Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: LuisVL

    Caro João Dias

    Percebo que defende claramente o soalho em relação ao laminado para PRH. Pode por favor indicar quais as vantagens? Diz que a estabilidade dimensional é uma delas, e eu gostaria de entender as razões técnicas.
    Em relação â resistência térmica ambas as soluções se assemelham pelo que vimos atrás com o Skinkx, portanto a eficiência do PRH não me parece ser um fator de decisão.

    Outra dúvida é porque é que recomenda colado em vez de flutuante? vejo fabricantes a recomendar o oposto e dizem que colado não deixa o soalho trabalhar livremente podendo aparecer rachadelas...

    Boas, eu não recomendo soalho em deterimento de flutuante laminado por causa do PRH. Eu recomendo soalho porque esteticamente é incomparável uma imitação com o original e porque o conforto é também muito diferente.
    Relativamente ao soalho colado existem um sem numero de motivos para ser esta a minha recomendação de aplicação tais como:
    # conforto físico no andar bem como conforto acústico.
    # estabilidade dimensional do soalho como um todo uma vez que se bem aplicado e com colas efetivamente apropriadas consoante o tipo de soalho escolhido, a elasticidade da cola permitirá que o soalho "trabalhe" livremente sem rachar ou abrir (em demasiado).
    # possibilidade de colar até 350m2 corridos sem necessitar de nenhum tipo de travamento do "correr" da madeira ou instalação de juntas de transição
    # facilidade de restauro de réguas pontuais (mesmo que sejam ao centro das divisões) em caso de acidente|necessidade.
    # possibilidade de interligação direta desenhada por motivos estéticos tais como (só a titulo de exemplo) pedra natural ou mosaico hidraulico.
    # entre outros...

    No que toca ás recomendações dos fabricantes não me posso pronunciar num forum publico sobre a realidade do mercado. Porem, digamos que, isto é um bocado como a politica... Puxa-se para o lado que dá mais jeito!!!
    Só como um pequeno aparte, um fabricante que afirma que um soalho colado não trabalha livremente das duas uma, ou desconhece (que eu admito perfeitamente) as soluções de colagem existentes no mercado ou então não dá jeito apresentar a solução do soalho colado.
    Isto do soalho colado (bem colado) tem muito que se lhe diga!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisVL
  2.  # 142

    Um laminado também pode ser colado? Ou simplesmente não faz sentido algum...?
  3.  # 143

    Eu tambem tenho essa duvida LuisVL pois também gostaria de colocar laminado mas não tenho a certeza se entre um laminado ou um flutuante de 12mm, qual deles será o melhor...
  4.  # 144

    Colocado por: LuisVLUm laminado também pode ser colado? Ou simplesmente não faz sentido algum...?

    Não!!
    • MGS
    • 23 agosto 2016

     # 145

    Colocado por: Picareta
    Meter um laminado de 7mm sobre piso radiante, faz-me lembrar aqueles que compram um Mercedes e depois não tem dinheiro para a gasolina
    Concordam com este comentário:Joao Dias


    Porquê????
    Está claro que o PRH é um dos sistemas mais confortáveis para aquecimento.
    Entre ter uma casa confortável ou ter uma casa agradável à vista eu prefiro, sem dúvida, a primeira, isto claro, quando não se pode ter o melhor de dois mundos.
  5.  # 146

    Colocado por: MGSPorquê????

    Se nao estou em erro, tanto no laminado como no flutuante, vai ter de introduzir uma camada por baixo que acima de tudo vai impedir a correcta transferencia do calor proveniente do PRH. No caso da madeira macica ou ceramica, toda a energia acaba por passar o que difere e o tempo que se demora a sentir o calor, mas se no caso do ceramico demora menos tempo a aquecer, tambem e verdade que arrefece muito mais rapidamente.
  6.  # 147

    Colocado por: JBARROSEu tambem tenho essa duvida LuisVL pois também gostaria de colocar laminado mas não tenho a certeza se entre um laminado ou um flutuante de 12mm, qual deles será o melhor...


    parece-me haver aqui uma confusão, quando diz flutuante provavelmente quer dizer estratificado, não?

    flutuante refere-se ao sistema de instalação, ou seja, há pavimentos colados, agrafados, pregados, flutuantes, isto é apenas o método de aplicação.

