Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 721

    Colocado por: rafaelisidoroJá se come as couves que vão chegar ao natal lol

    Como assim, Rafael? Está a referir-se às couves que estão na 1ª fotografia do #722? Posso estar enganada mas parece-me que ainda não estão bem fechadas!
    Têm um aspecto formidável, todavia terão, porventura, um olho muito pequeno, ainda não estão feitas; Rafael, admiro muito as vossas culturas [ a(s) horta(s) ], sempre tão cuidada(s), muito produtiva(s) e sem recurso a químicos, tão nocivos à saúde. Percebe-se - eu deduzo - que é uma pessoa tranquila, bastante feliz por contribuir para uma alimentação saudável da vossa família. Dê-se por muito satisfeito, embora com muito esforço ( eu que o diga, em tempos que já lá vão também trabucava ), é um privilégio em que muitos não se podem dar a esse luxo. Parabéns!
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  2.  # 722

    É ou são couves açorianas , não tem olho mais logo mostro uma "grande " esta couve é a melhor para o nosso clima ... Quanto ao resto já me conhece ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  3.  # 723

    Olhe a nossa couve Da Maria , nao faz repolho tipo a Mirandela ou a tronchuda , esta couve é boa todo o ano e de verão não choca com os aguaceiros ...
      IMG_20161124_133920.jpg
      IMG_20161124_134008.jpg
      IMG_20161124_133937.jpg
  4.  # 724

    Colocado por: rafaelisidoroOlhe a nossa couve Da Maria , nao faz repolho tipo a Mirandela ou a tronchuda , esta couve é boa todo o ano e de verão não choca com os aguaceiros ...

    Rafael, que verde tão viçoso! E nota-se que foi tratada com adubo orgânico, basta olhar o terreno com ervinhas à volta das couves.
    Na minha juventude havia lá em casa umas couves, chamadas couves de corte ( leia-se córte ) cujas folhas, depois de fechadas, apresentavam um caule em forma de «asa de cântaro» que eram maravilhosamente deliciosas, doces e que melhoravam de sabor depois de lhes passar, por cima, umas boas camadas de geada. Acompanhavam o bacalhau na Consoada e o cozido na matança do porco. Que saudades, caro Rafael.
  5.  # 725

    Estas fotos já vêm com uma semana de atraso, desta vez não deu para fazer nada, por causa do tempo(chuva) e do tempo(falta dele). As couves(Ratinhas?!), já estão plantadas, as outras(que não sei o nome lol, penso que sejam as "Couves de Corte") já estão semeadas desde Maio, agora com as chuvas parece que levaram adubo! Uma abóbora(Morango?!) das 5 que a planta deu, ameaçava não dar, mas apenas duas destas pesam a volta de 30KG se não mais, cada uma.. De resto, é a aveia, as Acelgas, os almeirões, os alhos(que ainda não se vêm) e a Clementina(árvore) que tinha ja tinha falado no post anterior..







  6.  # 726

    Colocado por: ktm333 (...) As couves(Ratinhas?!), já estão plantadas, (...)

    Uma amiga nossa, da zona de Abrantes - suponho que seja também a sua área de cultivo - dá esse nome à couve galega (excepcional para fazer o portuguesíssimo caldo verde), a que damos o nome de couve de horto, na minha região. Pela minha observação das fotos diria, antes, que as couves já estão bem nascidas porque as ditas parecem-me muito bastas (juntas) como se despontassem de um alfobre. Bem sei que a agricultura hoje está diferente, é tudo, ou quase tudo, feito com recurso às máquinas, mas na minha região ainda há um(a) ou outro(a) que trabalha com a enxada pelos métodos tradicionais. Principalmente quem cultiva só para a panela.
    A sua clementinita tem uma boa carga de frutos - as clementinas - que me parecem bem coradas - já estarão prontas para comer, pelo menos apetitosas, digo eu...
  7.  # 727

    Colocado por: maria rodriguesUma amiga nossa, da zona de Abrantes - suponho que seja também a sua área de cultivo

    É mesmo "ao lado", isto cada terra tem seu nome...
    Estas já estão plantadas(transplantadas do canteiro) desde a minha última publicação ou seja a cerca de 1 mês, máquinas aqui, só o trator para lavrar a terra e colocar o estrume das cabras, de resto é tudo à enxada!
    As clementina para quem gosta delas não muito doces estão no ponto, só la para o Natal é que se colhem todas, mas já se comem bem..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  8.  # 728

    Colocado por: ktm333de resto é tudo à enxada!

    Eu comecei a fazer uma pequena horta e também era tudo à enxada.
    Havia dias em que chegava ao fim todo roto e com os costados a queixarem-se.
    Um dia comprei uma motoenxada.
    Agora em vez de uma pequena horta, tenho uma grande horta. Ontem já via as ervilhas.
    Neste momento comecei a fazer uma pequena obra.

