Iniciar sessão ou registar-se
  1. KTM 333 cê não capa os tomates cara ?
  2. Colocado por: rafaelisidoro
    1. KTM 333 cê não capa os tomates cara ?

Não, como crescerem é como vai, eu nem gosto muito de tomates..
  3. Colocado por: ktm333
    Não, como crescerem é como vai, eu nem gosto muito de tomates..
    mas isso não presta assim , produz menos , apanha doenças mais rapidamente , tens que deixar isso com duas guias no maximo ...
    Concordam com este comentário: branco.valter
  4. Colocado por: rafaelisidoro
    1. mas isso não presta assim , produz menos , apanha doenças mais rapidamente , tens que deixar isso com duas guias no maximo ...

Todos os anos produzem baldes e baldes, mais de metade vai para as galinhas, quando a doenças por acaso também não temos tido nada disso... Costuma-se fazer um "suporte", para não ficarem no chão, mas a mais de 3 anos que não se faz nada disso e têm dado na mesma. É daquelas coisas que se não der muito também não me chateia.
  5. Ajcr , entre no site da sapec , inscreva-se lá , coloque as suas duvidas ao suporte tecnico mesmo a procura de possível ajuda biológica , depois entre no site da César santos mostre as suas fotos procure sementes adaptadas à sua região e clima ...

Porque não sabemos o histórico do seu terreno , porque não estamos dentro do seu calendário de tratamentos é difícil dizer faz isso ou aquilo , batata doce amarela na minha terra é falta de agua lol mas na tua pode ser muita coisa , terra dura , novidade emarada por falta de nutrientes , alforria , vento , os tomateiros iden mas dizer ao certo o que é fica difícil ... Segue o meu conselho .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
  6. Colocado por: ktm333
    Todos os anos produzem baldes e baldes, mais de metade vai para as galinhas, quando a doenças por acaso também não temos tido nada disso... Costuma-se fazer um "suporte", para não ficarem no chão, mas a mais de 3 anos que não se faz nada disso e têm dado na mesma. É daquelas coisas que se não der muito também não me chateia.
    que tomate é esse !? Parece de guerra !!!!
  7. Colocado por: rafaelisidoro
    1. que tomate é esse !? Parece de guerra !!!!

Quando for altura tiro fotos a produção.. Por lá chamam aquilo tomate "coração de boi".
  8. Colocado por: ktm333
    Quando for altura tiro fotos a produção.. Por lá chamam aquilo tomate "coração de boi".
    coração de boi lol isso é o que eu uso mais mas é o mais susceptível a doenças , fica doente por tudo e por nada garanto ... Muito bom , maciço , sem muita pevide muito bom mesmo , mas é quase um caso de lotaria por cá ... Vem um bentinho e lá se vai tomates lol
    Concordam com este comentário: alqfig
  9. Colocado por: rafaelisidoro
    1. coração de boi lol isso é o que eu uso mais mas é o mais susceptível a doenças , fica doente por tudo e por nada garanto ... Muito bom , maciço , sem muita pevide muito bom mesmo , mas é quase um caso de lotaria por cá ... Vem um bentinho e lá se vai tomates lol
    Pode ter a ver com o clima instável dai, por aqui têm sido impecável, pode ter a ver com a semente mas é como lhe digo todos os anos é aos baldes sem curas, e nada de doenças, eu vou metendo fotos..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  10. Colocado por: rafaelisidorobatata doce amarela na minha terra é falta de agua lol

Aqui não é falta de água de certeza, pois tem chovido bastante nesta semana. Ainda ontem caiu aqui uma chuva forte e agora faz um sol forte.
    No fim de semana, se a terra estiver seca, pois vai estar dura de certeza, irei aproveitar arrear a terra.
  11. Colocado por: ajcr

Aqui não é falta de água de certeza, pois tem chovido bastante nesta semana. Ainda ontem caiu aqui uma chuva forte e agora faz um sol forte.
    No fim de semana, se a terra estiver seca, pois vai estar dura de certeza, irei aproveitar arrear a terra.
    pelo menos á primeira vista é o que parece estar a acontecer na batata doce , muita agua muito sol e terra apertada , mas é como disse parece ... para situações de stress desta natureza eu costumo a dar uma saxada mais a fundo e aplico uma dose de sulfato mancosebe com Cenfol , são produtos que estão homologados para cultura biologica , o Cenfol são nutrientes naturais ...
  12. Colocado por: ktm333

Para quem não gosta assim muito de tomates, tens aí tomateiros para dar e vender. Eu tenho para aí uns 20 pés e se tudo correr bem vou ter tomate que nunca mais acaba. Eu ontem estive outra vez na horta para regar e dar comida às galinhas e aproveitei para capar mais uma vez os tomateiros. também colhi a primeira fruta da época.
  13. Colocado por: rafaelisidorosulfato mancosebe com Cenfol , são produtos que estão homologados para cultura biologica , o Cenfol são nutrientes naturais ...

Vou ver se consigo adquirir estes produtos aqui no Faial.
  14. Colocado por: ajcr

Vou ver se consigo adquirir estes produtos aqui no Faial.
    o cenfol é venda livre , o mancosebe ou similar ou parecido tem que ter cartão ou alguem que tenha ... Mancosebe , macosam , polyran DF , antracol ( propinebe que é primo do mancosebe ) mansebe ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
  15. Boas,

Este ano tenho o damasqueiro com a mesma "malina" que o ano passado e há 2 anos.
    A 1ª foto são as manchas do oídio que apareceu. Também não me apeteceu sulfatar quando era a altura correcta, e já fui tarde.
    A 2ª foto gostava que me elucidassem, qual será acausa destas rachadelas.
      IMG_20170601_083226.jpg
  16. .
      IMG_20170601_083239.jpg
  17. Colocado por: barreiraBoas,

Este ano tenho o damasqueiro com a mesma "malina" que o ano passado e há 2 anos.
    A 1ª foto são as manchas do oídio que apareceu. Também não me apeteceu sulfatar quando era a altura correcta, e já fui tarde.
    A 2ª foto gostava que me elucidassem, qual será acausa destas rachadelas.
      IMG_20170601_083226.jpg
    usou adubos foliares ?

http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1671247-1489-9,00.html
  18. Não usei qualquer tipo de adubo.
    No link que envia fala em rega descontrolada, mas este ano ainda nem sequer o reguei. Até agora só chuva...
  19. Colocado por: barreiraNão usei qualquer tipo de adubo.
    No link que envia fala em rega descontrolada, mas este ano ainda nem sequer o reguei. Até agora só chuva...
    o problema de algumas frutas é que na fase no seu crescimento não tem agua suficiente então durante aquele tempo ela cresce menos do que devia e na altura de enchimento ( daí eu ter perguntado pelos adubos foliares ) se vem muita agua o fruto é obrigado a crescer por dentro e a "casca" já não acompanha este crescimento e parte ... as tangerinas tambem tem este problema ...
    Concordam com este comentário: ncdias
  20. Colocado por: branco.valterPara quem não gosta assim muito de tomates, tens aí tomateiros para dar e vender. Eu tenho para aí uns 20 pés e se tudo correr bem vou ter tomate que nunca mais acaba. Eu ontem estive outra vez na horta para regar e dar comida às galinhas e aproveitei para capar mais uma vez os tomateiros. também colhi a primeira fruta da época.

Eu não gosto, mas a restante família até gosta, acabo por comer muitos tomates, alfaces, couves, mas nos ovos das galinhas, a maior parte do que se produz acaba por se estragar e não se desperdiça nada.

0.0374 seg. NEW