    daquilo que conclui até pela discussão deste tópico, o soalho maciço ou estratificado são boas opções para PRH, desde que se tenha em conta alguns fatores tais como:
    - escolher uma madeira o mais densa possível. Quanto mais densa menor será a resistência térmica. Neste site pode ver a densidade de um grande número de madeiras:
    http://www.golden-parquet.pt/pavimentossoalho.php
    Segundo dados da publicação ITE50 do LNEC, madeiras densas tem uma condutibilidade térmica de 0.23 podendo chegar a 0.29 para madeiras muito densas. Isto significa que estamos a falar de resistências térmicas entre 0.055 e 0.07 m2.k/W para uma espessura de 16mm (obrigado Skinkx !). Ora se a madeira for colada à betonilha com uma cola adequada com uma resistência térmica desprezável estes são os valores finais para o conjunto madeira + subcamada. Claro que também convém ter em consideração que a madeira sendo um material natural é Higroscópica e umas espécies são mais sensíveis do que outras às variações térmicas, sendo que há espécies completamente desaconselhadas para PRH por esta razão.
    Concluindo, convém ter atenção à densidade (maior possível) e estabilidade dimensional.

    - Um estratificado tem mais estabilidade dimensional que madeira maciça, devido à camada de base (contraplacado de alta densidade) ser muito estável. Aqui diria que convém também ter os mesmos cuidados referidos acima na escolha da camada de madeira nobre. Por outro lado é difícil de encontrar valores de resistência térmica genéricos para estratificados, encontrando-se por vezes valores para os produtos concretos de cada fabricante. Mas na minha opinião a resistência térmica será pior do que numa solução de madeira maciça, tipicamente acima de 0.1 (não digo que não haja mais baixo mas foi aquilo que encontrei).

    - Em relação ao laminado, apesar de haver quem não goste, ou porque nunca é uma imitação perfeita ou porque o conforto ao toque é diferente, o que tenho visto é uma grande progressão nesta indústria nos últimos anos e vejo alguns argumentos muito fortes. Preço (diria que grosso modo custa metade de um soalho maciço) e resistência a agressão muito grande (bom para quem tem crianças ou animais), excelente resistência a ambientes húmidos (cozinhas e wcs, desde que instalado corretamente de forma a evitar a agua de se infiltrar por baixo), e solução igualmente eficiente comparada à madeira maciça em termos de resistência térmica para PRH. A quick-step e a Balterio são duas marcas que apresentam bons valores. Fica aqui para referência os valores indicados pela Balterio:
    laminado 9mm 0.057 m² K/W
    ComfortSound PRO 0.01 m² K/W (subcamada - "underlay" para montagem flutuante)
    Total: 0.067 m² K/W
    (na quick-step existe uma solução com valor total (laminado+underlay) de 0.064 m² K/W para laminado de 8mm)
    Apesar de não ser uma solução colada, usando uma subcamada apropriada consegue-se um impacto minimo na resistência térmica total.
    Claro que um laminado não vai durar a vida toda como uma madeira maciça pois não pode ser lixado, talvez dure no máximo 20 anos dependendo do uso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  7.  # 148

    Colocado por: MGSPorquê????

    Porque o PRH é o melhor dos sistemas de aquecimento e o laminado de 7mm é o mais reles dos flutuantes....não faz muito sentido.

    Eu até sou fã de flutuantes, mas 7mm é muito pouco.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  8.  # 149

    Colocado por: treker666
    Se nao estou em erro, tanto no laminado como no flutuante, vai ter de introduzir uma camada por baixo que acima de tudo vai impedir a correcta transferencia do calor proveniente do PRH. No caso da madeira macica ou ceramica, toda a energia acaba por passar o que difere e o tempo que se demora a sentir o calor, mas se no caso do ceramico demora menos tempo a aquecer, tambem e verdade que arrefece muito mais rapidamente.


    Não se pode colocar as coisas nesses termos. O que interessa é o valor R do conjunto do pavimento+subcamada. Se tivermos um pavimento com R=0.06 e uma subcamada com R=0.01, temos no total R=0.07, que é um valor aceitável para o efeito. Claro que há subcamadas com alto valor de R, mas essas não devem ser usadas com piso radiante.

