Colocado por: callinasMaria, isso é trabalho de engenheiro. Ele que faça as contas e lhas apresente.
Não lhe vou dar soluções pois isso é projecto de estabilidade e ha um responsável por isso , e não conheço todas as variáveis.
Em betao a escada fica mais económica do que em ferro. Quanto? O seu engenheiro que diga. Se não conseguir chegar a um preço , o eng que lhe indique os m3 de betão é kg de ferro para o empreiteiro lhe dar valor.
Em ferro esse heb200 será um exagero no tamanho é no tipo, a não ser que esteticamente seja conveniente um perfil de 20cm ainda assim não faz sentido ter h.
Em relação à questão do é mais resistente, isso não faz sentido, pois qualquer solução terá que ter a resistência necessária, podendo olhar para o "é mais resistente " como desperdício de material. É como fazer uma panela arroz, uma medida é suficiente e sobra sempre, para quê fazer duas medidas?
Colocado por: nunogouveiaPode sempre reforçar o tubo com banzos adicionais, ou encher as zonas laterais do HEB com madeira, ou revestir o HEB com uma capa de chapa.
Colocado por: callinasMaria o trabalho do projectista não acaba com o licenciamento do projecto.
Se o seu projectista não é chamado ao barulho, então é nós que nem sequer vemos nem conhecemos o projecto.
Aqui teremos todo o gosto em ajudar...
Permita-me o ideal era chegar ao fórum e dizer...
Tenho um orçamento assim, anexa o orçamento e podemoa analisar. Ou o projectista fez isto ou aquilo e custa mais isto ou aquilo, que acham sobre isto ou aquilo.
Concorda com o comentário do Nuno e discorda com o meu... Mas o que o Nuno diz , implícito está que precisa do trabalho do eng ou ARQ.
Colocado por: callinasMaria o trabalho do projectista não acaba com o licenciamento do projecto.
Se o seu projectista não é chamado ao barulho, então é nós que nem sequer vemos nem conhecemos o projecto.
Aqui teremos todo o gosto em ajudar...
Permita-me o ideal era chegar ao fórum e dizer...
Tenho um orçamento assim, anexa o orçamento e podemoa analisar. Ou o projectista fez isto ou aquilo e custa mais isto ou aquilo, que acham sobre isto ou aquilo.
Concorda com o comentário do Nuno e discorda com o meu... Mas o que o Nuno diz , implícito está que precisa do trabalho do eng ou ARQ.
Colocado por: mariafernandesSó não concordo que num fórum destes estejam constantemente a mandar para o técnico.
De lá, já eu vim, ainda que com as calças na mão (isso são outras histórias...).
Colocado por: mariafernandesPor isso questionei a ver se alguém tem o tubo e o que acha da firmeza da escada.
Colocado por: sancardosoSe o tubo for preenchido com la, cortiça, xls, eps, espuma etc.... reduz o barulho de vibração ou bater de metal quando é utilizada as escadas?
Colocado por: mariafernandesNeste momento só estou indecisa se devo fazer em viga HEB200 ou tubo 180cm x 6mm pois tenho receio que a andar em cima da escada sinta que está "solta".
Em termos estéticos e de limpeza preferia o tubo. (não queria escolher mal para depois me arrepender)
Colocado por: omegaoh mulher mande fazer isso ao serralheiro e esqueça tanta pantominice