    Antes.
      cerca.jpg
  9.  # 729

    Durante.
      cerca2.jpg
  10.  # 730

    Colocado por: 21papaleguas (...) Um dia comprei uma motoenxada. (...)

    E agora já não chega ao fim da tarefa todo quebrado? Diz-se - lá pelas minhas bandas - que a enxada " anda à frente e morde atrás". Quer dizer: faz calos nas mãos e mói as costas. E com a moto enxada é mais fácil? A meu ver exige muita força de braços e muito esforço para a manter equilibrada. Sou eu a pensar.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  11.  # 731

    Sem duvida, por isso vendi a motoenxada e comprei um Motocultivador.
    Mas com a motoenxada ,fazia num dia o que à enxada fazia numa semana.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  12.  # 732

    Os plantios estão a crescer , o vento a partir a batata toda e tudo se vai compondo ...
      IMG_20161206_140510.jpg
      IMG_20161207_134650.jpg
      IMG_20161207_134659.jpg
      IMG_20161207_134710.jpg
      IMG_20161207_134716.jpg
  13.  # 733

    Eu tenho mais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
      IMG_20161207_134843.jpg
      IMG_20161207_134853.jpg
      IMG_20161207_134904.jpg
      IMG_20161207_134916.jpg
      IMG_20161207_135128.jpg
      IMG_20161207_135240.jpg
  14.  # 734

    Vocês acreditam que tive de regar as couves em Dezembro?
    Querem lá ver que não vou ter grelos este ano para comer?
  15.  # 735

    Colocado por: 21papaleguasVocês acreditam que tive de regar as couves em Dezembro?
    Querem lá ver que não vou ter grelos este ano para comer?


    O tramado é pensar que daqui a nada esta espécie de Inverno será a norma...
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, maria rodrigues
  16.  # 736

    Rafael, o que me surpreende nos seus plantios é a variedade de plantas diferentes, num mesmo leirão, que coabitam em perfeita harmonia.

    Não resisto à pergunta: vai plantar todas aquelas couves - a precisarem de um grande desbaste - que constam da última fotografia do #735? Tanto me parece couve portuguesa como, eventualmente, galega. Ou nem uma coisa nem outra...?
  17.  # 737

    Colocado por: maria rodrigueso que me surpreende nos seus plantios é a variedade de plantas diferentes, num mesmo leirão, que coabitam em perfeita harmonia.

    Aprendi neste site que se chama consorciação de culturas.
    http://www.hortabiologica.com/2012/12/consociacao-culturas/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  18.  # 738

    Colocado por: maria rodriguesRafael, o que me surpreende nos seus plantios é a variedade de plantas diferentes, num mesmo leirão, que coabitam em perfeita harmonia.

    Não resisto à pergunta: vai plantar todas aquelas couves - a precisarem de um grande desbaste - que constam da última fotografia do #735? Tanto me parece couve portuguesa como, eventualmente, galega. Ou nem uma coisa nem outra...?
    aquilo é tudo para plantar , umas por mim outras por quem eu oferecer o plantio , não é só couves quê estão por ali , no mesmo rego tenho couves açorianas , broculos e couve flor ... Daí perceber o olho para as galegas ... Sao parecidas !!! Lol sábado tive a lavrar parte do outono , as favas para azotar a terra , agora em principio vou esperar 15 dias para voltar a lavrar e começar a plantar os plantios novos ... Outra parte do outono vai ser virado para começar a provar os inhames e a plantar novamente ... Vamos ver como se portaram com a seca , oxalá estejam bons ... Possa, agente ajuda tanto não seria justo aquilo não estar bom lol A Maria viu as minhas alfaces silvestres ??? Eheheheh nasceram sozinhas muito boas ..
  19.  # 739

    Colocado por: rafaelisidoro (...) A Maria viu as minhas alfaces silvestres ??? Eheheheh nasceram sozinhas muito boas ..

    Claro que vi, Rafael! Até ampliei as imagens para melhor observação! Um autêntico jardim de horticulturas, a bem dizer. Sabe que fiquei na dúvida se era plantio ou se era espontâneo por causa das «ervinhas» que estão junto das alfaces? Ainda me perguntei se eram ervas ou se era cebolo a despontar no terreno.
  20.  # 740

    Deu alfaces para comer e plantar , para a semana creio começar a tirar batatas ... Resta-me 30kg e em verdade se diga vem em boa hora , espero que esta tudo ok ... É po natal , o que não falta é coues , uns misères repolhos , cenouras do verão , e as batatas novas eheheh vou pensar em criar Bacalhaus lol
 
0.2766 seg. NEW