    Neste site tem um gráfico que mostra as diferenças entre tempos de aquecimento com diferentes tipos de pavimento:
    http://www.warmup.com/blog/what-is-the-best-flooring-for-underfloor-heating

    Com um pavimento de madeira a variação térmica é menor do que com cerâmica, tendo uma melhor capacidade para não deixar a temperatura baixar tão rápido quando o sistema desliga. Claro que também não sobe tanto... Porém o problema que pode haver com madeira é o facto de não ser recomendado uma temperatura no pavimento superior a 27ºC (vários fabricantes o dizem), enquanto na cerâmica o pavimento pode ser levado aos 29ºC. Isto pode afetar o chamado "heat output", ou seja a capacidade de libertar calor suficiente do chão para atingir uma certa temperatura desejada de modo a compensar as perdas dessa divisão da casa. (está aqui explicado http://www.warmup.co.uk/blog/guide-to-underfloor-heating-heat-output/ )
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
  9.  # 150

    Colocado por: LuisVL

    Não se pode colocar as coisas nesses termos. O que interessa é o valor R do conjunto do pavimento+subcamada. Se tivermos um pavimento com R=0.06 e uma subcamada com R=0.01, temos no total R=0.07, que é um valor aceitável para o efeito. Claro que há subcamadas com alto valor de R, mas essas não devem ser usadas com piso radiante.

    Neste site tem um gráfico que mostra as diferenças entre tempos de aquecimento com diferentes tipos de pavimento:
    http://www.warmup.com/blog/what-is-the-best-flooring-for-underfloor-heating

    Com um pavimento de madeira a variação térmica é menor do que com cerâmica, tendo uma melhor capacidade para não deixar a temperatura baixar tão rápido quando o sistema desliga. Claro que também não sobe tanto... Porém o problema que pode haver com madeira é o facto de não ser recomendado uma temperatura no pavimento superior a 27ºC (vários fabricantes o dizem), enquanto na cerâmica o pavimento pode ser levado aos 29ºC. Isto pode afetar o chamado "heat output", ou seja a capacidade de libertar calor suficiente do chão para atingir uma certa temperatura desejada de modo a compensar as perdas dessa divisão da casa. (está aqui explicadohttp://www.warmup.co.uk/blog/guide-to-underfloor-heating-heat-output/)

    Luis, em linhas gerais e porque honestamente gostaria de o ajudar, convém perceber que a maioria dos testes e experiências nada têm a ver com a nossa realidade em Portugal. E dou-lhe um exemplo, a minha cunhada é Alemã e está habituada a ter o PRH programado pra 26°. Da ultima vez que lá estivemos ela chegou ao pé de nós tida contente a dizer que como somos sempre encalorados já tinha baixado o PRH para os 21°. Meu caro, com uma habitação permanentemente a 21° qualquer Português estará fora da sua zona de conforto pois se nós estivermos com uma temperatura constante de 18°|19° estaremos bem. Com 21° estamos a assar. Não houve um único dia naquela casa que eu não estivesse alagado em suor. Estar cheio de calor de Inverno não significa ter conforto. Pelo menos para mim não é. Só num pequeno aparte, a minha cunhada estava desconfortável pois para ela estava frio em casa.
    Basicamente não acredite assim tão piamente na realidade dos fabricantes pois o clima Português é dos mais inconstantes que existe.
  10.  # 151

    Colocado por: Joao Dias
    Luis, em linhas gerais e porque honestamente gostaria de o ajudar, convém perceber que a maioria dos testes e experiências nada têm a ver com a nossa realidade em Portugal. E dou-lhe um exemplo, a minha cunhada é Alemã e está habituada a ter o PRH programado pra 26°. Da ultima vez que lá estivemos ela chegou ao pé de nós tida contente a dizer que como somos sempre encalorados já tinha baixado o PRH para os 21°. Meu caro, com uma habitação permanentemente a 21° qualquer Português estará fora da sua zona de conforto pois se nós estivermos com uma temperatura constante de 18°|19° estaremos bem. Com 21° estamos a assar. Não houve um único dia naquela casa que eu não estivesse alagado em suor. Estar cheio de calor de Inverno não significa ter conforto. Pelo menos para mim não é. Só num pequeno aparte, a minha cunhada estava desconfortável pois para ela estava frio em casa.
    Basicamente não acredite assim tão piamente na realidade dos fabricantes pois o clima Português é dos mais inconstantes que existe.


