto o EPS 70, apenas citei vantagens e desvantagens tanto de um como do outro.

    Não estou para estar aqui a dizer que o 70 é isto e aquilo de e nao sei quê de centésimas.


    Eu acho engraçado aqui há uns tempos alguém neste fórum fazer parecer (não é para si Atlas Portugal) que eu só queria vender os meus produtos e que só defendia o que era meu e não sei quê. Quando é autêntica mentira. E agora que eu mostro as diferenças de um produto (que nem sequer é meu), faz-se um gerra dessas e pedem me para ser coerente... Não consigo perceber a sério.
  16.  # 56

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Nenhuma marca tem sistemas certificados para a utilização de EPS150.


    Peço que leia novamente o que eu escrevi. Testes de temperatura. Onde é que leu que fazemos obras ou recomendamos a fazer com eps 150?? Estamos a falar de fazer testes de temperatura para ver o quanto valem essas centésimas na utilização real.

    Tal como foi feito de EPS 100 para EPS 150, poderia ter sido feito de EPS 70 ou 60 para 100. Na altura quisemos foi passar esses valores de papel para a vida real.
  17.  # 57

    Mais uma vez uma conversa de rodeios. Eu falei em teste dessas centésimas para responder ao ATLAS, e você pega na citação e responde algo que nem tem a ver...

    Adiante... Que isso de responder pelo tablet dá pouco jeito
  18.  # 58

    Abre-se um tópico sobre isolamento, a pergunta é simples mas as respostas acabam sempre da mesma forma...
    Já sabemos que existem enumero fatores para tudo, mas custa dizer SÓ:
    EPS100 ou EPS150 que é o que o autor do tópico quer saber.
    Concordam com este comentário: a loja do isolamento
  19.  # 59

    Eu defendo aquilo que a minha marca recomenda, e aquilo que a minha marca tem.
    Não vou estar a defender coisas que não são recomendadas pela minha marca certo?

    E aquilo que eu referi foi:

    Se por 3 centésimas preferem o EPS100, então força.
    Nós ATLAS, temos EPS Normal ou EPS Grafite. Por isso não achamos que 3 centésimas venham fazer grande diferença.

    Caso pretenda mais isolamento tem duas formas de o fazer, mais espessura ou menos espessura com EPS Grafite.



    Agora como disse, o EPS100, é pior na permeabilidade ao vapor de água. A ATLAS recomenda Sistemas ETICS com boa permeabilidade ao vapor de água e então de foram coerente usamos o EPS70 para obter um melhor valor nesta questão.

    A Questão de maior "rigidez" no EPS100 não vai influenciar em nada na rigidez do sistema. Por isso, no nosso modo de ver o EPS70 apenas irá perder por cerca de 3 centésimas para a parte da resistência térmica.
    • MNeo
    • 12 agosto 2016 editado

     # 60

    Colocado por: callinasUma curiosidade de quem não é da área e só está para aqui a tentar a aprender algo. A sua casa segue o conceito das casas passivas? É que em Portugal eles colocam 10 cm de isolamento.


    Nas Passive House é utilizada a espessura que é obtida pelo balanço energético através do PHPP

    Não há espessuras padrão quer para Passive House quer para a regulamentação portuguesa
 
0.0271 seg. NEW