    João Dias,

    concordo consigo no sentido em que a temperatura de conforto varia com a zona geográfica e depende das próprias pessoas (há pessoas mais e menos calorentas mesmo em Portugal).
    Mas qual foi a parte daquilo que eu escrevi que acha ser pouco adequada para a nossa realidade? Não se dever ultrapassar os 27º?
  11.  # 152

    Isto nada tem haver com discussão, mas João não será mais ao contrario?
    Relativamente ao resto dos europeus nós devemos ser dos mais friorentos (com menos tolerância ao frio), ou seja teremos sempre a tendência de colocar a casa mais quente do qualquer norueguês ou dinamarquês.
    Aliás basta vê-los cá durante o inverno que quando estão 13-14C ele já andam de T-Shirt.
    Contrariamente quando estão 33C connosco não se passa nada enquanto ele parecem que acabaram de saltar de um panela de água a ferver...suadinhos como a lagosta!!!!
  12.  # 153

    Colocado por: LuisVL

    João Dias,

    concordo consigo no sentido em que a temperatura de conforto varia com a zona geográfica e depende das próprias pessoas (há pessoas mais e menos calorentas mesmo em Portugal).
    Mas qual foi a parte daquilo que eu escrevi que acha ser pouco adequada para a nossa realidade? Não se dever ultrapassar os 27º?

    Luis, o que eu acho é que está a dar demasiada importância ao que alguns fabricantes dizem.
    Basicamente acho que se quiser colocar flutuante laminado pode colocar independentemente de achar que é a pior solução de acabamento que existe, a menos conseguida esteticamente pois não passa de uma imitação, reles na grande maioria que vejo, com um aspecto plastificado e brutalmente cansativo. É também, venham lá os fabricantes que vierem, a que oferece pior comportamento quando acoplada a um sistema de PRH.
    Tem a grande vantagem de ser barato, MAS, se for muito barato também começa a mostrar a sua relissima qualidade num curto espaço de tempo.
    Depois tem a opção dos soalhos estratificados que, embira eu não recomende pelos mesmos motivos do laminado, podem perfeitamente ser aplicados como flutuantes e ao poupar na mão de obra de aplicação e principalmente na cola, são uma solução muito interessante, na minha opinião, para o seu caso talvez a mais interessante.
    Por fim, temos o soalho maciço que sendo a solução que mais gosto (de longe, dai ter sido sempre a nossa escolha para nossa casa) é de longe a mais onerosa. Sendo esse o único senão porque em tudo o resto, se bem aplicado, é um luxo!!
    Posto isto, basicamente, coloque o que quiser e não perca muito tempo de sono com isso.
  13.  # 154

    Colocado por: ptugaIsto nada tem haver com discussão, mas João não será mais ao contrario?
    Relativamente ao resto dos europeus nós devemos ser dos mais friorentos (com menos tolerância ao frio), ou seja teremos sempre a tendência de colocar a casa mais quente do qualquer norueguês ou dinamarquês.
    Aliás basta vê-los cá durante o inverno que quando estão 13-14C ele já andam de T-Shirt.
    Contrariamente quando estão 33C connosco não se passa nada enquanto ele parecem que acabaram de saltar de um panela de água a ferver...suadinhos como a lagosta!!!!

    Não, no que toca a temperatura de conforto habitacional é exactamente como lhe digo. Os alemães, noruegueses, suecos, polacos, etc, etc estão habituados a uma realidade "indoor" completamente diferente da nossa.
    Percebi isto quando em pleno Outono com a casa para ai a 16° fui dar com a minha cunhada no sofá da sala a tremer de frio com um gorro na cabeça e enrolada numa manta. Uma coisa é o que eles estão habituados a suportar na rua, outra é o hábito de casa. Em 90% das casas portuguesas um Alemão morre de frio de Inverno pois está habituado ao seu conforto dos tais 26°. Ou seja, numa casa sem grande isolamento e a funcionar só com um recuperador de calor por exemplo, para nós dá porque estamos habituados mas para eles é um cataclismo térmico.
    Eu quando estive na Alemanha da ultima vez, e sendo fumador, vi-me confrontado com uma realidade que desconhecia. Sair de um restaurante com a temperatura estabilizada para os 25° e somente com o atravessar de uma porta, passar para -9°... Isto para eles é normal, estão habituados, para nós é impensável este choque térmico pois como não estamos habituados é brutalmente agressivo.
  14.  # 155

    Colocado por: ptugaIsto nada tem haver com discussão, mas João não será mais ao contrario?
    Relativamente ao resto dos europeus nós devemos ser dos mais friorentos (com menos tolerância ao frio), ou seja teremos sempre a tendência de colocar a casa mais quente do qualquer norueguês ou dinamarquês.
    Aliás basta vê-los cá durante o inverno que quando estão 13-14C ele já andam de T-Shirt.
    Contrariamente quando estão 33C connosco não se passa nada enquanto ele parecem que acabaram de saltar de um panela de água a ferver...suadinhos como a lagosta!!!!


    Isso não é verdade porque os nórdicos estão habituados a ter frio na rua mas temperaturas muito superiores ás nossas dentro de casa.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  15.  # 156

    Colocado por: JoelM

    Penso que é um pouco redutor fazer afirmaçoes com base na experiência da sua cunhada!
    O facto é que em Portugal, na generalidade dos casos, nao é possível manter uma casa com a temperatura confortável (rondar os 22o) como nos países nordicos porque simplesmente o comum dos portugueses nao tem dinheiro para pagar o aquecimento! Nao estou a ver quem em portugal nao queira ter uma casa a rondar os 22 graus o inverno todo...

    Eu não queria de certeza pelo simples facto de estar longe de ser uma temperatura que eu considere confortável.
    E a propósito, eu dei o exemplo da minga cunhada mas, as experiências que me chegam de amigos, familiares, colegas de profissão e clientes estrangeiros de paises Nórdicos é exactamente a mesma.
    Volto a dizer, 22° constantes numa habitação, seja Inverno seja Verão não é conforto. É calor.
  16.  # 157

    Colocado por: jorgferr

    Isso não é verdade porque os nórdicos estão habituados a ter frio na rua mas temperaturas muito superiores ás nossas dentro de casa.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Exactamente, tal como disse aliás no post #163...
    Concordam com este comentário: jorgferr
  17.  # 158


    Não, no que toca a temperatura de conforto habitacional é exactamente como lhe digo. Os alemães, noruegueses, suecos, polacos, etc, etc estão habituados a uma realidade "indoor" completamente diferente da nossa.
    Percebi isto quando em pleno Outono com a casa para ai a 16° fui dar com a minha cunhada no sofá da sala a tremer de frio com um gorro na cabeça e enrolada numa manta. Uma coisa é o que eles estão habituados a suportar na rua, outra é o hábito de casa. Em 90% das casas portuguesas um Alemão morre de frio de Inverno pois está habituado ao seu conforto dos tais 26°. Ou seja, numa casa sem grande isolamento e a funcionar só com um recuperador de calor por exemplo, para nós dá porque estamos habituados mas para eles é um cataclismo térmico.
    Eu quando estive na Alemanha da ultima vez, e sendo fumador, vi-me confrontado com uma realidade que desconhecia. Sair de um restaurante com a temperatura estabilizada para os 25° e somente com o atravessar de uma porta, passar para -9°... Isto para eles é normal, estão habituados, para nós é impensável este choque térmico pois como não estamos habituados é brutalmente agressivo.


    Não é assim tão linear. Já estive em habitações na Alemanha no Inverno, em que andava de calções e t-shirt, mas também já me aconteceu encontrar os "habituais" 20/22.
  18.  # 159

    Colocado por: Joao Dias
    É também, venham lá os fabricantes que vierem, a que oferece pior comportamento quando acoplada a um sistema de PRH.


    De que comportamento está a falar? Térmico? Degradação?
  19.  # 160

    Colocado por: Joao Dias
    Tem a grande vantagem de ser barato, MAS, se for muito barato também começa a mostrar a sua relissima qualidade num curto espaço de tempo.
    Depois tem a opção dos soalhos estratificados que, embira eu não recomende pelos mesmos motivos do laminado, podem perfeitamente ser aplicados como flutuantes e ao poupar na mão de obra de aplicação e principalmente na cola, são uma solução muito interessante, na minha opinião, para o seu caso talvez a mais interessante.
    Por fim, temos o soalho maciço que sendo a solução que mais gosto (de longe, dai ter sido sempre a nossa escolha para nossa casa) é de longe a mais onerosa. Sendo esse o único senão porque em tudo o resto, se bem aplicado, é um luxo!!


    O seu comentário deixou-me com a dúvida se leu o que eu disse no post #156. Isto porque eu tinha concordado que o soalho maciço é de facto uma boa solução para PRH, desde que haja cuidado na escolha dos materiais, e a solução mais durável.
 
0.0520 seg. NEW